E a Mata Nacional do Choupal?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
filipeChichorro
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Mensagem por filipeChichorro »

A expressão "monte de silvas" foi utilizada primeiramente pelo Hal, ou pelo menos foi ele quem ironizou com isso primeiro (corrijam-me se estiver errado).

Há ali muitas silvas, sim. Mas também há árvores! :P E não precisamos de estar a discutir sobre isso - afinal de contas não é o problema principal.

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duffy
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Mensagem por duffy »

filipeChichorro Escreveu: É verdade! Mas vejamos que a ponte do açude está um bocado mais longe do Choupal do que a nova ponte :P Por isso reforço que se poderia ser mais criativo em termos de utilização de transportes. Felizmente existem autocarros, comboios, bicicletas, etc. :P
Eu acho uma certa piada a este argumento... Não se trata de uma estrada camarária com trânsito local... será que não conseguem perceber isso? É uma estrada que serve todas as populações à volta... eu gostava de o ver a ter que fazer 40km todos os dias para vir trabalhar as 9h e voltar ao fim de um dia de trabalho de bicicleta... Ou quem diz de bicicleta, de autocarro... Isto de falar só por falar....

filipeChichorro
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Mensagem por filipeChichorro »

Ei! Calma aí. Eu posso explicar, não precisas de responder logo dessa maneira. Se tens algo contra isso, tenta perceber o outro lado da história. Mas pensei que estivesse subentendido:

Não são só as pessoas de fora que trabalham em Coimbra. Os próprios conimbricenses também trabalham por cá e muitos deles também utilizam a casa do sal para vir para o emprego... Eu não estou a pedir para os que vêm de fora para passarem a vir de bicicleta. Por amor de deus, não. Mas acho que quem anda em Coimbra podia fazer um esforço para evitar usar o carro. Por vezes encontramos situações altamente decepcionantes, como gente que trabalha a 200 metros de casa e mesmo assim ainda usa o carro para se transportar.

Claro que não é muito seguro andar de bicicleta em Coimbra, mas podia ser mais seguro se não se pensasse só em betão para carros :P

Para terminar...
Das coisas mais desmotivantes num diálogo é quando uma das partes começa a "atacar" a outra com coisas do tipo
Isto de falar só por falar....
e
Eu acho uma certa piada a este argumento...
, como se elas próprias fossem absolutas detentoras da razão. Eu por acaso ofendi alguém? Nem sei porque é que continuo a frequentar fóruns, estou a ver que esta maneira de dialogar nunca vai mudar... Desculpa o desabafo!

Tens de pelo menos concordar que se houvesse uma redução de pelo menos 50% dos conimbricenses a andar de carro dentro da cidade o trânsito, até nos acessos da cidade, seria menor.

Mesmo as pessoas que vêm de fora podiam, dentro das suas possibilidades, usar os transportes públicos que lhes são disponibilizados, em vez de virem sozinhas nos seus carros de 5 lugares! O que ocupa mais espaço, uma camioneta com 50 pessoas ou 50 pessoas em 30 carros? O que provoca mais trânsito?
Não há muitas redes de camionetas disponíveis? Que se criem! Ou não? :wink:

Há sempre um problema com isto tudo... que é a mudança de mentalidades. Aliás, esse argumento é frequentemente utilizado pelos responsáveis pela construção das estradas como defesa dos seus projectos, infelizmente...

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

oh Filipe.. o que é que isso tem a ver com esta travessia?.. Estamos a falar de uma ponte/viaduto que servirá para escoar tráfego de atravessamento nacional..
Mas acho que quem anda em Coimbra podia fazer um esforço para evitar usar o carro
pois podia.. isso é verdade, mas há duas questões que mudam tudo.. uma é a mentalidade, as pessoas não querem largar o carro.. e outra que é, quem quer andar de bicicleta "não pode".. pois não há condições.. andar de bicicleta onde, cá em Coimbra? Só no Choupal e no Parque Linear do vale das Flores..

Eu andava muito de bicicleta há poucos anos.. tenho n histórias de atropelamentos que quase tive.. a grande maioria deles apenas pela falta de respeito dos automobilistas para com os ciclistas e por falta de condições das vias para se circular de bicicleta (via com espaço insuficiente, piso degradado, etc)
Mesmo as pessoas que vêm de fora podiam, dentro das suas possibilidades, usar os transportes públicos que lhes são disponibilizados
como no caso de um amigo meu que entra às 8h na Baixa e tem autocarro às 7:10 e outro às 8:30? ..boa..


mas isso tudo deve ser discutido noutro tópico.. bicicletas numa estrada nacional não, por favor ;)

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

Bem o que eu tinha a dizer já disse e não vale a pena bater mais no ceguinho. Só queria responder ao Mário que se o que eu disse nada acrescentou, a resposta dele ainda menos, portanto estamos quites. O meu comentário veio apenas na sequência do que os organizadores da manifestação disseram, que esperavam 7 ou 8 mil pessoas. E perante essa expectativa, a manifestação ficou muito aquem.
Tal como já várias pessoas aqui referiram deve-se respeitar as opiniões de ambos os lados desde que os argumentos não sejam manipulados. E o que se passa é que este berreiro todo de defesa do Choupal tem sido desproporcional ao real impacto no mesmo. Quando se ouvem coisas como "vamos ficar sem a mata", "vão destruir o nosso espaço de lazer", "vão acabar com a qualidade do ar na cidade" e por aí fora, então eu posso responder assim: sem o novo viaduto "a cidade ficará um caos de trânsito", "a poluição dentro da cidade será enorme", "os monumentos vão degradar-se todos", "o barulho será insuportável" e por aí fora. Já que estamos numa de exageros, porque não para os dois lados?
Não me parece que seja assim que se conseguem esclarecer as pessoas.

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banjix
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Mensagem por banjix »

filipeChichorro Escreveu:Tens de pelo menos concordar que se houvesse uma redução de pelo menos 50% dos conimbricenses a andar de carro dentro da cidade o trânsito, até nos acessos da cidade, seria menor.
Questão fundamental e que requer resposta: Como pretendes tu fazer com que 50% dos conimbricenses deixe de utilizar o carro? Não aceito como respostas algo do tipo: "Mudar as mentalidades". Aí, terá que surgir outra pergunta que é: "O que pretendes fazer para mudar as mentalidades". Isto é tudo muito bonito, mas usar utopias e ideologias quase impossíveis de alcançar para argumentar sobre determinada coisa só serve para encher papel (páginas no tópico, como é o caso).

Concordo que será lesivo para o Choupal fazer-se esta nova travessia. Mas não será igualmente (ou mais ainda) lesivo o facto da Ponte do Açude não conseguir escoar o trânsito devidamente, fazendo com que haja um aumento da poluição do que aquele que haveria se o trânsito fosse bem escoado? Se estão previstas compensações ao Choupal por causa desta travessia, onde é que está o problema? Eventualmente, as compensações passam por uma reflorestação a norte do Choupal, eventualmente numa área bem maior do que aquela que vai ser afectada. Acham isso mal? Eu, muito honestamente, acho que o Choupal só teria a ganhar! Não só se iria diminuir os níveis de poluição atmosférica como, melhor ainda, se iria aumentar a área arborizada do Choupal!!!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

hoje ao inicio da tarde houve uma pequena reunião no Bar do Choupal com os elementos da Plataforma.. eu estive lá mas tive de vir embora e acabei por não perceber o motivo.. se alguém souber algo e queira partilhar.. agradeço.. B)

mario
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Mensagem por mario »

duffy Escreveu:Muito gosta este sr. mario de referir o monte de silvas, fui eu que o disse e volto a repetir, ainda me há-des mostrar uma foto que prove o contrário, é que por acaso, apesar da foto dos "cidadãos bem intencionados" estar com má qualidade, acho que até se vêm ali umas silvas :p
duffy,
1. escusas de me tratar por sr;
2. a má qualidade da foto deve-se ao facto de a querer no post e simultaneamente tentar cumprir as regras do forum;
3. a melhor forma de conseguires a prova que pretendes será ires ao Choupal ver com os teus próprios olhos;
4. poderia eventualmente considerar colocar aqui umas fotos, se quisesses, mas terias de pedir por favor três vezes.




Entretanto deixo aqui um link para um video da ESEC TV em que os responsáveis pela plataforma do choupal explicam as suas razões:
http://esec-tv.blogspot.com/2009/02/mov ... oupal.html

mario
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Mensagem por mario »

Ruizito Escreveu:Só queria responder ao Mário que se o que eu disse nada acrescentou, a resposta dele ainda menos, portanto estamos quites.
Ruizito, eu coloquei aqui uma foto do acontecimento tirada por mim. Sempre acrescentei algo, não concordas? ;)

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

mario Escreveu:4. poderia eventualmente considerar colocar aqui umas fotos, se quisesses, mas terias de pedir por favor três vezes.
não seja por isso.. há mais câmaras fotográficas na cidade, nem que seja de telemóvel.. :p

http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... stcount=90

mario
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Mensagem por mario »

Sim, mas as minhas são especiais :)

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duffy
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Mensagem por duffy »

mario Escreveu:
duffy,

4. poderia eventualmente considerar colocar aqui umas fotos, se quisesses, mas terias de pedir por favor três vezes.
Pedir-te 3 vezes porque? Eu so disse aquilo porque sempre que aparece uma foto nunca captam bem a zona em causa... talvez porque nao interessa muito... e nao preciso de foto nenhuma,eu passo todos os dias na zona em causa,posso dizer que a conheco bastante bem.

