E a Mata Nacional do Choupal?

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

lilianazevedo Escreveu: ...assistiu-se, na Casa da Cultura, a um debate, onde estiveram presentes diversas figuras públicas, muitas das quais, com maior consciência do que os engenheiros que projectaram este traçado. Deste debate resultaram diversas ideias, mas uma que ficou foi a de “ O Choupal é uma MATA NACIONAL. Funciona como um pulmão que purifica muito do oxigénio de que necessitamos e, dada a dimensão e quantidade de árvores de que é composto, nos cerca de 75 hectares, é mais eficaz que a maioria das árvores dos (poucos) jardins.
Liliana, retirei apenas esta parte porque gostaria de saber apenas a resposta a algumas questões:
- Porque é que as figuras publicas que referes têm maior consciência que os engenheiros que projectaram o traçado? Como é que isso se mede?
- Se o Choupal é o pulmão da cidade então quer dizer que se pode destruir tudo o que é floresta em volta? Sabias que por exemplo o Coimbra Inovação Parque que ninguem contesta, destruiu e destruirá quando totalmente pronto mais de 32 ha de área verde? Que o traçado do IC3 proposto a atravessar todo o municipio, que a Plataforma do Choupal acha muito bem como alternativa, só por si irá destruir mais de 8 ha de zonas verdes? Que por exemplo o Plano de Urbanização do Lordemão irá diminuir a área verde actual da zona em quase 90 ha?
Claro que nada disto interessa comparado com a pontita do Choupal (menos de 2 ha) que é afectada, essa sim muito importante para a cidade.

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lilianazevedo
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Mensagem por lilianazevedo »

Qanto A rave.. eu estive na apresnetação do projecto e ouv o que o senhor disse... por isso. e depois a questão é essa.. se o tcv pode ter uma solução em tunel, porqu é mais barata, porque não o iC2?

quanto à questão do pulmão.. faz parte dele,,,pulmão que está a ser destruido... Coimbra não tem um milhão de habitantes nem é tão pouco uma cidade supr poluida, mas se fomos a pensar asssim, vamos destruir tudo por ser uma falacia.. vamos em frene, o ecossistema que o choupal tem não interessa para nada.. o que vlem meia duzia de arvores, meia duzia de passarinhos, meia duzia de outras coisas?
Nada.. viva o desenviolvimento de caca que se tem feito neste pais...
para mim qualidade de vida é mais do que andar de carrinho todos os dias... e tb se falo das coisas é porque sei.. não falo de cor..
daniel322 Escreveu:Liliana.. se não me engano já li esse texto, ou parte dele.. (sem contar com o blog pensamentos geográficos.. :))

contudo, vou-te contrariar nuns pontos..
lilianazevedo Escreveu:Contudo, o que é de estranhar é que a RAVE (Rede de Alta Velocidade) quando deu a conhecer o novo traçado do TGV em Coimbra, apresentou duas soluções para a travessia do Mondego, ambas entre a Ponte-Açude e a Ponte do Caminho de Ferro, ou seja uma em viaduto e outra em túnel. Dizendo que a solução em túnel é a «melhor», de acordo com técnicos e consultores que intervieram no estudo prévio, uma vez que «terá menos impactos sócio-económicos, menos expropriações, menos demolições». (...) e que (...) no custo global, a construção sob o Rio Mondego não representa custos acrescidos, porque «marginalmente, é mais barata». (...)
O que então se pergunta é: Porque é que não se defenda idêntica solução para a travessia do IC2? O que terá a RAVE a mais que a Estradas de Portugal? (...) É que é difícil entender que existam impedimentos técnicos para o IC2 passar em túnel e tal seja possível para o TGV, ainda para mais tendo a ferrovia maiores condicionantes aos desníveis que as rodovias.
calma.. é preciso olhar para as coisas de modo racional.. não vamos confundir tudo..

a RAVE propõe uma solução em túnel que em que a grande vantagem é a não-demolição de 60 habitações.. esta é razão pela qual o túnel fica mais barato que o viaduto.. apenas isto..

eu também preferia que o IC2 fizesse sua travessia do Mondego em túnel, mas no caso do IC2 estamos a falar de zero demolições e uma solução que é, financeiramente, muito menos vantajosa..

não confundamos qualidade de engenheiros da RAVE com os da EP pois isso é o mesmo que confundir batatas com cebolas ao falar de cenouras..
lilianazevedo Escreveu:Deste debate resultaram diversas ideias, mas uma que ficou foi a de “ O Choupal é uma MATA NACIONAL. Funciona como um pulmão que purifica muito do oxigénio de que necessitamos e, dada a dimensão e quantidade de árvores de que é composto, nos cerca de 75 hectares, é mais eficaz que a maioria das árvores dos (poucos) jardins.
esta é mais uma falácia.. o Choupal vale pelo seu todo como ecosistema, não como pulmão..

quem vos ouve falar parece que Coimbra é uma cidade com 1 milhão de habitantes super-poluída.. ehpa, olhem em volta, esta é uma cidade com uma topografa acidentada o que, por si só, obriga a uma ocupação do terreno pouco densa e com vários espaços intersticiais por ocupar.. estando em qualquer zona da cidade e olhando em redor é muito dificil não ver uma mancha verde.. muito difícil mesmo.. e quem fala em Choupal como pulmão da cidade suponho que se esteja a esquecer de Vale de Canas, Ceira, Marco dos Pereiros, Planalto de Santa Clara, toda a zona entre Antanhol e Taveiro, de Lordemão ao Roxo, a encosta do Monte Formoso e Ingote a nascente e poente, o Pinhal de Marrocos, a zona das Lages, Coselhas, a encosta da Conchada, a envolvente do Pólo 3, etc, etc...

será que o Choupal é assim TÃO importante enquanto pulmão?..

é-o sim enquanto espaço simbólico.. ou espaço de lazer.. ou como ecossistema..
lilaz

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

lilianazevedo Escreveu:Qanto A rave.. eu estive na apresnetação do projecto e ouv o que o senhor disse... por isso. e depois a questão é essa.. se o tcv pode ter uma solução em tunel, porqu é mais barata, porque não o iC2?
acabei de te explicar acima.. não me parece dificil de entender.. é mais barato um túnel para o TGV porque para a passagem deste são necessárias 60 demolições/expropriações..

para a ponte do IC2 são necessárias 0 demolições/expropriações..
lilianazevedo Escreveu:quanto à questão do pulmão.. faz parte dele,,,pulmão que está a ser destruido... Coimbra não tem um milhão de habitantes nem é tão pouco uma cidade supr poluida, mas se fomos a pensar asssim, vamos destruir tudo por ser uma falacia.. vamos em frene, o ecossistema que o choupal tem não interessa para nada.. o que vlem meia duzia de arvores, meia duzia de passarinhos, meia duzia de outras coisas?
Nada.. viva o desenviolvimento de caca que se tem feito neste pais...
para mim qualidade de vida é mais do que andar de carrinho todos os dias... e tb se falo das coisas é porque sei.. não falo de cor..
nada a ver.. nem 8 nem 80.. aliás, sempre que se fala do Choupal parece que vão todos ao 8 ou ao 80, incrível..

o Choupal é um pequeno pulmão duma cidade de tamanho médio que está envolta numa enorme zona verde.. mas não é O pulmão da cidade, longe disso.. não é nem será.. e não é essa a razão que serve de sustentação à sua manutenção senão, como disse e bem o Ruizito, deviam-se preocupar com casos bem mais flagrantes como a própria solução que a Plataforma apresenta, que aparenta ser bem mais danosa para o meio ambiente que a travessia do Choupal..

TrêsPês
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Mensagem por TrêsPês »

http://www.youtube.com/watch?v=94Lo6wjBelo

Este vídeo exemplifica bem as agressões sofridas ao longo do tempo e aquelas que ainda poderão advir da construção da ponte.
A pensar!

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duffy
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Mensagem por duffy »

TrêsPês Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=94Lo6wjBelo

Este vídeo exemplifica bem as agressões sofridas ao longo do tempo e aquelas que ainda poderão advir da construção da ponte.
A pensar!
E porque é que não metem a verde a área que será criada para compensar as silvas que vão cortar? É que pelo que vi dos planos isso está contemplado, mas voçês nunca falam disso, só falam do que vos interessa...

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

O video só prova que as agressões não foram assim tantas. O canal de rega não parece ter assim um efeito tão nocivo no Choupal como isso, a ETAR foi também construída fora da área do mesmo, a linha do Norte já existe há mais de um século...
Mas pronto se resolveram fazer um cavalo de batalha enorme com a porcaria do viaduto então façam! Até parece que é daí que vêm ou virão todos os males do Choupal...

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Mensagem por T3.coimbra »

É que se o raio do viaduto ainda tirasse muito terreno do choupal ainda vá lá.
Mas aquilo vai tirar 2 ou 3 eucaliptos e um monte enorme de silvas.

Além disso, na consequência desse viaduto vão deitar parte do outro viaduto que agora serve a ponte açude abaixo, melhorando em muito o aspecto daquela zona

randre
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Mensagem por randre »

Só não entendo, o porquê destes movimentos cívicos só virem para a comunicação social falarem disto e daquilo. Porque não fazem algo verdadeiramente util pelo choupal, como por exemplo limparem a mata, ou mesmo requalificarem a mesma, as pontes estão a ficar uma lastima. Ou isto dá muito trabalho e pouca visibilidade?

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banjix
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Mensagem por banjix »

randre Escreveu:Só não entendo, o porquê destes movimentos cívicos só virem para a comunicação social falarem disto e daquilo. Porque não fazem algo verdadeiramente util pelo choupal, como por exemplo limparem a mata, ou mesmo requalificarem a mesma, as pontes estão a ficar uma lastima. Ou isto dá muito trabalho e pouca visibilidade?
Estás louco?! Isso dá uma trabalheira imensa e cansa muito!!! É muito mais confortável dar as mãos e fazer um cordão humano e coisas assim do género...
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

Ruizito Escreveu:O video só prova que as agressões não foram assim tantas. O canal de rega não parece ter assim um efeito tão nocivo no Choupal como isso, a ETAR foi também construída fora da área do mesmo, a linha do Norte já existe há mais de um século...
Mas pronto se resolveram fazer um cavalo de batalha enorme com a porcaria do viaduto então façam! Até parece que é daí que vêm ou virão todos os males do Choupal...
É, se comprares os charcos do Choupal antes e depois... Já para não falar do cheirinho que volta e meia povoa a mata, é só ter o vento de feição.


