E a Mata Nacional do Choupal?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Acho que vão ter que arranjar muitos brindes...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

mario Escreveu:Plataforma do Choupal lança desafio electrónico à população

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1387374
Com esta qualidade de imagem e à distância que a câmara se encontra da ponte vai ser um verdadeiro desafio encontrar um engarrafamento. :lol:
E se repararem colocaram a câmara do lado que ocorrem menos acidentes. Normalmente quando está mais trânsito é devido a acidente que ocorrem do lado oposto, ou seja, na entrada para a ponte na zona da casa do sal. Dificilmente será detectado um acidente do outro lado da ponte.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

DaniFR Escreveu:
mario Escreveu:Plataforma do Choupal lança desafio electrónico à população

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1387374
Com esta qualidade de imagem e à distância que a câmara se encontra da ponte vai ser um verdadeiro desafio encontrar um engarrafamento. :lol:
E se repararem colocaram a câmara do lado que ocorrem menos acidentes. Normalmente quando está mais trânsito é devido a acidente que ocorrem do lado oposto, ou seja, na entrada para a ponte na zona da casa do sal. Dificilmente será detectado um acidente do outro lado da ponte.

Essas coisas são pensadas ao pormenor :wink:

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

banjix Escreveu:
randre Escreveu:Só não entendo, o porquê destes movimentos cívicos só virem para a comunicação social falarem disto e daquilo. Porque não fazem algo verdadeiramente util pelo choupal, como por exemplo limparem a mata, ou mesmo requalificarem a mesma, as pontes estão a ficar uma lastima. Ou isto dá muito trabalho e pouca visibilidade?
Estás louco?! Isso dá uma trabalheira imensa e cansa muito!!! É muito mais confortável dar as mãos e fazer um cordão humano e coisas assim do género...

Cá está a um dos desafios (ver link) que este grupo de cidadãos lançou. Felizmente vemos a cidadania a actuar, é sinal que esta cidade está a prosseguir num bom caminho...
A favor ou contra temos debate de ideias nesta cidade, o que é bem positivo. Pelo lado negativo aponto apenas o ainda haver quem pense que isto se trata de uma questão de vitória ou de luta partidária :(

http://www.plataformadochoupal.org/node/128
Acção de limpeza do Choupal

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

TrêsPês Escreveu: Cá está a um dos desafios (ver link) que este grupo de cidadãos lançou. Felizmente vemos a cidadania a actuar, é sinal que esta cidade está a prosseguir num bom caminho...
A favor ou contra temos debate de ideias nesta cidade, o que é bem positivo. Pelo lado negativo aponto apenas o ainda haver quem pense que isto se trata de uma questão de vitória ou de luta partidária :(

http://www.plataformadochoupal.org/node/128
Acção de limpeza do Choupal
Não deixa de ser uma boa iniciativa, só é pena que apenas surja nestas alturas em que interessa dar visibilidade à tal "plataforma". Quantas limpezas já fizeram antes, sem os média a fazer a cobertura?

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

Quando falei em limpeza da mata não era do lixo mas sim das silvas e afins. Enxadas, ancinhos, roçadoras levantarem cedinho pela fresca. Em termos de lixo não me parece que o choupal esteja mal.

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

Já agora a câmara vai estar online até quando? É que nestes meses Junho, Julho e Agosto raramente há transito em Coimbra, seja em que local for.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Poderá parecer estranho, mas eu não costumo fazer a recolha do lixo no meu bairro.
Julgo que a limpeza da mata do Choupal (que acontece todos os anos, pelo que costumo ver) será da responsabilidade do ICNB.

Há argumentos atrás usados sem pés nem cabeça.

É óbvio que estas acções que a Plataforma do Choupal está a organizar relativas à mata são acções de propaganda e sensibilização, procurando atrair a atenção das pessoas para a possível destruição de uma parte da mata e, dessa forma, promover a reflexão o debate público sobre a questão.

Por mim, fico contente que alguém se dê ao trabalho de fazer isso. Admiro o exemplo de cidadania que dão com esta atitude. Admiro pois eu próprio sinto muitas vezes que fico com o rabo sentado a ver as coisas acontecerem quando poderia ter uma participação mais activa na preservação do património comum.

Fica a minha opinião: o Choupal deve ser preservado integralmente. Nenhum bocadinho é demais. É um luxo inestimável termos um espaço destes na cidade do qual podemos usufruir. Temos o dever de o proteger.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

mario Escreveu:Poderá parecer estranho, mas eu não costumo fazer a recolha do lixo no meu bairro.
Julgo que a limpeza da mata do Choupal (que acontece todos os anos, pelo que costumo ver) será da responsabilidade do ICNB.

Há argumentos atrás usados sem pés nem cabeça.

É óbvio que estas acções que a Plataforma do Choupal está a organizar relativas à mata são acções de propaganda e sensibilização, procurando atrair a atenção das pessoas para a possível destruição de uma parte da mata e, dessa forma, promover a reflexão o debate público sobre a questão.

Por mim, fico contente que alguém se dê ao trabalho de fazer isso. Admiro o exemplo de cidadania que dão com esta atitude. Admiro pois eu próprio sinto muitas vezes que fico com o rabo sentado a ver as coisas acontecerem quando poderia ter uma participação mais activa na preservação do património comum.

Fica a minha opinião: o Choupal deve ser preservado integralmente. Nenhum bocadinho é demais. É um luxo inestimável termos um espaço destes na cidade do qual podemos usufruir. Temos o dever de o proteger.
Tens toda a razão em tudo o que dizes, mas ainda assim isso não invalida que estas supostas "acções de cidadania" só sejam tomadas em questões que estejam sob os holofotes dos média.
Onde estão as "Plataformas" a defender a floresta de Antanhol, que o IParque arrasou? Onde estão as "Plataformas" a defender as florestas de Almalaguês e Ceira, que o IC3 vai destruir? Nada disso interessa porque não dá tempo de antena. Agora se for o Choupal ou o Laranjal já justifica todo o tipo de acções.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Aquela cena do vídeo é tão boa, mas tão boa que mal dá para perceber que existe um camião avariado na ponte e que está fila compacta e trânsito lento no sentido Porto - Lisboa... enfim... tangas...

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Tens toda a razão em tudo o que dizes, mas ainda assim isso não invalida que estas supostas "acções de cidadania" só sejam tomadas em questões que estejam sob os holofotes dos média.
Onde estão as "Plataformas" a defender a floresta de Antanhol, que o IParque arrasou? Onde estão as "Plataformas" a defender as florestas de Almalaguês e Ceira, que o IC3 vai destruir? Nada disso interessa porque não dá tempo de antena. Agora se for o Choupal ou o Laranjal já justifica todo o tipo de acções.
Eu diria que quem mantém esta questão sob os holofotes dos media é a Plataforma, parece-me ser esse uma das estratégias deles.

Se se criassem "plataformas" de pessoas a defender esse património nesses locais que indicas julgo que também teriam direito de antena.
Parece-me natural que as pessoas se preocupem com aquilo que lhes está mais próximo e que conhecem, eventualmente, melhor.
Esta "plataforma" (conjunto de cidadãos) está a tentar defender algo que para ela é importante e que lhe estará, presumo eu, mais próximo. Estas pessoas batem-se por esta causa, se houver outras a baterem-se por outras tanto melhor. Agora criticá-los por não defenderem todas as áreas verdes que são destruídas no país não faz sentido para mim.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

duffy Escreveu:Aquela cena do vídeo é tão boa, mas tão boa que mal dá para perceber que existe um camião avariado na ponte e que está fila compacta e trânsito lento no sentido Porto - Lisboa... enfim... tangas...
Eu fiz o printscreen (imagem normal e full screen) e enviei para lá, indicando a hora a que foi tirada. Sugiro que façam o mesmo (se forem ao site ainda devem apanhar a fila de trânsito). Vamos ver se recebo um brinde...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Já agora, para ficarem com uma ideia da qualidade das imagens disponibilizadas, eis os dois printscreens que consegui tirar. Refira-se que, no vídeo em movimento, dava para perceber o sentido Norte-Sul praticamente parado.

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eu fiz o print screen, mas ficou com a qualidade dos teus, tipo, quase nem se percebe que existe ali uma ponte :?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu enviei na mesma... o problema é da câmera deles, não é de quem detecta a situação. Estou curioso para ver qual a reacção que irão ter. Se ninguém enviar, continuam convencidos que têm razão.

Responder