Autocarros

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
cmarques78
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 79
Registado: quinta-feira, 07 setembro 2006 19:48
Localização: Coimbra

Autocarros

Mensagem por cmarques78 »

Boa tarde

Por várias vezes precisei de ir à página dos SMTUC consultar os horários e para quem não conhece a cidade é extremamente difícil entender quais as paragens e horas dos autocarros. Cada paragem deveria estar sinalizada com o nome que lhe é atribuído nos horários e isso não acontece.
Vivo em Taveiro e preciso de saber qual é a paragem mas próxima do FÓRUM COIMBRA. Já consultei os horários dos autocarros que fazem Taveiro - Coimbra e vice - versa mas são uma baralhação. Por exemplo o que querem dizer com Beira Rio? Sei que alguns autocarros fazem esse percurso. Outra questão é qual é a paragem da Guarda Inglesa?

Se alguém me poder dar algum esclarecimento agradecia

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eles têm os mapas com a indicação das paragens e número de autocarro aqui

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Não me leves a mal, mas penso que o site dos SMTUC está excelente em informação. Lá tens o Mapa Geral da Rede e o Mapa Geral da Cidade com os percursos, e tudo em grande definição.

Nesse aspecto os SMTUC esmeram-se...

Stanislav
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: quarta-feira, 04 julho 2007 22:42

Mensagem por Stanislav »

Tenho o mesmo problema, os horários parecem-me confusos e de difícil leitura. O serviço pode ser óptimo, mas deviam ter mais em conta quem não vive na cidade e não localiza as paragens.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Re: Autocarros

Mensagem por daniel322 »

cmarques78 Escreveu:preciso de saber qual é a paragem mas próxima do FÓRUM COIMBRA. Já consultei os horários dos autocarros que fazem Taveiro - Coimbra e vice - versa mas são uma baralhação. Por exemplo o que querem dizer com Beira Rio? Sei que alguns autocarros fazem esse percurso. Outra questão é qual é a paragem da Guarda Inglesa?
A paragem mais proxima do Forum Coimbra é mesmo em frente ao centro comercial, na rotunda logo antes da entrada para o estacionamento..

Beira Rio é na Avenida Emidio Navarro, entre a Estação Nova e a Portagem.

Guarda Inglesa é o depósito da SMTUC, em frente ao forum coimbra.

Se a duvida é saberem onde se situa tal rua pq não arranjam um mapa? no turismo na portagem arranjam de graça ;) ou ainda mais fácil, aqui

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Estou de acordo que os horários dos SMTUC são, não só de difícil leitura, como o seu conteúdo de pouco serve a quem não conheça bem a cidade.

Nas paragens deveria estar indicado a hora a que chega o autocarro a ESSA paragem, e não a hora a que sai da primeira paragem do seu percurso, obrigando-nos a imaginar quanto tempo levará até chegar onde estamos (isto partindo do princípio que sabemos onde ficam esses pontos de partida).

Se nós fazemos as contas de cabeça para tentar adivinhar, porque não fazê-las os SMTUC e afixar em cada paragem a hora prevista de chegada a ESSA paragem? Parece tão óbvio...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Na Alemanha era esse o sistema, o horário indicado era o da chegada àquela paragem, e sabia que mesmo partindo do ponto de origem a x hora, tinha que estar na paragem mais próxima de mim às y horas.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Na Alemanha e em qualquer sítio com horários funcionais. :p Era como queres apanhar o comboio para ir para Lisboa e saberes apenas que sai do Porto às 15 horas e chega a Lisboa às 18h... o resto cabe a ti adivinhar. Não é lá muito funcional... :?

