Turismo em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Turismo em Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Abri este tópico com o objectivo de ser debatido o turismo na cidade.
O que falta, o que pode ser melhorado, etc.

Começo com esta noticia referente ás visitas guiadas:
Visitas guiadas dão a conhecer a Rainha Santa
Ideia é divulgar junto da população valores culturais e patrimoniais ligados à personalidade da padroeira da cidade de Coimbra, Rainha Santa Isabel. Visitas guiadas arrancam dia 21

Para além de promover o património da cidade, os seus valores culturais, a iniciativa do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra pretende ter uma componente pedagógica e de cidadania. No encontro que ontem se realizou no Centro Pastoral Rainha Santa Isabel, Mário Nunes anunciou para o próximo dia 21 o arranque de um ciclo de visitas guiadas sob a temática da padroeira de Portugal.
As visitas, orientadas por uma guia-intérprete credenciada da autarquia, que terão lugar de 15 em 15 dias, decorrerão ao Convento de Santa Clara-a-Nova, à própria igreja, sacristia, ao coro baixo e claustro, incluindo uma pequena resenha histórico-artística sobre o monumento. Destaca-se igualmente um pequeno apontamento sobre as Ordens Mendicantes, em especial as de S. Francisco e Santa Clara.
O vereador da Cultura referiu que as inscrições para as visitas guiadas já começaram e lembrou, por outro lado, que as inscrições para visitar o Panteão Nacional, na igreja de Santa Cruz, e Santo António dos Olivais estão esgotadas até fins de Março e Abril, respectivamente.
Mário Nunes anunciou, por outro lado, que iniciativas idênticas terão lugar futuramente ao Memorial da Irmã Lúcia. «O passo seguinte será a visita à arte contemporânea de Coimbra», adiantou, apontando, a propósito, a ponte de Santa Clara, depois a envolvente de Santa Clara-a-Velha, ponte Pedro e Inês e o Pavilhão Centro Portugal.
O responsável pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra recordou ainda as visitas à Casa Miguel Torga, de segunda-feira a sábado, entre as 14h30 e as 18h00. «É assim que as pessoas se vão sensibilizando para a defesa do património», considerou.
O padre António Sousa, pároco de Santa Clara e capelão da Confraria da Rainha Santa salientou a importância das pessoas aderirem àqueles circuitos.
Aproveitando a presença do representante da Câmara, António Sousa alertou para um estrangulamento existente na Rua Mendes dos Remédios e para a necessidade de se abrirem duas faixas naquela artéria.

Arte sacra na reabertura da Sala da Cidade

Cerca de 100 peças de arte sacra que constituem, na sua maioria, espólio do Mosteiro de Santa Cruz, estão patentes ao público a partir de hoje, no antigo refeitório. A mostra, constituída na sua maioria por pintura, escultura, ourivesaria, tapetes persas e paramentos, assinala a reabertura da Sala da Cidade, que estava encerrada desde 2003. Agora, estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 17h30. A entrada é gratuita e faz-se pela Rua Olímpio Nicolau Fernandes.
In Diario de coimbra
Parece-me bem, estas visitas guiadas ao convento já deveriam ter começado á mais tempo. É pena é ser só de 15 em 15 dias, mas por algum lado terá de se começar.

Em relaçao ás visitas á igreja de Santa Cruz, tambem serem só de 15 em 15 dias e já estarem esgotadas até fins de março, eu pergunto:
E se as visitas guiadas fossem diariamente??
:wink:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Realmente deveriam ser mais frequentes... será por falta de pessoal? Gostaria de fazer visitas guiadas, vou mandar currículo para lá... é que assim dá ideia de poucos recursos humanos... se há interesse há que o rentabilizar...
O nosso turismo é muito ligado ao percurso UC - Baixa e só desde há pouco tempo é que se pensa nos restantes espaços... e só assim é que se valoriza a cidade... e há muito mais por onde pegar...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Tens de ser guia-intérprete Lino.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E como funciona isso? Línguas não é problema, falo inglês, alemão e aprender Espanhol não é problema...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Mil anos para interpretar na Universidade de Coimbra

Alguma coisa está a mudar na forma como a Universidade de Coimbra se assume enquanto espaço de actractividade turística. A par da intervenção em curso e já visível em espaços como a Via Latina, a Sala dos Capelos ou, em breve, a Torre e a fachada da Biblioteca Joanina, é a própria gestão de uma riqueza a traduzir–se no número impressionante de 180 mil visitantes/ano que António Filipe Pimentel pretende renovar.

A enorme quantidade de turistas que diariamente visitam a Universidade de Coimbra (UC) é um dado adquirido com o qual a cidade e a própria escola têm convivido demasiado pacificamente até, no entender de alguns. Mas quando essa quantidade se traduz em números e se percebe que o fluxo turístico à UC é o segundo mais volumoso a nível nacional – logo a seguir ao Museu dos Coches – e significa exactamente 180 mil visitantes em cada ano, a realidade assume necessariamente outros contornos.
Reflexo disso mesmo é a aposta mais ou menos recente mas definitivamente assumida pela Universidade de Coimbra: a reformulação de toda a sua acção na área do turismo anda de mãos dadas com a política de valorização patrimonial, naquele que é um dos binómios mais promissores para o futuro da velha escola, que pretende contar da melhor forma os mil anos de história que encerra.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, António Filipe Pimentel, pró-reitor para o Património, assumiu a “necessidade e a vontade” de mudança numa área vital, que encontra na candidatura a Património Mundial um marco fundamental e irá concretizar-se definitivamente em três grandes projectos: a intervenção já iniciada em muitos dos seus ex-libris patrimoniais – Via Latina, Sala dos Capelos, Torre, Laboratório Chimico –, a criação de um Centro Interpretativo a construir num espaço anexo à Capela de S. Miguel e desenhado pelo arquitecto Souto Moura e ainda a redefinição em curso do percurso turístico no Paço das Escolas e entre outros núcleos fundamentais do património universitário, como é o Jardim Botânico ou o Museu da Ciência.
E quanto a este último, que António Pimentel assume como “fundamental”, mesmo porque há, normalmente, uma redução do circuito turístico da Universidade de Coimbra ao Paço das Escolas, “quando deve tratar-se do património universitário alargado”, o destaque vai para a “integração” necessária de alguns elementos que, valendo por si só, fazem muita da riqueza da Universidade de Coimbra: o Jardim Botânico, valendo enquanto espaço urbanístico e arquitectónico, mas também enquanto espaço botânico e científico. Ou o Museu da Ciência, no seu primeiro pólo no Laboratório Chimico e no segundo pólo a arrancar no Colégio de Jesus.
Falando de património universitário, fala-se, de acordo com António Pimentel, de um “produto complexo que tem de ser gerido pela sua mais-valia e pela sua menos valia: e a menos valia é a que resulta de um edifício que não foi feito para ser um produto turístico. Esta é uma escola, é uma casa de ciência, tem alunos, professores, funcionários, tem uma vida académica. Mas tem também um valor patrimonial que o torna procurado e que, ao mesmo tempo, até por uma questão de ética e cidadania, impõe que seja divulgado para que seja fruído pela comunidade”.
E o facto é que a comunidade o procura a uma escala de que não se tem uma noção muito rigorosa. Para o pró-reitor responsável pelo Património, “estamos a falar do espaço com maior procura turística em Portugal a seguir ao Museu dos Coches”, o que significa um número redondo de 180 mil visitantes por ano, “geridos até agora quase simplesmente por efeito de inércia: as pessoas vêm pura e simplesmente e fazem o seu percurso”.
Partindo de um constrangimento evidente – “temos uma instituição que não foi vocacionada para gerir um produto turístico” –, há que avançar para as “mais-valias” que esse constrangimento também proporciona. Para o responsável, “a Universidade é um produto único”, por não se traduzir “num património estático, musealizado no sentido negativo do termo”. Normalmente, as pessoas vão a um palácio fazer uma espécie de “viagem no tempo”, mas “aqui as pessoas estão a ver um produto vivo, porque o edifício, hoje, continua a cumprir a mesma função que cumpria há 100, há 300, há 400, há 500 anos...”, sublinhou António Pimentel.
Em certo sentido, o Paço das Escolas continua a cumprir a sua função originária, “aquela que D. João III lhe deu e que foi exactamente a passagem de palácio real a escola, mantendo a dignidade de palácio”, disse o pró-reitor para o património, destacando aquele que é um dos aspectos “inesgotáveis”: quando a Universidade adquire o paço, “fica registado na escritura notarial que o edifício mantém a dignidade preeminências e prerrogativas de paço real. E isso mantém um fio que nunca se quebrou até aos dias de hoje”. É essa a “história de mil anos que tem para contar, é esse o seu lado fascinante e a sua grande mais-valia”.
E essa é, para António Pimentel, absolutamente única: “as pessoas chegam aqui e vêem os professores a prestarem provas de doutoramento e agregação, vêem os alunos a terem aulas, vêem uma capela que é usada em rituais litúrgicos quotidianos, vêem uma biblioteca que é um espaço plástico magnífico, mas cujos livros são mobilizados continuamente ao serviço da produção do conhecimento”.
As Beiras

