Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
T3.coimbra
Regular
Regular
Mensagens: 120
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

Eu estou com a PM
Que multem quem deve ser multado.

Já agora, nos dias de futebol, especialmente com os grandes, parece-me que os PM desaparecem. Aquilo em 2 horas conseguiam facturar o orçamento de um ano, só em multas de carros mal estacionados na zona da Solum

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

Concordo com a afirmação que as leis são para cumprir. Mas o que a Polícia Municipal de Coimbra (PMC) faz não é isso! Quem já sofreu na pele a actuação por vezes sem sentido desses senhores e senhoras é que sabe bem do que se fala. Basta fazer por um tempo se possível o exercício de observar um pouco o seu procedimento, basta tentar falar até um pouco com eles/elas. Nos meus casos com a PMC, que me fizerem conhecer muitos Polícias Municipais diferentes, cheguei a várias conclusões: não sabem responder às nossas dúvidas, nem estão abertos ao diálogo, simplesmente caçam multas, repito: caçam! Não se preocupando pelo bem do cidadão, mas sim meramente da multa por multa, ou coima, como pelos vistos é mais correcto de se dizer. Todos não serão, obviamente (estaríamos mal se assim fosse), mas muitos dos polícias Municipais desta cidade são: incompetentes, arrogantes e até mal educados. Respeito pelo cidadão é coisa que não sabem o que é.
Repito que falo pela minha experiência própria. Mas a verdade é que pelos vistos os casos semelhantes são muitos! Demasiados infelizmente.
há uma certa vontade de denegrir a imagem da polica municipal de Coimbra
Não se trata de denegrir a imagem da Polícia Municipal de Coimbra, no meu caso, e de muitos outros, e até de notícias e inúmeros relatos de cidadãos, os factos são estes. Como se costuma dizer: contra factos não há argumentos.
os agentes que nada mais fazem que cumprir as suas funções.
O principal problema, e por isso é que falamos aqui destes casos, é que não é assim que acontece. Se assim fosse, tudo bem. Para a PMC e para os cidadãos. Mas fazem muito mais (ou muito menos) do que cumprir as suas funções.
Até acredito que quem fala mal ou foi altuado ou não conseguio entrar para lá.
Não sei se vou rir ou chorar com esta frase... Será que és PMC em "campanha" pela classe? Não fazem qualquer sentido estas palavras.
Quem fala é quem observa, quem sofre na pele também sim, e até alguns colegas da própria PMC...
a pm de coimbra não é um bicho mau como dizem e falam.
Não é bicho mau, mas são sim maus profissionais (no geral).
Que multem quem deve ser multado.
Concordo plenamente. Infelizmente não é assim sempre. Inventam-se muitas multas porque lhes apetece. Actual consoante a disposição, o estado do tempo... E tanto caso que observamos digno de multa que lhes passa ao lado, apenas porque o carro é conhecido... Conheço casos assim! isto é ser profissional??


Já agora uma pequena nota kossur, espero mesmo que não sejas da PMC, porque da forma que escreves seria grave. Demasiados atropelos no português... Muito graves! Isso sim é denegrir... a língua portuguesa neste caso. Entende esta minha observação como um incentivo para melhorares, e não uma provocação.

kossur
Estreante
Estreante
Mensagens: 16
Registado: sábado, 23 maio 2009 23:37
Localização: Coimbra

Mensagem por kossur »

[quote="mustiness"]É só um bicho que gosta de caçar multas, indo para onde à partida sabe que vai lucrar.

Eu enquanto vir os carros estacionados nos combatentes à frente da ACAPO, não mudo de opinião.

Ou seja só fica com uma boa imagem da policia quando for pra zona que pertende?

Enquanto isso não acontecer a policia só anda á caça á multa? :)

Já pensou em escrever uma carta para a sede da PM, a expor a situação?

Abraços

TosteX
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: domingo, 11 março 2007 23:24

Mensagem por TosteX »

Maia Escreveu:esta semana foi a vez da rua do pingo doce (Rua do Brasil)...tudo corrido a multa!!!

e dizia o homem do talho "reparem onde está o carro deles!!" ao que de imediato olhei e lá estava o belo popo dos sanguesugas em frente a uma garagem com um distico bem claro a dizer PROIBIDO ESTACIONAR!

merecia foto...digna de um nós por cá (jornal da sic)

Pois bem tenham muito cuidado quando forem às compras no Pingo Doce da Rua do Brasil, pois quando chegarem têm um "talão de compras" no vidro mas sem levarem produtos!

:? :D :lol: :twisted:
Eu lembro-me desse dia. Já arranjaram a calçada do passeio umas 2 ou 3x por causa dos carros.

Eu por acaso tenho uma foto dum carro da PM estacionado na linha amarela.

kossur
Estreante
Estreante
Mensagens: 16
Registado: sábado, 23 maio 2009 23:37
Localização: Coimbra

Mensagem por kossur »

Boas:

Não deixo de concordar com algumas das suas opiniões (afirmações), é verdade que nem todos são iguais, é como em todo lado á uns bons e outros maus, mas tambem não tanto como se fala, todos tentam fazer o seu melhor.

"Concordo com a afirmação que as leis são para cumprir. Mas o que a Polícia Municipal de Coimbra (PMC) faz não é isso!"Não percebi esta frase, então o que é que a PM faz?

"Não se trata de denegrir a imagem da Polícia Municipal de Coimbra, no meu caso, e de muitos outros, e até de notícias e inúmeros relatos de cidadãos, os factos são estes. Como se costuma dizer: contra factos não há argumentos."
Pois os factos que se falam e publicam são só os das PM nos que respeita a autuações.
isso sim é noticia nesta cidade. Nunca saio nenhuma noticia a dar uma boa imagem da PM de Coimbra. Será que só fazem coisas "más" aos olhos do cidadão, será que nunca fizeram coisas boas.
Pois isso não vende jornais.
Até na apresentação dos 32 elementos em 2006, na capa dos jornais o que dizia era "mais 32 blocos de multas".
Será que é só isso que fazem?

"Será que és PMC em "campanha" pela classe?"não. Não estou em campanha pela classe.

"Não é bicho mau, mas são sim maus profissionais (no geral)."
Não são assim tão maus como se diz, porque senão a cidade ainda estava pior do que está a nivel de transito.
Quando a Pm foi criada não havia mãos a medir com autuações e bloqueios, e esse volume deve ter baixado não acha. é porque alguma coisa mudou.


"Já agora uma pequena nota kossur, espero mesmo que não sejas da PMC, porque da forma que escreves seria grave. Demasiados atropelos no português... Muito graves! Isso sim é denegrir... a língua portuguesa neste caso. Entende esta minha observação como um incentivo para melhorares, e não uma provocação.[/quote]"
Aceito a sua observação, realmente admito que não sou muito bom a português.

abraços

kossur
Estreante
Estreante
Mensagens: 16
Registado: sábado, 23 maio 2009 23:37
Localização: Coimbra

Mensagem por kossur »

TosteX Escreveu:
Maia Escreveu:esta semana foi a vez da rua do pingo doce (Rua do Brasil)...tudo corrido a multa!!!

e dizia o homem do talho "reparem onde está o carro deles!!" ao que de imediato olhei e lá estava o belo popo dos sanguesugas em frente a uma garagem com um distico bem claro a dizer PROIBIDO ESTACIONAR!

merecia foto...digna de um nós por cá (jornal da sic)

Pois bem tenham muito cuidado quando forem às compras no Pingo Doce da Rua do Brasil, pois quando chegarem têm um "talão de compras" no vidro mas sem levarem produtos!

:? :D :lol: :twisted:
Eu lembro-me desse dia. Já arranjaram a calçada do passeio umas 2 ou 3x por causa dos carros.

Eu por acaso tenho uma foto dum carro da PM estacionado na linha amarela.
Como entidade fiscalizadora podem no exercicio das suas funções e quando assim for necessário deixar de respeitar algumas das regras do transito desde que não ponha em perigo o cidadão.

já viu algum carro de Policia abandonado sem que estivesse um agente por perto, durante uma acção de fiscalização?
são procedimento de segurança que são adaptados por todas as policias, pois quantos carros já não foram vandalizados só porque são da policia.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Já uma vez neste tópico eu coloquei a questão e ninguém me soube responder:
Conhecem algum caso em concreto de uma multa passada pela PM que fosse injusta?
Não é aquela injustiça tipo "ah só parei aqui 5 minutos" ou "os outros também estão mal estacionados", mas sim uma verdadeira injustiça de alguém que sem cometer qualquer infracção, foi multado?
É que ouço aqui falar em factos, argumentos indesmentíveis etc. mas depois exemplos em concreto não vejo nenhuns.