Stanislav
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: quarta-feira, 04 julho 2007 22:42

Mensagem por Stanislav »

Uma coisa é verdade, com este sistema é difícil haver atrasos :lol:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

mario Escreveu:Nas paragens deveria estar indicado a hora a que chega o autocarro a ESSA paragem, e não a hora a que sai da primeira paragem do seu percurso, obrigando-nos a imaginar quanto tempo levará até chegar onde estamos (isto partindo do princípio que sabemos onde ficam esses pontos de partida).
deve ser dificil à bruta adivinhar qual o ponto de partida.. no meu tempo era o 1º nome da lista.. :roll:

está certo que os horários não são de fácil leitura para quem não conhece mas isso acontece em todas as cidades.. queria-vos ver em chelas ou alfragide a tentarem adivinhar onde fica a proxima paragem.. e verdade seja dita os SMTUC são utilizados em qq coisa como 98% pela população da cidade.. eu usei os serviços dos SMTUC durante 8 anos e nunca tive esses problemas.. e com a vantagem que agora nas paragens existe um sistema electronico que nos indica quanto tempo demora o autocarro da linha x ou y a chegar.

e não queiram comparar os serviços de coimbra com os de uma cidade alemã que é simplesmente o país da europa com maior qualidade e pontualidade nos transportes ;)

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Acho que realmente as paragens poderiam ter o seu nome indicado... não custa muito e a maioria das paragens com telha (que não são só o poste) já o têm, com um mapa da cidade.

Numa cidade como Coimbra estar a meter horário de passagem pela paragem é quase como jogar ao totoloto. Estamos a falar de autocarros que na maioria fazem 30 minutos entre paragens terminais e não havendo sempre corredores próprios para eles e uma grande quantidade de rotundas, é quase impossível fazê-lo cumprir um horário com esse nível de precisão (e volto a lembrar que estamos a falar de viagens que demoram 30 minutos se tanto, tirando casos extremos que vão de uma ponta à outra da cidade).

Em Berlim, por exemplo, sem dúvida que é mais fácil, também porque haverão no centro da cidade, bem menos "carros per comboio/autocarro/eléctrico/metro/bicicleta" e haja nas principais ruas um menor volume de tráfego (essa é uma das imagens que me fica dessa cidade) devido a muita mas mesmo MUITA gente usar transportes públicos (e voltamos à discussão que alguns só vão usar SMTUC quando não perderem 1 hora e apanhar 2 autocarros para fazerem a vossa viagem entre emprego<->casa, estando no entanto todos os que pensam assim a contribuir para um maior volume de tráfego e duração das viagens de autocarro :P ).


Acho que uma pequena melhoria que não custava nada fazer nos horários seria relacionar as horas de saída entre as duas paragens terminais, isto é, haver um esquema de cores ou outra forma de indicar que o autocarro que saíu às 9h30 do Tovim é aquele que depois irá sair às 10h do Arnado. Isto ajudaria a prever melhor o tempo que o autocarro demora a chegar à nossa paragem.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Há uns tempos atrás apanhei um autocarro que ia dizendo as paragens...

Por uns momentos pensei que me tivesse enganado e que estava no metro em Lx. :lol: :lol: B)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Corsario-Negro Escreveu:a maioria das paragens com telha (que não são só o poste) já o têm, com um mapa da cidade.
por falar em paragens, reparei que andam a renovar as paragens no centro da cidade.. gostava de saber é pq é q de 2 em 2 anos renovam as paragens no centro urbano e nos arredores continua um poste amarelo?.. não teria mais lógica manterem as paragens (que até nem estavam mal) e irem colocando paragens decentes nos arredores?
Hal9000 Escreveu:Há uns tempos atrás apanhei um autocarro que ia dizendo as paragens...
já não são tão poucos quanto isso..

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Há dois ou três anos quase todos os autocarros diziam as paragens, pelo menos os que eu mais usava (5, 7, 7T, 33, 37...)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Outra coisa idiota: só alguns veículos mais modernos dizerem a próxima paragem em voz alta ("Próxima paragem: Estádio"), o que acontece apenas nas linhas tipo 1, 7, 5, 24, 11 e 37... de resto as pessoas têm que adivinhar, como é o caso dos deficientes visuais que se têm que fiar nas outras pessoas.
Sobre os mostradores electrónicos, mais valia não existirem porque aquilo ou está avariado ou desligado ou acontece, quando o autocarro já lá deveria estar e aquilo deixasse de contar os minutos, que aquilo fica a piscar se for preciso durante mais uns 10 minutos até o autocarro chegar mesmo, o que engana. E só existe nalguns pontos da cidade...
E nalguns postes, não havendo condições, nem o horário tem, quanto mais o poste (dou o exemplo do Monte Formoso).
Já para não falar nos horários ridículos de algumas linhas. :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder