Mudar para Coimbra?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
watergeorg
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: sábado, 08 março 2008 11:21
Localização: Noruega
Contacto:

Mudar para Coimbra?

Mensagem por watergeorg »

Vivi uns anos em Coimbra à volta de 1960, onde encontrei o meu primeiro amor. Mudei depois para o estrangeiro, mas sempre disse que voltaria a Portugal quando reformado. Agora só faltam 4 anos.

Às vezes penso que vou para o Norte, às vezes penso em Coimbra. Agora que estou a ver que há mais crimes em Coimbra que em New York, fico um pouco em dúvidas.

Algumas ideias? :?:
Uma só palavra chega para transformar a vida de outra pessoa.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Está um pouco pior, mas não diria que está ao nível de New York. Em relação às alternativas no Norte, depende de quais forem... o Porto, por exemplo, está bem pior que Coimbra.

No entanto, uma coisa é certa... Coimbra continua a ser das melhores cidades Portuguesas para se viver (embora por vezes seja algo problemático arranjar emprego, mas como é para aproveitar a reforma... acho que é uma boa opção).

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Coimbra é calminha em comparação com NY ou com o Porto e Lisboa...
Depende das zonas, das horas, como em todo o lado. Mas em 24 anos nunca tive problemas... só os tenho com o trânsito e falta de emprego...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Mudar para Coimbra?

Mensagem por DaniFR »

watergeorg Escreveu: Às vezes penso que vou para o Norte, às vezes penso em Coimbra. Agora que estou a ver que há mais crimes em Coimbra que em New York, fico um pouco em dúvidas.

Algumas ideias? :?:
Tambem nao é preciso exagerar. Coimbra nao tem assim com tantos assaltos que se posso dizer que está pior que NY. Nas grandes cidade é natural que haja sempre assaltos.

Continua a ser uma cidade calma e pacata, muito boa para se viver.
Se já nao vem á muito tempo a Coimbra vai gostar.

:wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Coimbra tem piorado em termos de segurança, mas comparando com cidades do mesmo tamanho ainda continua a ser uma cidade bastante segura. E não tem qq comparação com Nova Iorque.. nem de perto..

watergeorg
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: sábado, 08 março 2008 11:21
Localização: Noruega
Contacto:

Lisboa

Mensagem por watergeorg »

Vou de férias todos os anos para Lisboa, e nunca tive problemas com ninguém, Oslo é muito pior mesmo de dia.
No entanto, mudar de um país para outro, começar uma vida nova, e assim entrar na boca do leão...

A solução parece ser eu trabalhar um pouco com os meus muques e vestir-me como o Rambo...
Uma só palavra chega para transformar a vida de outra pessoa.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não é preciso isso... então no verão Coimbra é mesmo muito pacata, até demasiado... nem na noite tive problemas, sequer...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Eu no meu dia-a-dia nunca fui assaltado em Coimbra mas em Lisboa já fui.. isso é muito subjectivo :wink:

Avatar do Utilizador
Robick
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 57
Registado: sábado, 02 fevereiro 2008 19:35
Localização: Cantanhede/Coimbra
Contacto:

Mensagem por Robick »

Nunca tive medo de andar à noite em Coimbra. Morei no Centro, passava na Rua Direita à noite e nunca tive problemas.

É tudo muito subjectivo. Acho que pela sua dimensão as cidades grandes (Lisboa e Porto) são mais problemáticas, porque têm muito gente desenraízada, que podem originar focos de criminalidade. Dando um exemplo de uma cidade que conheço, razoavelmente. Setúbal, que é na dimensão próxima de Coimbra. Fala-se muito da criminalidade em Setúbal e nunca tive problemas, tanto de dia como nas saídas nocturnas.

Relativamente a Coimbra. Lembram-se daquilo tipo que atacava estudantes na zona das monumentais. O fulano vinha de fora para fazer os ataques. Hoje com as vias de comunicação, uns fulanos podem vir do Porto ou Lisboa a Coimbra fazer assaltos com muita facilidade.

Resumindo, tenho Coimbra por uma cidade bastante pacata, que tem a sua dose de criminalidade como qualquer cidade da sua dimensão.
Há que ter comportamentos seguros. Mas já deixei o meu carro de vidros abertos o dia inteiro na zona da Universidade e quando cheguei estava exactamente na mesma.
Robick

Encontra as minhas notas de € no Eurobilltracker Trata-se um passatempo

Avatar do Utilizador
anaallo
Experiente
Experiente
Mensagens: 261
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por anaallo »

Vivo em Coimbra há sete anos e adoro, por isso mesmo, quando acabei o curso por cá fiquei! Eu creio que o que aumentou não foi tanto a insegurança mas sim o sentimento de insegurança pois creio continuar a ser uma cidade bastante pacata em comparação com o Porto ou Lisboa! O que me atrai mais são os espaços ao ar livre, nomeadamente a beira rio recentemente renovada e a possibilidade de efectuar caminhadas! Acho que Coimbra começa agora a desenvolver-se o que proporciona uma melhor qualidade de vida! Além disso, é uma cidade lindíssima!

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

anaallo Escreveu:Eu creio que o que aumentou não foi tanto a insegurança mas sim o sentimento de insegurança pois creio continuar a ser uma cidade bastante pacata em comparação com o Porto ou Lisboa!
Concordo contigo. Eu não sou de Coimbra, embora a visite regularmente, algumas vezes até à noite. Embora haja alguma informação acerca da existência de criminalidade, a verdade é que eu nunca me senti ameaçado em Coimbra e, como tal, tenho-a como uma cidade bastante pacata, com os seus problemas, como é evidente. Não conheço, New York, mas quer-me parecer que os índices de criminalidade serão muito inferiores em Coimbra, quer em relação a NY, quer em relação a Lisboa ou Porto.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Os maiores problemas de insegurança em Coimbra serão, na minha opinião, o consumo de drogas, os acidentes rodoviários (alguns atropelamentos e acidentes que há) e um ou outro roubo de carteira.
A Polícia Municipal bem poderia fazer mais do que passar multas de estacionamento, pois só os vejo perto de parques de estacionamento públicos, zonas movimentadas...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Sim, esses podem ser os problemas de Coimbra mas, na minha opinião, não têm uma dimensão muito crítica. Eu não me sinto ameaçado quando vou a Coimbra, mesmo em horas de pouco movimento.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sim, são problemas muito localizados, só existentes aqui ou ali... como Conimbricense, procuro, obviamente, saber onde não ir a determinada hora, mas mesmo assim depende muito...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
toze
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
Localização: Coimbra

Mensagem por toze »

Vim de New york nem á um mes, já não e a primeira vez que lá vou passar ferias, mas a nivel de segurança não tem nada a ver com Portugal, la sim veêm-se bastantes policias, prevenção rodoviaria, educação nas ruas, aqui só vemos policias aos pares e a fazerem compras nos retail park, nos cafes, bastante diferente.Claro que á sempre um ou outro que não tem educação com em todo o lado.Só la falta mesmo proibir o uso e porte de arma.

Responder