Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Então e digam-me em que se pode basear o policia para multar um peão?

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

userN Escreveu:Então e digam-me em que se pode basear o policia para multar um peão?

Pode basear-se nisto:




Decreto-Lei nº 265-A/2001 de 28-09-2001

CÓDIGO DA ESTRADA

TÍTULO III - Do trânsito de peões

----------

Artigo 101.º - Atravessamento da faixa de rodagem


1 — Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respectiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
2 — O atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.
3 — Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da via.
4 — Os peões não devem parar na faixa de rodagem ou utilizar os passeios de modo a prejudicar ou perturbar o trânsito.
5 — Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 10 a € 50.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Ai é? Eu não sabia, não fazia a minima ideia, nem ler sei :P

Então e diz-me porque é que o peão tem de conhecer o código da estrada?

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Porque é ensinado na escola como transitar em via pública.. atravessar nas passadeiras, andar no passeio, etc, etc.....

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Obviamente que a minha pergunta é uma espécie de brincadeira... :D

Mas tem por onde se lhe pegue esta questão, isso tem por N factores.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

O desconhecimento da lei não é desculpa para o seu não cumprimento, neste caso e em todos os outros.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Ruizito Escreveu:O desconhecimento da lei não é desculpa para o seu não cumprimento, neste caso e em todos os outros.
Do desconhecimento da lei não aproveita ninguém :D

Mas, mas, mas...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

userN Escreveu:
Ruizito Escreveu:O desconhecimento da lei não é desculpa para o seu não cumprimento, neste caso e em todos os outros.
Do desconhecimento da lei não aproveita ninguém :D

Mas, mas, mas...
Até diria mais: do desconhecimento da lei não aproveita ninguém, mas do conhecimento profundo da mesma, há muita gente a aproveitar-se...

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

Ruizito Escreveu:do desconhecimento da lei não aproveita ninguém, mas do conhecimento profundo da mesma, há muita gente a aproveitar-se...
Acho que ninguém duvida disso...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

lude Escreveu:
banjix Escreveu:Se eu me deparar com um carro no meio do passeio, podes ter a certeza que não facilito a passagem. Se aparecer um risco no carro... azar...
Riscar carros é um acto de puro vandalismo e nada mais. É claro que se fores visto estás sujeito a ter azar...

Pela tua lógica de "vigilante", devo assumir que quando vês um peão a atravessar a estrada fora da
passadeira, tentas atropelá-lo porque ele está a cometer uma infracção :lol:
Oh lude, desculpa que te diga, mas este teu comentário não tem ponta por onde se pegue!!! NUNCA disse que riscava os carros deliberadamente. Apenas disse, e volto a repetir, que não terei cuidado com os carros estacionados nos passeios quando tentar passar com um carro de bebés ou com uma cadeira de rodas. Não vou ter cuidados com os condutores que também não tiveram cuidado com os peões.

Ah, e já agora... Não interpretem as coisas que vocês queriam que dissesse. Limitem-se a interpretar aquilo que eu EFECTIVAMENTE escrevi. Não disse que vandalizava os carros só porque sim. Mas entre poder ser atropelado ou riscar um carro quando tento circular no passeio, eu opto por tentar passar no passeio, mesmo riscando um carro aí estacionado INDEVIDAMENTE.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

micromys Escreveu:
lude Escreveu:
banjix Escreveu:Se eu me deparar com um carro no meio do passeio, podes ter a certeza que não facilito a passagem. Se aparecer um risco no carro... azar...
Riscar carros é um acto de puro vandalismo e nada mais. É claro que se fores visto estás sujeito a ter azar...

Pela tua lógica de "vigilante", devo assumir que quando vês um peão a atravessar a estrada fora da
passadeira, tentas atropelá-lo porque ele está a cometer uma infracção :lol:
Pelo que entendi do que li no post do banjix ele não risca o carro se o vir no passeio. Desloca-se pelo passeio, vê um carro a estorvar, não vai dar a volta pelo meio da estrada só para não perturbar o estacionamento. Passa pelo passeio... se um botão das calças ou do casaco roçarem pelo carro... azar. É assim que interpreto. Pessoalmente acho que ninguém deve ser obrigado a passar pela estrada só porque alguém se lembra de estacionar no meio do passeio. Se um invisual a dar uma pancada no carro com a bengala também risca. Será vandalismo?
micromys, ainda bem que me entendes. Concordo plenamente contigo nesse exemplo que deste dos invisuais.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

pasa
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 91
Registado: terça-feira, 30 setembro 2008 11:40

Mensagem por pasa »

banjix Escreveu:
micromys Escreveu:
lude Escreveu:
banjix Escreveu:Se eu me deparar com um carro no meio do passeio, podes ter a certeza que não facilito a passagem. Se aparecer um risco no carro... azar...
Riscar carros é um acto de puro vandalismo e nada mais. É claro que se fores visto estás sujeito a ter azar...

Pela tua lógica de "vigilante", devo assumir que quando vês um peão a atravessar a estrada fora da
passadeira, tentas atropelá-lo porque ele está a cometer uma infracção :lol:
Pelo que entendi do que li no post do banjix ele não risca o carro se o vir no passeio. Desloca-se pelo passeio, vê um carro a estorvar, não vai dar a volta pelo meio da estrada só para não perturbar o estacionamento. Passa pelo passeio... se um botão das calças ou do casaco roçarem pelo carro... azar. É assim que interpreto. Pessoalmente acho que ninguém deve ser obrigado a passar pela estrada só porque alguém se lembra de estacionar no meio do passeio. Se um invisual a dar uma pancada no carro com a bengala também risca. Será vandalismo?
micromys, ainda bem que me entendes. Concordo plenamente contigo nesse exemplo que deste dos invisuais.

O problema não é que os invisuais possam riscar o carro !
Os automóveis aqui estacionados impedem a circulação dos invisuais (U e de todos os peões) obrigando-os a passar pela estrada.

Mas se calhar algum automobilista destes ainda fica chateado por o invisual lhe bater com a bemgala no carro... Atrasados mentais, é o que são estes automobilistas.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

pasa Escreveu:Mas se calhar algum automobilista destes ainda fica chateado por o invisual lhe bater com a bemgala no carro... Atrasados mentais, é o que são estes automobilistas.
Não vi nenhum automobilista a dizer que ficava chateado se acontecesse uma coisa dessas. Mas que mereciam uma multa, lá isso mereciam!

pasa
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 91
Registado: terça-feira, 30 setembro 2008 11:40

Mensagem por pasa »

banjix Escreveu:
userN Escreveu:
banjix Escreveu:Acho um piadão ao userN. Está tão preocupado que um simples autocolante estraga a propriedade... E os carros estacionados nos passeios não estragam nada? Nisto tudo só digo uma coisa: Haja CIVISMOS por parte de todos, que é coisa que não há.
Enquanto vivermos num estado em que a propriedade privada existe vais ter de engolir o meu ponto de vista.
Posso engolir o teu ponto de vista, mas também tens de engolir o meu: Se eu me deparar com um carro no meio do passeio, podes ter a certeza que não facilito a passagem. Se aparecer um risco no carro... azar... O autocolante faria menos estrago que um carrinho de bébé ou uma cadeira de rodas a tentar andar no passeio, mas tudo bem...


Só quando virem que têm o carro riscado ou com o mossa provocado por um carrinho ou uma cadeira de rodas é que aprendem.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

pasa Escreveu:
banjix Escreveu:
userN Escreveu:
banjix Escreveu:Acho um piadão ao userN. Está tão preocupado que um simples autocolante estraga a propriedade... E os carros estacionados nos passeios não estragam nada? Nisto tudo só digo uma coisa: Haja CIVISMOS por parte de todos, que é coisa que não há.
Enquanto vivermos num estado em que a propriedade privada existe vais ter de engolir o meu ponto de vista.
Posso engolir o teu ponto de vista, mas também tens de engolir o meu: Se eu me deparar com um carro no meio do passeio, podes ter a certeza que não facilito a passagem. Se aparecer um risco no carro... azar... O autocolante faria menos estrago que um carrinho de bébé ou uma cadeira de rodas a tentar andar no passeio, mas tudo bem...


Só quando virem que têm o carro riscado ou com o mossa provocado por um carrinho ou uma cadeira de rodas é que aprendem.
Eu sou daqueles que se visse isso, e se fosse o meu carro... voava carrinho e a pessoa :lol:

Responder