Portugal dos Pequenitos, um bem de Coimbra ou de Portugal ?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O Serviço Educativo com animadores qualificados que desenvolvam actividades pedagógicas para as crianças aprenderem com o que veem. Património, conhecer o país e depois conhecer a Europa com a Europa dos Pequenitos. Haver um simulador tipo Ciência Viva dedicado ao tema, etc.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Passei hoje à frente do Portugal dos Pequenitos e reparei que os tocadores já têm cornetas. São esquistas, mas pelo menos já têm alguma coisa para tocar.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

tintomaduro
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: quinta-feira, 04 outubro 2007 23:58

Re: Portugal dos Pequenitos, um bem de Coimbra ou de Portuga

Mensagem por tintomaduro »

TrêsPês Escreveu: Segundo algumas estatisticas o Portugal dos Pequenitos é nada mais, nada menos que o espaço publico/privado turistico mais visitado em Portugal.:D
duvido muito dessas estatisticas,acredito muito mais em outras que afirmam que o lugar mais visitado em portugal é o parque das naçoes cerca de 1 milhão por mês,não me parece que o portugal dos pequenitos chegue nem a metade.

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Re: Portugal dos Pequenitos, um bem de Coimbra ou de Portuga

Mensagem por TrêsPês »

tintomaduro Escreveu:
TrêsPês Escreveu: Segundo algumas estatisticas o Portugal dos Pequenitos é nada mais, nada menos que o espaço publico/privado turistico mais visitado em Portugal.:D
duvido muito dessas estatisticas,acredito muito mais em outras que afirmam que o lugar mais visitado em portugal é o parque das naçoes cerca de 1 milhão por mês,não me parece que o portugal dos pequenitos chegue nem a metade.
Peço desculpa se fui pouco preciso. Refiro-me a uma informação fornecida por uma aluno da cadeira de "geografia urbana" do curso de geografia da UC: Portugal dos pequenitos é o espaço público nacional com pagamento de ingressos que maior número de visitantes tem.

Talvez assim seja mais convincente ;)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Por­tu­gal dos Peque­ni­tos rea­bre hoje ao públi­co

O Por­tu­gal dos Peque­ni­tos, o espa­ço mais visi­ta­do de Coim­bra, rea­bre hoje depois de um mês encer­ra­do para lim­pe­za e obras de manu­ten­ção.

Car­los Pás­coa, admi­nis­tra­dor exe­cu­ti­vo da Fun­da­ção Bis­saya Bar­re­to, expli­cou à agên­cia Lusa que, des­de há três anos, «o par­que fecha em Janei­ro, altu­ra de menor aflu­ên­cia de públi­co, para per­mi­tir uma lim­pe­za geral e rea­li­za­ção de peque­nas obras de res­tau­ro e manu­ten­ção».

O jar­dim temá­ti­co lúdi­co-pe­da­gó­gi­co do Por­tu­gal dos Peque­ni­tos, cri­a­do em 1940 pelo pro­fes­sor Bis­saya Bar­re­to essen­cial­men­te para as cri­an­ças, é um espa­ço onde se repro­du­zem, em tama­nho redu­zi­do, os monu­men­tos mais sig­ni­fi­ca­ti­vos de Por­tu­gal.

«O Por­tu­gal dos Peque­ni­tos con­ti­nua a ser o local mais visi­ta­do de Coim­bra e do país qua­se 70 anos depois de ter sido cri­a­do, o que é pro­va do génio visi­o­ná­rio de Bis­saya Bar­re­to», con­gra­tu­la-se Car­los Pás­coa.

Sali­en­tan­do que o par­que te­má­ti­co é «cada vez mais visi­ta­do por turis­tas estran­gei­ros e famí­lias», o res­pon­sá­vel não dei­xa de subli­nhar que, «70 anos depois de ser cri­a­do, con­ti­nua a ser visi­ta­do anual­men­te por cen­te­nas de milhar de pes­so­as».

O Por­tu­gal dos Peque­ni­tos con­ti­nua a ser mai­o­ri­ta­ria­men­te fre­quen­ta­do pelos mais novos «ape­sar de hoje as cri­an­ças se­rem leva­das para outros diver­ti­men­tos», refe­re Car­los Pás­coa, que sali­en­ta o fac­to do espa­ço sedu­zir tam­bém «outras fai­xas etá­ri­as».

O 70.o ani­ver­sá­rio do par­que lúdi­co-peda­gó­gi­co será assi­na­la­do em 2010 com «um con­jun­to de alte­ra­ções e de melho­ria a intro­du­zir ain­da este ano, para que come­mo­rar a efe­mé­ri­de com a dig­ni­da­de que a obra e o seu men­tor mere­cem».

Fonte: Diário de Coimbra
Fica a notícia que reabriu, para quem estiver interessado em visitá-lo.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

É pena que tenha reaberto precisamente quando andam a fazer obras mesmo à porta. Já agora podiam ter esperado que elas acabassem... :D

Avatar do Utilizador
lilianazevedo
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 86
Registado: domingo, 04 janeiro 2009 2:33
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Portugal dos Pequenitos, um bem de Coimbra ou de Portuga

Mensagem por lilianazevedo »

Concordo inteiramente contigo. O ano passado necessitei de fazer um trabalho e liguei para lá a pedir o numenro de vistias pagas... segundo informações da instituição, de janeiro a Setembro, haviam entrado no recinto quase 900 mil pessoas. Contabilizando isso dá uma batelada de dinheiro.
Talvez por haver tanto lucro, e por esta ser uma instituição privada, a mesma não deve achar que será importante divulgar o espaço.
De facto é lamentavel que o portugal dos pequenitos tenha perdido alguns dos eventos e exposição que ali ocorriam. com relativa frequencia.
Talvez um dia ma alma inteligente naquela instutição apareça para criar alternativas e melhorar este espaço.


TrêsPês Escreveu:Eu não gostaria de chamar vergonha mas um reparo gostaria de deixar...
Segundo algumas estatisticas o Portugal dos Pequenitos é nada mais, nada menos que o espaço publico/privado turistico mais visitado em Portugal. E vendo bem as coisas quase todos os que nasceram neste paísl o visitaram pelo menos uma vez na vida.
O que eu não entendo é que nos dias de hoje fazendo uma busca na net sobre o parque temático a página é no minimo miseravel, ainda por cima dentro de um site geral da fundação B Barreto. Será que a Eurodisney ou a MINIEUROPE tb têm o site assim para cativar visitantes???? Andamos a brincar com o exlibris da cidade???

E tb porque não, quem sabe, arranjar mais espaço para o local, se não for ali que seja noutro sitio, quem sabe mandar fazer novos edificios, criar mais interaccao, criar mais interesse para os adultos, etc. Pq é que todos os que se dirigem a Bruxelas tem q passar pela Mini Europe, miudos e graudos, enquanto q aqui este magnifico trabalho passa ao lado de quem vem a Lisboa ou a Portugal.
Os turistas que o não conhecem passam ao lado antes de irem para outros pontos do país, os que o conhecem andam à nora pela cidade para encontrar o espaço.
Já se falou na Europa dos Pequenitos será que não se poderia interligar ou continuaremos apenas a olhar para o passado??

Já agora que é feito das cornetas do tocadores da entrada do parque??? Parece q evaporaram :D
lilaz

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Aqui está o website do Portugal dos Pequenitos!
http://www.portugaldospequenitos.pt/
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Segundo me disseram, o preço do bilhete está em 7,5 Euros! Serei só eu a achar isto ou o preço do bilhete está exageradamente elevado?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

banjix Escreveu:Segundo me disseram, o preço do bilhete está em 7,5 Euros! Serei só eu a achar isto ou o preço do bilhete está exageradamente elevado?
O preço é 4€ p/ crianças e 3ª idade, 7,5€ p/ adultos. Também acho que está caro, nomeadamente p/ os adultos.

O que é certo é que um gajo quando leva lá os putos tb tem de entrar, n os pode deixar ir sozinhos, na minha opinião os adultos deveriam pagar menos, não mais...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

banjix Escreveu:Segundo me disseram, o preço do bilhete está em 7,5 Euros! Serei só eu a achar isto ou o preço do bilhete está exageradamente elevado?
Agora são 7,5€ pois estamos na época baixa, mas na época alta são 9.5€ para adultos. Também acho que os preços são demasiado altos.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Roubalheira!!

Avatar do Utilizador
rusty
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 65
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 12:49

Mensagem por rusty »

Em bruxelas, a Europa dos pequenitos é junto ao Atomium e fora da cidade de bruxelas embora perfeitamente acessível pelo metro de superficie. Os preços aqui são de 7€ por pessoa (adultos) e é muito maior do que o Portugal dos pequenitos. Não compreendo de forma alguma a razão do preço dos ingressos ser tão caro em Portugal.

Será que é só porque um é de Portugal e o outro da Europa (o parque)?

Mas se não estou em erro em Braga também havia a Europa dos pequenitos...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Que caro... ainda por cima quando a FBB tem tanto dinheiro... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

rusty Escreveu:Mas se não estou em erro em Braga também havia a Europa dos pequenitos...
Em Braga era a Bracalândia, nada a ver.. queriam era fazer a Europa dos Pequenitos em Aveiro, mas não passou de uma ambição..

Responder