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Luís Alcoforado defende estratégia turística para Coimbra
Coimbra vai ser uma cidade com muita animação durante os meses de Verão. A coincidir com as festas
da Rainha Santa, haverá teatro de rua, música, dança, exposições, de modo a atrair mais turistas à cidade. A boa nova foi lançada por Luís Alcoforado, convidado para um almoço-debate entre os hoteleiros de Coimbra
Noticia completa - DC

É disto que coimbra precisa para rebitalizar a baixa.
E já agora tambem nao era mal pensado se houvesse mais divulgaçao das festas da rainha santa.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu:
Luís Alcoforado defende estratégia turística para Coimbra
Coimbra vai ser uma cidade com muita animação durante os meses de Verão. A coincidir com as festas
da Rainha Santa, haverá teatro de rua, música, dança, exposições, de modo a atrair mais turistas à cidade. A boa nova foi lançada por Luís Alcoforado, convidado para um almoço-debate entre os hoteleiros de Coimbra
Noticia completa - DC

É disto que coimbra precisa para rebitalizar a baixa.
E já agora tambem nao era mal pensado se houvesse mais divulgaçao das festas da rainha santa.
Se calhar o problema é esta iniciativa coincidir precisamente com a Rainha Santa. Nessa altura já andam turistas ques cheguem na cidade. O que é preciso é fazer essas iniciativas em alturas mais "mortas", não coincidentes com as festas da cidade ou queima das fitas etc. A verdade é que eu de vez em quando vou passear com a familia à baixa ao domingo e a pasmaceira é de fugir...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Pois, lá isso é verdade. Podiam fazer por exemplo em agosto. Os turistas iam gostar.

Mas sempre é melhor fazerem nesta altura do que nao fazerem nada!!

:wink:

alvarovaz
Regular
Regular
Mensagens: 174
Registado: domingo, 20 janeiro 2008 12:01
Localização: Coimbra

Mensagem por alvarovaz »

DaniFR Escreveu:Pois, lá isso é verdade. Podiam fazer por exemplo em agosto. Os turistas iam gostar.

Mas sempre é melhor fazerem nesta altura do que nao fazerem nada!!

:wink:
pois concordo sempre é melhor do que nada mesmo.
Alvaro Vaz

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

DaniFR Escreveu:Podiam fazer por exemplo em agosto. Os turistas iam gostar.
Mas a notícia diz que a animação vai ser nos meses de Verão! Poderá começar, se calhar, por altura das festas da Rainha Santa.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ruizito Escreveu:
DaniFR Escreveu:
Luís Alcoforado defende estratégia turística para Coimbra
Coimbra vai ser uma cidade com muita animação durante os meses de Verão. A coincidir com as festas
da Rainha Santa, haverá teatro de rua, música, dança, exposições, de modo a atrair mais turistas à cidade. A boa nova foi lançada por Luís Alcoforado, convidado para um almoço-debate entre os hoteleiros de Coimbra
Noticia completa - DC

É disto que coimbra precisa para rebitalizar a baixa.
E já agora tambem nao era mal pensado se houvesse mais divulgaçao das festas da rainha santa.
Se calhar o problema é esta iniciativa coincidir precisamente com a Rainha Santa. Nessa altura já andam turistas ques cheguem na cidade. O que é preciso é fazer essas iniciativas em alturas mais "mortas", não coincidentes com as festas da cidade ou queima das fitas etc. A verdade é que eu de vez em quando vou passear com a familia à baixa ao domingo e a pasmaceira é de fugir...
Aquelas iniciativas de artes de rua devem é existir todo o ano. Deve haver incentivos aos artistas de rua. Onde estive na Alemanha as pessoas estavam em determinados sítios onde ficavam de borla durante uma hora. Assim é bom porque dá para todos.
É bom que a Raínha Santa tenha muito mais iniciativas para chamar mais turistas.
Que se faça em Julho, Agosto, Setembro...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder