Página 1 de 112

Condução em Coimbra

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 11:38
por Pedro
Se calhar é de ser Verão, mas tenho-me deparado com cada coisa nos últimos tempos a conduzir em Coimbra, que fico a pensar onde é que certos condutores tiraram a carta. Eis alguns exemplos...

Estou a saír da IC2 na saída de Eiras, perto das bombas da Galp. À medida que estou a chegar ao fundo da saída, um tipo que vem na rotunda decide virar para aqui. Travo, mando sinais de luzes e ele lá percebe o erro e volta para trás... mas é preciso ir bastante distraído para se tentar enfiar por ali para entrar na IC2. :?

Outra interessante foi nos semáforos que antecedem a ponte, perto do Universitário. Há 3 filas, duas vão para o Universitário e uma segue em frente. Eu estou na do meio (fila mais à direita para quem vai para o Universitário). À minha esquerda está uma carrinha de entregas, à direita está outra da mesma marca. Os condutores vão mandando bocas uns aos outros. Quando o semáforo dos peões passa para vermelho, começam ambos a acelerar em vazio (o típico "vrooom, vrooom, vrooom"). Assim que fica verde, arrancam estilo competição (e eu ali no meio). O da esquerda tem de fazer uma travagem apertada quase logo a seguir, para dar passagens a peões mais à frente. Não é propriamente o melhor sítio do mundo para drag racing, ainda para mais com carrinhas. :?

Avançamos agora para o outro lado da ponte e para os semáforos na portagem. Como sabem, para quem vem da Rua do Brasil e chega à portagem, há a hipótese de virar para a ponte ou seguir em frente. Quem opta por ir em frente deve ficar na fila da direita, enquanto que quem prefere ir para a ponte vê a fila da esquerda dividir-se em duas. Bem, ia um tipo na fila da direita (adepto do estilo "boné dentro do carro"), supostamente para ir em frente... até que se lembra de passar para as filas que vão para a ponte, passando por cima de um traço contínuo (e quase chocando comigo). Uns metros mais à frente, decide que afinal não quer ir para a ponte... e volta à fila da direita, passando por outro traço contínuo. Isto tudo à frente de três carros da polícia, que estavam a saír da portagem... e que continuaram normalmente.

Passamos agora para a IC2, na curva que antecede a saída que vai para a rotunda da casa do sal. Houve um acidente no outro lado da via, envolvendo três carros... estava uma ambulância parada e uma fila enorme (mais tarde vi que a fila ia até à rotunda da Fucoli). E, entretanto, um dos tipos que ia à minha frente decide travar de repente, ficando a andar a uns 40 ou 50, só para apreciar melhor o acidente. O carro que ia imediatamente atrás dele ia chocando.

Para terminar, uma mensagem para todos os que têm decidido colar-se a mim: lembrem-se do conceito de distância de segurança! Começo a ficar farto de ir na IC2 a fazer uma ultrapassagem, dentro dos limites, em que tenho de adiar momentaneamente a passagem para a direita por causa de um traço contínuo ou por estarem vários carros seguidos na direita... e vejo um idiota qualquer que surge de repente muito acima do limite a colar-se a mim para me ultrapassar (houve uma vez em que nem via o capot dele). Estarem colados a mim não vai fazer com que eu quebre o limite de velocidade ou passe por cima de um traço contínuo por vocês, por isso não vale a pena colarem-se. Pode é fazer com que, numa situação em que eu tenha de travar de emergência (e essas situações acontecem), não tenham tempo de reacção e acabem por provocar um acidente. Por isso, revejam lá o que é a distância de segurança, que é algo bastante útil.

E pronto, fico-me por aqui. Pode ser que seja do Verão, que no resto do ano não costumo ver tanto erro seguido em tão pouco tempo.

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 11:58
por duffy
Onde é que tu costumas andar?! Essas situações vêm-se todos os dias em Coimbra, não é nada de novo.

Também já me aconteceram algumas, do género, naquela parte da Av. de Conimbriga que fica entre o Estádio Universítário e uma escola, não sei o nome dela, aquilo tem 3 faixas, as duas da direita seguem para o IC2/Taveiro, e a da esquerda volta para o Portugal dos Pequenitos, já me aconteceu ir na do meio e ter que travar bruscamente porque o senhor que estava na faixa da direita afinal queria ir para o lado oposto, e fez a manobra sem ligar pisca!

Outra muito normal é já na Rua da Guarda Inglesa, quando começamos a descer da ponte que passa por cima da rotunda de acesso ao forum, tem duas faixas, um segue para o IC2 e outra para Taveiro, já me aconteceu duas vezes ter que parar porque o idiota a minha frente parou no meio a decidir para onde ir, e outras vezes tenho que travar porque vão na faixa da direita (para o IC2) e já em cima do traço continuo decidem que afinal querem ir para Taveiro :?

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 12:17
por Miguel_Silva
essa escola ao pé do estádio universitário e a Silva Gaio

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 12:48
por Chong Li
Esses que se colam aos da frente, armados em campeões, deviam ser espancados. E não tenho pena nenhuma se se espetarem contra uma árvore. Só tenho pena é que, normalmente, quando há acidentes, esses estúpidos matem os outros e se safem quase sempre.

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 12:51
por UrbanLife
Jovens:

:idea: Estamos mesmo todos a precisar de férias numa ilha tropical no Pacífico, não? :wink:

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 14:41
por Lino
Odeio colas e mirones que empatam o trânsito...
Uma vez a vir de Viseu pela IP3, vínhamos na fila da direita e da entrada para quem vem de Penacova sai um carro cujo dono nem deve saber o que raio é uma via de aceleração na qual tem que esperar pela sua vez. Vínhamos a velocidade dentro dos limites, quando o homem sai a toda a velocidade, sem avisar, passa à nossa frente, obrigando a minha mãe a travar quase a fundo, e vai logo para a faixa da esquerda para ultrapassar os carros da frente... é cada estúpido..
E os cromos que passam os semáforos vermelhos na boa, como para quem, na Cruz de Celas, sai da rua quem vem da Maternidade para a Dias da Silva, no cruzamento da Caixa. Já lá ia sendo atropelado porque, ao atravessar com verde para os peões, lá vem um carro a abrir e tenho que correr para não ser atropelado...

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 16:49
por Hal9000
UI..eu tenho tantas, que entupia já aqui a base de dados do fórum :lol:

Então as minhas técnicas anti-colas na traseira...essas é que são fixes... :lol:

Um dia destes, quando tiver mais paciência, conto-as :P

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 17:04
por Lino
E os estropícios com pé pesado aí nas ruas e estradas?
Aqueles que querem andar a 200 km/h seja onde for, pressionando o veículo da frente colocando-o em perigo constante? A minha irmã continua na sua velocidade respeitadora das regras e obriga os tipos a abrandar os cavalos. Então porque o fazem na AE, quando têm uma faixa para maior velocidade à esquerda?

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 17:43
por mario
:idea:
Por falar em colar na traseira... que acham da ideia de um autocolante na traseira (do carro) com um texto num formato tipo teste à visão, a dizer "se consegues ler isto é porque estás colado à minha traseira"

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 17:52
por Lino
Ya, com algumas letras em tamanho garrafal...

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 18:59
por duffy
Lino Escreveu:E os estropícios com pé pesado aí nas ruas e estradas?
Aqueles que querem andar a 200 km/h seja onde for, pressionando o veículo da frente colocando-o em perigo constante? A minha irmã continua na sua velocidade respeitadora das regras e obriga os tipos a abrandar os cavalos. Então porque o fazem na AE, quando têm uma faixa para maior velocidade à esquerda?
Mas para andar devagar há o domingo, aos outros dias temos que acelerar mais um bocado... eu sou dos que têm o pé pesado e sinceramente irrita-me gente que vai a 30 quando podia ir a 50 ou 70 sem colocar ninguém em perigo. É que às vezes quem anda devagar é quem dá origem aos acidentes!

Os colas... raramente apanho desses porque não dou muita hipotese para isso, quando posso ando bem, mas quando os apanho, nada como travar, e logo de seguida meter uma abaixo e acelerar para o gajo não nos bater, mas garanto que é remédio santo, não se voltam a aproximar :lol:

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 19:06
por Pedro
duffy Escreveu:eu sou dos que têm o pé pesado e sinceramente irrita-me gente que vai a 30 quando podia ir a 50 ou 70 sem colocar ninguém em perigo.
Eu falo por mim, mas não ando cá para pagar multas só para quem vai atrás de mim chegar 30 segundos antes ao destino. Se há sinalização que indica 40 ou 50 de limite, não vou a 70. Sou daqueles que cumpre os limites previstos ou indicados (e o Yagami pode confirmar :p).

Além do mais, o perigo pode surgir de forma inesperada...

Enviado: sexta-feira, 27 julho 2007 19:24
por Lino
Aqui o pessoal de minha casa não anda depressa, cumpre-se os limites. Também me irrita algum demasiado lento, como um na Rua do Brasil que eu conseguiria ultrapassar de bicicleta, na boa!!

Enviado: sábado, 28 julho 2007 1:42
por duffy
Pedro Escreveu:
duffy Escreveu:eu sou dos que têm o pé pesado e sinceramente irrita-me gente que vai a 30 quando podia ir a 50 ou 70 sem colocar ninguém em perigo.
Eu falo por mim, mas não ando cá para pagar multas só para quem vai atrás de mim chegar 30 segundos antes ao destino. Se há sinalização que indica 40 ou 50 de limite, não vou a 70. Sou daqueles que cumpre os limites previstos ou indicados (e o Yagami pode confirmar :p).

Além do mais, o perigo pode surgir de forma inesperada...
Quando há limite é diferente, nos sitios em que há limite às vezes até agradeço porque eu tenho um problema muito grande em os cumprir, eu estava mesmo a falar e sitios onde não dá para ultrapassar e até se podia ir mais rapido e vai ali um gajo a "calcar ovos".

Enviado: sábado, 28 julho 2007 9:26
por luisistico
Estas atitudes observam-se diariamente nas estradas, e não é apenas em Coimbra. Nesta altura de Férias é bem pior pois surgem muitas situações em que as pessoas não conhecem os locais onde se dirigem e então o perigo espreita a toda a hora, em qualquer lado...
por distração ou por pura estupidez, os perigos na estrada andam por aí...
os casos em Coimbra são muitos e diários... Se me lembrar começo a fazer diário e coloco aqui... :roll:
Ontem em trabalho tive que andar quase dia todo na auto-estrada e deparei-me com cada situação também... Desde duas carrinhas que iam lado a lado com os condutores na conversa... (sim, em plena auto-estrada!) Imaginem... camiões a apitar, gente a fazer sinais de luzes... Enfim. Eles ainda se divertiram com isso... Outra ainda do género.. Quando uma carrinha cheia de trabalhadores da construção civil ultrapassa um carro parcialmente, pois ia cheio de meninas jovens e eles ficaram lado a lado a mandar as suas típicas "bocas"... E outras tantos casos...

É triste que certas e determinadas pessoas não tenham a noção das situações perigosas que criam e da pura estupidez que praticam.