Autocarros

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
loirituh
Experiente
Experiente
Mensagens: 336
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

ya pensa positivo. Faro parece só betão porque é uma cidade plana... não desgosto de Faro mas poderia ser bem melhor :wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

cmarques78 Escreveu:Pena as dificuldades que tenho tido em arranjar emprego na minha área mas penso que não será por muito mais tempo e melhores dias virão.
desejo-te sinceramente boa sorte :)

essa questão de abrir a porta já à saída da paragem é controversa.. segundo a "lei" os condutores estão proibidos de abrir a porta a passageiros fora da zona de paragem.. mas às vezes lá fazem o jeitinho pois todos somos humanos. mas em certos transportes não existe esse tipo de comportamento, não esperem isso acontecer no futuro metro :P
é que se já se queixam de atrasos nas linhas dos smtuc imaginem se em cada paragem o motorista abrisse sempre a porta a cada pessoa que aparecia a correr à esquina? nunca mais arrancava..
Última edição por daniel322 em segunda-feira, 01 outubro 2007 17:28, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

mario Escreveu:Nas paragens deveria estar indicado a hora a que chega o autocarro a ESSA paragem, e não a hora a que sai da primeira paragem do seu percurso, obrigando-nos a imaginar quanto tempo levará até chegar onde estamos (isto partindo do princípio que sabemos onde ficam esses pontos de partida).

Se nós fazemos as contas de cabeça para tentar adivinhar, porque não fazê-las os SMTUC e afixar em cada paragem a hora prevista de chegada a ESSA paragem? Parece tão óbvio...
Era exactamente assim que funcionavam os autocarros em Quioto. Mais o pormenor de as paragens terem um sistema que indicava se os próximos autocarros estavam nalguma das 2 paragens anteriores ou se estavam a caminho de alguma delas (ou daquela onde estavamos, claro). O sistema funcionava bastante bem, apesar dalguns atrasos. Mas acho que os SMTUC se preocupam mais no trabalho que dá imprimir horários diferentes para todas as paragens...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Boa sorte, CMarques, deverás conseguir algo, nem que seja nalguma terra aqui à volta: Miranda, Cantanhede, Condeixa, Poiares...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

olá a todos!
desde algum tempo que tenho vindo a aconpanhar este forum e hoje decidi registar-me pra participar nas discuções que tambem me interessam, pois sou da periferia da cidade.

Utilizo com frequencia os SMTUC, e como conheço bem a rede nao tenho dificuldade, mas para quem nao conheçe nao é facil saber onde é determinado ponto de horário, ou qual a paragem que fica mais proxima de x, mas sempre podem ir a um loja dos smtuc e pedir informaçoes. já vi muita gente a dizer que queria ir de x para y e que queriam sair em Z e a empregada explica tudo.

outra coisa que reparei, é que agora ao pé dos motoristas existe um ecra (que julgo ser um GPS), mas ainda nao está ligado, se calhar é por isso que agora os paineis dizem que o serviço esta a ser melhorado e já nao se ouve a indicaçao de proxima paragem (isso deve funcionar todo via GPS) por isso é que esse serviços estao desactivados.
Alguem sabe mais alguma coisa sobre isso??

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Lino, os autocarros que passam na gulbenkian são mesmo poucos, se não fosse o 27/28 ainda ficava pior!

O que detesto é os horarios ao domingo. Não sou de coimbra e quando volto para coimbra depois do fim de semana já nao tenho autocarros!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois, há os ecrãs, mas e os deficientes visuais? Têm que confiar em alguém que olhe para o ecrã e lhes diga as paragens? Ridículo! Ainda por cima só funcionam nos autocarros mais novos que servem uma ou outra linha...
Ok o 27 e o 28 podem ir a Celas até porque dá jeito para ir àquela zona, agora a frequência é que poderia ser melhor. E terem acabado com o 46 foi um crime. Deveria haver um autocarro a ligar S. Martinho ou até o RetailPark de Taveiro à Solum ou o Vale das Flores, isso sim seria serviço público.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

na frequencia concordo :)

Como disse, os autocarros de coimbra não estão bem adaptados às pessoas com algum tipo de "deficiencia". Os transportes do porto, por exemplo, já têm isso bem pensado. (apenas refiro os do porto porque sao aqueles que melhor conheço)

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Se o sistema for semelhante a um GPS provavelmente serão como os GPS que indicam as direcções por voz. Se o sistema está em implementação porque começam a criticar antes de ver o sistema em funcionamento? Calma! Já vi muita gente a reclamar porque as caixas multibanco eram uma complicação para quem vê mal ou é invisual, mas elas também falam :D

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu não estou a criticar nada que esteja para ser implementado, apenas aquilo que tenho constatado desde o meu primeiro ano em coimbra.

Algumas caixas automaticas falam outras apenas dizem um irritante "retire o seu dinheiro".

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:Eu não estou a criticar nada que esteja para ser implementado, apenas aquilo que tenho constatado desde o meu primeiro ano em coimbra.

Algumas caixas automaticas falam outras apenas dizem um irritante "retire o seu dinheiro".
Todas falam e dão as opções principais: levantamentos, os pagamentos de serviços, carregamento do porta moedas Multibanco, e alterar o código do cartão.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

A rede na globalidade até funciona bem, é certo que não pode haver um autocarro à porta de cada casa, e na dúvida, acho que os SMTUC têm uma linha verde ou mesmo perguntando às pessoas (em Coimbra não registos de que as pessoas mordam).

Os SMTUC podem ter falhas, mas é preciso ver que tendo em conta que têm 0€ de ajuda por parte do Governo, até têm feito um bom serviço.

Cada um faz as omeletes com os ovos que têm. Para mais omeletes, arranjem mais ovos, mas não batam no cozinheiro.
O Passe de Estudante foi alargado a outros graus académicos.
Agora, podem usufruir do passe de estudante os alunos matriculados em Estabelecimentos de Ensino Básico, Secundário
ou equivalente, Ensino Superior ou inscritos em estágios profissionais e curriculares, Pós Graduações, Mestrados, ou
outros graus académicos, com idade até aos 25 anos inclusive
.
Adquire já o teu Cartão de Passe por 5 Euros e viaja em toda a rede dos SMTUC por 21,5 Euros mensais.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

duffy Escreveu:Se o sistema for semelhante a um GPS provavelmente serão como os GPS que indicam as direcções por voz. Se o sistema está em implementação porque começam a criticar antes de ver o sistema em funcionamento? Calma! Já vi muita gente a reclamar porque as caixas multibanco eram uma complicação para quem vê mal ou é invisual, mas elas também falam :D
Algumas...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Lino Escreveu:Pois, há os ecrãs, mas e os deficientes visuais? Têm que confiar em alguém que olhe para o ecrã e lhes diga as paragens? Ridículo! Ainda por cima só funcionam nos autocarros mais novos que servem uma ou outra linha...
Ok o 27 e o 28 podem ir a Celas até porque dá jeito para ir àquela zona, agora a frequência é que poderia ser melhor. E terem acabado com o 46 foi um crime. Deveria haver um autocarro a ligar S. Martinho ou até o RetailPark de Taveiro à Solum ou o Vale das Flores, isso sim seria serviço público.
Eu tava a referir me a uns ecras que agora existem ao pé do motorista que provavelmente serao GPS e que estao relacionados com os paineis exteriores que indicam quanto tempo falta para o autocarro chegar.
Concordo contigo, acho que deveria haver mais autocarros na margem esquerda e para outra zonas como Cernache e Antanhol.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Hoje houve mais uma plenário dos trabalhadores dos SMTUC.
muitos plenários fazem eles! Porra! :x

E fica o aviso para quem utiliza os SMTUC:
parece que na quinta feira vai haver greve e como devem calcular autocarros vao ser poucos. se souberem de mais alguma coisa digam.

Responder