Troleicarros - nas ruas de Coimbra á 60 anos!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Mensagem por Lopes »

Olhem pro basofias. Se nao fosse o belo do turista ja tinha arrumado as botas ha muito tempo e mesmo assim ainda se veem em dificuldades de o por a circular
.

É uma realidade, mas não podemos esquecer que o preço practicado não é para todos.

Quanto aos troleicarros, já se fala há demasiado tempo e não há meio de aparecerem!! Sejam do modelo A ou B que venham, os munícipes agradecem.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

gunky Escreveu:Os troleicarros e quase a mesma coisa. Fazem quase lembrar a ecovia...
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A ecovia tinha pouca utilização, o que não acontece com os troleicarros. Já alguma vez andas-te no 4, de manhã? Posso te garantir que não vai ás moscas, muito pelo contrário.

Na minha opinião os troleicarros são viáveis, e deviam apostar cada vez mais neste meio de transporte amigo do ambiente.
Mini-hídrica na Ponte-Açude vai produzir energia para troleicarros
E com a mini-hidrica vai ser possivel os troleicarros andarem quase a custo 0.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

banjix Escreveu: E outro, mais moderno e, provavelmente, mais parecido com os que os SMTUC querem adquirir:
Imagem

:lol: :lol: :lol: E qual sera o preço desse?!

DaniFR esse 4 pode ir com muitas pessoas ok. Vai perguntar quantas delas se importavam de fazer a mesma viagem de autocarro em vez de troleicarro? E se os troleicarros sao assim tao importantes para a cidade e para os sociedade porque e que somos a unica cidade do pais que ainda possui troleicarros em circulaçao?! 1 pessoa olha la pra fora e ve bicicletas, autocarros e metros, aqui a população quer por o metro a passar quase fora da cidade de maneira a ficar longe das escolas e de tudo o resto... Va-se la perceber esta gente...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

gunky Escreveu: DaniFR esse 4 pode ir com muitas pessoas ok. Vai perguntar quantas delas se importavam de fazer a mesma viagem de autocarro em vez de troleicarro? E se os troleicarros sao assim tao importantes para a cidade e para os sociedade porque e que somos a unica cidade do pais que ainda possui troleicarros em circulaçao?! 1 pessoa olha la pra fora e ve bicicletas, autocarros e metros, aqui a população quer por o metro a passar quase fora da cidade de maneira a ficar longe das escolas e de tudo o resto... Va-se la perceber esta gente...
Quando opinares, fá-lo com conhecimento. Digo-te só: Vai a Lausanne e depois diz-me o que viste.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

gunky Escreveu: DaniFR esse 4 pode ir com muitas pessoas ok. Vai perguntar quantas delas se importavam de fazer a mesma viagem de autocarro em vez de troleicarro? E se os troleicarros sao assim tao importantes para a cidade e para os sociedade porque e que somos a unica cidade do pais que ainda possui troleicarros em circulaçao?!
Eu sei que muitas pessoas que os utilizam, pouco se importam se são veículos eléctricos ou o gasóleo, mas certamente essas mesmas pessoas não iam achar bem que acabassem com os troleicarros.
Actualmente apenas Lisboa, e mais recentemente o Porto, possuem eléctricos, e não é por isso que vão acabar com eles, pelo contrário. Por exemplo o Porto recuperou recentemente algumas linhas de eléctricos.
Seria um erro acabar com os troleicarros do mesmo modo que se acabou com os históricos eléctricos de Coimbra.

Alguns países onde operam troleicarros, actualmente:
Áustria, Bélgica, Bósnia, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, República Checa, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, México, Nepal, Países Baixos, Noruega, Rússia, Suíça, Ucrânia, etc.

TrêsPês
Regular
Regular
Mensagens: 108
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

Felizmente Coimbra preservou a rede de tracção de tal forma que grande parte das ruas principais estão cobertas por ela. Pode passar despercebido mas se olharmos para cima ela está lá mesmo nas zonas onde poucos se lembram que em tempos já la passaram tróleis. As bases estão feitas, não há mais nenhuma cidade no país com uma rede desta dimensão, daí que se deva apostar mais num veículo que venha de encontro a um desenvolvimento sustentável.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Vamos aqui ver 1 coisa. Eu nao defendo que acabem ja amanha com os troleicarros!!! O que eu nao entendo e coo e que vao gastar tanto dinheiro para comprar uns novos que nao tem nada haver com os actuais? Ira po-los parecidos aos antigos?! Nao me parece... Lisboa e porto ficaram com os electricos e fizeram-no muito bem no entanto que piada ia ter se colocassem agora la uns electricos novos todos modernos?!?! Sera que se podia dizer que aquilo fazia parte da historia da cidade?!? So se forem os carris... O mesmo vejo aqui em coimbra. Vao arranjar uns todos pipis que vao parecer mais 1 moderno autocarro com 1 aerodinamica toda xpto ao qual nao se vao inserir nada nos que ja existem...

Afinal esta-se aqui a falar de preservar historia ou nao?!?!
Para alem dos motivos que ja mencionei la em cima existe ainda a questao do facto de vir ai o metro. Algo esperado ha anos e agora parece odiado por tantos. Se o metro vai passar (se o projecto se manter igual) por muitas zonas que vao ficar cobertas agora por troleicarros que sentido ira fazer daqui a uns anitos continuar a apanhar troleicarros. Estou a ver mais 1 basofias ao longe, ate porque os smtuc ja tem o autocarro panoramico para os turistas.... A ver vamos....

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu acho que não tem mesmo nada a ver com historia. Mas sim com desenvolvimento ecologico e mais conforto para o utilizador.

Numa cidade ideal, a grande maioria do transporte dentro da cidade seria por electricidade.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

gunky Escreveu:Lisboa e porto ficaram com os electricos e fizeram-no muito bem no entanto que piada ia ter se colocassem agora la uns electricos novos todos modernos?!?!
Vou te dar uma novidade. Em Lisboa já existem electricos modernos e por sinal são muito diferentes dos antigos.

Sao estes:

http://img150.imageshack.us/img150/1221 ... sbskx8.jpg
1ª Infracção

E que mal tem os troleicarros modernos serem diferentes dos antigos? Estranho era se fossem iguais. O mais importante é a função ecologica destes transportes.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Peço desculpa por rejuvenescer esta discussão, mas não consigo concordar com a opinião do gunky.. eu gosto dos tróleis, por acaso até os uso regularmente, na linha para o pólo 1 e acho que a cidade se deve orgulhar de uma das poucas decisões sensatas que teve, que foi manter as linhas em funcionamento.. numa altura em que outras cidades até estão a instalar linhas novas, como na Amadora, em que vai ser construída uma linha de tróleis entre a Reboleira e a Brandoa.
gunky Escreveu:LOL ninguem se lembra que o preço deles e 4 vezes mais caro que os normais... N sei ao fim de quanto tempo e que estarao pagos, ja pra n falar de manutençao...
O grande problema dos tróleis é mesmo o custo inicial (o que levou os SMTUC a não conseguirem renovar a frota), mas que depois compensam na enorme fiabilidade, longevidade e manutenção mais barata
gunky Escreveu:Sabes o preço dum autocarro normal?! Preferes 1 troleicarro a andar pela cidade ou preferes mais percursos de autocarro e/ou carreiras?
Porque não ambos?.. Veículos não poluentes no centro da cidade e autocarros nos percursos suburbanos.

Até porque, por se estar a investir num meio de transporte não poluente, a linha da Solum foi financiada a 90% pelo Estado, o que não aconteceria se o motivo fosse a aquisição de autocarros.. ainda por cima numa altura em que:
O responsável da empresa salientou o "menor custo" que a opção eléctrica acarreta face às viaturas movidas a gasóleo, frisando que os tróleis custam, em média, 43,07 euros por cada 100 quilómetros percorridos.

Por seu lado, uma viatura diesel da frota urbana registava, no final de Março, um custo médio associado de 49,36 euros por cada 100 quilómetros, justificando a opção pelos tróleicarros
e
Uma mini-hídrica a instalar na Ponte-Açude, aproveitando um gerador já existente, poderá vir a produzir quatro GWh por ano de energias renováveis para alimentar a rede de troleicarros
Penso que todos estamos de acordo quando se afirma que é uma questão de tempo até que os preços dos combustíveis fósseis aumentem de novo..
gunky Escreveu:Venha mas e o metro e em termos praticos e economicos vale a pena continuar com autocarros a gasoleo ou adapta-los a biodiesel do que estar realmente a continuar a suportar este tipo de transportes... Sei que ai ai muita gente que diz que ja fazem parte da historia da cidade bla, bla, pois, pois,...
A interacção entre Metro e SMTUC ainda não está bem explicada, é um facto, mas existem linhas que continuam a fazer sentido, como a que sobe à Universidade e até mesmo a nova linha que complementa o traçado do metro, num percurso mais urbano..

e sim, fazem parte da história da cidade.. o que não significa que tenham passado à história..
gunky Escreveu:Olhem pro basofias. Se nao fosse o belo do turista ja tinha arrumado as botas ha muito tempo e mesmo assim ainda se veem em dificuldades de o por a circular. A cidade ta-se completamente a cagar pra ele.
Não é verdade.. o Basófias transportou em 2008, mais de 20 mil pessoas.. para um "restaurante", não me parece mal..

Aliás, o Basófias foi mesmo uma aposta no mercado de turistas..
gunky Escreveu:Os troleicarros e quase a mesma coisa. Fazem quase lembrar a ecovia...
:?

Ecovia - Serviço de shuttles a partir de parqueamento
Tróleicarro - Linha urbana que faz o mesmo serviço que um autocarro

Qual a semelhança? Imagem
gunky Escreveu:
banjix Escreveu: E outro, mais moderno e, provavelmente, mais parecido com os que os SMTUC querem adquirir:
Imagem

:lol: :lol: :lol: E qual sera o preço desse?!
Já deste a resposta:
gunky Escreveu:
(...)Cada troleicarro novo pode custar entre 385 mil e 600 mil euros, prevendo os SMTUC comprar mais alguns, já a partir de 2008(..)
Sabes o preço dum autocarro normal?!
Ou nunca tinhas visto um trólei moderno? :)
gunky Escreveu:DaniFR esse 4 pode ir com muitas pessoas ok. Vai perguntar quantas delas se importavam de fazer a mesma viagem de autocarro em vez de troleicarro?
Eu não posso responder por terceiros.. mas da experiência que tenho julgo que te irias surpreender..
gunky Escreveu: se os troleicarros sao assim tao importantes para a cidade e para os sociedade porque e que somos a unica cidade do pais que ainda possui troleicarros em circulaçao?!
Porque fomos inteligentes!!! Imagem

Sim, porque não dizê-lo? Fomos a única cidade da península ibérica que se manteve fiel a um meio de transporte silencioso, não poluente, fiável e económico.

Esse argumento de que tudo o que Coimbra faz/fez é mau "não cola".. aliás, Coimbra foi a primeira cidade (portuguesa) a ter tróleis, em 1947..
gunky Escreveu:E 1 pessoa olha la pra fora e ve bicicletas, autocarros e metros, aqui a população quer por o metro a passar quase fora da cidade de maneira a ficar longe das escolas e de tudo o resto... Va-se la perceber esta gente...
Lá para fora, para o estrangeiro?.. Então olhemos:

Argentina
Mendoza, Rosário and Córdoba.

Áustria
Salzburgo

Bielorrússia
Minsk (Capital - tem a 2ª maior rede do mundo)

Bélgica
Ghent

Bósnia Herzegovina
Sarajevo (Capital)

Brasil
São Paulo
Santos

Bulgária
Sofia (Capital), Plovdiv, Pleven, Varna, Kazanlak, Stara Zagora, Ruse, Sliven , Vratsa, Pernik, Veliko Tarnovo, Gabrovo, Burgas, Pazardzik.

Canadá
Edmonton, Vancouver

Chile
Valparaíso (Património Mundial UNESCO)

China
Pequim (Capital), Xangai, Guangzhou, Hangzhou, Xi'an

Republica Checa
Pilsen, Zlín, Otrokovice, Brno, Ostrava, Pardubice, Hradec Králové, Ústí nad Labem, Teplice, České Budějovice, Opava, Jihlava...

Ecuador
Quito (Capital)

Estónia
Talim (Capital)

Finlândia
Tampere, Helsínquia (Capital)

França
Limoges, Lyon, Nancy, Saint-Étienne

Alemanha
Eberswalde (Berlin), Esslingen (Estugarda), Solingen (Düsseldorf)

Grécia
Atenas (Capital - tem mais de 350 tróleis)

Hungria
Budapeste (Capital), Szeged, Debrecen

Italia
Roma (Capital - tem tróleis desde 2005), Ancona, Bologna, Cagliari, Chieti, Genova, La Spezia, Milao, Modena, Napoles, Parma, Rimini, San Remo
e estão a construir em Lecce. Existem já projectos para Avellino, Pescara e Bari

Letónia
Riga (Capital)

Lituânia
Vilnius (Capital)

México
Cidade do México (Capital)

Holanda
Arnhem

Nova Zelândia
Wellington (Capital)

Noruega
Bergen

Polónia
Lublin, Tychy e Gdynia

Portugal
Coimbra (e futuramente Amadora)

Roménia
Bucareste (Capital)

Rússia
Moscovo (Capital - maior rede do mundo), 87 cidades russas utilizam tróleis.

Sweden
Landskrona (desde 2003)

Suíça
Lausanne, Lucerne , Genebra, Zurique, Berna (Capital), St. Gallen, Neuchâtel, Winterthur, Fribourg, La Chaux-de-Fonds, Biel, Schaffhausen, Vevey-Montreux.

Ucrania - 25 cidades com tróleis

Estados Unidos
Boston, Cambridge, Philadelphia, San Francisco, Seattle, Washington (Capital), Daitona



Tudo cidades pequenas?.. B)
gunky Escreveu:O que eu nao entendo e coo e que vao gastar tanto dinheiro para comprar uns novos que nao tem nada haver com os actuais? Ira po-los parecidos aos antigos?!
Iguais aos actuais porquê?.. Por essa lógica ainda tinham de usar estes.. ou destes..
gunky Escreveu:Lisboa e porto ficaram com os electricos e fizeram-no muito bem no entanto que piada ia ter se colocassem agora la uns electricos novos todos modernos?!?!
Tipo os que o DaniFR mostrou? Não vejo nenhum lisboeta a queixar-se.. bem pelo contrário.. uma coisa é turismo, outra é comodidade diária..

Ou seja, Lisboa (e Porto) tem eléctricos modernos, que em nada interferem na história ou simbolismo dos antigos..
gunky Escreveu:Afinal esta-se aqui a falar de preservar historia ou nao?!?!
Sim.. e o meio ambiente.. e a nossa qualidade de vida.. e os meus pulmões..
gunky Escreveu:Para alem dos motivos que ja mencionei la em cima existe ainda a questao do facto de vir ai o metro. Algo esperado ha anos e agora parece odiado por tantos. Se o metro vai passar (se o projecto se manter igual) por muitas zonas que vao ficar cobertas agora por troleicarros que sentido ira fazer daqui a uns anitos continuar a apanhar troleicarros.
Esta é a única citação que não te respondo.. (quer dizer, já te respondi acima) ..pois estou como tu :p, ainda quero ver como vão ordenar os transportes urbanos após o Metro..

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Acho bem que se invistam em mais tróleis.
Basta andar nos autocarros e sair para se ver a enorme fumarada que lançam-nos para cima, até quando vamos tranquilos pelos passeios.
O metro de superfície nunca vai ter o mesmo alcance que a rede actual eléctrica dos trólei tem pelo que se pode dizer que se vão complementar :)
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Ricky147 Escreveu:Ora vejam estas fotografias: http://www.sparvagssallskapet.se/forum/ ... ght=#40022
Que fotos lindas.
Muito obrigado pelo link :)
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pretender Escreveu:
Ricky147 Escreveu:Ora vejam estas fotografias: http://www.sparvagssallskapet.se/forum/ ... ght=#40022
Que fotos lindas.
Muito obrigado pelo link :)
Também gostei de ver como eram certos locais da cidade há tantos anos atrás :)

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Trazem-me boas recordações. Já não sou do tempo dos eléctricos, mas recordo-me perfeitamente desses trolleys antigos que, em termos de poluição sonora, até eram mais silenciosos no funcionamento do que estes EFACEC que andam por aí.
Ricardo Nuno

Responder