Os movimentos cívicos não limpam a mata porque essa não é a sua obrigação. Qualquer dia também querem que os movimentos cívicos limpem as ruas. :roll: Isso só é bom para quem não tem respeito por nada, ter quem limpe a m*rd* que fazem.

Como já foi dito, havendo estudos que alertam para isso, o impacto ambiental será maior que qualquer impacto paisagístico. O Choupal apenas "alberga a maior colónia urbana de milhafre-preto de que se tem conhecimento na Europa".

Ainda quero ver como é que vão aumentar a massa florestal com aquelas características, até porque para oeste o canal passa a correr ao longo do rio. Vão criar charcos na margem direita do canal e uma continuação do Choupal? Quanto tempo vai demorar isso? Vai ficar pronto antes de construírem o viaduto para ser possível que as espécies se possam deslocar para mais longe do futuro viaduto quando forem incomodadas?
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Mensagem por Corsario-Negro »

Corsario-Negro Escreveu:
Ruizito Escreveu:O video só prova que as agressões não foram assim tantas. O canal de rega não parece ter assim um efeito tão nocivo no Choupal como isso, a ETAR foi também construída fora da área do mesmo, a linha do Norte já existe há mais de um século...
Mas pronto se resolveram fazer um cavalo de batalha enorme com a porcaria do viaduto então façam! Até parece que é daí que vêm ou virão todos os males do Choupal...
É, se comprares os charcos do Choupal antes e depois... Já para não falar do cheirinho que volta e meia povoa a mata, é só ter o vento de feição.


Os movimentos cívicos não limpam a mata porque essa não é a sua competência. Qualquer dia também querem que os movimentos cívicos limpem as ruas. :roll: Isso só é bom para quem não tem respeito por nada, ter quem limpe a m*rd* que fazem. A entidade responsável pela Mata Nacional do Choupal é que deveria proceder a qualquer operação de limpeza ou reabilitação. Não andamos a pagar impostos só para andarem a comprar popós de cada vez que o governo e autarcas mudam.

Como já foi dito, havendo estudos que alertam para isso, o impacto ambiental será maior que qualquer impacto paisagístico. O Choupal apenas "alberga a maior colónia urbana de milhafre-preto de que se tem conhecimento na Europa".

Ainda quero ver como é que vão aumentar a massa florestal com aquelas características, até porque para oeste o canal passa a correr ao longo do rio. Vão criar charcos na margem direita do canal e uma continuação do Choupal? Quanto tempo vai demorar isso? Vai ficar pronto antes de construírem o viaduto para ser possível que as espécies se possam deslocar para mais longe do futuro viaduto quando forem incomodadas?
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Mensagem por Corsario-Negro »

Não dar para editar ou apagar posts... basicamente alterei "obrigação" para "competências" e adicionei umas frases.

P.S.: Sugiro que o pessoal que já cá anda há alguma tempo e não deu razões para ser visto com desconfiança, possa editar posts e apagar (pelo menos caso mais ninguém tenha postado).
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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

Penso que aqui neste forum ninguém está contra a mata do Choupal ou acha que o viaduto não terá impacto nenhum na mesma.
O que eu e outros membros já temos contestado é o alarido enorme e desproporcionado que se faz em volta desta questão, como se fosse acabar o mundo! Ouvem-se frases como "vão destruir o Choupal", "vão retirar o pulmão à cidade" e por aí fora. Não é a transformar esta questão numa peixeirada enorme com alaridos despropositados que se contribui para fazer uma discussão séria sobre o assunto. Sobretudo quando nitidamente alguns dos mentores desta iniciativa querem é protagonismo à força, pois se não fosse por isso, haveria muitas outras questões ambientais no município bem mais gravosas para discutir.

mario
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Mensagem por mario »

Plataforma do Choupal lança desafio electrónico à população

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1387374

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Pedro
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Mensagem por Pedro »

mario Escreveu:Plataforma do Choupal lança desafio electrónico à população

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1387374
Pelo que diz na notícia, eles estão a tentar convencer as pessoas que a Ponte Açude não está próxima da saturação, nem mesmo em horas de ponta. Não vou comentar os restantes argumentos, mas este é claramente inventado (ou então vindo de quem não usa essa ponte). Nas horas de ponta é comum haver trânsito e fila nessa zona e basta um toque mínimo entre dois carros para se formar uma fila enorme (que, por vezes, até chega à zona da Pedrulha ou Adémia). Fora das horas de ponta a circulação é aceitável, mas dizer que nem nas horas de ponta há saturação... :roll:

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