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

Tenho até vários casos, inclusivamente ainda por resolver com a PMC...
Posso descrever o mais insólito talvez, que tem a ver com o facto de estar estacionado em lugares reservados a moradores de uma determinada zona, com o respectivo Cartão de Residente dessa mesma zona, apresentado no carro a indicar a permissão para tal e mesmo assim, diariamente passar a Polícia Municipal e deixar sempre o "bilhetinho". Quando abordei vários PM falando da situação, tentando entender aquelas coimas, apenas lá do seu altaneiro pseudo-autoritarismo reviravam os olhos, colocavam postura á lá Police e diziam que só estavam a cumprir ordens, a fazer o seu trabalho. Mesmo quando eu explicava que pagava um cartão para poder estar ali estacionado, diziam que o cartão não era nada a ver com eles. Então para que pagava eu o cartão que me dava o direito de estacionar naquele local, se me multavam igualmente? Perguntas que fiz nalgumas cartas dirigidas inclusivamente ao próprio Presidente da Câmara, que (infelizmente) como previsto, nenhuma resposta me deu até hoje... Existem algumas contradições a nível de sinalética nalguns locais, que os deixa baralhados, qualquer pessoa aliás! Mas eles, como Polícia Municipal, tão preocupados pelo cidadão como tanto apregoam por aí aos cantos, deveriam tentar ouvir mesmo o cidadão e não apenas deixar o "bilhete" e virar costas. são máquinas multadoras, o que fazem mais para além disso? Alguém sabe de alguma coisa em concreto? Pergunto também... Não sabem o que dizer a não ser isso já não é connosco, escreva ao nosso superior, só estamos a cumprir ordens... Um dos problemas mais graves que vejo nisto tudo também é o facto de só cumprirem ordens em determinados veículos e outros na mesma zona, na mesma situação, não terem direito ao bilhete, passam por eles, assobiam para o ar, olham para o lado, e não viram nada... isto acontece! E é grave que aconteça.

Outra situação que posso falar foi uma que aconteceu na Praça do Comércio, aquando de umas obras nessa zona, estava uma carrinha de assistência às obras, com os materiais, areia e afins... Então não é que um PM surje e diz que a carrinha não pode estar ali e mesmo com a Engenheira responsável pela obra a explicar que a Câmara deu autorização ele diz que não pode e insiste e bate o pé? Neste caso nem excesso de zelo é.. Trata-se mesmo de um completo absurdo. Então decorre uma obra, precisa de apoio logicamente, de materiais, dessas coisas necessárias, com autorização da CMC e mesmo assim o PM não queria saber, só estava a cumprir as tais ordens... O que ele queria era que fossem levar e trazer areia e materiais a um qualquer parque de estacionamento durante o decorrer das obras... Julgo que este caso fala por si só, nem merece mais comentários.

Não se ouve falar bem dos Polícias Municipais... Talvez porque não fazem por isso. Serei o primeiro a falar, se tiver bem a dizer! Mas a verdade é que nunca vi nenhuma situação digna desse relato...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Já é bom haver casos concretos em vez de especulações avulso.
No caso do cartão de residente acho uma história estranha e provavelmente haverá por aí contornos mal contados. Por exemplo próximo do meu local de trabalho a presença da PM é uma constante e estão lá sempre carros com cartão de residencia e esses não são multados por isso não percebo porque é que isso acontece noutros casos.
Na questão dos veículos de apoio às obras percebo perfeitamente a actuação da PM. Lá por uma obra estar licenciada não significa que a movimentação de veículos seja anarquica e conforme dá na gana de quem lá anda. E nesse aspecto a PSP e GNR até são bastante mais rigorosas do que a PM.

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

próximo do meu local de trabalho a presença da PM é uma constante e estão lá sempre carros com cartão de residencia e esses não são multados por isso não percebo porque é que isso acontece noutros casos.
Eu também não entendo porque acontece nalguns casos e noutros não, e é precisamente por isso que este caso se arrasta e ainda não foi resolvido. Não tenho ninguém amigo na PM ou na Cãmara Municipal, deve ser por isso... Entretanto algumas coisas mudaram é verdade, mas muitas situações de multas injustificadas ainda estão por tratar... Por não ter conhecimento destes casos acho demasiado exagerado insinuar de imediato que existem
contornos mal contados.
... Mas é o seu ponto de vista.
Na questão dos veículos de apoio às obras percebo perfeitamente a actuação da PM. Lá por uma obra estar licenciada não significa que a movimentação de veículos seja anarquica e conforme dá na gana de quem lá anda.
A carrinha estava parada, apenas para recolher areia e a troca/utilização de materiais necessários. Estava num local que não incomodava ninguém, parada, num canto. A carrinha não andava para lá e para cá, permanecia durante o dia na Praça. justificava-se terem que passar dia todo a andar para lá e para cá ... Isso sim seria transtorno para as pessoas que andariam nas ruas... com constantes passagens de trabalhadores.

Não é por não se assistir/conhecer/presenciar que as coisas não existem. Não falo bem da PMC porque não vejo actuação digna disso. Assim que acontecer serei o primeiro a falar aqui. Não tenho qualquer necessidade de estar aqui a falar apenas por falar. Se assim fosse estaria calado e nem uma palavra aqui colocaria. Apenas conto as minhas experiências e visões pessoais porque julgo que ao ter situações para contar, poderei dar algum contibuto à discussão.

kossur
Estreante
Estreante
Mensagens: 16
Registado: sábado, 23 maio 2009 23:37
Localização: Coimbra

Mensagem por kossur »

luisistico Escreveu:Tenho até vários casos, inclusivamente ainda por resolver com a PMC...
Posso descrever o mais insólito talvez, que tem a ver com o facto de estar estacionado em lugares reservados a moradores de uma determinada zona, com o respectivo Cartão de Residente dessa mesma zona, apresentado no carro a indicar a permissão para tal e mesmo assim, diariamente passar a Polícia Municipal e deixar sempre o "bilhetinho". Quando abordei vários PM falando da situação, tentando entender aquelas coimas, apenas lá do seu altaneiro pseudo-autoritarismo reviravam os olhos, colocavam postura á lá Police e diziam que só estavam a cumprir ordens, a fazer o seu trabalho. Mesmo quando eu explicava que pagava um cartão para poder estar ali estacionado, diziam que o cartão não era nada a ver com eles. Então para que pagava eu o cartão que me dava o direito de estacionar naquele local, se me multavam igualmente? Perguntas que fiz nalgumas cartas dirigidas inclusivamente ao próprio Presidente da Câmara, que (infelizmente) como previsto, nenhuma resposta me deu até hoje... Existem algumas contradições a nível de sinalética nalguns locais, que os deixa baralhados, qualquer pessoa aliás! Mas eles, como Polícia Municipal, tão preocupados pelo cidadão como tanto apregoam por aí aos cantos, deveriam tentar ouvir mesmo o cidadão e não apenas deixar o "bilhete" e virar costas. são máquinas multadoras, o que fazem mais para além disso? Alguém sabe de alguma coisa em concreto? Pergunto também... Não sabem o que dizer a não ser isso já não é connosco, escreva ao nosso superior, só estamos a cumprir ordens... Um dos problemas mais graves que vejo nisto tudo também é o facto de só cumprirem ordens em determinados veículos e outros na mesma zona, na mesma situação, não terem direito ao bilhete, passam por eles, assobiam para o ar, olham para o lado, e não viram nada... isto acontece! E é grave que aconteça.

Outra situação que posso falar foi uma que aconteceu na Praça do Comércio, aquando de umas obras nessa zona, estava uma carrinha de assistência às obras, com os materiais, areia e afins... Então não é que um PM surje e diz que a carrinha não pode estar ali e mesmo com a Engenheira responsável pela obra a explicar que a Câmara deu autorização ele diz que não pode e insiste e bate o pé? Neste caso nem excesso de zelo é.. Trata-se mesmo de um completo absurdo. Então decorre uma obra, precisa de apoio logicamente, de materiais, dessas coisas necessárias, com autorização da CMC e mesmo assim o PM não queria saber, só estava a cumprir as tais ordens... O que ele queria era que fossem levar e trazer areia e materiais a um qualquer parque de estacionamento durante o decorrer das obras... Julgo que este caso fala por si só, nem merece mais comentários.

Não se ouve falar bem dos Polícias Municipais... Talvez porque não fazem por isso. Serei o primeiro a falar, se tiver bem a dizer! Mas a verdade é que nunca vi nenhuma situação digna desse relato...
boas:

se não for pedir muito poderá dizer qual a zona de estacionamento que o seu cartão lhe permite? e onde terá sido autuado?
è que os cartões servem para determinadas zonas, ou seja por exemplo o cartão castanho dá para uma determinada zona os amarelos para outra, por exemplo.
na realidade existe em alguma zonas certa confusão, relativamente á zona que pertence os cartões.
por exemplo na rua da Sota não é possivel estacionarem os residentes, pois a sinalização que se encontra na zona é para cargas e descargas, então onde vão estacionar os residentes durante o dias?
isto é um exemplo.

