Peço desculpa por rejuvenescer esta discussão, mas não consigo concordar com a opinião do gunky.. eu gosto dos tróleis, por acaso até os uso regularmente, na linha para o pólo 1 e acho que a cidade se deve orgulhar de uma das poucas decisões sensatas que teve, que foi manter as linhas em funcionamento.. numa altura em que outras cidades até estão a instalar linhas novas, como na Amadora, em que vai ser construída uma linha de tróleis entre a Reboleira e a Brandoa.
gunky Escreveu:LOL ninguem se lembra que o preço deles e 4 vezes mais caro que os normais... N sei ao fim de quanto tempo e que estarao pagos, ja pra n falar de manutençao...
O grande problema dos tróleis é mesmo o custo inicial (o que levou os SMTUC a não conseguirem renovar a frota), mas que depois compensam na enorme fiabilidade, longevidade e
manutenção mais barata
gunky Escreveu:Sabes o preço dum autocarro normal?! Preferes 1 troleicarro a andar pela cidade ou preferes mais percursos de autocarro e/ou carreiras?
Porque não ambos?.. Veículos não poluentes no centro da cidade e autocarros nos percursos suburbanos.
Até porque, por se estar a investir num meio de transporte não poluente, a linha da Solum foi financiada
a 90% pelo Estado, o que não aconteceria se o motivo fosse a aquisição de autocarros.. ainda por cima numa altura em que:
O responsável da empresa salientou o "menor custo" que a opção eléctrica acarreta face às viaturas movidas a gasóleo, frisando que os tróleis custam, em média, 43,07 euros por cada 100 quilómetros percorridos.
Por seu lado, uma viatura diesel da frota urbana registava, no final de Março, um custo médio associado de 49,36 euros por cada 100 quilómetros, justificando a opção pelos tróleicarros
e
Uma mini-hídrica a instalar na Ponte-Açude, aproveitando um gerador já existente, poderá vir a produzir quatro GWh por ano de energias renováveis para alimentar a rede de troleicarros
Penso que todos estamos de acordo quando se afirma que é uma questão de tempo até que os preços dos combustíveis fósseis aumentem de novo..
gunky Escreveu:Venha mas e o metro e em termos praticos e economicos vale a pena continuar com autocarros a gasoleo ou adapta-los a biodiesel do que estar realmente a continuar a suportar este tipo de transportes... Sei que ai ai muita gente que diz que ja fazem parte da historia da cidade bla, bla, pois, pois,...
A interacção entre Metro e SMTUC ainda não está bem explicada, é um facto, mas existem linhas que continuam a fazer sentido, como a que sobe à Universidade e até mesmo a nova linha que complementa o traçado do metro, num percurso mais urbano..
e sim, fazem parte da história da cidade.. o que não significa que tenham passado à história..
gunky Escreveu:Olhem pro basofias. Se nao fosse o belo do turista ja tinha arrumado as botas ha muito tempo e mesmo assim ainda se veem em dificuldades de o por a circular. A cidade ta-se completamente a cagar pra ele.
Não é verdade.. o Basófias transportou em 2008, mais de 20 mil pessoas.. para um "restaurante", não me parece mal..
Aliás, o Basófias foi mesmo uma aposta no mercado de turistas..
gunky Escreveu:Os troleicarros e quase a mesma coisa. Fazem quase lembrar a ecovia...
Ecovia - Serviço de shuttles a partir de parqueamento
Tróleicarro - Linha urbana que faz o mesmo serviço que um autocarro
Qual a semelhança?
Já deste a resposta:
gunky Escreveu:(...)Cada troleicarro novo pode custar entre 385 mil e 600 mil euros, prevendo os SMTUC comprar mais alguns, já a partir de 2008(..)
Sabes o preço dum autocarro normal?!
Ou nunca tinhas visto um trólei moderno?
gunky Escreveu:DaniFR esse 4 pode ir com muitas pessoas ok. Vai perguntar quantas delas se importavam de fazer a mesma viagem de autocarro em vez de troleicarro?
Eu não posso responder por terceiros.. mas da experiência que tenho julgo que te irias surpreender..
gunky Escreveu: se os troleicarros sao assim tao importantes para a cidade e para os sociedade porque e que somos a unica cidade do pais que ainda possui troleicarros em circulaçao?!
Porque fomos inteligentes!!!
Sim, porque não dizê-lo? Fomos a única cidade da península ibérica que se manteve fiel a um meio de transporte silencioso, não poluente, fiável e económico.
Esse argumento de que tudo o que Coimbra faz/fez é mau "não cola".. aliás, Coimbra foi a primeira cidade (portuguesa) a ter tróleis, em 1947..
gunky Escreveu:E 1 pessoa olha la pra fora e ve bicicletas, autocarros e metros, aqui a população quer por o metro a passar quase fora da cidade de maneira a ficar longe das escolas e de tudo o resto... Va-se la perceber esta gente...
Lá para fora, para o estrangeiro?.. Então olhemos:
Argentina
Mendoza, Rosário and Córdoba.
Áustria
Salzburgo
Bielorrússia
Minsk (Capital - tem a 2ª maior rede do mundo)
Bélgica
Ghent
Bósnia Herzegovina
Sarajevo (Capital)
Brasil
São Paulo
Santos
Bulgária
Sofia (Capital), Plovdiv, Pleven, Varna, Kazanlak, Stara Zagora, Ruse, Sliven , Vratsa, Pernik, Veliko Tarnovo, Gabrovo, Burgas, Pazardzik.
Canadá
Edmonton, Vancouver
Chile
Valparaíso (Património Mundial UNESCO)
China
Pequim (Capital), Xangai, Guangzhou, Hangzhou, Xi'an
Republica Checa
Pilsen, Zlín, Otrokovice, Brno, Ostrava, Pardubice, Hradec Králové, Ústí nad Labem, Teplice, České Budějovice, Opava, Jihlava...
Ecuador
Quito (Capital)
Estónia
Talim (Capital)
Finlândia
Tampere, Helsínquia (Capital)
França
Limoges, Lyon, Nancy, Saint-Étienne
Alemanha
Eberswalde (Berlin), Esslingen (Estugarda), Solingen (Düsseldorf)
Grécia
Atenas (Capital - tem mais de 350 tróleis)
Hungria
Budapeste (Capital), Szeged, Debrecen
Italia
Roma (Capital - tem tróleis desde 2005), Ancona, Bologna, Cagliari, Chieti, Genova, La Spezia, Milao, Modena, Napoles, Parma, Rimini, San Remo
e estão a construir em Lecce. Existem já projectos para Avellino, Pescara e Bari
Letónia
Riga (Capital)
Lituânia
Vilnius (Capital)
México
Cidade do México (Capital)
Holanda
Arnhem
Nova Zelândia
Wellington (Capital)
Noruega
Bergen
Polónia
Lublin, Tychy e Gdynia
Portugal
Coimbra (e futuramente Amadora)
Roménia
Bucareste (Capital)
Rússia
Moscovo (Capital - maior rede do mundo), 87 cidades russas utilizam tróleis.
Sweden
Landskrona (desde 2003)
Suíça
Lausanne, Lucerne , Genebra, Zurique, Berna (Capital), St. Gallen, Neuchâtel, Winterthur, Fribourg, La Chaux-de-Fonds, Biel, Schaffhausen, Vevey-Montreux.
Ucrania - 25 cidades com tróleis
Estados Unidos
Boston, Cambridge, Philadelphia, San Francisco, Seattle, Washington (Capital), Daitona
Tudo cidades pequenas?..
gunky Escreveu:O que eu nao entendo e coo e que vao gastar tanto dinheiro para comprar uns novos que nao tem nada haver com os actuais? Ira po-los parecidos aos antigos?!
Iguais aos actuais porquê?.. Por essa lógica ainda tinham de usar
estes.. ou
destes..
gunky Escreveu:Lisboa e porto ficaram com os electricos e fizeram-no muito bem no entanto que piada ia ter se colocassem agora la uns electricos novos todos modernos?!?!
Tipo os que o DaniFR
mostrou? Não vejo nenhum lisboeta a queixar-se.. bem pelo contrário.. uma coisa é turismo, outra é comodidade diária..
Ou seja, Lisboa (e Porto) tem eléctricos modernos, que em nada interferem na história ou simbolismo dos antigos..
gunky Escreveu:Afinal esta-se aqui a falar de preservar historia ou nao?!?!
Sim.. e o meio ambiente.. e a nossa qualidade de vida.. e os meus pulmões..
gunky Escreveu:Para alem dos motivos que ja mencionei la em cima existe ainda a questao do facto de vir ai o metro. Algo esperado ha anos e agora parece odiado por tantos. Se o metro vai passar (se o projecto se manter igual) por muitas zonas que vao ficar cobertas agora por troleicarros que sentido ira fazer daqui a uns anitos continuar a apanhar troleicarros.
Esta é a única citação que não te respondo.. (quer dizer, já te respondi acima) ..pois estou como tu
, ainda quero ver como vão ordenar os transportes urbanos após o Metro..