daniel322 Escreveu:Liliana.. se não me engano já li esse texto, ou parte dele.. (sem contar com o blog pensamentos geográficos..
)
contudo, vou-te contrariar nuns pontos..
lilianazevedo Escreveu:Contudo, o que é de estranhar é que a RAVE (Rede de Alta Velocidade) quando deu a conhecer o novo traçado do TGV em Coimbra, apresentou duas soluções para a travessia do Mondego, ambas entre a Ponte-Açude e a Ponte do Caminho de Ferro, ou seja uma em viaduto e outra em túnel. Dizendo que a solução em túnel é a «melhor», de acordo com técnicos e consultores que intervieram no estudo prévio, uma vez que «terá menos impactos sócio-económicos, menos expropriações, menos demolições». (...) e que (...) no custo global, a construção sob o Rio Mondego não representa custos acrescidos, porque «marginalmente, é mais barata». (...)
O que então se pergunta é: Porque é que não se defenda idêntica solução para a travessia do IC2? O que terá a RAVE a mais que a Estradas de Portugal? (...) É que é difícil entender que existam impedimentos técnicos para o IC2 passar em túnel e tal seja possível para o TGV, ainda para mais tendo a ferrovia maiores condicionantes aos desníveis que as rodovias.
calma.. é preciso olhar para as coisas de modo racional.. não vamos confundir tudo..
a RAVE propõe uma solução em túnel que em que a grande vantagem é a não-demolição de 60 habitações.. esta é razão pela qual o túnel fica mais barato que o viaduto.. apenas isto..
eu também preferia que o IC2 fizesse sua travessia do Mondego em túnel, mas no caso do IC2 estamos a falar de zero demolições e uma solução que é, financeiramente, muito menos vantajosa..
não confundamos qualidade de engenheiros da RAVE com os da EP pois isso é o mesmo que confundir batatas com cebolas ao falar de cenouras..
lilianazevedo Escreveu:Deste debate resultaram diversas ideias, mas uma que ficou foi a de “ O Choupal é uma MATA NACIONAL. Funciona como um pulmão que purifica muito do oxigénio de que necessitamos e, dada a dimensão e quantidade de árvores de que é composto, nos cerca de 75 hectares, é mais eficaz que a maioria das árvores dos (poucos) jardins.
esta é mais uma falácia.. o Choupal vale pelo seu todo como ecosistema, não como pulmão..
quem vos ouve falar parece que Coimbra é uma cidade com 1 milhão de habitantes super-poluída.. ehpa, olhem em volta, esta é uma cidade com uma topografa acidentada o que, por si só, obriga a uma ocupação do terreno pouco densa e com vários espaços intersticiais por ocupar.. estando em qualquer zona da cidade e olhando em redor é muito dificil não ver uma mancha verde.. muito difícil mesmo.. e quem fala em Choupal como pulmão da cidade suponho que se esteja a esquecer de Vale de Canas, Ceira, Marco dos Pereiros, Planalto de Santa Clara, toda a zona entre Antanhol e Taveiro, de Lordemão ao Roxo, a encosta do Monte Formoso e Ingote a nascente e poente, o Pinhal de Marrocos, a zona das Lages, Coselhas, a encosta da Conchada, a envolvente do Pólo 3, etc, etc...
será que o Choupal é assim TÃO importante enquanto pulmão?..
é-o sim enquanto espaço simbólico.. ou espaço de lazer.. ou como ecossistema..