Quanto á questão da praça do comercio, se o responsável da obra não tinha consigo o documento que permitia estar ali com a viatura, apesar de estar a dizer que tinha pedido. Se tinha pedido tem que ter com ele o documento que o autoriza, se não imagi o que é toda as pessoas dizerem eu tenho mas não tenho aqui, ou seja não se conseguia ter qualquer controlo, as pessoas começavam todas a dizer eu pedi mas não tenho aqui, e depois na realidade não tinham era nada.
Quando levantam as licenças já sabem que vão precisar de ir pra zona com viaturas, então teem é que requerer autorização para terem uma viatura de apoio ou para cargas e descargas, ou então só teem que respeitar os horários de cargas e descargas da zona.

Abraços

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

kossur Escreveu: Quanto á questão da praça do comercio, se o responsável da obra não tinha consigo o documento que permitia estar ali com a viatura, apesar de estar a dizer que tinha pedido. Se tinha pedido tem que ter com ele o documento que o autoriza, se não imagi o que é toda as pessoas dizerem eu tenho mas não tenho aqui, ou seja não se conseguia ter qualquer controlo, as pessoas começavam todas a dizer eu pedi mas não tenho aqui, e depois na realidade não tinham era nada.
Quando levantam as licenças já sabem que vão precisar de ir pra zona com viaturas, então teem é que requerer autorização para terem uma viatura de apoio ou para cargas e descargas, ou então só teem que respeitar os horários de cargas e descargas da zona.
Segundo a notícia que eu li na altura, foi mostrada a autorização para a carrinha estar ali. Simplesmente não quiseram saber disso.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

pastelito
Regular
Regular
Mensagens: 142
Registado: sábado, 28 março 2009 16:35

Mensagem por pastelito »

Alguém me explica porque andam sempre à caça da multa no Pólo 1? É que às vezes, às 8 da manhã já lá estão. E porque não trabalham das 0 às 3 na ladeira do seminário? É proibido os carros subirem sem serem os moradores e já vi vários a sairem cá em cima.

E já agora, vi eu a semana passada em frente às Matemáticas, porque é que um carro que tinha um papel no tablier a dizer: "Estou nas matemáticas. Contactar ...", estar lá estacionado antes de uma passadeira (sei que não é correcto, mas são imensos os casos desses por Coimbra) e o polícia estar a tirar uma foto, a rir-se, e depois passar a multa? Se isso não é maldade...

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

kossur Escreveu: Ou seja só fica com uma boa imagem da policia quando for pra zona que pertende?

Enquanto isso não acontecer a policia só anda á caça á multa? :)

Já pensou em escrever uma carta para a sede da PM, a expor a situação?

Abraços
Não, fico com uma boa opinião quando vir que os problemas graves de mau estacionamento estão resolvidos. Já se falou aqui nas Alpenduradas, às vezes descer aquilo é uma aventura. Mas francamente, a mim incomoda-me mais a grua da PM do que alguns dos carros... Estão mal estacionados? Estão, mas há problemas de circulação mais graves. Eles sabem é que ali é lucro garantido.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Independentemente de tudo o que já aqui foi dito continuo a achar que a PM, tal como as outras forças policiais, apesar de por vezes exagerarem têm no geral uma actuação benéfica. Não vale a pena fazermos papel de inocentes e virgens imaculadas porque toda a gente sabe que os abusos e prevaricações são constantes e a toda a hora.
Claro que quando nos toca a nós ficamos sempre chateados com a multa, mas muitas vezes somos os primeiros a ficar indignados com os outros quando eles cometem alguma infracção.
Eu cá continuo a achar que se o estacionamento na cidade é desregrado, se não fosse a PM ainda seria mais e sinceramente não vejo como é que pretendem educar as pessoas sem recorrer às multas. Educá-las? Consciencializa-las? Pois sim! As pessoas só percebem quando lhe vão à carteira.
Existem abusos da PM? É natural que sim, mas pelo que vejo os abusos dos maus condutores e maus cidadãos que estacionam em tudo que é sitio são infinitamente em maior numero.

Responder