Avião combate a seca

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Avião combate a seca

Mensagem por Pedro »

Avião combate a seca

Força Aérea em colaboração com o Instituto de Estudos Ambientais e de Metereologia lançam compostos químicos na atmosfera para forçar a precipitação.

Serão hoje largados na atmosfera por um avião da Força Aérea compostos químicos sobre as regiões de Coimbra, Castelo Branco e Évora, a fim de provocar a precipitação, no âmbito de um projecto da Universidade Lusófona.

Esta tentativa de provocar chuva, numa altura de seca extrema em algumas regiões do país, é o resultado de uma colaboração entre a Força Aérea, que irá disponibilizar um avião Hércules C-130, e o Instituto de Estudos Ambientais e de Meteorologia (IEAM)da Universidade Lusófona, esclarece a Força Aérea em comunicado.

O projecto desenvolvido pelo IEAM visa libertar dois compostos químicos - Iodeto de Prata e Cloreto de Potássio - que, depois de depositados sobre as nuvens, irão funcionar como elementos aglutinadores da água em suspensão.

Com o aumento do peso devido à água, as partículas irão posteriormente cair sob a forma de chuva, provocando uma reacção em cadeia em toda a região do voo.

Este voo estava marca para o início da tarde, sobre diversas localidades, nomeadamente Coimbra, Castelo Branco e Évora e será coordenado pelos radares meteorológicos do IEAM, que informarão sobre os locais e altitudes onde estarão as melhores nuvens para o efeito.

Há, da parte da Força Aérea, a garantia que os compostos químicos libertados não são prejudiciais, nem para as águas nem para os solos.

Segundo o IEAM, o mês de Janeiro foi o mais seco dos últimos 100 anos nalgumas regiões do país, que já mereceram a classificação de estado de "seca extrema".

Durante o mês passado, a quantidade de precipitação ocorrida foi inferior a 20 por cento do normal em todo o território continental.

A falta de chuva está a deixar igualmente as albufeiras portuguesas com um défice de armazenamento de água.

Fonte: acabra.net
Não sei se a chuva de hoje está relacionada com isto (porque já ontem estava a chover), mas... pode ter contribuído.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Podiam ter esperado mais um ou dois dias...vai estragar completamente a Noite... :x
"My body lie, but still I roam..."

[^spoon^]
Regular
Regular
Mensagens: 152
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Mensagem por [^spoon^] »

Malvadoosss... que me estraguem a noite k eu processo-os... :|
bahh...

Espero que não chova em viseu, vou ter uma actividade este fds todo :x e de bicicleta :?

Portem-se
Eu sou eu...tu és tu!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Provoca um efeito do género laxante, mas nas nuvens :D
Mas parece k n fez grande efeito pk hoje ja n choveu... e ainda bem!!

Responder