Autocarros

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

daniel322 Escreveu:
mario Escreveu:Nas paragens deveria estar indicado a hora a que chega o autocarro a ESSA paragem, e não a hora a que sai da primeira paragem do seu percurso, obrigando-nos a imaginar quanto tempo levará até chegar onde estamos (isto partindo do princípio que sabemos onde ficam esses pontos de partida).
deve ser dificil à bruta adivinhar qual o ponto de partida.. no meu tempo era o 1º nome da lista.. :roll:
Não sei qual será o teu tempo, mas se olhasses com tempo para o que escrevi poderias ter percebido que poderá haver pessoas que não saibam onde FICA esse 1º nome da lista. (pronto, já sei, vais dizer "no meu tempo ficava no topo da lista quem vê de cima para baixo :roll: ")
daniel322 Escreveu: está certo que os horários não são de fácil leitura para quem não conhece mas isso acontece em todas as cidades.. queria-vos ver em chelas ou alfragide a tentarem adivinhar onde fica a proxima paragem.. e verdade seja dita os SMTUC são utilizados em qq coisa como 98% pela população da cidade.. eu usei os serviços dos SMTUC durante 8 anos e nunca tive esses problemas.. e com a vantagem que agora nas paragens existe um sistema electronico que nos indica quanto tempo demora o autocarro da linha x ou y a chegar.
O argumento de que ainda poderá haver pior, não é grande argumento...
O sistema electrónico das paragens de Coimbra está frequentemente fora de serviço. Se funcionasse, seria uma boa alternativa aos horários em papel existentes.
daniel322 Escreveu: e não queiram comparar os serviços de coimbra com os de uma cidade alemã que é simplesmente o país da europa com maior qualidade e pontualidade nos transportes ;)
Acho óptimo fazer-se as comparações "por cima" e não "por baixo".

cmarques78
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 07 setembro 2006 19:48

Mensagem por cmarques78 »

Acreditem que para quem não conhece não é fácil perceber. Por exemplo há dias precisei de ir deixar o carro na pedrulha e de lá conseguir chegar a taveiro. Se eu no dia anterior não tivesse ido estudar o percurso não era pelos mapas só que me tinha safo. Por exemplo no mapa apenas menciona que no loreto determinado autocarro para, mas o loreto tem várias paragens, e se não formos fazer o percurso paragem a paragem para saber onde pára o respectivo autocarro, não é nos mapas que encontramos essa informação. Penso que essa informação deverá vir nos Itenerários que estão em construção na página há uma eternidade.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

mario Escreveu:pronto, já sei, vais dizer "no meu tempo ficava no topo da lista quem vê de cima para baixo :roll: "
em português escreve-se da esquerda para a direita e de cima para baixo..

eu percebi bem o que tinhas dito, mas se tivesses igualmente tempo para ler os posts como deve ser vias que eu já tinha referido que não conhece a cidade que vá ao turismo e peça um mapa.. eu não tenho vergonha de dizer que tenho um mapa de coimbra em casa ;)
mario Escreveu:Acho óptimo fazer-se as comparações "por cima" e não "por baixo".
Devemos olhar para os melhores exemplos para tentarmos melhorar.. não devemos olhar para os melhores exemplos numa atitude de bota-abaixo, tão característica do povo português :wink:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Quando comparo com outros países, é com o intuito de procurar modelos interessantes que se poderiam adequar ao caso da nossa cidade. E olhem que a cidade onde estive é mais pequena que Coimbra.

TrêsPês
Regular
Regular
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

Na minha opinião seria muito útil e prático a implementação do sistema de SMS para dateccao dos autocarros como acontece na CARRIS em Lisboa. Imaginem estar num local (Ex. DV) e através de uma simples mensagem a partir do telemóvel sabes a que horas passa o próximo autocarro pretendido ( Ex.7) na paragem pretendida (Escola Dona Maria) ou em alternativa todos os autocarros a passar nos 10 minutos a seguir à SMS na mesma paragem. Tudo isto através de simples envio de códigos (o do autocarro ou/e paragem).

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

O que agora não funciona e dá imenso jeito é o que vocês estavam a dizer há pouco. A tal voz que falava nos autocarros a dizer próxima paragem... e em paragens principais existe em quantos minutos virá o proximo autocarro.
Isso é o tal Gps se não tou em erro.
É algo que faz imensa falta e suprir isso, ainda estou para ver.
Mas de resto, realmente os autocarros não passam muito boa informação para os estrangeiros...só que o pico do turismo em Coimbra, pelo que já vi acontece mais em Agosto. Eu em pleno Agosto so falei com pessoas estrangeiras.
Não sei se compensa simplificar assim tanto, até porque acho que estamos bem servidos.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O que eu sei é que a rede de transportes em coimbra está totalmente inadaptada a pessoas com algumas dificuldades. Ainda há bastantes autocarros sem piso rebaixado, um cego tem extrema dificuldade em saber em que paragem deve sair e um surdo que não conheça a cidade anda às voltas no autocarro...

