fixaçao de empresas em coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
digitals
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: segunda-feira, 18 abril 2005 0:27

fixaçao de empresas em coimbra

Mensagem por digitals »

Para mim todos os tópicos que estao a ser discutidos neste forum sao importantes para a nossa cidade mas há um vital para o seu desenvolvimento que é a fixação de empresas.
Em Coimbra nas ultimas duas décadas fecharam dezenas para nao dizer centenas de empresas e isso provocou um crescimento desacelarado em comparação a outras cidades como Aveiro, Braga e leiria tendo perdido actualmente competividade com essas cidades.
Para que Coimbra cresça e torne a ser a terceira cidade do país tem que fixar pessoas e criar emprego.Nao pudemos ser só uma cidade de estudantes temos de inovar e ser uma cidade dinâmica e com vida todo o ano e nao uma «cidade morta» como acontece por exemplo em agosto...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Coimbra tem potencialidades para se tornar uma cidade óptima para empresas de alta tecnologia. É pequena e calma, mas tem o essencial e está bem servida de transportes para o exterior. A presença da Universidade também é útil, já que fornece mão-de-obra especializada para essas empresas (os estudantes já cá estão a morar, é fácil continuarem cá), além de permitir múltiplos acordos com a Universidade em termos de estágios e investigação. Falta é investidores para essa área.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Uma das maiores empresas de Software do Mundo é de Coimbra: Critical Software, mas infelizmente esse facto não chama a atenção de outras empresas ligadas à tecnologia.
Agora este post por momentos fez-me lembrar Silicon Valey, e como se podia transformar parte de Coimbra, num pequeno Silicon Valey.

Tendo Coimbra tanta mão-de-obra (estudantes) começar a criar instalações para investigação era algo que no futuro poderia ajudar a cidade.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

bluestrattos Escreveu:Uma das maiores empresas de Software do Mundo é de Coimbra: Critical Software
Uma das maiores do Mundo??? :shock: :shock: :shock:

Em quê??? Resultados líquidos? EBITDA? Número de colaboradores? Em todo o mundo deve haver algumas centenas de milhares de empresas de software maiores do que a Critical...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pois... por acaso conheço a Critical (os professores do meu departamento estão sempre a falar nela) e dificilmente a consideraria uma das maiores do mundo. Nem sequer da Europa. Agora, se disseres de Portugal...

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Epah, vinha nas noticias às uns tempos atrás que iriam cá construir um polo tecnologico só para empresas desse genero. Como é k isso anda? :roll:

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:Pois... por acaso conheço a Critical (os professores do meu departamento estão sempre a falar nela) e dificilmente a consideraria uma das maiores do mundo. Nem sequer da Europa. Agora, se disseres de Portugal...
Nem mesmo em Portugal pode ser considerada em empresa grande.

Atenção que não estou a desvalorizar de modo algum a Critical Software. Quem nos dera a nós que 10% das empresas portuguesas tivessem o dinamismo e os níveis de inovação que a Critical tem.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Ingersoll Escreveu:
bluestrattos Escreveu:Uma das maiores empresas de Software do Mundo é de Coimbra: Critical Software
Uma das maiores do Mundo??? :shock: :shock: :shock:

Em quê??? Resultados líquidos? EBITDA? Número de colaboradores? Em todo o mundo deve haver algumas centenas de milhares de empresas de software maiores do que a Critical...
do Mundo concordo que foi abusar, mas tendo em conta que é uma empresa muito recente (acho que nem 10 anos ainda tem), é de Coimbra, é portuguesa, e já desenvolveu projectos em grandes áreas e perigosas (como é o caso de uns projectos que eles estão a desenvolver para a NASA/ESA)... não me importo de abusar mas só por ver uma cidade como Coimbra (que tem um Dolce Vita) ser referida em reuniões de projectos de grandes instituições, fico feliz e dou-me ao luxo de abusar e dizer que é uma das maiores do mundo (a costela coimbrã a falar mais alto) podem-me Imagem mas o que é nacional é bom :D

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Só porque é de Coimbra é das maiores do mundo? :shock: Estamos a falar de uma empresa que tem à volta de 100 pessoas e gera aproximadamente 3.5 milhões de euros por ano... até a empresa onde eu trabalho, que desenvolve jogos para telemóvel, é maior do que isso...

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

por vezes a minha costela Coimbrã possui-me por completo... :oops: mas não é das maiores do mundo mas por ser pequena e pelos projectos que têm conseguido perante outras empresas maiores, acho que prova que é uma grande empresa :roll:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Choque tecnológico é uma fantasia

O presidente do conselho de administração da Fucoli–Somepal SA atribui o mau momento do sector à globalização. Os produtos
chineses são um problema.

A concorrência é brutal, pois os chineses colocam os produtos em Portugal quase à borla”, garante Álvaro Pereira, que reconhece a capacidade da indústria chinesa no fabrico em série.

Por outro lado, o Estado “é mau pagador” e, em vez de diminuir as despesas, por exemplo, com ordenados, “corta no investimento”, o que acaba por se reflectir nos vários sectores de actividade.

O choque tecnológico que o primeiro–ministro José Sócrates tem em carteira, afirma o empresário, “é uma fantasia e uma ilusão”, pois Portugal precisa, acima de tudo, de “um grande investimento público que permita viabilizar as empresas”. “Encerram empresas todos os dias pelo que o estado de espírito é só um: vamos resistir até poder”, afirma.

Mesmo assim, a vida não pára e Álvaro Pereira anuncia o investimento de cinco milhões de euros no reforço da rede eléctrica de modo a permitir o funcionamento de um novo forno.

As questões ambientais, explica o empresário, complicam a actividade e a política de investimentos, já que, depois do ar puro e da água, as organizações ambientalistas, e não só, elegeram o ruído como “cavalo de batalha”. “A indústria não é possível sem barulho. Preferem, talvez, um silêncio de morte!”, sublinha.

Para o presidente do CA da Fucoli–Somepal SA está fora de hipótese a liberalização dos despedimentos numa altura “em que as empresas estão todas em crise”. “A liberalização poderia ocorrer quando a economia está forte, já que este momento não é o ideal sob pena de aumentarmos o esforço da segurança social”, afirma.

A qualidade - que a Fucoli–Somepal SA cumpre há sete anos - é essencial no frente–a–frente com os produtos estrangeiros, ainda que qualidade e preço andem de mãos dadas. E dá um exemplo: “Somos um país de marinheiros, mas o peixe que comemos vem do Brasil!”

Fonte: As Beiras
Penso que este artigo, com base em declarações do presidente da Fucoli, mostra porque é que Portugal está como está. A culpa é sempre dos estrangeiros e a única solução é receber dinheiro do Estado. Mas que é que eles estão à espera? Que se feche as fronteiras e que o seu lucro seja obtido apenas a partir de fundos do Estado? Se não conseguem competir com os produtos chineses em termos de preço, então procurem outra alternativa que os possa distinguir (qualidade, variedade, distribuição, etc). Agora ficar parado a trabalhar de uma maneira que estão plenamente conscientes que afunda a empresa, à espera que apareça o Estado para os salvar com o nosso dinheiro... que raio de mentalidade é essa?

E depois vem a pérola do artigo: “A indústria não é possível sem barulho. Preferem, talvez, um silêncio de morte!”. Ou seja, que se lixe a saúde das pessoas, que se lixem os regulamentos criados para bem da qualidade de vida, o que interessa é deixar o pessoal das indústrias fazer o que quer ou vão-se embora. Com esta mentalidade duvido que durem muito.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Deixem lá a empresa ser a maior do mundo do rapaz!
Se calhar ele trabalha lá :lol:

Não é a maior do mundo, mas penso que é a unica empresa em Portugal que tem projectos com a ESA, então será a maior nesse mundo, é uma questão de definição. Conheço uns tipos q la trabalham/trabalharam e sao porreiros
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

JulesS Escreveu:Deixem lá a empresa ser a maior do mundo do rapaz!
Se calhar ele trabalha lá :lol:
Ainda não acabei o curso :oops: depois logo se vê
JulesS Escreveu:Conheço uns tipos q la trabalham/trabalharam e sao porreiros

Também eu :wink:

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Pessoal, a critical é uma das maiores empresas de software do mundo sim senhor. Acontece que nao é uma empresa de software corrente, é sim uma empresa de software critico, daí o nome - critical.

Se forem à pagina web deles podem ler e informar-se, entre outros os gajos têm com clientes a ESA e a NASA.

Nao sei bem o significado de software critico, penso que significa "software que falha uma vez em cada ziliao de triliao de colhao..." (loooll) a serio, acho k é esse o significado mas por outras palavras ;).
O pessoal de informatica pode dar a definicao correcta.

Em relacao ao tema do tópico, e para nao me afastar muito da discussao...
Infelizmente a Critical é um caso isolado de sucesso, acho até que mantém as suas raizes em coimbra por uma questao de solideriedade e de patriotismo no bom sentido.
Como a critical, em portuga há tambem a chipidea, duas empresas de sucesso na area da tecnologia, empresas que devem o seu sucesso à visao estratégica e conhecimento da área dos mentores de projecto.
Se comecarmos a seguir estes exemplos podemos ir longe, eu quero acreditar que sim. E as empresas de alta tecnologia escolhem a sua localizacao segundo outros factores que nao os tradicionais. A ideia de Coimra ser um pequeno silicon valley soa bem :)
A ver vamos.
Eu já vi um pequeno silicon valley na europa, chamava-se IDEON! Vejam lá se descobrem onde é :) ...

Porpostas para nomes para o nosso "basófias valley"? eu ja dei a primeira :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

pedrotuga Escreveu:Pessoal, a critical é uma das maiores empresas de software do mundo sim senhor. Acontece que nao é uma empresa de software corrente, é sim uma empresa de software critico, daí o nome - critical.
Continuo a dizer que não é. A Critical é uma empresa com uma dimensão muito (mas mesmo muito) longe de estar nas maiores do mundo. No máximo, dou-lhe dimensão nacional. O facto de fazer software crítico não a torna única nem mais importante do que na realidade é. É verdade que é uma empresa de sucesso, é portuguesa e é de Coimbra, mas não podemos deixar isso cegar a nossa visão ao analisar a empresa.
Última edição por Pedro em terça-feira, 26 abril 2005 20:43, editado 1 vez no total.

Responder