Troleicarros - nas ruas de Coimbra á 60 anos!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Troleicarros - nas ruas de Coimbra á 60 anos!

Mensagem por DaniFR »

Apesar das suas evidentes mais-valias comparativamente a outros transportes públicos, os troleicarros nem sempre tem boa fama. Coimbra recebeu-os há 60 anos e vai lançar, em breve, um livro sobre a sua história. A câmara queria apoio do Estado por os manter.
Os 60 anos da presença dos troleicarros em Coimbra, única cidade da Península Ibérica que dispõe ainda deste meio de transporte público de tracção eléctrica, são revisitados num livro editado pela delegação regional da Ordem dos Engenheiros (OE).
A obra “Troleicarros de Coimbra: 60 anos de História” vai ser apresentada em 24 de Novembro, Dia Nacional do Engenheiro, no Casino da Figueira da Foz, no âmbito de um programa com que o conselho directivo regional da OE comemora, em simultâneo, os 50 anos da sua instalação na Região Centro.
“O local onde as redes de troleicarros melhor se adaptam são as cidades consolidadas de média dimensão, em que a procura de transportes é suficientemente elevada para viabilizar um sistema de transportes públicos urbanos”, segundo um artigo da autoria do presidente da Metro Mondego, Álvaro Maia Seco, e de uma bolseira de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Carla Galvão.
Álvaro Seco participa no trabalho “Troleicarros, Conceito e Resenha Histórica” na qualidade de professor associado do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC. “Um troleicarro é um veículo de transporte colectivo rodoviário alimentado directamente por um motor eléctrico, pelo que não necessita do consumo de qualquer tipo de combustível nem da acumulação de energia no veículo. A alimentação eléctrica é feita por uma linha aérea, através de um cabo metálico condutor de energia, designado por catenária”, referem os co-autores.
Os troleicarros, ao contrário de outros veículos com alimentação directa de energia – como os eléctricos, metros e comboios –, deslocam-se sobre rodas e não sobre carris, o que lhes garante “uma maior manobrabilidade e o estatuto de ‘automóvel’ de acordo com a legislação portuguesa”.

17 em Coimbra
Em Coimbra, circulam actualmente 17 troleicarros, mas esse número já foi maior no passado, numa rede cuja exploração é da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
A primeira linha de troleicarros da cidade do Mondego foi inaugurada em 16 de Agosto de 1947, correspondendo ao itinerário entre a rua António Granjo, junto à estação ferroviária de Coimbra A (estação Nova), e o Alto de Santa Clara, ao cruzamento de Almas de Freire, sendo os bilhetes de 80 centavos e um escudo.
No mesmo ano, a Câmara Municipal aprovou a “gradual extinção da via férrea de carros eléctricos” existente na cidade e a sua substituição pelos troleicarros, “reservando os autocarros para as zonas rurais”, recorda, no mesmo livro, o engenheiro João Ferreira Araújo, responsável pelas redes de distribuição e manutenção dos Serviços Municipalizados de Coimbra quando foi inaugurada, há 60 anos, a primeira linha de “tróleis”.
“Os troleicarros vieram para Coimbra porque os eléctricos não podiam passar na velha ponte metálica de Santa Clara”, afirma, no prefácio, o presidente do conselho directivo regional da Ordem dos Engenheiros, Celestino Quaresma.
“O troleicarro é um meio de transporte não poluente e actual”, declarou Celestino Quaresma à agência Lusa, ao salientar que a rede de “tróleis” de Coimbra resultou de uma “intervenção técnica relevante” na área da engenharia.
O presidente da Câmara Municipal, Carlos Encarnação, aproveita para lamentar que os transportes públicos de Coimbra não beneficiem “dos favores dos deuses dos governos”. Ou seja, não são contemplados pelas verbas do Orçamento de Estado, como acontece com os congéneres de Lisboa e Porto.
O administrador-delegado dos SMTUC, Manuel Oliveira, disse à Lusa que uma nova linha de “tróleis”, entre a Solum e a Universidade, na Alta, passando pelos Olivais e pela praça da República, deverá entrar em funcionamento até ao fim do ano.
Cada troleicarro novo pode custar entre 385 mil e 600 mil euros, prevendo os SMTUC comprar mais alguns, já a partir de 2008, ao ritmo de um por ano. “É hoje muito difícil encontrar unidades destas novas no mercado”, devendo a sua aquisição ser efectuada no estrangeiro, adiantou Manuel Oliveira.
Há 60 anos a percorrer as ruas da cidade, os troleicarros já fazem parte da historia de coimbra e dao uma exelente imagem da cidade a quem a visita. :)
É uma exelente ideia fazer uma nova linha de troleicarros entre a solum e a universidade!! Apesar de os smtuc já estarem a precisar de adquirir novos autocarros para a renovaçao de frotas, acho que vale a pena investir em troleicarros.
:wink:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Será assim mesmo tão bom?
Eu não acho mesmo.
São altos e estão sempre a dar problemas...eu gosto,mas nao é pratico.
Love hurts

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Pois eu tambem compreendo isso. Acontece bastentes vezes as "varetas" cairem e os motoristas lá têm de estar tentar fazer pontaria aos fios para as voltar a pôr.
Mas dado que é um veiculo historico e representativo dos meios de transporte usados na cidade á mais de meio seculo, acho que vale a pena mante-los em circulçao.
Mas duvido que causem mais problemas do que aquelas sucatas dos smtuc que tem mais de 20 anos. Esses sim estao sempre a avariar. Já deviam estar á muito tempo fora de circulaçao.

:wink:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu concordo com a sua manutenção, apesar desses problemas. São uma imagem de marca e são amigos do ambiente...
Agora... mais uma linha da Solum à UC ou centro? :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Acho bem, para ver se usufruem menos da poluição dos próprios carros :!:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Acho normal fazerem esta nova linha...já que a linha 1 e a 3 se uniram numa só, formando agora a linha 103, passamos a ter apenas 2 linhas: a 4 e a 103.
Poderia ter um percurso que passa-se pela alta, vale das flores e portagem.

:wink:

Spiderman
Banido
Mensagens: 290
Registado: terça-feira, 29 novembro 2005 1:09

Mensagem por Spiderman »

Ainda sou do tempo dos electricos.....

Que saudades

Acho muito bem....menos poluição....menos ruído.....

laserman83
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: segunda-feira, 17 dezembro 2007 3:32

Mensagem por laserman83 »

Concordo com a manutenção dos "troleis", apesar da "fialhada" que obriga. São mitos limpos e silenciosos. No entanto era engraçado uma modernização dos veículos.

grossxl90
Novato
Novato
Mensagens: 40
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 14:18

Mensagem por grossxl90 »

Não tenho quaisquer dúvidas: os troleicarros aos autocarros, porque mais limpos e silenciosos, apesar dos problemas que possam ter. Mas só se justificam com uma renovação de frota, porque os mais antigos, coitadinhos...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Coimbra poderia começar a pensar em modernizar a sua rede de tróleis. O problema é o preço, sai bem mais barato 2 autocarros normais que um trólei..
Na Amadora vão investir nestes:
http://bp2.blogger.com/_h89XOfS6P_Y/R1K ... rTbus3.jpg
E na Venezuela nestes:
http://i148.photobucket.com/albums/s33/ ... C_0538.jpg

O que talvez signifique que o mercado se está novamente a voltar para este tipo de transportes e Coimbra tem a vantagem de já ter uma rede em funcionamento
Última edição por daniel322 em terça-feira, 03 fevereiro 2009 21:12, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Poder-se-ia bem investir nos segundos, esses e os híbridos são boas alternativas às latas velhas que por cá circulam e que só ao arrancar lançam logo uma nuvem de fumo para o ar.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Lino Escreveu:Poder-se-ia bem investir nos segundos, esses e os híbridos são boas alternativas às latas velhas que por cá circulam e que só ao arrancar lançam logo uma nuvem de fumo para o ar.
Para substituir as latas velhas (como lhe chamas e com razao) faria mais sentido os hibrido porque os autocarros mais velhos dos SMTUC vão para os arredores onde nao á linhas electricas para utilizaçao de autocarros tipo trolei e a colocaçam das mesmas seria muito dispendioso.

Para a minha zona mandam sao só autocarros velhos, aquilo está sempre a avariar e lá tem de vir a manutençao para voltar a por aquilo a andar. É uma vergonha! A meu ver o dinheiro que gastam da manutençao destes veiculos velhos daria perfetamente para comprar bus novos.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

DaniFR Escreveu:A meu ver o dinheiro que gastam da manutençao destes veiculos velhos daria perfetamente para comprar bus novos.
Não é bem assim, ainda é um investimento avultado.. e não se esqueçam que os SMTUC são financiados pela CMC que não nada em dinheiro..

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

daniel322 Escreveu:
DaniFR Escreveu:A meu ver o dinheiro que gastam da manutençao destes veiculos velhos daria perfetamente para comprar bus novos.
Não é bem assim, ainda é um investimento avultado.. e não se esqueçam que os SMTUC são financiados pela CMC que não nada em dinheiro..
Pois eu compreendo que a camara nao tenha dinheiro, mas é uma vergonha as sucatas que andam por aí, que têm mais de 20 anos e que estao constantemente a avariar.

P.S: nao me estou a referir aos trolleicarros, estou a falar dos autocarros que mandam para os arredores da cidade.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

DaniFR Escreveu:P.S: nao me estou a referir aos trolleicarros, estou a falar dos autocarros que mandam para os arredores da cidade.
eu sei..

Responder