Ler ao Cubo

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Ler ao Cubo

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Ainda há muito para ler

Imagem

A inauguração do espaço “Ler ao Cubo” é uma das iniciativas com que Coimbra vai assinalar o Dia do Livro, que hoje se comemora em todo o mundo.
A abertura em Coimbra, pelas 16H00, de um novo espaço dedicado ao livro é uma das iniciativas que vai recordar que hoje é o Dia Mundial do Livro. Chamado “Ler ao Cubo”, o espaço de leitura ao ar livre vai funcionar nas estruturas físicas semelhantes a cubos gigantes que existem no Parque Verde do Mondego. Com a criação deste novo espaço municipal, que será servido pela Biblioteca Municipal de Coimbra, “pretende–se apelar à leitura num ambiente descontraído, sem necessidade de qualquer inscrição ou requisição, despertando a curiosidade de todos, jovens e adultos, para uma leitura virada essencialmente para o lazer, o desporto, o ambiente, as férias, os tempos livres ou as viagens”, lê–se numa nota da autarquia.
No local serão disponibilizados livros, jornais e revistas aos quais o público terá acesso no âmbito do “Ler ao Cubo”, projecto integrado na rede municipal de leitura, criado a propósito da candidatura da cidade a Capital Mundial do Livro 2007 e que funcionará aos sábados, domingos e feriados, entre as 14h00 e as 19h00.
Na cerimónia da inauguração do novo espaço - na qual marcarão presença o presidente da autarquia, Carlos Encarnação, e o escritor cubano Pedro Armas, que vai ser acolhido em Coimbra no âmbito da rede de “Cidades Refúgio” -, decorrerá ainda uma actuação da Brigada Ligeira de Intervenção do Exército.

Recordar D. Quixote

Paralelamente, será inaugurada, na Biblioteca Municipal, uma exposição comemorativa do IV Centenário da obra D. Quixote de Cervantes, uma mostra, acrescenta a mesma nota da autarquia, “de des[pre]ocupadas leituras partilhadas com os [des]preocupados leitores, que se traduz numa evocação também ela (e necessariamente...) fragmentária da obra–prima do engenhoso Cervantes”.
Denominada “Des[pre]ocupadas leituras de D. Quixote de la Mancha”, a exposição estará patente até 31 de Maio. Será ainda possível ver, entre outras iniciativas, uma selecção bibliográfica intitulada “Leitores de Dom Quixote”, que consta de obras de vários autores em que as personagens de D. Quixote aparecem tratados como tema literário ou matéria de ensaio; assim como um conjunto de painéis gráficos com reproduções de ilustrações de Gustave Doré.

“Comunidade de Leitores” e livros a um euro

O Dia Mundial do Livro vai ser ainda assinalado através do regresso da “Comunidade de Leitores”, uma acção promovida pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e orientada pelo escritor Manuel António Pina. O evento decorre quinzenalmente, às quartas, entre as 18H30 e as 20H30 e prolonga–se até 30 de Junho. Entretanto, os interessados podem ainda adquirir livros na Feira do Livro de Coimbra, que decorre até 8 de Maio na Praça da República. Lá, a editora Alma Azul irá colocar à venda mil livros a um euro e obras de autores nacionais conceituados a preços mais reduzidos.
Para além do alargamento do horário de funcionamento aos sábados (passa a encerrar às 18H30, em vez das 18H00), a Biblioteca Municipal, em conjunto com a Rede Anexa de Bibliotecas, irá oferecer aos seus leitores marcadores de porta com a mensagem “Não incomode, estou a ler”.

in As Beiras
Já estou a ver o pessoal todo sentado na relva à beira rio a ler um livro enquanto no céu há um luminoso pôr-do-sol de verão. :oops:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

guidinha2004
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: domingo, 14 novembro 2004 19:38

Ler ao Cubo

Mensagem por guidinha2004 »

Fui com a minha mana ao Parque Verde do Mondego ontem e aproveitamos para entrar no espaço "Ler ao Cubo". Está muito fixe, tem uma variedade imensa de livros, revistas e também tem alguns jornais. Para as pessoas que gostam de ler, aconselho vivamente este espaço.

T3tsuo
Experiente
Experiente
Mensagens: 282
Registado: quarta-feira, 29 junho 2005 0:47
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por T3tsuo »

Ainda não fui lá, mas espero fazê-lo este fim-de-semana :)

Depois prometo dar uma opinião mais formada do espaço...

eikiyodo
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 29 abril 2005 18:04
Localização: coimbra

Mensagem por eikiyodo »

parece-me ser uma boa iniciativa, apesar de ainda não ter ido lá também espero ir experimentar um dia destes. deste modo talvez se consigam cativar novos leitores. estar sentadinhos na relva a ler um bom livro isso sim é uma boa opção ao inves de ficar em casa o dia todo em frente á t.v 8)

Responder