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micromys
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Mensagem por micromys »

daniel322 Escreveu: mas enfim, o que queria dizer é que, para mim, o "verdadeiro" Choupal só começa após a ponte ferroviária, pode ser uma ideia errada pois sou um utilizador do espaço e não um especialista em botânica, mas não consigo ser tão crítico quanto certos artigos que tenho lido.
Hoje é assim mesmo, mas há uns anos o Choupal começava antes disso. Aquela "estrada" de terra batida que segue do Açude até à ponte do comboio não existia, a cota era bastante mais baixa, com um caminho empedrado que, no fundo, era a margem. Tenho pena de só ter essas imagens na minha cabeça de quando era pequeno... :cry:

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Mensagem por lilianazevedo »

A Mata Nacional do Choupal é um espaço peri-urbano vocacionado para o lazer, o recreio e a manutenção física, para além da vertente Educação Ambiental, sendo de primordial importância para a Cidade de Coimbra.
É um espaço com uma área de 79 hectares pertencente à Direcção Geral do Património cuja gestão, desde o ano de 1989, foi atribuída ao ICN.
A Mata Nacional do Choupal localiza-se junto ao rio Mondego nas freguesias de Santa Cruz e S. Martinho do Bispo, concelho e distrito de Coimbra.
Esta mata está intimamente relacionada com o rio Mondego. Com efeito com a construção, em 1791 pelo Engº Padre Estevão Cabral, do novo traçado deste Rio tornava-se essencial dar estabilidade aos terrenos marginais, pelo que se procedeu à sua reflorestação. Foram utilizadas várias espécies, entre as quais o Choupo (Populus nigra), que devido ao seu crescimento rápido dominou a paisagem durante vários anos, pelo que acabou dando o seu nome a este espaço. A Mata Nacional do Choupal, do ponto de vista fisionómico, apresenta-se como uma floresta caracterizada por um povoamento misto, irregular, de folhosas caducifólias, o que lhe confere características únicas de exploração florestal e de suporte da vida animal.
Não obstante, apesar de tamanha importância ambiental e social, esta mata, segundo notícias recentes, poderá ser amputada, uma vez que o traçado do novo IC2 em Coimbra prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e um viaduto sobre a Mata Nacional do Choupal.
Contudo, o que é de estranhar é que a RAVE (Rede de Alta Velocidade) quando deu a conhecer o novo traçado do TGV em Coimbra, apresentou duas soluções para a travessia do Mondego, ambas entre a Ponte-Açude e a Ponte do Caminho de Ferro, ou seja uma em viaduto e outra em túnel. Dizendo que a solução em túnel é a «melhor», de acordo com técnicos e consultores que intervieram no estudo prévio, uma vez que «terá menos impactos sócio-económicos, menos expropriações, menos demolições». (...) e que (...) no custo global, a construção sob o Rio Mondego não representa custos acrescidos, porque «marginalmente, é mais barata». (...)
O que então se pergunta é: Porque é que não se defenda idêntica solução para a travessia do IC2? O que terá a RAVE a mais que a Estradas de Portugal? Terá mais consciência ambiental? Maior respeito pelas populações? Melhores engenheiros? Melhores gestores? Um pouco de tudo?
É que é difícil entender que existam impedimentos técnicos para o IC2 passar em túnel e tal seja possível para o TGV, ainda para mais tendo a ferrovia maiores condicionantes aos desníveis que as rodovias.
No dia 29 de Janeiro do corrente ano, assistiu-se, na Casa da Cultura, a um debate, onde estiveram presentes diversas figuras públicas, muitas das quais, com maior consciência do que os engenheiros que projectaram este traçado. Deste debate resultaram diversas ideias, mas uma que ficou foi a de “ O Choupal é uma MATA NACIONAL. Funciona como um pulmão que purifica muito do oxigénio de que necessitamos e, dada a dimensão e quantidade de árvores de que é composto, nos cerca de 75 hectares, é mais eficaz que a maioria das árvores dos (poucos) jardins. A Mata é rica e nela habitam colónias de nidificantes (aves), raposas, lontras e muitas outras espécies.”
Se estas razões já por si são válidas para deixar morrer este projecto absurdo, convém realçar que este projecto teve parecer negativo pelas diversas entidades consultadas.
Quando se fala em alterações climáticas, em preservação do ambiente, biodiversidade, porque não foi equacionada uma alternativa que não seja a destruição do Choupal.
O Choupal é um bem público, é de todos nós, foi dos nossos antepassados, e deverá ser das gerações vindouras, a isto chama-se desenvolvimento sustentável, a isto chama-se consciência ambiental…
E escusam de me dizer que o facto de eu não ir ao choupal todos os dias ou pelo menos uma vez por mês, não me dá ao direito de protestar. Sim tenho o direito de achar este projecto um crime ambiental para a cidade, para o país. Tenho o direito de protestar, porque esta mata não serve apenas para lazer, contribui também para que todos tenhamos uma vida mais saudável.
E tenho o direito de protestar porque as gerações vindouras têm o direito a ter qualidade de vida.


duffy Escreveu:
RuiSantos Escreveu:
duffy Escreveu:Tanto barulho por causa de meia dúzia de árvores
DaniFR Escreveu:Só por causa de um bocado de mata
Que consideração pela natureza e por este património em particular :shock:
Fazem coisas bem piores e ninguém se importa... e basta dar-mos uma volta pelo distrito para ver grandes atrocidades à natureza... era escusado meteres isso nesses termos.
lilaz

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Liliana.. se não me engano já li esse texto, ou parte dele.. (sem contar com o blog pensamentos geográficos.. :))

contudo, vou-te contrariar nuns pontos..
lilianazevedo Escreveu:Contudo, o que é de estranhar é que a RAVE (Rede de Alta Velocidade) quando deu a conhecer o novo traçado do TGV em Coimbra, apresentou duas soluções para a travessia do Mondego, ambas entre a Ponte-Açude e a Ponte do Caminho de Ferro, ou seja uma em viaduto e outra em túnel. Dizendo que a solução em túnel é a «melhor», de acordo com técnicos e consultores que intervieram no estudo prévio, uma vez que «terá menos impactos sócio-económicos, menos expropriações, menos demolições». (...) e que (...) no custo global, a construção sob o Rio Mondego não representa custos acrescidos, porque «marginalmente, é mais barata». (...)
O que então se pergunta é: Porque é que não se defenda idêntica solução para a travessia do IC2? O que terá a RAVE a mais que a Estradas de Portugal? (...) É que é difícil entender que existam impedimentos técnicos para o IC2 passar em túnel e tal seja possível para o TGV, ainda para mais tendo a ferrovia maiores condicionantes aos desníveis que as rodovias.
calma.. é preciso olhar para as coisas de modo racional.. não vamos confundir tudo..

a RAVE propõe uma solução em túnel que em que a grande vantagem é a não-demolição de 60 habitações.. esta é razão pela qual o túnel fica mais barato que o viaduto.. apenas isto..

eu também preferia que o IC2 fizesse sua travessia do Mondego em túnel, mas no caso do IC2 estamos a falar de zero demolições e uma solução que é, financeiramente, muito menos vantajosa..

não confundamos qualidade de engenheiros da RAVE com os da EP pois isso é o mesmo que confundir batatas com cebolas ao falar de cenouras..
lilianazevedo Escreveu:Deste debate resultaram diversas ideias, mas uma que ficou foi a de “ O Choupal é uma MATA NACIONAL. Funciona como um pulmão que purifica muito do oxigénio de que necessitamos e, dada a dimensão e quantidade de árvores de que é composto, nos cerca de 75 hectares, é mais eficaz que a maioria das árvores dos (poucos) jardins.
esta é mais uma falácia.. o Choupal vale pelo seu todo como ecosistema, não como pulmão..

quem vos ouve falar parece que Coimbra é uma cidade com 1 milhão de habitantes super-poluída.. ehpa, olhem em volta, esta é uma cidade com uma topografa acidentada o que, por si só, obriga a uma ocupação do terreno pouco densa e com vários espaços intersticiais por ocupar.. estando em qualquer zona da cidade e olhando em redor é muito dificil não ver uma mancha verde.. muito difícil mesmo.. e quem fala em Choupal como pulmão da cidade suponho que se esteja a esquecer de Vale de Canas, Ceira, Marco dos Pereiros, Planalto de Santa Clara, toda a zona entre Antanhol e Taveiro, de Lordemão ao Roxo, a encosta do Monte Formoso e Ingote a nascente e poente, o Pinhal de Marrocos, a zona das Lages, Coselhas, a encosta da Conchada, a envolvente do Pólo 3, etc, etc...

será que o Choupal é assim TÃO importante enquanto pulmão?..

é-o sim enquanto espaço simbólico.. ou espaço de lazer.. ou como ecossistema..

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