São coisas bastante simples que podem mudar imensa coisa! Bastava continuar com a voz no autocarro a dizer "próxima paragem" e passar a ter um daqueles letreiros que indicam qual é a próxima paragem dentro do autocarro. Esta ultima medida teria vantagem não somente para pessoas surdas como para alguém que não conheça a cidade ficar a saber o nome das paragens por onde passa o autocarro. A voz tb permite isso, mas se houver barulho no autocarro às vezes não se consegue perceber o que foi dito.
Última edição por Leia em segunda-feira, 01 outubro 2007 1:12, editado 1 vez no total.

loirituh
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

entao cmarques estás a gostar de viver em coimbra? :wink:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Imagina teres autocarros de x em x horas e por vezes não teres autocarros por mais de uma hora e ainda por cima sofrerem constantes atrasos... dou o caso do 27 e do 28, que servem áreas com muita população e que têm um serviço deficiente. E a volta a Celas é chata, uma pessoa que tenha pressa e não possa ir a Celas tem que descer no Jardim da Manga para ir para a Praça da República, é que nem no Mercado pára! E a próxima paragem é só na Rua de Saragoça ao cimo da Rua do Montarroio. :roll:
E o 35 que tem intervalos de meia em meia hora ou o 5, com um percurso essencial, que passou de uma frequência de 15 em 15 minutos para uma de 20 em 20 ou 30 minutos quando calha? Por vezes vejo 7 e 24 seguidos. :roll:
E o serviço para o Fórum é mesmo para levar o carro...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Por vezes vejo 7 e 24 seguidos. :roll:
Esse é um problema que já varias vezes tb critiquei.. acho um exagero de oferta nessas linhas a contrastar com tantas deficiencias noutras linhas..

ainda deve vir do tempo do machado e do "tudo de bom para a solum e tovim"

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Leia Escreveu:O que eu sei é que a rede de transportes em coimbra está totalmente inadaptada a pessoas com algumas dificuldades. Ainda há bastantes autocarros sem piso rebaixado, um cego tem extrema dificuldade em saber em que paragem deve sair e um surdo que não conheça a cidade anda às voltas no autocarro...

São coisas bastante simples que podem mudar imensa coisa! Bastava continuar com a voz no autocarro a dizer "próxima paragem" e passar a ter um daqueles letreiros que indicam qual é a próxima paragem dentro do autocarro. Esta ultima medida teria vantagem não somente para pessoas surdas como para alguém que não conheça a cidade ficar a saber o nome das paragens por onde passa o autocarro. A voz tb permite isso, mas se houver barulho no autocarro às vezes não se consegue perceber o que foi dito.
Sim,aí concordo.
É preciso melhorar esse aspecto.
Mas ainda assim, não estão assim tão maus porque, há motoristas(não todos obvio) que têm preocupação com os cegos e com as pessoas q têm mais dificuldade.
Exemplifico com algo que talvez muitos de nós nem sabem: É proibido andar com o carrinho do bebé dentro do autocarro. Este tem que estar fechado e a criança no colo.
Fiquei a saber isto hoje. O motorista disse que era por causa da segurança.
Bom... Pessoalmente pode ate ser uma boa ideia,mas há que lembrar que nem todos os autocarros têm capacidade para o carrinho lá estar. Incomoda mesmo entrar e ter aquilo ali no meio. Atenção que não tenho nada contra bebés. Mas também, que hipotese é que existe senão andar com o carrinho na rua? É mais pratico e não cansa a mãe.
Isto dentro do assunto das pessoas com necessidades. Claro que uma mãe, não é doente por ter um filho (pode acontecer... :lol:) mas tambem é preciso pensar neles da mesma forma que se pensa em cegos, surdos, deficientes em cadeiras de rodas, idosos, etc... Há motoristas que esperam o idoso chegar ao autocarro e esperam para que este se sente... mas mesmo que ande devagar,eles mal se conseguem segurar...
Logo não é só o aspecto da informação que precisa ser melhorado.
Deficientes em cadeiras de rodas, nunca vi andarem de autocarro.

Mas para a minha pessoa, estão acessiveis...Desde o preço do passe,mesmo que aumente, até a simpatia dos motoristas...
Ando de autocarro há mais de 10 anos, praticamente desde os meus 9 anos...Já vi imensas alterações e comparando com o que já esteve e está...Caminha a bom porto.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Uma coisa que detesto é quando, mesmo depois de correr para apanhar um autocarro quando estes estão a fechar a porta na paragem, eu peço para abrir e eles vão embora obrigando-me ou a correr até à paragem seguinte, a apanhar um alternativo ou a esperar o próximo. Alguns motoristas são antipáticos. Ok têm falta de algumas condições de trabalho, mas há coisas muito chatas.
Sobre o cuidado com idosos e deficientes não tenho muitas razões de queixa.
Ah e os cestos dos jornais que as pessoas devem pensar que é o jacó (caixote do lixo)? :roll:

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Tipo isso acontece,mas é culpa do motorista se estas na paragem ou chegas à paragem a tempo.
mas a culpa passa a ser nossa se fazemos com que o motorista abra as portas fora da paragem. Esta mesmo escrito que nao pode abrir as portas fora da paragem.
Claro que isso não é seguido; as vezes nem por eles,mas enquanto cidadãos adopto a seguinte filosofia: deixar o espaço melhor do que quando eu o encontrei.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

No caso escrito acima acontece quando chego na hora em que eles acabaram mesmo de fechar as portas... às vezes vejo pessoas de mais idade a ficar na rua na mesma situação...

cmarques78
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 07 setembro 2006 19:48

Mensagem por cmarques78 »

loirituh Escreveu:entao cmarques estás a gostar de viver em coimbra? :wink:

Estou a adorar a cidade. Isto não tem nada a ver com o Algarve, às vezes até parece que vim de outro planeta. As pessoas são diferentes, mais prestáveis, a formação claramente superior e isso nota-se no dia a dia. A região em si é bonita, tem muito verde em Faro é só betão. Concluindo, penso que foi a melhor coisa que fiz!
Pena as dificuldades que tenho tido em arranjar emprego na minha área mas penso que não será por muito mais tempo e melhores dias virão.