Computadores substituem sebentas

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Computadores substituem sebentas

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

ANSIÃO - Computadores substituem sebentas

Imagem

Imagem

As escolas do Avelar, Ansião e Arouca entraram ontem no futuro através do projecto “Escolas Navegadoras”. Na prática, os cadernos e os lápis foram substituídos por computadores.

A sala de aulas tradicional já não é o que era nas escolas do Avelar, no concelho de Ansião e na escola Secundária de Arouca. Os referidos estabelecimentos de ensino foram seleccionados pelos promotores do projecto “Escolas Navegadoras” para servirem de “cobaias” nesta experiência que os coloca directamente no futuro.
Na prática, nos referidos estabelecimentos de ensino, os alunos vão encontrar em cima das mesas das salas de aula computadores portáteis em substituição dos tradicionais cadernos e lápis que sempre usaram para aprender a ler e a escrever.
A apresentação do projecto realizou–se ontem nas escolas básica do 1º, 2º e 3º ciclo do Avelar, concelho de Ansião, na presença da ministra da Educação Maria do Carmo Seabra. O projecto foi apresentado pelos seus mentores, nomeadamente, Roberto Carneiro, ex–ministro da Educação e coordenador deste projecto e ainda por Diogo Vasconcelos, presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento. Segundo os promotores desta ideia, o projecto tem por objectivo alterar a forma tradicional de ensino nos diferentes níveis utilizando as tecnologias de informação e comunicação.
O investimento nesta fase de arranque ascende aos 150 mil euros e está a decorrer apenas no Avelar e em Arouca. Na prática, este novo sistema de ensino abrange um total de 1360 alunos (98 na EB1 do Avelar, 262 na EB2/3 de Avelar e 1000 na escola secundária de Arouca). Segundo a ministra, este projecto será alargado em Setembro a mais 150 estabelecimentos de ensino que, para isso, deverão apresentar a respectiva candidatura num concurso público que o Ministério lançou para o efeito.
“Um dos critérios foi o interior porque entendemos que se deve estimular a dinâmica das zonas rurais”, disse. E acrescentou que a formação dos professores foi outro factor que pesou na balança que decidiu a escolha, por exemplo do Avelar. Segundo António Rodrigues, os professores dos estabelecimentos de ensino daquele agrupamento tem formação no Centro que dirige desde 1998.
“O Centro tem por preocupação formar professores para fazerem coisas”, esclareceu.
António Rodrigues explicou que as novas tecnologias não serão apenas usadas pelos “meninos e meninas” do Avelar.
“Dentro de duas/três semanas as escolas irão abrir as portas à noite para receberem os pais que, acompanhados pelos filhos, aprendem de forma gratuita a aceder às novas tecnologias”, explicou.
Mas com tantas facilidades surge uma dúvida: “Como irão os professores vigiar os alunos e ter a certeza que eles estão a aprender a lição e não estão, por exemplo a navegar na Net?”
António Rodrigues esclareceu que, a partir de agora, o professor e a disposição da sala de aula vai abandonar os métodos antigos. No caso dos professores estes terão um papel de “vigias” mas irá permitir acompanhar as dificuldades dos alunos com maior facilidade porque terá a ajuda do computador.

Reconhecimento
do trabalho do município
Durante a cerimónia oficial de apresentação do projecto, o autarca anfitrião, Fernando Marques, esclareceu que a escolha da escola do Avelar para servir de piloto nesta experiência deixou o concelho muito satisfeito porque é “o reconhecimento do investimento que a Câmara tem efectuado nesta área”.
Para Roberto Carneiro, o mentor do projecto, a ideia transporta as mentes dos portugueses à época gloriosa dos descobrimentos. Há cinco séculos, foram os portugueses que deram utilidade aos conhecimentos científicos e tecnológicos da época adaptados às suas necessidades. Hoje, a navegação é feita através dos mares do futuro.
“A ideia surge da união de alguns esforços, ou seja fomos buscar o conhecimento onde ele existia e agora vamos aplicar nas escolas onde estão a preparar os cidadãos do futuro”, esclareceu.
A encerrar, Maria do Carmo Seabra, ministra da Educação, admitiu que seria a sua última acção enquanto governante, e por isso estava particularmente feliz por estar contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país. A ministra admitiu que o projecto foi possível concretizar graças à união de várias entidades (privadas, Estado e autarquias). O financiamento surgiu através de umas “sobras” dos cofres do Estado que foram reencaminhadas para este projecto.

