Ideias dos cidadãos para a sua própria cidade

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Ideias dos cidadãos para a sua própria cidade

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

É certo que o Povo nunca decide nada, mas isso não invalida que tenha ideias.

Que ideias inovadoras implementariam na cidade de Coimbra?

Podem colocar várias.

Eu começo já com uma:

Barcos de passageiros que transportassem estudantes desde a Baixa (Portagem? Gare do Mondego?) Até ao Polo II quando o Polo tivesse as obras das duas novas faculdades, a Avenida da Boavista e a renovação da margem realizadas. Temos apenas uns poucos autocarros e nem metro vamos ter.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

No pátio da Faculdade de Direito, eu substituia o cascalho foleiro por relva, como podemos ver nesta Universidade inglesa:

Imagem

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

Cá estou eu outra vez par defender os direitos dos musicos. :P

O que era fundamental era um armazém, ou edificio com varios estudios de ensaio e gravação. Um espaço para cencertos com capacidade para 500 - 1000 pessoas (hint: le son :roll: ) era fundamental para coimbra fazer parte das pequenas tournés que ainda vão acontecendo pelo pais e que nos pasam sempre ao lado.
Uma loja de musica com preços sérios, e não a vigarice que aqui nesta cidade se pratica.

dormitórios para os estudantes no polo2 onde se pudesse dormir a sesta, enquanto se espera pela aula das 18h, nem que se tivesse de pagar para esse (ou outro) fim.
Alargar a cantina do polo2, só se consegue comer se se for ás 12h.
fear the beer

Avatar do Utilizador
brainless
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22
Localização: Coimbra
Contacto:

Elevador/Teleférico

Mensagem por brainless »

Acho que a ideia deste tópico é excelente, mas estou um pouco admirado que não haja mais ideias!... Criticas as ideias e opções dos outros é sempre tarefa fácil, quando comparada com o esforço necessário para avançar com ideias realmente novas e úteis para a nossa cidade e seus habitantes. Assim sendo, aqui fica uma das minhas ideias, e que já defendo há largos anos:

- A criação duma ligação combinada, usando teleférico e elevador, ligando a zona da universidade (junto ao Jardim Botânico), à beira-rio, e prosseguindo sobre o Mondego, pela margem esquerda, até Sta Clara. Acho que para além de servir um número potencialmente grande de utentes, teria das vistas mais bonitas de Coimbra, o que iria atrair um grande numero de turistas, ajudando a recuperar o investimento. É uma pena que a única opção do género existente em Coimbra- o elevador do Mercado- tenha uma utilidade duvidosa, e vista para uma das encostas mais selvaticamente urbanizadas (as décadas de 50/60 são ricas em maus exemplos destes) e degradadas de Coimbra.
Consigo imaginar a reacção de um turista que chegue a Coimbra de comboio, e saia no majestoso apeadeiro Coimbra-B, siga pela Fernão de Magalhães a pé (uma das avenidas mais poluídas da Europa, segundo recentemente ouvi), ainda mal refeito do choque, continue pela Baixa e decida apanhar o elevador para chegar à Universidade! A isto é que se chama saber causar uma boa impressão!... :x
"Cada um tem a sua estratégia..."

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

É isso e aqueles que consideram o estádio um monstro. O que estava lá antes é que era bom. Um parque de estacionamento com uma meia dúzia de árvores a disfarçar, um parque de campismo do mais reles que há, um estádio podre,... Isso é que era bom! E a rejeição do World Trade Center em Santa Clara? É um atentado à paisagem da zona! Bom, bom é o aspecto degradado da Guarda Inglesa! E para quê edifícios altos e modernos quando estamos cheios de maravilhas espalhadas pela Alta e pela Baixa a cheirar a esgotos, a cair aos pedaços e cheias de grafiti chunga? Sim, a Solum e o Bairro Norton de Matos são zonas que nada têm a ver com a beleza da antiga cidade que até nem é considerada suja pela maioria dos turistas que vêm cá.

Bem, gostei da tua ideia do teleférico a atravessar o rio. No projecto Polis inicial para Coimbra estava planeado um desde o Parque até à Universidade. Parece-me que desistiram; o dinheiro fica melhor gasto nesta magnífica "obra de arte".
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Ah! E esqueci-me de mencionar o magnífico monte de areia que está à frente da Faculdade de Direito. A sua beleza provoca-me arrepios. Só acho mal já não deixarem entrar carros lá dentro... Ficava com uma paisagem muito mais bonita com eles.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

Ingersoll Escreveu:No pátio da Faculdade de Direito, eu substituia o cascalho foleiro por relva, como podemos ver nesta Universidade inglesa:
Concordo....ficava mto giro...

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

punha os electricos de novo a andar e de borla para estudantes mediante uma contribuiçao anual simbolica

reaproveitava as fabricas antigas e abandonadas, contruindo espaços de convivio e lazer inexistente em coimbra (uma discotaska a sério!)

Derrubava todos os predios que estão a ruir e nao apresentam qq tipo de patrimonio para a cidade.

iluminava melhor a alta, incentivava morar na alta e na baixa, a zona da universidade que tem predios (aquele ao lado do couraça! ) todos rotos iriam ser reaproveitados,os que nao fossem interessantes de recuperar e nao estivessem ali fazer outra coisa a nao ser ocupar espaço iam a baixo e criava.se mais espaços verdes.

criava um autodromo para os tunings irem-se pikar e a bofia nao andar sempre a ir ao polo2 ver kem lá anda.

Transformava o aerodromo em aeroporto.

colocava mais sinalizaçao para enquadrar as zonas no contexto socio-historico
...
& so on ...

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

uuuuuaaaaauuuuu....ideias nao falta....é bem...mas o pior é por isso em pratica.... :P

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

tofas Escreveu:uuuuuaaaaauuuuu....ideias nao falta....é bem...mas o pior é por isso em pratica.... :P
basta trabalho e sacrificio coisa que falta a boa gente, embora ache que esta admin da camara nao seja das piores... mas tb na sou de cá!

Se voces pedissem para eu dar ideias para montemor-o-velho era uma lista infindavel de coisas as fazer e começando so na minha freguesia!

Avatar do Utilizador
Aisha
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: sexta-feira, 18 fevereiro 2005 14:09

Mensagem por Aisha »

Eu concordo com muitas das ideias apresentadas.

Aquele areal no pátio da FDUC é mesmo deprimente! :dis:

Um teleférico ajudava a dinamizar o turismo, com as excelentes vistas que proporcionaria.:dance:

Os prédios degradados na baixa e a urbanização pouco harmoniosa nas partes novas da cidade, de facto, causam arrepios. :wall:

Bom, coimbra b, já se vai transformar... o mesmo não sei quanto á Fernão de Magalhães, que é um troço grande e feio. Um péssimo cartão de visita. :?

Também axo que Coimbra precisa de mais espaços verdes, de um "central Park", mais precisamente. :lol:
"Tudo o que não me mata fortalece-me"

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

um central park nao é preciso. temos a sereia e o botanico. criar pequenos espaços verdes seria mais importante, como pequenos jardins do mondego por todo o lado!

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

dawn_to_dusk_ Escreveu: criava um autodromo para os tunings irem-se pikar e a bofia nao andar sempre a ir ao polo2 ver kem lá anda.
Porque é que hão-de todos os contribuintes pagar os prazeres privados de alguns? Se estes fulanos pretendem segregar testosterona nos seus chaços que comprem um terreno e construam lá a pista.

Avatar do Utilizador
brainless
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por brainless »

Não é preciso pôr os velhos eléctricos em funcionamento para instituir borlas aos estudantes!... Na Alemanha, paga-se cerce de 65€ de propinas por semestre, e o cartão de estudante permite-te andar em qualquer autocarro e até em comboios até um raio máximo de 15-20 km. Acho que só era preciso um pouco de vontade política e entendimento entra as partes envolvidas (Universidade, SMTUC, Câmara, CP), para instituir algo semelhante em Coimbra. Acho que deixava de haver argumentos contra fecho total de trânsito na alta, e resolvia-se os principais problemas de trânsito desta cidade... E era de maneir de encher os transportes públicos que tantas vezes andam "às moscas".
"Cada um tem a sua estratégia..."

Avatar do Utilizador
Aisha
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: sexta-feira, 18 fevereiro 2005 14:09

Mensagem por Aisha »

dawn_to_dusk_ Escreveu:um central park nao é preciso. temos a sereia e o botanico. criar pequenos espaços verdes seria mais importante, como pequenos jardins do mondego por todo o lado!
hum... tipo pa fazer um jogging e mesmo para simplesmente passear não sei se são opções viáveis, uma vez que vários colegas meus já foram assaltados nesses jardins.
O parque que tava a projectar seria muito mais aberto, com bem mais relva do que árvores, que segregam muito o espaço e dá o mote para que essas situação se passem.
"Tudo o que não me mata fortalece-me"

Responder