O que fazer com a velha Penitenciária?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
brainless
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22
Localização: Coimbra
Contacto:

O que fazer com a velha Penitenciária?

Mensagem por brainless »

Espero não estar a criar um tópico já existente!
A ideia é criar um local em que se reunem as ideias já avançadas para este espaço, com as ideias que cada um tem!
"Cada um tem a sua estratégia..."

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A penitenciária junto aos arcos já não funciona? Pensava que continuava activa... ou estou a confundir espaços?

Em todo o caso... podia-se usar o espaço para criar uma coisa que falta cá: um concentrado de locais de diversão. Não estou a falar só de um sítio com cafés, bares e uma discoteca, mas também com salão de jogos, pistas de bowling, uma galeria para exposições, etc.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Um Centro Cultural não era mal pensado. Algo parecido com o de Belém.
Entertenimento em Coimbra já há bastante...
Isto é ou não a capital cultural portuguesa?
Hear this noisy silence...
Imagem

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

A penitenciária ainda está activa, apesar de estar para breve a sua mudança de local. Concordo com as ideias do Silent e do Pedro, porque são infraestruturas necessárias a Coimbra (mais o Centro Cultural). Mas com o espaço que se vai aproveitar daquela zona, muita coisa se poderá fazer ali. Agora estou sem ideias. :P :roll:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Há muito entretenimento, mas todo do mesmo género: bares e discotecas. O que eu propunha era algo mais "alternativo": uma espécie de "sala de convívio" gigante. Podia também misturar uma componente cultural e uma componente de diversão, não vejo motivo para uma coisa excluír a outra (há espaço mais do que suficiente). Mas o mais provável é deitarem tudo abaixo e construírem prédios. :(

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Há cerca de quase 3 anos estive no Brasil. Lá vi um aproveitamento engraçado de uma antiga prisão. Transformaram aquilo numa espécie de Centro comercial, em que cada cela era uma loja com artigos de artesanato regional. Algumas eram mini-restaurantes.

Aqui talvez não dessse, ou talvez desse. Afinal, aqui à volta da cidade há muito artesanato regional.

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

mas se sairem da penitenciaria e forem pra novas instalações, akilo vira a museu, ou fica a cair...humm não acredito k façam ali alguma coisa de interessante... :roll:

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Mandava aquela m... abaixo e construia uma torre de 513 metros toda em vidro e que de noite ficava completamente iluminada!! :lol:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Aproveitava aquilo para espaço verde, um auditório polivalente, que desse para diversos tipos de conferências, teatro e música, incluindo ópera, galeria de arte para artistas nacionais e locais, locais para oficinas (workshops), um Museu digno da cidade (assim grandito) que não esquecendo o passado poderia dedicar algumas galerias ao passado que teve como penitenciária, com galeria de arte, etc. que pudesse empregar alguns daqueles detidos de forma digna.
E claro, um local de escritórios, comércio e sedes de empresas.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
brainless
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por brainless »

Eu acho que há várias possibilidades interessantes de ter um edífico com àrea tão grande, nas proximidades da Universidade.

1. Palácio de Congressos/ Parque de Exposições- faz ainda mais sentido agora que o projecto sem lógica no convento de S Francisco, parece ter sio abandonado (felizmente, pois o local, dimensões, e condições gerais nunca me convenceram). A ideia de usar parte do espaço como parque de exposições parece-me tamb+em mais acertada que ir com expositores para cima da relva do estádio, na Solum...

2. Núcleo Museológico e Artístico de Coimbra - O espaço podia ser adaptado e convertido em àrea para Museus- aparentemente não há espaços para expôr o imenso espólio da nossa Universidade. Podia-se aproveitar o resto do espaço, para Centros de arte e espetáculos. Podia-se ponderar em contruir alguma estrutura nova nos pátios exteriores para concertos (uma Casa da Música sem os problemas e polémicas da do Porto?).

3. Não seria boa ideia em vez de fragmentar totalmente a universidade por Polos (que dificilmente poderiam estar mais afastados uns dos outros), ponderar na hipótese de usar aquelas instalações para algumas faculdades. Evitava-se o êxodo estudantil da zona histórica, e revitalizava-se aquela zona da cidade.

Independentemente do uso a ser dado, acho que os pátios exteriores poderiam ser aproveitados como parques automóveis. Tanto quanto sei, a grande parte já estará cimentada ou alcatroada. Os acessos aos parques podem ser feitos por várias ruas diferentes (ao contrário da ideia disparatada do parque subterrâneo no D. Dinis), facilitando escoamento de tráfego. Fechava-se definitivamente acesso à Alta e até se podia ter um serviço Shuttle de Autocarros a fazer ligação à Penitenciária.

Por princípio , sou contra aproveitamento da Penintenciária para (mais um) projecto imobiliário. Por outro lado acho q o edificio tem uma arquitectura bonita e um aspecto monumental que merece ser preservado. Não percebo é porque com tanta mão-de-obra barata lá dentro, não arranjam ninguém para pintar aquelas fachadas...
"Cada um tem a sua estratégia..."

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Aquilo é propriedade do estado, logo duvido que seja deixada ao abandono, até porque a sua localização é um atractivo à sua exploração.
Basta ter boas ideias e avançar. Ora vejam o exemplo da Casa da Música, no Porto...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ja vi que há algumas pessoas com a mesma ideia que eu:

Acho k um centro de congressos/esposicoes/feiras/whatever... à imagem do que fizeram em aveiro com a antiga ceramica.
Devo dizer k nao conheco bem o espaco (gracas a deus), nao sei a area coberta, o numero de pisos.. a area descoberta...etc etc etc
de qq modo...
acho k devia incluir: Teatro MUNICIPAL... Pequeno Auditorio se possivel
Slas de congressos, e esposicoes...
quanto à parte descoberta do espaco... nao sei quao grande é e que caracteristicas tem...

Uma outra solucao, desta ainda ng se lembrou.... Doar o espaco à AAC!!!
Nao me parece provavel de todo mas a cidade nao fazia mais do que a sua obrigacao peranto uma instituicao que tto faz pela cidade.

Avatar do Utilizador
brainless
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por brainless »

Felizmente também me faltam as "inside connections", para ter noção melhor sobre àreas e espaços envolvidos. De fora parece-me um espaço imenso, o que permitiria várias aplicações simultâneas. Acho que podiam manter pelo menos parte das muralhas, e criar vários acessos automóveis para o seu interior (que eu saiba, actualmente tem 3).
"Cada um tem a sua estratégia..."

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

-podiam fazer um reality show em que prendiam lá famosos e eles tinham de fugir. :roll:

-recinto de patinagem no gelo

-centro de exposiçoes
fear the beer

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

- Museu;
- Salas de exposições;
- Salas de conferências;
- Auditórios;
- Café;

Algo de culturalmente dinâmico.
Imagem

Responder