Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por banjix »

JPMATRIX Escreveu:Exacto, permitem que dês uma volta à rotunta e não mais, ou seja ou conheces bem a zona e sabes onde sair e onde entrar previamente ou estás tramado, és forçado a voltar para trás. ou sair onde não querias, já que te obriga sempre a sair por algum lado.

Eu até acho porreira a ideia, mas só funciona se o condutor conhecer a zona, imaginem-se a entrar numa cidade que não conhecem nada cheia destas rotundas.

Quem nunca fez uma rotunda toda por fora atire a 1ª pedra.
Se as saídas estiverem sinalizadas (e estarão), mesmo que não conheças a zona podes ficar a saber em que saída deves sair (basta ler o que está escrito nas placas)!!! Admiro-me é como é que uma solução que funciona tão bem nos países onde ela está implementada, com redução de cerca de 80% dos acidentes, aqui é tão criticada e tão posta em causa!!! :shock:

Quanto à questão das pedras, estou como o Hal9000.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Chong Li »

Só resta acrescentar, pior do que está não fica de certeza!!
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por dryden »

Esta questão nem se punha se os condutores soubessem circular em rotundas, o problema é que não sabem e vão tudo por fora e cortam o caminho ao resto do pessoal, ou vão tudo por dentro e só saem mesmo em cima da saída que querem e acabam também por cortar o caminho a quem segue fora...
Este tipo de rotundas só faz o que qualquer condutor civilizado deveria fazer mesmo sem ter as marcações lá no chão.
JPMATRIX Escreveu:Quem nunca fez uma rotunda toda por fora atire a 1ª pedra.
Pelos vistos eu cumpro os requisitos para andar à pedrada... Em tantos anos de carta nunca fiz tal coisa. E já tive empregos onde parte da função era conduzir inclusive em cidades que não conhecia...

JPMATRIX
Regular
Regular
Mensagens: 189
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por JPMATRIX »

Sim critico, primeiro porque tenho esse direito e porque tenho a certeza que vai ser tudo feito em cima do joelho, a sinalização nas nossas estradas é deficiente e ao contrario de começarem por corrigir o que está mal (como voltar a marcar os traços de vias que quase não se vêem em toda a cidade) vão implementar "tecnologia" de países mais evoluídos (perdoem-me a comparação).

Para que é que vão fazer um piloto se funciona as 1000 maravilhas lá fora? é porque existem duvidas? Redução de 80% só por causa de uma rotunda? não terá antes a ver com a cultura automobilística praticada nos países nórdicos? E as suas rigorosas regras e condições para a circulação automóvel?

Eu aplaudo a iniciativa, mas estamos preparados? Não.

Gostava muito mais de conduzir numa cidade sem vias recentes cheias de depressões ou lombas, buracos, rasgos de saneamento por cima de outros rasgos, tampas de esgoto a vários centímetros do chão, raízes que levantam as bermas, calçadas que apesar de serem históricas não significam que não possam ser reparadas.

Agora uma turbo rotunda? claro isso vai fazer milagres. e mudar mentalidades da noite para o dia.
Podemos ter uma das piores grelhas de estradas da UE mas pelo menos temos turbo rotundas.

PS:. devo estar num forum de instrutores de condução aqui nunca ninguém cometeu uma infracção. :D Pelo menos eu sou Humano.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Hal9000 »

JPMATRIX Escreveu:
PS:. devo estar num forum de instrutores de condução aqui nunca ninguém cometeu uma infracção. :D Pelo menos eu sou Humano.
Bem..estás a deduzir e a afirmar algo falso... A tua frase inicial foi " Quem aqui nunca fez uma rotunda toda por fora, que atire a primeira pedra." e não "Quem aqui nunca cometeu uma infracção...."

:twisted: :twisted:

Mas pronto...quem nunca soube fazer rotundas bem, tb, não o quer aprender :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por banjix »

Hal9000 Escreveu: Bem..estás a deduzir e a afirmar algo falso... A tua frase inicial foi " Quem aqui nunca fez uma rotunda toda por fora, que atire a primeira pedra." e não "Quem aqui nunca cometeu uma infracção...."

:twisted: :twisted:

Mas pronto...quem nunca soube fazer rotundas bem, tb, não o quer aprender :roll: :roll:
Subscrevo na íntegra.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Hoje voltei a ter de passar no IC2 e reparei que a sinalização foi alterada para uma de circulação alternada. Em teoria, parece-me uma situação melhor à de perda de prioridade para as vias de entrada que havia no início... desde que os condutores a cumpram.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por micromys »

Pedro Escreveu:Hoje voltei a ter de passar no IC2 e reparei que a sinalização foi alterada para uma de circulação alternada. Em teoria, parece-me uma situação melhor à de perda de prioridade para as vias de entrada que havia no início... desde que os condutores a cumpram.
Já está assim há algum tempo. Quem vem de norte para sul tem essa sinalização, quem entra na ponte vindo da Casa do Sal leva com um sinal de perda de prioridade. Acaba por criar confusão.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Pois... era necessário que os condutores cumprissem a sinalização, principalmente os que circulam no sentido Norte-Sul.
Ricardo Nuno

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Coimbra: Câmara instala semáforos cronometrados

Imagem

Coimbra vai passar a ter semáforos cronometrados, um temporizador que avisa peões e condutores dos segundos que faltam até surgir o verde ou o vermelho. A funcionalidade visa garantir uma maior segurança, tanto para transeuntes, como também para os automobilistas.

O sistema será apresentado pelo vereador Paulo Leitão na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, pelas 11H00, junto aos semáforos da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, nas imediações da Câmara Municipal de Coimbra.

Revista C
Imagem

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Chong Li »

Até que enfim!
Em Viseu já há disso há muito tempo!
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Sinceramente não acho que faça grande diferença. Na cidade onde fiz erasmus já existiam desses semáforos e só achava piada ao peão do semáforo andar devagar ou mais depressa mas em termos de utilidade...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Câmara instala semáforos cronometrados

A partir de hoje, na rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, à Caixa Geral de Depósitos, os peões e condutores poderão contar com semáforos cronometrados. Um temporizador avisa peões e condutores dos segundos que faltam, até surgir o sinal verde ou o vermelho. A funcionalidade visa garantir uma maior segurança, tanto para transeuntes, como também para os automobilistas.

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos- ... 6066_n.jpg

http://www.cm-coimbra.pt/images/stories ... ados01.jpg

http://www.cm-coimbra.pt/images/stories ... ados02.jpg

http://www.cm-coimbra.pt/images/stories ... ados03.jpg

CMC
Imagem

black
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quarta-feira, 07 novembro 2007 20:34
Localização: Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por black »

Voltando às rotundas eu até faço muitas por fora e mais, nas rotundas o unico sinal que lá está é o de sentido giratório obrigatório e não o de saida obrigatória, mais, se há acidentes na rotunda da fucoli é porque os que vêem dos huc são muito espertos e passam da faixa mais à esquerda para a mais para a direita, ou seja, fazem 3 mudanças de faixa, e mais ainda, eu gosto é de o ver cravados nos autocarros que entram da circular como que quem vem por exp de lordemão ou do ingote e vão por fora pois as faixas são em redondo e não em recta e vêem os dos huc e pimba, mesmo em frente à galp debaixo do autocarro - o motorista até se ri pois sabe bem quem é que vai pagar as despesas, não é? Temos de nos ir aproximando da saida mudando ligeiramente de faixa e neste caso acho que lgeiramente é estar na faixa do meio já quando estamos a passar a entrada que descrevi acima e sair para a da casa do sal, não vir na faixa mais à esquerda e cortar todas as faixas, mas pronto, por mim até me podem bater, quem está a mudar de faixa é que está a efectuar uma manobra, não que anda às voltas.

Atirem pedras com fartura mas antes vão ver o que diz a legislação.

Cumps

DriftPT
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 75
Registado: sexta-feira, 02 setembro 2011 15:18
Localização: Coimbra

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por DriftPT »

Para quem não sabe aqui fica: http://www.youtube.com/watch?v=JfuGoKrUWlA

Responder