E a Mata Nacional do Choupal?
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- Lendário
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Não basta dizer não assim como também não basta dizer sim.
Lá está a questão de dar muito trabalho... Não sou eu, nem tu, nem ele, nem nós cidadãos, quem temos que apresentar alternativas, mas sim quem trabalha para tal. As pessoas que estão nos devidos cargos para o efeito, que foram eleitas para trabalhar, que são pagas para isso, usam os nossos dinheiros, e por muitas vezes até esquecem que é o seu trabalho fazer o melhor pelos cidadãos, pela sua cidade, pelo seu país. Eu é que tenho que apresentar trabalho por eles? Os especialistas deveriam esforçar-se para resolver a situação da melhor forma, e não da forma que mais lhes interesse. Esse é o problema. Mas trabalho decente apresentado não é o que se vê, infelizmente. O que se vê feito são sim formas de distrair os cidadãos, manobras de diversão que colam na maioria das vezes. E nós comemos. Nem questionamos se na realidade não haveria alternativas mais decentes, que teriam que ser elaboradas pelos especialistas na matéria. Alternativas existem com certeza, mas não há quem tenha o tão falado interesse em as apresentar. E é por isso sim que andamos nisto... Infelizmente já se sabe, somos um país de primos dos tios dos conhecidos dos amigos dos que gostam dos tachos. Como é facil chegar a determinado cargo, também é fácil exercê-lo, da forma que vemos...
E é usada também essa fórmula (Então apresente alternativas) como manobra de diversão, em vez de se trabalhar para conseguir essas alternativas e o melhor para todos. E pelos vistos é fórmula apoiada pelos próprios cidadãos...
Lá está a questão de dar muito trabalho... Não sou eu, nem tu, nem ele, nem nós cidadãos, quem temos que apresentar alternativas, mas sim quem trabalha para tal. As pessoas que estão nos devidos cargos para o efeito, que foram eleitas para trabalhar, que são pagas para isso, usam os nossos dinheiros, e por muitas vezes até esquecem que é o seu trabalho fazer o melhor pelos cidadãos, pela sua cidade, pelo seu país. Eu é que tenho que apresentar trabalho por eles? Os especialistas deveriam esforçar-se para resolver a situação da melhor forma, e não da forma que mais lhes interesse. Esse é o problema. Mas trabalho decente apresentado não é o que se vê, infelizmente. O que se vê feito são sim formas de distrair os cidadãos, manobras de diversão que colam na maioria das vezes. E nós comemos. Nem questionamos se na realidade não haveria alternativas mais decentes, que teriam que ser elaboradas pelos especialistas na matéria. Alternativas existem com certeza, mas não há quem tenha o tão falado interesse em as apresentar. E é por isso sim que andamos nisto... Infelizmente já se sabe, somos um país de primos dos tios dos conhecidos dos amigos dos que gostam dos tachos. Como é facil chegar a determinado cargo, também é fácil exercê-lo, da forma que vemos...
E é usada também essa fórmula (Então apresente alternativas) como manobra de diversão, em vez de se trabalhar para conseguir essas alternativas e o melhor para todos. E pelos vistos é fórmula apoiada pelos próprios cidadãos...
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luisf, entendo a sua preocupação e amor pela Mata do Choupal.. mas quem lhe diz a si que outras pessoas, com diferente opinião da sua, não nutrem igual sentimento para com a mata?
Na minha opinião há um enorme exagero em torno da zona que irá ser afectada pela nova ponte.. estamos a falar, como se pode ver pelo mapa que o DaniFR colocou na página anterior, de uma área mínima, que não é utilizada (não existem carreiros pedonais nem zonas de desporto, nem sequer é uma zona em que se possa utilizar pois está coberta de silvas, como igualmente disse o duffy). E atenção que não estamos a falar da desflorestação de toda a zona assinalada a azul..
Voltando aos sentimentos pela Mata.. eu sou utilizador já há largos anos.. já trabalhei no choupal tanto para o icn como para o ipj e até em iniciativas voluntárias, conheço bem a mata e algumas das pessoas que lá trabalham.. e adoro este espaço.. mas não consigo ficar revoltado com a zona que se vai perder e nem sequer consigo entender frases de pessoas que vêm a publico dizer disparates como esta afirmação de Jorge Paiva: «constitui um atentado paisagístico e ambiental, que vai destruir grande parte daquela mata nacional»
grande parte?.. por amor de Deus.. só de quem não sabe o que diz..
No caso do trajecto do IC2 se manter tal como está e tendo em conta todas as componentes físicas e sociais são inegavelmente mais os ganhos para a cidade com esta travessia do que as perdas.. é que a zona irá ser atravessada em viaduto e não em talude como a linha do comboio, o que minimiza logo o impacte aos utilizadores pois não compromete os acessos nem causa uma barreira.. com sorte pode até ser um espaço que se abra à cidade, ainda mais com a possibilidade do viaduto entre a estação e a ponte-açude poder ser demolido e toda essa zona requalificada
agora, não me parece que seja a chamar outras pessoas de ignorantes que vai conseguir o seu respeito.. quem quer respeito, dá-se ao respeito..
e, se tiver possibilidade, dia 29 de Janeiro lá estarei na Casa Municipal da Cultura para ouvir as razões, argumentos e alternativas..
Por fim deixo eu uma pergunta, não provocatória, é desconhecimento mesmo: Onde é que estavam as petições quando o Choupal esteve praticamente ao abandono nos últimos anos?
É que parece-me que as petições só surgem quando são casos mediáticos (?) A mim doí-me mais o coração ir ao Choupal e vê-lo quase ao abandono, sem culpa de quem lá trabalha obviamente, do que essa travessia.. e vá lá que agora recentemente pareceu-me que andavam finalmente a limpar as silvas da margem do rio..
Na minha opinião há um enorme exagero em torno da zona que irá ser afectada pela nova ponte.. estamos a falar, como se pode ver pelo mapa que o DaniFR colocou na página anterior, de uma área mínima, que não é utilizada (não existem carreiros pedonais nem zonas de desporto, nem sequer é uma zona em que se possa utilizar pois está coberta de silvas, como igualmente disse o duffy). E atenção que não estamos a falar da desflorestação de toda a zona assinalada a azul..
Voltando aos sentimentos pela Mata.. eu sou utilizador já há largos anos.. já trabalhei no choupal tanto para o icn como para o ipj e até em iniciativas voluntárias, conheço bem a mata e algumas das pessoas que lá trabalham.. e adoro este espaço.. mas não consigo ficar revoltado com a zona que se vai perder e nem sequer consigo entender frases de pessoas que vêm a publico dizer disparates como esta afirmação de Jorge Paiva: «constitui um atentado paisagístico e ambiental, que vai destruir grande parte daquela mata nacional»
grande parte?.. por amor de Deus.. só de quem não sabe o que diz..
No caso do trajecto do IC2 se manter tal como está e tendo em conta todas as componentes físicas e sociais são inegavelmente mais os ganhos para a cidade com esta travessia do que as perdas.. é que a zona irá ser atravessada em viaduto e não em talude como a linha do comboio, o que minimiza logo o impacte aos utilizadores pois não compromete os acessos nem causa uma barreira.. com sorte pode até ser um espaço que se abra à cidade, ainda mais com a possibilidade do viaduto entre a estação e a ponte-açude poder ser demolido e toda essa zona requalificada
diga-me uma coisa.. o luisf sem um pé viveria uma vida quase normal.. e sem o coração ou cérebro?luisf Escreveu:Um pequeno exercício: Imaginemos o Choupal como um corpo (conseguirão com certeza entender esta analogia, julgo eu. Embora alguns tenham de imediato o impulso de levar à letra para disparar provocações). Amputar o pé do Choupal justifica-se, apenas porque se trata do pé e não é parte tão importante como o cérebro ou coração? Fica a pergunta.
agora, não me parece que seja a chamar outras pessoas de ignorantes que vai conseguir o seu respeito.. quem quer respeito, dá-se ao respeito..
e, se tiver possibilidade, dia 29 de Janeiro lá estarei na Casa Municipal da Cultura para ouvir as razões, argumentos e alternativas..
Por fim deixo eu uma pergunta, não provocatória, é desconhecimento mesmo: Onde é que estavam as petições quando o Choupal esteve praticamente ao abandono nos últimos anos?
É que parece-me que as petições só surgem quando são casos mediáticos (?) A mim doí-me mais o coração ir ao Choupal e vê-lo quase ao abandono, sem culpa de quem lá trabalha obviamente, do que essa travessia.. e vá lá que agora recentemente pareceu-me que andavam finalmente a limpar as silvas da margem do rio..
alternativas válidas.. este pormenor é importante.. a única que vi até agora que poderia ser viável é a de ligar a EN1 ao IC3.. que ainda não existe..luisf Escreveu:Alternativas existem com certeza
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Eu não sou frequentador da Mata Nacional do Choupal. Não é por isso que não tenha preocupações para com ela e, por isso, toda esta situação me deixa apreensivo. Tal como me deixa apreensivo o caos que é o trânsito naquela zona, especialmente em hora de ponta. Parece-me óbvio que alguma coisa tem que ser feita para melhorar o trânsito e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que passam por lá, como também a das pessoas que vivem lá.
É importante que haja sentido crítico daquilo que se faz. Se assim não fosse, seria tudo uma anarquia e fazia-se tudo o que se queria, sem olhar às consequências. É bom que haja multiplicidade de ideias, por forma a ser possível chegar-se a uma solução que, aproveitando pormenores de ambos os lados, seja a melhor para todos.
A situação que se está a viver partiu de uma proposta de projecto que vai fazer com que um viaduto atravesse uma ponta do Choupal. Como seria de esperar, surgiram algumas vozes contra, dizendo que este projecto se trata de um atentado ao Choupal. O problema é que essas vozes, apenas dizem não concordar com o projecto e não apresentam uma alternativa.
Quem está contra qualquer coisa, lá terá as suas razões. Mas não chega dizer que não. É igualmente importante dizer por que não concorda e que soluções tem (o que não está a ser o caso).
A mim preocupa-me que o Choupal seja cortado por um viaduto, mesmo que seja só uma ponta. Mas também penso que as vantagens que se vão tirar deste projecto vão compensar as desvantagens. Resta-me saber quais as compensações a serem dadas ao Choupal pela "destruição" deste bocado. Eventualmente, elas até já são conhecidas, eu é que não as conheço.
É importante que haja sentido crítico daquilo que se faz. Se assim não fosse, seria tudo uma anarquia e fazia-se tudo o que se queria, sem olhar às consequências. É bom que haja multiplicidade de ideias, por forma a ser possível chegar-se a uma solução que, aproveitando pormenores de ambos os lados, seja a melhor para todos.
A situação que se está a viver partiu de uma proposta de projecto que vai fazer com que um viaduto atravesse uma ponta do Choupal. Como seria de esperar, surgiram algumas vozes contra, dizendo que este projecto se trata de um atentado ao Choupal. O problema é que essas vozes, apenas dizem não concordar com o projecto e não apresentam uma alternativa.
Quem está contra qualquer coisa, lá terá as suas razões. Mas não chega dizer que não. É igualmente importante dizer por que não concorda e que soluções tem (o que não está a ser o caso).
A mim preocupa-me que o Choupal seja cortado por um viaduto, mesmo que seja só uma ponta. Mas também penso que as vantagens que se vão tirar deste projecto vão compensar as desvantagens. Resta-me saber quais as compensações a serem dadas ao Choupal pela "destruição" deste bocado. Eventualmente, elas até já são conhecidas, eu é que não as conheço.
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Olá a todos.
Para quem se preocupa com o Choupal e quer tomar posição, transcrevo abaixo email que recebi com link para petição online que já assinei:
"Por Coimbra, Pelo Choupal
O Movimento Cívico Plataforma do Choupal acaba de lançar uma petição-line
contra o traçado do novo IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio
Mondego e um viaduto sobre a Mata Nacional do Choupal. Apelamos a todos que
nos ajudem a recolher assinaturas para travar este projecto. Para tal, basta
assinar a petição on-line e reenviá-la para os seus contactos.
Se já assinou a petição em papel, não deve assinar esta também.
Para aceder à petição:
http://www.PetitionOnline.com/choupal/petition.html
Acções da Plataforma
Quinta-feira, dia 29 de Janeiro pelas 21.30h na Casa Municipal da Cultura
Sessão Pública: "Por Coimbra, Pelo Choupal"
Domingo, dia 15 de Fevereiro entre as 11 e as 16horas Grande Concentração
no Choupal/Acção de Protesto
Plataforma do Choupal"
Para quem se preocupa com o Choupal e quer tomar posição, transcrevo abaixo email que recebi com link para petição online que já assinei:
"Por Coimbra, Pelo Choupal
O Movimento Cívico Plataforma do Choupal acaba de lançar uma petição-line
contra o traçado do novo IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio
Mondego e um viaduto sobre a Mata Nacional do Choupal. Apelamos a todos que
nos ajudem a recolher assinaturas para travar este projecto. Para tal, basta
assinar a petição on-line e reenviá-la para os seus contactos.
Se já assinou a petição em papel, não deve assinar esta também.
Para aceder à petição:
http://www.PetitionOnline.com/choupal/petition.html
Acções da Plataforma
Quinta-feira, dia 29 de Janeiro pelas 21.30h na Casa Municipal da Cultura
Sessão Pública: "Por Coimbra, Pelo Choupal"
Domingo, dia 15 de Fevereiro entre as 11 e as 16horas Grande Concentração
no Choupal/Acção de Protesto
Plataforma do Choupal"
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Houve um arquitecto que apresentou uma alternativa que seria em Condeixa o IC2 se sobrepor ao IC3 e assim este contornaria a cidade por nascente e daria para o actual IP3.
Julgo que não seria uma má ideia desde que esse troço comum IC2-IC3 tivesse 3 vias de cada lado. O troço que actualmente se está a construir entre Carvalhais e Bencanta passaria a ser apenas um troço da N1 com a consequente redução de tráfego para aquela zona relativamente povoada. Em Bencanta tornar-se-ia apenas necessário um pequeno ajuste para esta via ir ter directamente à actual Ponte do Açude e a via desta seria a N1 até Trouxemil.
Julgo que não seria uma má ideia desde que esse troço comum IC2-IC3 tivesse 3 vias de cada lado. O troço que actualmente se está a construir entre Carvalhais e Bencanta passaria a ser apenas um troço da N1 com a consequente redução de tráfego para aquela zona relativamente povoada. Em Bencanta tornar-se-ia apenas necessário um pequeno ajuste para esta via ir ter directamente à actual Ponte do Açude e a via desta seria a N1 até Trouxemil.
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Alternativas? Façam mais linhas de comboio e menos estradas.
Continua-se com a política de fazer mais e mais estradas, quando o que era preciso era uma rede ferroviária decente, quer metropolitano quer comboio de longo curso. Havendo isso e um bom sistema de transportes públicos, quase não se precisa de andar de carro e como tal o tráfego ou não cresce ou até diminui. O ambiente também agradece.
Somos dos países da UE com maior densidade de AE ( http://zerodeconduta.blogs.sapo.pt/621431.html )
Continua-se com a política de fazer mais e mais estradas, quando o que era preciso era uma rede ferroviária decente, quer metropolitano quer comboio de longo curso. Havendo isso e um bom sistema de transportes públicos, quase não se precisa de andar de carro e como tal o tráfego ou não cresce ou até diminui. O ambiente também agradece.
Somos dos países da UE com maior densidade de AE ( http://zerodeconduta.blogs.sapo.pt/621431.html )
Última edição por Corsario-Negro em sábado, 31 janeiro 2009 0:30, editado 1 vez no total.
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- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
E uma ideia com lógica?Corsario-Negro Escreveu:Alternativas? Façam mais linhas de comboio e menos estradas.
Continua-se com a política de fazer mais e mais estradas, quando o que era preciso era uma rede ferroviária decente, quer metropolitano quer comboio de longo curso. Havendo isso, quase não se precisa de andar de carro e como tal o tráfego ou não cresce ou até diminui.
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- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
O que não tem lógica é mandar um espaço verde protegido ao ar só para nós, o ser humanozinho idiota, ter mais uma estradinha. Epá, tudo bem que se pensássemos sempre assim não havia estradas, agora até parece que aquela zona tem pouca estrada... quem está a favor de esventrar o Choupal com uma via rápida devia ter vergonha de se dizer Conimbricense... quem não o é, compreendo a falta de sensibilidade.duffy Escreveu:E uma ideia com lógica?
Última edição por Corsario-Negro em sábado, 31 janeiro 2009 0:38, editado 2 vezes no total.
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- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Mas alguém vai mandar o choupal abaixo? Porque é que falam dessa maneira? Já viste a zona que poderá ser afectada, o estado em que está agora? ALguém usufrui daquilo? É preferível ter ali um monte de silvas e mato à entrada da cidade? E nos anos todos que o choupal teve ao abandono? Porque é que ninguém se lembrou dele? Isto é como a crise, é moda falar da crise, também quer tornar moda dizer que vão deitar o choupal abaixo...Corsario-Negro Escreveu:O que não tem lógica é mandar um espaço verde protegido ao ar só para o nós, o ser humanozinho idiota, ter mais uma estradinha. Epá, tudo bem que se pensássemos sempre assim não havia estradas, agora até parece que aquela zona tem pouca estrada... quem está a favor de esventrar o Choupal com uma via rápida devia ter vergonha de se dizer Conimbricense... quem não o é, compreendo a falta de sensibilidade.duffy Escreveu:E uma ideia com lógica?
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- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Sim, como aquilo não tem merecido a atenção que devia ter, vamos construir um viaduto com mais barulho para acabarmos com um dos poucos espaços calmos e onde ainda se ouvia a Natureza em Coimbra. Que raio de argumento é esse?duffy Escreveu:Mas alguém vai mandar o choupal abaixo? Porque é que falam dessa maneira? Já viste a zona que poderá ser afectada, o estado em que está agora? ALguém usufrui daquilo? É preferível ter ali um monte de silvas e mato à entrada da cidade? E nos anos todos que o choupal teve ao abandono? Porque é que ninguém se lembrou dele? Isto é como a crise, é moda falar da crise, também quer tornar moda dizer que vão deitar o choupal abaixo...
P.S.: Eu emendei o "deitar abaixo" para "esventrar" exactamente para não cair no erro. Podes até dizer que é apenas uma área quase anexa do Choupal. Hoje dizem isso, amanhã é mais outro bocado para outra estrada ou outra edificação... a Mata Nacional do Choupal já foi algo mais extensa do que é hoje e acho que faz todo o sentido ser intransigente com a área que hoje ocupa.
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Bom dia
Não estragar o Choupal é para mim argumento que não precisa alternativa.
Para quem tem aqui apresentado o argumento de "e alternativa para mais um maravilhoso viaduto?", pode ler a notícia do DC de hoje sobre a sessão de ontem organizada pela "Plataforma do Choupal".
Vale a pena ler tudo.
Aqui:
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=135
Cumps,
Mário
Não estragar o Choupal é para mim argumento que não precisa alternativa.
Para quem tem aqui apresentado o argumento de "e alternativa para mais um maravilhoso viaduto?", pode ler a notícia do DC de hoje sobre a sessão de ontem organizada pela "Plataforma do Choupal".
Vale a pena ler tudo.
Aqui:
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=135
Cumps,
Mário
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