Ideias dos cidadãos para a sua própria cidade

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Estive um semestre na Alemanha, mais precisamente em Heidelberg, terra universitária por excelência, e pouco mais ou menos do tamanho de Coimbra.
O passe de estudante custou-me 79€ e podia usar na região, podendo ir a Mannheim, Karlsruhe, Kaiserslautern, Speyer e outras cidades na região, e andávamos de eléctrico, comboio, autocarro, etc.
A Alemanha é um país com grande e alto nível de vida, mas com regalias sociais do outro mundo, comparando connosco. Um grupo com meia dúzia de pessoas paga uma pechincha por um bilhete de fim de semana, ou de dia, e pode ir a outra cidade (ex. Frankfurt, Estugarda, etc.), andar por lá nos transportes públicos e regressar durante o fim de semana.
Os estudantes têm passe regional, enquanto que em Coimbra é apenas local, etc.
Deve haver mais vontade política por parte das instituções.
E não paguei propinas, só uma taxa de matrícula, apesar de que a partir do próximo ano eles vão pagar 500€ por semestre.
Devia haver mais transportes da periferia para o centro e o outro lado da cidade, o que acontece cada vez menos. :( O pessoal provoca filas de quilómetro, e depois admiram-se de a Ecov(az)ia andar sempre com dois ou três gatos pingados. :roll:
brainless Escreveu:Não é preciso pôr os velhos eléctricos em funcionamento para instituir borlas aos estudantes!... Na Alemanha, paga-se cerce de 65€ de propinas por semestre, e o cartão de estudante permite-te andar em qualquer autocarro e até em comboios até um raio máximo de 15-20 km. Acho que só era preciso um pouco de vontade política e entendimento entra as partes envolvidas (Universidade, SMTUC, Câmara, CP), para instituir algo semelhante em Coimbra. Acho que deixava de haver argumentos contra fecho total de trânsito na alta, e resolvia-se os principais problemas de trânsito desta cidade... E era de maneir de encher os transportes públicos que tantas vezes andam "às moscas".
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Ingersoll Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu: criava um autodromo para os tunings irem-se pikar e a bofia nao andar sempre a ir ao polo2 ver kem lá anda.
Porque é que hão-de todos os contribuintes pagar os prazeres privados de alguns? Se estes fulanos pretendem segregar testosterona nos seus chaços que comprem um terreno e construam lá a pista.
quem disse que as minhas ideias eram para gastar guito publico? umas sim outras nao! e sim o autodromo daria muito dinheiro (os pikas pagavam-no num instante) e poderia trazer muita gente a coimbra... Grande Prémio de Formula 1 de Coimbra! hehhehe

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
Ingersoll Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu: criava um autodromo para os tunings irem-se pikar e a bofia nao andar sempre a ir ao polo2 ver kem lá anda.
Porque é que hão-de todos os contribuintes pagar os prazeres privados de alguns? Se estes fulanos pretendem segregar testosterona nos seus chaços que comprem um terreno e construam lá a pista.
quem disse que as minhas ideias eram para gastar guito publico? umas sim outras nao! e sim o autodromo daria muito dinheiro (os pikas pagavam-no num instante) e poderia trazer muita gente a coimbra... Grande Prémio de Formula 1 de Coimbra! hehhehe
Fdx e pensava eu que tinha ideias assim... sei lá... visionárias. Mas afinal n sou o unico. Tás-te a rir com essa do grande prémio, mas porque não? Estamos sempre à espera que reabilitem o Estoril. Já era altura dos empresários da região investirem numa coisa a sério cá em Cbr, como um autodromo feito de raiz e com base em todas as normas de segurança, etc, para um grande prémio. É obvio, que não faria com que recebessemos logo a Formula 1, mas iamos recebendo outras provas e mais tarde, quem sabe... :twisted:

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Isso do autódromo não sei... É como o graffiti e as drogas: se for legal perde a piada.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

nao e por o autodromo do estoril tar cheio de carros ao fim de semana que deixa de haver pikas na VDG ...

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

brainless Escreveu:Não é preciso pôr os velhos eléctricos em funcionamento para instituir borlas aos estudantes!... Na Alemanha, paga-se cerce de 65€ de propinas por semestre, e o cartão de estudante permite-te andar em qualquer autocarro e até em comboios até um raio máximo de 15-20 km. Acho que só era preciso um pouco de vontade política e entendimento entra as partes envolvidas (Universidade, SMTUC, Câmara, CP), para instituir algo semelhante em Coimbra. Acho que deixava de haver argumentos contra fecho total de trânsito na alta, e resolvia-se os principais problemas de trânsito desta cidade... E era de maneir de encher os transportes públicos que tantas vezes andam "às moscas".
Ora cá está uma ideia genial!!!
Sim senhor...
Eu sou apoiante fervoroso dos transportes publicos... estes sao o futuro.
Curiosamente nao os uso porque acho k sao caros e pouco eficientes. umas vezes vou de carro outras a pé, mesmo sendo um esticao sepre a subir até ao polo....

Ess ideia dos transportes publicos facultados a baixo custo ao estudante é optima. Acho k meuita gente se ia sentir k podia usofruir dessa facilidade. O k seria bom porque os estudantes comecavam mesmo a andar de transportes publicos.
Hoje em dia custa-me estar à espera ao sol ou À chuva por um autocarro que chega atrasado e cheio para depois ir em pé numa demorada e longa viagem k custa ... qto? 50 centimos n é?

PS. Dem iideias serias... n digam só piadas... há outros to´picos para isso

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Outra ideia:

Mesmo nao tendo a cidade uma morfologia muito favoravel, sou da opiniao que deviam ser instalados parques de estacionamento para bicicletas em diversos sitios da cidade e, paralelamente a isso, devia ser levada a cabo uma forte campanha de venda de bicicletas a precos convenientes. Todos temos a ganhar em tempo, comodismo, chatices :twisted: estacionar a m.. do carro é um supicio :twisted: dinheiro, saude, etc etc

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Lino Escreveu:Estive um semestre na Alemanha, mais precisamente em Heidelberg, terra universitária por excelência, e pouco mais ou menos do tamanho de Coimbra.
O passe de estudante custou-me 79€ e podia usar na região, podendo ir a Mannheim, Karlsruhe, Kaiserslautern, Speyer e outras cidades na região, e andávamos de eléctrico, comboio, autocarro, etc.
A Alemanha é um país com grande e alto nível de vida, mas com regalias sociais do outro mundo, comparando connosco. Um grupo com meia dúzia de pessoas paga uma pechincha por um bilhete de fim de semana, ou de dia, e pode ir a outra cidade (ex. Frankfurt, Estugarda, etc.), andar por lá nos transportes públicos e regressar durante o fim de semana.
Os estudantes têm passe regional, enquanto que em Coimbra é apenas local, etc.
Deve haver mais vontade política por parte das instituções.
E não paguei propinas, só uma taxa de matrícula, apesar de que a partir do próximo ano eles vão pagar 500€ por semestre.
Devia haver mais transportes da periferia para o centro e o outro lado da cidade, o que acontece cada vez menos. :( O pessoal provoca filas de quilómetro, e depois admiram-se de a Ecov(az)ia andar sempre com dois ou três gatos pingados. :roll:
brainless Escreveu:Não é preciso pôr os velhos eléctricos em funcionamento para instituir borlas aos estudantes!... Na Alemanha, paga-se cerce de 65€ de propinas por semestre, e o cartão de estudante permite-te andar em qualquer autocarro e até em comboios até um raio máximo de 15-20 km. Acho que só era preciso um pouco de vontade política e entendimento entra as partes envolvidas (Universidade, SMTUC, Câmara, CP), para instituir algo semelhante em Coimbra. Acho que deixava de haver argumentos contra fecho total de trânsito na alta, e resolvia-se os principais problemas de trânsito desta cidade... E era de maneir de encher os transportes públicos que tantas vezes andam "às moscas".
Essa cidade é fixe.. já lá fui visita-la.. é tipo coimbra só que alema... eheheh, é mesmo parecida com coimbra. aTé consigo apontar os equivalentes a:
rua ferreira borges
portagem
ponte de santa clara
Choupalinho
Praca 8 de maio
...
eheheh
até o museu municipal de heidleberg é no meio da visconde da luz lá do sitio e é vermelho e preto com ferro forjado...
notavel a parecenca...

ehehehe

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

As ideias apresentadas até são boas e possíveis de serem realizadas, desde que convencessem o Abramovich a investir na nossa cidade :roll:

Podiam também era em chamar a indústria para Coimbra novamente, de que serve criar espaços verdes, fazer casas, criar condições de vida, se depois as pessoas não têm dinheiro para pagar, porque estão a trabalhar longe, e mais tarde ou mais cedo acabam por sair de Coimbra para ir morar para perto do sítio onde trabalham ?

Andar de bicicleta em Coimbra ? só se for ali na zona da baixa, porque não me parece que eu fosse da baixa até Tovim ou Celas ou de Santa Clara até ao Mercado D. Pedro V de bicicleta, afinal a roda foi inventada para ajudar :D

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

bluestrattos Escreveu: Podiam também era em chamar a indústria para Coimbra novamente, de que serve criar espaços verdes, fazer casas, criar condições de vida, se depois as pessoas não têm dinheiro para pagar, porque estão a trabalhar longe, e mais tarde ou mais cedo acabam por sair de Coimbra para ir morar para perto do sítio onde trabalham ?
A indústria não é o único modo de subsistência que existe. Nesse aspecto, acho que Coimbra está bem... porque infelizmente com a indústria vem sempre poluição e isso implica uma diminuição na qualidade de vida. Coimbra é mais uma cidade de serviços (sector terciário), deveria é investir um pouco mais nisso (atenção que não estou a referir-me a "serviços" como apenas lojas e centros comerciais).

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Estou revoltado! Podem falar mal de mim se quiserem!

Sejamos honestos: Coimbra é pequena, feia, suja e sub-desenvolvida.

É pequena sim senhora! É relativamente grande para os padrões portugueses, mas se formos comparar com o resto do mundo é uma cidade minúscula.

É feia e suja sim senhora! Durante muito tempo nos habituámos a dizer que Coimbra é uma cidade muito bonita. É mesmo?

Isto é bonito?

Imagem

Isto é bonito?

Imagem

Os turistas que vêm a Coimbra já não são assim tantos, e os que vêm cá o que vêem de tão atractivo que os faça voltar? Nada...
Temos uma alta a cair de podre, a cheirar mal (não tanto como muitas zonas do Porto), cheia de graffiti reles, húmida...
Imaginem que são americanos que estão a visitar Coimbra pela primeira vez. Estão a subir desde a Sé Velha para a Universidade indo pela rua que sobe para o Museu Machado de Castro. Qual seria a vossa reacção?
E quanto à Baixa? O que é que aquelas ruelas têm de bonito, acolhedor e atractivo? É uma Alta plana e com comércio.
Uma pessoa vai a cidades como Salamanca e vê um profundo respeito por edifícios históricos; bem tratados, limpos... Velha e histórica sim, terceiro mundista não!
OK que há zonas novas e modernas em Coimbra, mas não são nada de especial em relação há maioria das médias e grandes (e por que não muitas das pequenas?) cidades europeias. Atrevo-me mesmo a dizer que é banal. Aliás, aquilo de que tanto nos queixamos em Coimbra - os altos e baixos - é o que dá um pouco mais de beleza à cidade, pois está rodeada por pequenos montes verdes colocando Coimbra num grande vale.

Sim, é sub-desenvolvida. Acham normal que uma cidade que se quer auto-proclamar a 3ª do país tenha esperado até 2005 para ter um centro comercial decentezinho? Sim, até porque o Dolce Vita não é nada por aí além! A esta altura do campeonato já deviamos ter vários.
Industrialmente é uma miséria. Não falo em encher a cidade de fábricas, isso seria estúpido e já nos bastava aquela porcaria à beira-rio. Mas o que é que a zona metropolitana de Coimbra tem a nível industrial? O que é Taveiro, Eiras, Lousã, ...? Assim não dá.

Nos últimos tempos temos assistido a uma tentativa de fazer Coimbra crescer, mas na minha opinião é lenta. O tempo que se está à espera por um metrozeco é ridículo. A nova moda de crescimento é a criação de urbanizações novas que servem apenas para trazer gente que já vivia noutras urbanizações novas. Não há um centro financeiro decente... Por que é que não se pode construir prédios altos em Coimbra? Por que raio se pensa logo na Baixa quando se fala nesse assunto? Por que não Santa Clara? Constraste com a Baixa e a Alta? Que eu saiba daí via-se uma zona moderna do outro lado e de Santa Clara via-se uma zona histórica... Não há choque - até gosto do choque entre moderno e antigo que tão bem resulta nas melhores cidades mundiais. E por que não na zona mais moderna da cidade? O que é que afecta?

Por que é que as pessoas gostam de Nova Iorque? Pela imponência. A zona comercial e financeira consegue ser bonita.

Por que é que as pessoas gostam de Paris e Roma? Porque as zonas histórias são bem tratadas e inseridas numa área moderna sem afectar nada.

Por que é que as pessoas gostam de Londres? Porque consegue conjugar uma extensa área verde (como Coimbra tem) com a zona moderna.

Mas não nos fiquemos só pelas grandes metrópoles. Vamos à Suíça, à Áustria, à Holanda, à Bélgica,... PORRA! ATÉ À ESTÓNIA! Vemos lá disto?

Imagem

Não há ninguém que ame esta cidade mais do que eu, por isso mesmo me enervo ao pensar nisto tudo. Continuamos com a mentalidade de que isto:

Imagem

É mais bonito que isto:

Imagem

Será que custa muito ter disto nesta cidade?

P.S.: Por que raio mantém a cidade às escuras durante a noite? Por que é que a Ponte Rainha Santa Isabel não está sempre iluminada com aquelas luzes brancas? Por que é que a Alta não tem uma iluminação decente?
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Pedro Escreveu:
bluestrattos Escreveu: Podiam também era em chamar a indústria para Coimbra novamente, de que serve criar espaços verdes, fazer casas, criar condições de vida, se depois as pessoas não têm dinheiro para pagar, porque estão a trabalhar longe, e mais tarde ou mais cedo acabam por sair de Coimbra para ir morar para perto do sítio onde trabalham ?
A indústria não é o único modo de subsistência que existe. Nesse aspecto, acho que Coimbra está bem... porque infelizmente com a indústria vem sempre poluição e isso implica uma diminuição na qualidade de vida. Coimbra é mais uma cidade de serviços (sector terciário), deveria é investir um pouco mais nisso (atenção que não estou a referir-me a "serviços" como apenas lojas e centros comerciais).
Também não estou a dizer que é preciso cercar Coimbra com fábricas e fumos negros, mas Coimbra tem louça regional de grande qualidade, para não falar na gastronomia.
E pode-se considerar empresas de software, laboratorios de investigação... como indústria

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu considero esses como serviços, mas a ideia é a mesma... é nisso que devemos investir.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

A questão reside na falta de dinheiro devido a más políticas e não só.

As luzes na Ponte Europa torna-a mais bonita à noite, porém fica muito caro deixá-las acesas. Daí que só na Páscoa, Natal e Festas da Cidade, as vês acesas. Podias referir que já que ela apanha muito Sol podiam usar um sistema a Energia Solar assim a energia era gratuita, ou podiam aproveitar a energia do próprio rio para tal... Só que infelizmente os sistemas de energia alternativa são caros de se implementarem :roll:

Depois "lavar a cara à Alta" também é algo que custa dinheiro e também não há muitos incentivos aos moradores da Alta a cuidarem das suas habitações.

Não queiras comparar a Estónia um país bastante evoluído tendo em conta que existe há muito pouco tempo, com Portugal. As nossas cidades só podem ser comparadas com países de iguais condições como Malta ou cada vez menos Grécia :(

Mas no fundo o que tu dizes é correcto, mas falta vontade política para fazer isso e acima de tudo dinheiro. Não podemos comparar o dinheiro e poder que Lisboa tem com Coimbra :roll:

Mas gostei da tua indignação, é bom saber que nem toda a gente anda amorfa :wink:

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Dinheiro até que há.... Não vai é para onde deve... :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Responder