in As Beiras
E nós em Coimbra........................... :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Resta saber se é uma medida séria ou se é só para os jornais. Ou seja, se os professores vão conseguir fazer com que os alunos aproveitem ao máximo o novo equipamento ou se vão andar a espiá-los para ver se não estão a jogar (a preocupação sobre a net parece-me esquisita... duvido que a escola tenha wireless). Isto é uma medida para avaliar daqui a seis meses, onde se poderá ver se os alunos ainda estão a usar o novo equipamento ou se este está fechado num armário ou arrumado num canto (como aconteceu muitas vezes quando tentaram introduzir os computadores normais nas escolas... a maioria das vezes ninguém lhes podia mexer para não os estragar).

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Pedro Escreveu:...a maioria das vezes ninguém lhes podia mexer para não os estragar).
Aconteceu-me várias vezes :shock:
"My body lie, but still I roam..."

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

que estupidez. A unica coisa boa disto é ser mais ecológico de resto discordo totalmente. 150mil euros que faziam falta para outras coisas dentro do ensino gasta assim. É muito triste isto.
fear the beer

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

é mesmo tudo feito de qualquer maneira.
Nao percebo, estas coisas sao sempre comandadas por quem nao percebe nada de novas tecnologias. O computador nao pretende substituir o papel e lápis, nunca foi nem nunca vai ser o objectivo. Qunado queremos ler um artigo extenso nao imprimimos?
De momento tenho bue de livros em formato pdf que me seriam bastante uteis. o problema é k nao me servem de muito se nao os conseguir imprimir... ou entao, dado o preço das impressoes acho k vou mesmo compra-los...
Isto para dizer que o computador não vem para tirar o lugar ao papel e ao lapis, vem antes dar uma preciosa ajuda, principalmente em termos de tempo e acessibilidade aos alunos e aos professores.

Depois há essa do "nao mexer pois podemos estragar"...
Somos um país do C....!

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Re: Computadores substituem sebentas

Mensagem por tofas »

Ansiõa olé...lalalalalala Ansião olé.... :P uma terra em expansão...

Avatar do Utilizador
Leugim
Regular
Regular
Mensagens: 149
Registado: sábado, 11 dezembro 2004 18:29

Mensagem por Leugim »

Eu gostava é que fosse perimitido, quem tivesse um portatil, usar nas aulas em vez das sebentas...

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Leugim Escreveu:Eu gostava é que fosse perimitido, quem tivesse um portatil, usar nas aulas em vez das sebentas...
Principalmente nos testes com Messenger... :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Leugim
Regular
Regular
Mensagens: 149
Registado: sábado, 11 dezembro 2004 18:29

Mensagem por Leugim »

Ah! Nos testes escreve-se à mao...era so mesmo para tirar apontamentos..

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Mas se os miuditos pequenitos usarem teclados em vez da mão, nunca aprenderão a escrever para poderem fazer os testes. :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Leugim
Regular
Regular
Mensagens: 149
Registado: sábado, 11 dezembro 2004 18:29

Mensagem por Leugim »

Isso é com eles, mas eu ja estou no 8çano, e se pudesse usar portatil era bem cool!!

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu sou da opinião que até aos 12, 13 anos deviam era aprender a escrever no papel como qualquer criança normal. Aprendam primeiro a pegar numa esferográfica e a ter uma letra decente (e não me digam que os miúdos devem ser livres de escrever como a personalidade deles lhe ditar)... Depois então podem aprender a usar o computador. E mesmo depois, querem escrever depressa nas aulas? Aprendam estenografia... criem um sistema de siglas, aprendam a escrever mais depressa, não sei, eu smp escrevi à mão nas aulas e nunca tive problemas...e sou de letras.

Acho mesmo que até uma certa idade nao deviam poder apresentar trabalhos a computador.

Qualquer dia já nem precisam de saber escrever, falam para o microfone e o computador escreve...

Quanto a poderem usar os portateis, isso ia levantar alguns problemas do "ah eu tenho portatil e tu nao, o meu aproveitamento escolar vai ser melhor, toma toma toma". Queiram ou nao, acontece...pelo menos até uma certa idade.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
OpSiS
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 19:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por OpSiS »

Quanto a poderem usar os portateis, isso ia levantar alguns problemas do "ah eu tenho portatil e tu nao, o meu aproveitamento escolar vai ser melhor, toma toma toma".
Penso que seria é PIOR :lol:
Imagem

Responder