Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

banjix Escreveu:
RuiSantos Escreveu:
mauriciopxp Escreveu:Um dia as pessoas vão compreender que essa é a forma correta. Um dia...
Duvido que esse dia chegue! :o :lol:
Duvidas tu, duvido eu e duvida (quase) toda a gente! O problema é que não existe nada que obrigue as pessoas com carta de condução a fazer uma reabilitação. Não existe nada que faça chegar às pessoas os novos códigos da estrada, a menos que sejamos nós a procurá-lo (não é mais do que a nossa obrigação). Assim sendo, aquilo que as pessoas aprendem quando tiraram a carta, é o que está certo mesmo depois de dezenas de anos. É por essa razão que muita gente faz as rotundas dessa maneira (por fora).
Pois, realmente devia ser feito isso, tipo de "x" em "x" anos os portadores de carta de condução voltarem à Escola de Condução para um género de "upgrade"!

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Lino Escreveu:E o problema é que a lei é recente e ainda há muita gente que conduz pela regra antiga... a minha mãe fica aflita quando vou por dentro para sair na 3ª ou 4ª saídas... mas usar os piscas e ir devagar (não a pisar ovos, mas dentro dos limites) ajudam...
O problema é que não é lei nenhuma.
Só um esclarecimento. Tem valor legal ZERO.
A verdade crua é: Quem bate por dentro (ou seja num carro que circula à direita) é culpado...

Esse esclarecimento já existia antes do 'novo' código da estrada, mas a única preocupação da actualização foi em aumentar o valor das coimas...
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Este problema se calhar resolvia-se com marcações adequadas nas rotundas. Traços continuos e interrompidos onde se justificasse de modo a que os condutores fossem naturalmente encaminhados para a sua faixa correcta de circulação. É que de facto a regra diz um coisa, mas se houver um acidente, o culpado é precisamente o que seguiu a regra, o que não deixa de ser ridiculo.

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

Ruizito Escreveu:Este problema se calhar resolvia-se com marcações adequadas nas rotundas. Traços continuos e interrompidos onde se justificasse de modo a que os condutores fossem naturalmente encaminhados para a sua faixa correcta de circulação. É que de facto a regra diz um coisa, mas se houver um acidente, o culpado é precisamente o que seguiu a regra, o que não deixa de ser ridiculo.
Há rotundas em que os traços contínuos iam ser tão curtos que se confundiam com os descontínuos. Isso é muito complicado de implementar. Eu já me contentava com traços em todas as rotundas com duas faixas ou mais, que há por aí muitos sítios sem marcações nenhumas. A rotunda da Makro por exemplo, tão grande e nem um risco.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

O argumento de que se circular por fora nunca sou culpado é mesmo irritante e comodista.
"deixa-me ir aqui na minha vida e os outros que se lixem, quem quiser sair que espere"

Em qualquer situação, mesmo tendo prioridade temos obrigação de verificar se vem algum carro e fazer o possivel por evitar um acidente.

Em nenhuma situação eu vou mudar de faixa sem verificar se lá esta outro carro, por isso quem quiser sair numa rotunda, não deveria estar lá nenhum carro, porque na faixa de fora ja deviam ter saido todos, conforme o desenho q foi colocado, mas se estiver nao podemos jogar o carro em cima dele.
Eu já ouvi falar de culpa a meias: um condutor porque não devia circular na faixa de fora, outro porque foi descuidado ao mudar de faixa ou nãp sinalizou a mudança.

Já vi rotundas em que tem pinos metálicos, que obrigam a sair quem vai na faixa de fora, isso era remédio santo, pq as linhas no chão podem ser pisadas à mesma.
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

JulesS Escreveu:Já vi rotundas em que tem pinos metálicos, que obrigam a sair quem vai na faixa de fora
Em Coimbra? Isso parece resolver os problemas das rotundas!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

RuiSantos Escreveu:
JulesS Escreveu:Já vi rotundas em que tem pinos metálicos, que obrigam a sair quem vai na faixa de fora
Em Coimbra? Isso parece resolver os problemas das rotundas!
Em Faro há disso.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

JulesS, o que dizes faz todo o sentido e eu concordo contigo. Tem que haver bom senso de ambas as partes. Nada nos dá total livre circulação.
JulesS Escreveu:Já vi rotundas em que tem pinos metálicos, que obrigam a sair quem vai na faixa de fora, isso era remédio santo, pq as linhas no chão podem ser pisadas à mesma.
Isso seria absolutamente fantástico!!!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Não sei onde foi :? mas já vi
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Por acaso seria mesmo o ideal! Será que existe algum local onde se pode deixar essa sugestao?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Leia Escreveu:Por acaso seria mesmo o ideal! Será que existe algum local onde se pode deixar essa sugestao?
E-munícipe.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Rotunda sem lógica nenhuma é a do Mini-Preço... que coisa idiota com um cruzamento mais movimentado logo atrás...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

karlos
Regular
Regular
Mensagens: 149
Registado: domingo, 09 setembro 2007 2:24

Mensagem por karlos »

sim realmente nao tem logica, fizeram aquela specimen de rotunda tipo pneu de camiao pouco maior é mais valia terem la deixado um pneu de camiao fazia o mesmo efeito....fizeram aquilo para facilitar suponho eu a saida dos carros do INEM para socorrer pessoas, mas com os acidentes que ja provocou aquilo ali o saldo nao sera mt positivo. a meu ver mais valia colocar um semaforo que quando o carro do INEM sai-se passa-se a vermelho e os do mini preço saiam normalmente sem acionar o semaforo
Última edição por karlos em segunda-feira, 25 agosto 2008 0:16, editado 1 vez no total.

Delicious
Banido
Mensagens: 34
Registado: sexta-feira, 22 agosto 2008 23:11

Mensagem por Delicious »

Bom, eu sou e coimbra e habito em lisboa há coisa de 3 anos, e digo-vos que se acham que coimbra é má em termos de condutores, dêem aqui um pulinho.

z00p
Regular
Regular
Mensagens: 146
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 3:55

Mensagem por z00p »

Já perdi conta das vezes em que estou a fazer uma rotunda por dentro e vem um animal a fazê-la por fora, erradamente. Desde travadelas a fundo, apitar, gesticular, já fiz de tudo. Há pessoas que nunca vão entender.

Cada vez que me meto numa rotunda a minha cabeça ganha 1000 olhos :lol:

Responder