CIC de volta à Solum

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

CIC de volta à Solum

Mensagem por Pedro »

CIC de volta à Solum

A transferência da CIC da Praça da Canção para a zona que a viu nascer pretende dar novo fôlego à Feira Comercial e Industrial de Coimbra. É também com esse objectivo em vista que está a ser programada uma série de concertos no estádio para os dias do certame.

A edição deste ano da CIC – Feira Comercial e Industrial de Coimbra deverá realizar-se, entre os dias 25 de Junho e 5 de Julho, no Estádio Cidade de Coimbra.

A transferência do certame para a zona onde o mesmo se realizou nos primeiros anos de vida está a ser negociada pela Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), entidade promotora da feira, e a TBZ, empresa de marketing a quem a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol entregou a gestão daquele estádio.

Segundo Luís Teixeira, da direcção da ACIC, «as negociações estão bem encaminhadas», pelo que a assinatura do protocolo de cooperação entre as duas entidades deverá estar por dias.

Realizada, nos últimos anos, na Praça da Canção, na margem esquerda do Mondego, depois de uma prolongada passagem pelo Alto da Relvinha, a CIC promete ganhar fôlego com a nova localização. Pelo menos, é essa a intenção da ACIC e da TBZ, que deverão realizar a feira, em parceria, no interior do Estádio Cidade de Coimbra e em seu redor.

A aposta das duas entidades em fazer crescer a CIC – que teve os seus melhores anos na antiga Praça dos Heróis do Ultramar, no topo norte do então chamado Estádio Municipal de Coimbra – passará pela realização de eventos paralelos, nomeadamente, de cariz musical. No que diz respeito a concertos, a escolha do cartaz vai privilegiar nomes de artistas portugueses, revelou Luís Teixeira, recusando-se, todavia, a adiantar nomes, pelo facto de as negociações não estarem ainda fechadas.

Este dirigente da ACIC está convencido de que, independentemente dos concertos, a excelência das condições do Estádio Cidade de Coimbra não só proporcionará maior conforto e visibilidade aos feirantes como atrairá, por si só, mais público à CIC. Tanto mais que haverá muitos a aproveitá-la como oportunidade para conhecer o renovado recinto desportivo, prevê Luís Teixeira, convencido de que «cinquenta por cento das pessoas de Coimbra, ou muito mais, nunca lá entraram».

Quanto aos expositores do certame, a Associação Comercial e Industrial pretende fazer uma aposta nas empresas de Coimbra superior àquela que se tem verificado. E promete cobrar, pela sua presença, preços semelhantes aos praticados em 2004.

A maior dor de cabeça da realização da CIC no Estádio Cidade de Coimbra deverá ser o relvado. Se, habitualmente, a realização de eventos em estádios implica a cobertura da relva com lonas gigantes, o mesmo não poderá acontecer com a CIC: dificilmente o relvado aguentaria sem luz nem água 11 dias – sem contar o tempo necessário para a montagem e desmontagem do certame. Luís Teixeira adiantou, sem pormenorizar, que estão a ser estudadas soluções técnicas que permitam preservar o relvado onde, actualmente, a Académica de Coimbra luta pela sua permanência no escalão maior do futebol português.

Fonte: Diário de Coimbra
Eu já não vou à CIC desde o primeiro ano em que foi realizada no Alto da Relvinha, naquele suposto parque de exposições que tem das piores condições que eu já vi. Ou seja, já não vou lá há largos anos... e na altura apenas me interessava pelo "free candy" (a quantidade de chocolates que ganhei naqueles jogos estúpidos de furar um quadro... :twisted:).

Também é verdade que um evento deste género, hoje em dia, dificilmente poderá atraír a mesma quantidade de público que há uns 10 anos atrás. Na altura não havia mais nada em Coimbra e a CIC era um dos "pontos-alto"... hoje em dia passa bastante despercebida.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Em Cantanhede todos os anos se realiza a Expofacic e de ano para ano cada vez cresce mais.
O recinto tem aumentado muito, as infraesttruturas tb tem melhorado.
Tem expositores, concertos, tasquinhas, actividades das esoclas, teatros etc...
Acho que o que atrai mais pessoas são as tasquinhas de comida regional, são muito porreiras....
Nessa semana há pessoal que janta lá todos os dias.

A CIC costuma ter o q?
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

JulesS Escreveu:A CIC costuma ter o q?
Pavilhões nada interessantes das lojas da cidade.
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem eu fui o ano passado à CIC, mas tb ja la n ia desde k passou a ser na relvinha, e sinceramente, n gostei nd do k vi, mt fraco mm, e já n tinha o stand dos doces k eu tb curtia bué :D. Entre a CIC e a Expofacic é mais fácil descobrir as semelhanças do k as diferenças pk a Expofacic é de longe muito melhor!!

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

duffy Escreveu:Entre a CIC e a Expofacic é mais fácil descobrir as semelhanças do k as diferenças pk a Expofacic é de longe muito melhor!!
Então, se a Expofacic é melhor é mais fácil descobrir as diferenças. :?

P.S.: o relvado do Cidade de Coimbra já está bom, está..........
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Feira comercial não se realiza

Depois de ter sido dada como certa no “Cidade de Coimbra”, a direcção da ACIC optou por não realizar este ano a Feira Comercial e Industrial.

Após três edições no antigo Choupalinho, a Feira Comercial e Industrial de Coimbra (CIC) volta a sofrer novo interregno. Inicialmente prevista para o Estádio Cidade de Coimbra, a CIC’2005 não irá realizar–se por decisão unânime da direcção da Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC). Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, a realização de uma prova de atletismo, durante as datas previstas do certame, inviabilizaram o acordo com a empresa gestora do Estádio, TBZ. Segundo informações recolhidas junto da direcção da ACIC, o valor pedido pelos promotores desta prova era incomportável para os cofres da associação, que desta forma optaram por não efectuar a iniciativa em 2005.

A decisão foi também comunicada anteontem a Carlos Encarnação, durante uma reunião que teve lugar na autarquia. Nesse encontro, ficou ainda acertado o regresso da CIC no próximo ano... no Choupalinho.

O autarca terá garantido aos dirigentes da ACIC que a conclusão das primeira e segunda fases do Parque Verde do Mondego, na margem esquerda - que implica o arranjo do Choupalinho e da zona ribeirinha, até às Lajes, incluindo a piscina de recreio - estará concluída antes da próxima edição da CIC. Esta intervenção permitirá requalificar o espaço e, na opinião dos directores, dar outra dignidade à CIC.

Refira–se que a proposta para a criação desta feira partiu do sector industrial da ACIC em 1976. Desde então, o certame manteve o carácter de feira geral de actividades económicas, procurando desta forma dar relevância aos sectores de maior concentração regional. Ao longo da sua realização nasceram as Bienais da Cerâmica, dos Materiais de Construção, do Vinho, do Mobiliário e da Alimentação.

A escassez de espaço na “Heróis de Ultramar” e a aquisição, por parte da ACIC, de um Parque de Feiras na Relvinha levou a que a CIC mudasse para esta zona da cidade em 1994. As edições seguintes mostraram o definhar da feira, até que a direcção de Horácio Pina Prata decidiu interromper a sua realização seis anos depois. A sua reabilitação ocorreu em 2002 com a instalação no Parque Verde do Mondego. Três anos depois, regista–se um novo interregno.

O DIÁRIO AS BEIRAS tentou ouvir um comentário por parte do presidente da ACIC, mas tal não foi possível.

Fonte: As Beiras
E afinal parece que já nem no estádio... não ficaria propriamente espantado se para o ano não voltasse a ser realizada, já que este evento está demasiado "em baixo".

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E no ano passado tocaram os Scorpions em Cantanhede, na altura da EXPOFACIC, e este ano o Catarino quer levar lá o Sting. :shock: :)
Sem comparação, a CIC é mto pior e precisa de um impulso grande. Quando era puto gostava de lá ir qdo era na Solum, pois era novidade, havia máquinas que só se via ali,a gora não há interesse nenhum, até pk o próprio tecido industrial e cmercial de Coimbra precisa de um forte impulso, mais uma revolução.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Lino Escreveu:E no ano passado tocaram os Scorpions em Cantanhede, na altura da EXPOFACIC, e este ano o Catarino quer levar lá o Sting. :shock: :)
Sem comparação, a CIC é mto pior e precisa de um impulso grande. Quando era puto gostava de lá ir qdo era na Solum, pois era novidade, havia máquinas que só se via ali,a gora não há interesse nenhum, até pk o próprio tecido industrial e cmercial de Coimbra precisa de um forte impulso, mais uma revolução.
Sting? A sério??? Gosto da música do homem, se a minha agenda permitir e caso isso seja verdade, acho que terei de me deslocar até à Expofacic.
Fui lá à 2 anos, e o que guardei na memória foi a comida regional que lá se vendia :D

Quanto à CIC em Coimbra.. bons velhos tempos quando era na Praça Heróis do Ultramar, onde saía sempre cheio de sacos com ofertas, e com chocolates, bolachas... bons velhos tempos

Nunca gostei muito da CIC na Pedrulha, primeiro porque era longe, difícil de arranjar estacionamento e as condições só foram boas na 1ª vez, depois foi sempre a piorar.
Desde que a fizeram na Parque Verde do Mondego, aí é que era mesmo muito má.

Acho bem que não a realizem este ano, se é para ser uma porcaria, mas vale ficarem quietos e planearem bem as coisas. Quanto às infraestruturas que estão para serem feitas no Parque Verde do Mondego, vamos ver se fica tudo pronto a tempo das Festas da Cidade de 2006 em que coincide com as Festas da N.Sra Rainha Santa Isabel.

E já que falamos na CIC, como está a bela porcaria da Feira Popular, ainda vai continuar naquela bela localização ?Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Não sei porque mas não estou a ver o Sting em palcos que não sejam em Lisboa ou Porto... :roll:
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pk não aproveitar o Parque da Canção (Queimódromo para os amigos) para aí fazer a CIC ou a Feira Popular? Sempre haveria a zona da Ponte Europa e a Scotch pa estacionamento, ou então arranjavam uma porção do Parque pa estacionamento. Ou autocarros de outros pontos da cidade para ali para menos gente levar o raio do popó.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder