Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pelo que um elemento da PM disse anteriormente, receberam ordens para o fazer. Considerando que tinham ordens superiores, não me parece que tivessem muita escolha. Recomendo um pouco mais de calma nas palavras...

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu:Pelo que um elemento da PM disse anteriormente, receberam ordens para o fazer. Considerando que tinham ordens superiores, não me parece que tivessem muita escolha. Recomendo um pouco mais de calma nas palavras...
Seja como for, ao que parece os problemas são internos, se são internos deviam ser resolvidos lá dentro, escusavam de fazer este circo todo. Já têm a credibilidade que têm... com isto, ainda perdem a pouca que lhes resta...

Avatar do Utilizador
Xaqueto
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:22
Localização: Coimbra

Duffy

Mensagem por Xaqueto »

Parece que tens uma certa animosidade para com os PM. Não sei se é por alguma vez teres sido autuado pela nossa força, mas bem não se pode agradar a gregos e a troianos .
:?
Em relação ao trabalho, posso assegurar que a maior parte do pessoal que trabalha nesta Casa, veio das mais distintas carreiras profissionais. Infelizmente o trabalho que temos, para além, de ser honesto é muito ingrato, pois somos a "Cara" da Camara lidamos com pessoas e não numeros. Ponham-se no nosso lugar ter que chegar ao pé de uma pessoa e dizer-lhe " olhem você esta autuado porque..." é mesmo muito agradavel ter que fazer este papel.

Como decerto, tu deves ter o teu patrão, imagina que no teu trabalho ao estares a fazer uma determinada tarefa vem o teu patrão e te diz " olha o que tu estas a fazer não é assim eu quero que tu faças à minha maneira", por mais que tu alertes, que reclames provando que da maneira que ele te esta a dizer vai haver problemas e mesmo assim ele teima na deleo que é que tu fazes? Recusas correndo o risco de vires para a rua, pior ser-te aberto algum procedimento disciplinar, fazer-te assédio psicológico, ser-se chamado de todos os nomes possiveis.Dize-me o que é que TU farias?

Falar do lado de fora é facil. Dificil é teres um dirigente que não consegue assumir aquilo que diz em privado perante a comunidade, quando é chamado aos locais para esclarecer os municipes encontra-se indisponivel, escondendo-se atras de um inusitado autoritarismo de que as ordens foram dadas, de que se nós quisermos podemos sempre pedir a anulação das autuações, indo contra tudo o que aprendemos no Curso ministrado no CEFA.
A ingorancia ou a estupidez, que tu fazes tanto alarido, não é mais do que seguir ordens emandadas por um orgão. Aconselhava a que lesses o Código do Procedimento Administrativo e a Constituição da República Portuguesa na qual, entre outras, refere que todos os orgãos de policia, administrativos ou não, deve obediência aos seus superiores hierarquicos concordando ou não, somos sempre obrigados a cumprir aas ordens, excepto aquelas a que conduzem ao crime.
Para todos os efeitos o que se fez no dia 28 de Maio, aos olhos do orgão maximo foi muito bem feito, o problema foi o reporte da RTP e o Sr. vereador terem aparecido naquele preciso momento. Se nada disso tivesse acontecido este teria dito que tinha sido dado o exemplo estrondoso aos municipes e que os agentes que se tinham recusado a cumprir as suas determinações iriam ser alvos de ........... deixo a tua imaginação.

Não é facil a profissão que exerço vemos de tudo, "aturamos" todo o tipo de pessoas, fazemos o papel da antiguidade o de "Cobradores de Impostos", servimos de "arma" de arremesso para os politicos e municipes, e o mais caricato é que somos uma "especie" de Guardas Pretorianos para o Dirigente do Serviço e somos usados para o que der mais jeito.
Bona est lex si quis ea legitime utatur

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pelo que escreve até parece ser uma pessoa coerente e que se calhar até exerce a profissão com gosto... o problema é que tem colegas, que talvez por mania, ou talvez por essa pressão que existe no interior da PM, ultrapassam certos limites e fazem com que as pessoas vos vejam como umas máquinas de caça à multa.
Nunca fui multado, mas já me xatearam uma vez no estacionamento junto à segurança social, como deve saber ali paga-se, e eu estava com a minha mãe que foi apenas entregar um papel, eu fiquei no carro porque eram só 5 minutos, como estavam bastantes lugares livres, estacionei normalmente e naturalmente que não tirei ticket, logo apareceram uns colegas seus caidos não sei de onde... e ou eu tirava ticket ou então teriam que me multar, nem sequer puseram a hipotese de eu tirar o carro :lol: mas eu tirei o carro e parei em segunda fila... voltaram à carga... resumindo... tive que ir dar uma volta ao estacionamento a 20km/h a perturbar algumas pessoas que iam a sair do estacionamento, cheguei junto à segurança social e a minha mãe já estava à minha espera, ou seja, provavelmente nem os 5 minutos demorou....
Assim como também já vi situações completamente hilariantes, uma vez junto às matemáticas, rebocaram um carro que até estava bem estacionado e deixaram o que estava a perturbar o trânsito :lol:

Pelo que sei esse novo comandante ou superior, não sei como lhe chamam, é novo, e a fama já vem de outros tempos, portanto o problema não será apenas dos superiores.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

duffy Escreveu:Nunca fui multado, mas já me xatearam uma vez no estacionamento junto à segurança social
Esse local deve ser mítico para a PM, também já tive um pequeno percalço nesse mesmo local.. nada de especial, foi um dia logo cedo, umas 8h, parei o carro num dos lugares perto da rodoviária, saì e tranquei o carro.. o parquímetro mais perto é debaixo do viaduto ou junto ao edificio com a galeria comercial.. o tempo que demorei a tirar o ticket de estacionamento foi o suficiente para me começarem a passar uma multa.. :shock:

quando voltei ao carro com o ticket na mão o guarda ainda teve a infeliz atitude de duvidar da minha palavra em como só tinha acabado de chegar (epah, se fosse às 11h agora às 8h da manhã)

mas enfim.. tudo se resolveu.. e ninguém se chateou..

pmc-s
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quinta-feira, 04 junho 2009 23:56

Mensagem por pmc-s »

Diz Xaquero "Infelizmente o trabalho que temos, para além, de ser honesto é muito ingrato, pois somos a "Cara" da Camara lidamos com pessoas e não numeros. Ponham-se no nosso lugar ter que chegar ao pé de uma pessoa e dizer-lhe " olhem você esta autuado porque..." é mesmo muito agradavel ter que fazer este papel. "

Oh colega queixas-te da profissão que tens, é díficil, é ingrata, é isto é aquilo, o que mais vejo é queixares te... tens uma solução basa de lá para fora, profissionais como tu, longe. Ninguém te obrigou a seguir essa profissão, todas as profissões têm os pós e contras a tua obrigação num cargo desse tipo é mesmo essa se não gostas de ser desagradavel para as pessoas, se queres é entregar flores às mesmas vai para florista.

Vejo-te a ti e a mais um ou dois utilizadores que devem ser colegas teus a criticarem tanto o TRABALHO, primeiro calem-se de falar do Comandante António Leão pois para menos conhecedores basta fazer uma pesquisa sobre a PMC para verem o quanto a mesma está envolta de problemas faz tempo ainda este Comandante nem sequer imaginaria a proposta de trabalho que lhe iria ser endereçada.

Segundo tanta coisa contra o Comandante só pq este exige o máximo de esforço, profissionalismo, responsabilidade e trabalho de voçês. Mas desculpa voçês não são pagos para isso? ou achas que seriam pagos só para vestir uma fardinha e depois andarem a passar modelo. Muita boa gente está aí desempregada e cheia de vontade de trabalhar e no entanto essas não recebem tusto ao fim do mês nem têm farda para passear.

Terceiro este Comandante não caiu aí de pára quedas, para os menos conhecedores este Senhor nem de Coimbra é, foram no buscar endereçando lhe o convite de modo a que o mesmo reestrutura-se uma PMC a cair em descredibilidade e irresponsabilidade. E porquê este Senhor? Simplestemente porque tem um CV invejável que vai desde a desenhador de arquitectura, curso de língua alemã, curso de língua Russa, licenciado em filosofia a Jurista com a melhor nota obtida na ordem de advogados. Este Senhor tem mais de 30 anos de carreira profissional, toda ela isenta de mau desempenho. E vê-se agora uns quantos de meros agentes PMC que tiram um curso de policia que se equipara a um curso profissional do ensino educacional português fazerem birra pq a chupeta acabou e vêem se na obrigação de desempenhar o papel para o qual são pagos.

Quarto, para os menos conhecedores a PMC entre todas as outras PM's de vários concelhos é tida como medíocre, tida como a mais fraca corporação de todas, tida como composta por agentes com um grau dos mais baixos, porque será? O Comandante que tanto falam só chegou faz uns meses, mas a incompetência da PMC já lá estava. É duro trabalhar sério, não é?

Quinto, tal como já li utilizadores dizerem tb começo a concordar a PMC deveria era deixar de existir, dinheiros públicos poderiam tomar rumos mais importantes, os agentes da PMC poderiam ficar sentadinhos no sofá de casa a recordar os tempos em que vestiram uma fardinha bonita e o Comandante que uma mão cheia de PMC criticam seguiria a sua excelente carreira num outro posto bem mais engrandecedor.

Sexto, o que gostaria eu era de ter o vosso trabalho... queixarem-se tanto mas terem tempo para andar por forúns a fazer choradinhos de quem "trabalha" mas que não sabe o que é isso.

Coitado do nosso Portugal, onde chegará ele com profissionais deste timbre que criticam a exigência de trabalho. E o pior é que não é só nesta área. TRABALHEM MAIS E FALEM MENOS.

Avatar do Utilizador
Big_Little
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
Localização: Portugal

Mensagem por Big_Little »

Não resisti a comentar...

Este forum anda mesmo muito concorrido. Agentes da polícia municipal e quem sabe (a avaliar por este último post) o próprio Comandante.

Gosto de ler todas as opiniões sobre o que se passa... mas lavar roupa suja é que não!
Olhar em frente, porque atrás vem gente

costao
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 92
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 12:32
Localização: Coimbra

Mensagem por costao »

Já agora tb quero opinar, mas com factos. É um trabalho vergonhoso, o que os senhores PM fazem, não as pessoas em si, mas o trabalho. Na rua Pêro Vaz de Caminha, antiga Pedro Alvares Cabral, está um carro, certamente à mais de 2 anos, com autocolantes daqueles amarelos (que já estão brencos) da policia municipal a dizer q tem 15 dias pa remover o veiculo, à +-2 anos. Já enviei emails para a PM, já lá foi a psp multar e o carro continua lá, todo partido, sujo, e a roubar estacionamento. Será que essa rua fica fora da jurisdição? será que eles não visitam essa zona, pk fica fora de mão da sede e os combustiveis estão caros? Fica a pergunta no ar.

pmc-s
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quinta-feira, 04 junho 2009 23:56

Mensagem por pmc-s »

Big_Little achas mesmo que é o comandante a responder lol voçês fazem cada filme... nem tenho problemas de dizer quem sou, sou um PM de um outro concelho que tirou o curso para PM em Coimbra faz anos, ainda a PMC nem existia e tal como deve acontecer com os agentes da PMC, nós temos conhecimento de todo desempenho da corporação das PM's por Portugal e não haja dúvidas que os de Coimbra já há muito que estão envoltos em histórias por nós sabidas e que apenas descredibilizam esta instituição que representamos.
Reparem voçês e pensem um bocadinho que eles chegam ao cumulo de virem para forúns etc fazer queixinhas tristes agindo como crianças e não como adultos que desempenham um trabalho digno que tem como principal objectivo prezar pela boa cidadania e com muita responsabilidade.

Avatar do Utilizador
Big_Little
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
Localização: Portugal

Mensagem por Big_Little »

Caríssimo pmc-s

Eu não disse que É o Comandante da PMC a responder, disse que PODERIA ser, a avaliar pelo post com a descrição do currículo do Sr. Comandante com tanto pormenor (gostei da "...melhor nota obtida na ordem dos advogados.")

Btw a PMC nunca me importunou, porque parece que na rua onde morava não devia ser pertencer à cidade de Coimbra, porque era o dia todo carros estacionado em cima de passeios e passadeiras de tal modo que tinha quando ia na rua várias vezes tive ir para a via de circulação e várias vezes carros passaram por mim mesmo à tangente. Nunca vi la um senhor PM a autuar alguém... nem multas nos para-brisas dos carrinhos.
Olhar em frente, porque atrás vem gente

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

Outro sitio onde estão quase sempre carros a infringir é na Guerra Junqueiro, passo por lá todos os dias de manhã e há sempre uns quantos carros e carrinhas espalhados pela rua do lado esquerdo em cima do passeio o que leva os peões a terem de vir para a estrada (que por sí já n é mto larga)...

catiee
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quarta-feira, 11 junho 2008 22:40

olá Caríssimo pmc-s

Mensagem por catiee »

Só vou fazer um comentário muito breve. Não sei a que PM pertences, desconfio, mas uma coisa te digo, coitados dos teus colegas. És mesmo bom a defender uma classe. Eu tinha vergonha!!!

Avatar do Utilizador
Xaqueto
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:22
Localização: Coimbra

Pmc-s

Mensagem por Xaqueto »

Não me queixo, Somente estava a explicar aos leitores deste blog o sentimento que todos nos temos, é algo que a raça humana tem, da profissão que tenho e tenho orgulho em representar a classe dos Pm.

Resposta ponto por ponto, desmitstificando de uma vez por todas o Comandante.

Para ter entrado nesta profissão, fomos sujeitos a uma bateria de exames entre eles foram avaliadas as nossas aptidões psicologicas para exercer este cargo, muitos colegas conseguiram entrar sem conhecer sejam quem for na Câmara, entraram por mérito. Vinham de TRABALHOS bastante mais exigentes, quer a nivel profissional quer a nivel pessoal.

Os problemas da PMC começaram quando o 1º Comandante decidiu criar um "pequeno" Feudo, tentando agradar ao Chefe Maximo do Serviço, recorrendo a praticas menos Legais para assim cair nas Boas Graças do Chefe MAximo, para lhe ser renovado o contrato por mais alguns anos. Sabem é que o salario pago pela Câmara era "UM" bocadinho melhor que na PSP, fora outras regalias. Estando tudo já mais do que esclarecido junto das autoridades competentes.

Em relação ao máximo de esforço, profissionalismo, responsabilidade e trabalho de que te referes desconheço o que estas a falar, pois esse sempre existiu. Houve muitos sacrificios que todos os PMC efectuaram durante o ANO TRANSACTO, sem nunca ter havido qualquer tipo de reclamação de nossa parte. Dezenas de almoços perdidos, jantares muitas horas dadas à Casa sem nunca serem pedidas, muitos reboques foram feitos, pelos motoristas, em dias de folga destes, a qualquer hora do dia ou da noite, sempre soubemos actuar em todas as ocasiões sabendo qual era o lugar de cada um mesmo não havendo ordens explicitas e nem havendo chefias presentes para assegurar o serviço. NUNCA foi preciso dar uma ordem de serviço para a rua que não fossem cumpridas por nós, NUNCA nos recusamos a fazer fosse o que fosse.

Com toda a razão este Comandante não caiu de para-quedas neste serviço, houve uma abertura de concurso ao qual este concorreu e foi selecionado para chefiar uma divisão da PM. Começou as suas funções no dia 1 de Janeiro de 2009 na Divisão de Gestão Operacional e Fiscalização da PM, posteriormente acendeu a Comandante Interino deste serviço. Subiu a este cargo ao fim de vinte e poucos dias, tendo sido preterido uma chefe de divisão que se encontra desde a criação da PMC, percebam o que quiserem.
Naõ foi contratado para PROCEDER a uma restruturação da PMC.

A maior parte do efectivo da PM, tem, ou esta em vias de acabar, cursos e licenciaturas, sabem falar e escrever mais do que uma lingua, excluindo a lingua materna. Acabaram o "tal curso profissional do ensino educacional português" acima dos 16 valores.
Nós não sabemos como é que correu o seu desempenho no Municipio em que estava inserido, tal e qual como ele não sabe o nosso desempenho no ano transato.
Era de muito mau tom chegar a uma casa que não conhece e ficar um mês no seu gabinete sem se dar a conhecer aos agentes. Suponho que estava a ler os dossies de cada um de nós, penso eu.
Mas como tudo na vida a verdade virá ao de cima. Adiante:?
Sendo licenciado em Jurista é um bocado estranho, haver ordens que vão contra a lei, como por exemplo: Bloquear e remover viaturas estacionadas em infracção ao sinal C15 do RST, ora sabendo que o sinal proíbe somente o estacionamento e que o artigo 164 do Código da Estrada, que preve as viaturas que poderão ser removidas, não preve que estas seja removidas deste sinal, é um pouco estranho insistir na sua remoção, apesar de ter sido avisado que tal não era permitido. Outro caso quem estaciona em rotundas, apesar de estar mal, o Código preve somente a sua autuação, contudo o Comandante insiste em manda-las remover ou mesmo bloquea-las. A quem interessar leiam o Artigo 163 e 164 do Código e se conseguirem encontrar a alínea que permita remover em rotundas digam-me. Para licenciado em leis é um pouco estranho cometer erros que podem trazer resunltados catastroficos para o municipio.
É no minimo estranho, ignorar o Artigo 7 do Código, que refere a Hierarquia entre as prescrições, ou reduzir o Código num unico artigo o 3. Quem sabe aplicar uma autuação mais elevada a um carro só porque o reboque não podia com ele. Poderia CONTINUAR a enumerar mais mas não quero ferir a imagem da INSTITUIÇÃO e do SEU chefe maximo, o topo. Sempre trabalhamos a serio.

O quarto ponto não vou comentar pois ataca não só a instituição mas como os seus elementos.

Se aprecias as qualidades do nosso Superior vem então trabalhar com ele e avalia por ti mesmo.

Não estamos a agir como CRIANÇAS nem a fazer QUEIXINHAS simplesmente estava a clarificar alguns leitores deste presado forum sobre algumas questões pertinentes, sobre situações que causa alguma estranheza e que têem vindo a deixar uma imagem menos boa desta instituição.

Peço desculpa a todos os leitores, pelo suposto "lavar de roupa suja". Nunca foi essa a minha intenção simplesmente gostaria que os cidadãos tivessem uma melhor opinião sobre a PM dado que todos se esforção por prestar um bom serviço ao Municipio de COIMBRA, respeitando todos os cidadãos e os seus direitos.
Bona est lex si quis ea legitime utatur

pmc-s
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quinta-feira, 04 junho 2009 23:56

Mensagem por pmc-s »

Xaqueto, digo e repito Portugal com trabalhores como vós vai longe vai... Em todos esses casos que falas, falas como mau profissional... se és contratado para uma função é porque sabes desempenhar essa função escusado será dizer que não irá andar um superior de carro em carro ao teu lado para te dizer se tá bem ou mal, tu próprio já que sabes assim tanto de leis o farás correctamente.

Sem falar que os cidadãos, basta terem um bocadinho de cabeça para perceberem ao cúmulo que voçês chegaram de não querer desempenhar bem o vosso trabalho, pois tudo começou com o Comandante a ir ao serviço e averiguar que 4 agentes já no serviço fazia perto de 3h continuavam sentadinhos nas suas cadeiras confortaveis em frente ao computador, quando que ao ver essa situação deu o exemplo de que uma Praça ali perto estaria num caos. Ora depois esses agentes fazem uma confusão a rebocar automoveis etc etc mas vamos cá ver, se os agentes tivessem entrado ao serviço e ido logo fazer ronda não teriam cumprido bem o seu trabalho?? Pois umas vez lá 2h mais cedo que fosse já fariam prevenção e nenhum carro teria estacionado mal. Se um comandante nos quer a cumprir horários, rondas, turnos etc é certamente não para se andar à caça da multa mas para prevenir pois se os agentes se encontrarem nos locais antes mesmo das pessoas estacionarem essas só cometeram o erro se realmente o quiserem cometer.

Sois uma vergonha... e mais não venhas com essa das licenciaturas, das médias de 16 etc etc pq eu sou mesmo um PM e bem sei o que sou e como sou, aliás e já sou mais graduado que os PMC pois voçês são de todas as corporações os que tão mais em baixo, e dou-me por contente por ter conseguido entrar nesta corporação pois apesar de não se ganhar um ordenado elevado, é um ordenado certo, com possibilidade de aumento e no qual se desempenha uma função que impôe muita responsabilidade. Mas caso não tivesse essa sorte, bem que estaria numa situação dificil como a maioria senao mesmo todos que bem sabes não temos habilitações literárias por aí além.

Caso não saibas há muitas pessoas a passar fome neste País, tu que recebes faz ao menos por mereceres esse teu ordenado. Não é a ficar sentadinho dentro do posto, não é a querer folgar o mais que possível etc etc que se mostra trabalho e se honra o mesmo.
Os cidadãos de Coimbra merecem melhor.

Avatar do Utilizador
ducreux
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15 fevereiro 2009 14:38

Mensagem por ducreux »

Como cidadão de Coimbra penso que mereço melhor do que um policia que faz juizos de valor a partir de dois ou três comentários nas internetes, que se orgulha do emprego que tem pela responsabilidade que lhe confere e que se considere acima de um colega por ter maior grau académico (apesar de escrever "vocês" com cedilha loles).

Espero que trabalhes fora deste distrito.

Responder