Já não era sem tempo! Isso sempre foi uma das maiores vergonhas no trânsito desta cidade.|zype| Escreveu:parece que a Policia Municipal começou a fazer algo e agora o transito na rua do brasil já flui bastante bem de manha para quem vem da navarro e da urbano duarte! antes era um caos para passar ali! Apenas com a presença deles ali que tenho visto todos os dias, deixam de estacionar em todo o lado e parar em tudo o que é sitio só para deixar os meninos á porta da escolinha
Condução em Coimbra
Re: Condução em Coimbra
Re: Condução em Coimbra
Eles não vão passar lá a vida. Quando sairem de lá volta tudo ao mesmo... É uma grande falta de civismo. Nos dias em que andam na zona do hospital também não há carros estacionados na Av. Gouveia Monteiro.Ruizito Escreveu:Já não era sem tempo! Isso sempre foi uma das maiores vergonhas no trânsito desta cidade.|zype| Escreveu:parece que a Policia Municipal começou a fazer algo e agora o transito na rua do brasil já flui bastante bem de manha para quem vem da navarro e da urbano duarte! antes era um caos para passar ali! Apenas com a presença deles ali que tenho visto todos os dias, deixam de estacionar em todo o lado e parar em tudo o que é sitio só para deixar os meninos á porta da escolinha
- |zype|
- Experiente
- Mensagens: 220
- Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
- Localização: Santa Clara
Re: Condução em Coimbra
pois, eles não podem passar lá a vida, aqui já tem a ver com o civismo dos cidadãos...micromys Escreveu:Eles não vão passar lá a vida. Quando sairem de lá volta tudo ao mesmo... É uma grande falta de civismo. Nos dias em que andam na zona do hospital também não há carros estacionados na Av. Gouveia Monteiro.Ruizito Escreveu:Já não era sem tempo! Isso sempre foi uma das maiores vergonhas no trânsito desta cidade.|zype| Escreveu:parece que a Policia Municipal começou a fazer algo e agora o transito na rua do brasil já flui bastante bem de manha para quem vem da navarro e da urbano duarte! antes era um caos para passar ali! Apenas com a presença deles ali que tenho visto todos os dias, deixam de estacionar em todo o lado e parar em tudo o que é sitio só para deixar os meninos á porta da escolinha
mas depois quando começarem a chover multas queixam-se, eles avisar avisam...
ESEC
-
- Lendário
- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
- Localização: Antanhol, Coimbra
Re: Condução em Coimbra
Coimbra vai ter primeira turbo-rotunda do país
Rotunda do Choupal passa a ter duas vias, separadas por lancis, numa estratégia que visa evitar o entrecruzar de faixas
Uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e a Câmara Municipal vai alterar a rotunda de acesso ao Choupal, que, no âmbito de uma experiência-piloto em Portugal, será transformada em turbo-rotunda. O conceito nasceu em 2000 na Holanda, onde este tipo de estrutura rodoviária foi adoptado em «mais de 70» soluções.
«Nunca ninguém sabe por que via optar», salientou ontem Ana Bastos, especialista em tráfego da FCTUC, acrescentando que o Código da Estradas, em Portugal, não é claro quanto às regras, o que faz com que as colisões – a maior parte sem gravidade – se repitam com frequência nas rotundas. Ao optar pela turbo-rotunda, o objectivo é, antes de mais, «evitar acidentes», explica a docente, acrescentando que a rotunda seleccionada para o projecto-piloto, primeiro, terá de passar a ter vias múltiplas, para, posteriormente, ganhar a nova forma: serão colocados lancis que forçam o condutor a seguir sempre pela faixa onde entrou, criando circuitos em espiral.
Diário de Coimbra
Coimbra vai ter a primeira turbo-rotunda do país
http://www.asbeiras.pt/wp-content/uploa ... OLANDA.jpg
Uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai transformar a rotunda localizada na EN111 (no Bolão, junto à Estação Velha) numa “turbo rotunda”.
O projeto é uma das ações previstas no protocolo de colaboração celebrado esta terça-feira (17) entre a faculdade e a Câmara de Coimbra.
“Trata-se de rotundas onde se canalizam, através de lancis, os veículos numa trajetória muito mais precisa do que a que se utiliza hoje, evitando entrecruzamentos no anel de circulação”, adianta Ana Bastos, professora da FCTUC.
Diário As Beiras
Isto era capaz de ser uma solução interessante para a rotunda do Almegue.
- Pedro
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
- Localização: Coimbra
Re: Condução em Coimbra
Se resultar na rotunda do Choupal, deve ser o que vão fazer lá. Provavelmente é um teste numa rotunda de menor dimensão (se bem que, devido às obras no IC2, a rotunda do Choupal passou a ter muito mais trânsito do que tinha anteriormente... pelo que prevejo ainda mais caos se as obras de transformação decorrerem ainda este ano).
Re: Condução em Coimbra
Pelo menos há-de servir para que as pessoas aprendam a andar nas rotundas!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.
Re: Condução em Coimbra
Eu aplaudo estas rotundas! Não conhecia este conceito, acho que está excelente!
Re: Condução em Coimbra
Parece-me que funcionará bem!!
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"
CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!
CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!
Re: Condução em Coimbra
O problema dessas rotundas é que só funcionam bem para quem conhece a zona, imaginem que não conhecem a cidade como é que sabem se tem de ir para a faixa da esquerda ou manter na direita para sair na saida X ou Y? Alguma sinalização pode resolver isso mas mesmo assim... Relembrando que a troca de faixa tem de ser feita muito antes de surgir alguma indicação.
O que vai acontecer é que de cada vez que sejamos confrontados com uma rotunda do género numa zona que não conhecemos ou somos forçados a sair na 1ª ou nas outras, acabou-se aquilo que já toda a gente fez de entrar mais a direita e contornar a rotunda toda por fora porque não sabe onde sair.
Isto não vai resolver nada, só vai complicar, o problema das rotundas não é nenhum, as pessoas é que quando conduzem vai a fazer tudo menos a prestar atenção ao que vão a fazer.
O que vai acontecer é que de cada vez que sejamos confrontados com uma rotunda do género numa zona que não conhecemos ou somos forçados a sair na 1ª ou nas outras, acabou-se aquilo que já toda a gente fez de entrar mais a direita e contornar a rotunda toda por fora porque não sabe onde sair.
Isto não vai resolver nada, só vai complicar, o problema das rotundas não é nenhum, as pessoas é que quando conduzem vai a fazer tudo menos a prestar atenção ao que vão a fazer.
Re: Condução em Coimbra
Grande parte dos acidentes na rotunda da Fucoli ocorrem por causa desse género de "brincadeiras" de contornar a rotunda por fora.JPMATRIX Escreveu: acabou-se aquilo que já toda a gente fez de entrar mais a direita e contornar a rotunda toda por fora porque não sabe onde sair.
Re: Condução em Coimbra
As turbo-rotundas permitem que dês a volta à rotunda. A diferença entre estas e as rotundas normais é que, para dares voltas à turbo-rotunda tens de o fazer na faixa de dentro como, aliás, deve ser feito. Só deves ir para a faixa exterior imediatamente antes de saires da rotunda. Portanto, as turbo-rotundas são excelentes para evitar que pessoas que não sabem (ou não querem saber) andar nas rotundas causem acidentes. Pena é isto não ser implementado em mais rotundas.JPMATRIX Escreveu:O que vai acontecer é que de cada vez que sejamos confrontados com uma rotunda do género numa zona que não conhecemos ou somos forçados a sair na 1ª ou nas outras, acabou-se aquilo que já toda a gente fez de entrar mais a direita e contornar a rotunda toda por fora porque não sabe onde sair.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.
Re: Condução em Coimbra
E por falar em rotundas.... esta também é uma coisa esperta...
Pesado de mercadorias despistou-se na rotunda do Almegue
Um veículo pesado de mercadorias, que transportava malha de arame, despistou-se, pelas 06H45 de hoje, na rotunda do Almegue, em Coimbra.
O condutor, único ocupante do camião que virou para cima de um monte de terra, não sofreu ferimentos.
Também o trânsito circulou normalmente, visto que a viatura ocupava apenas uma faixa da rotunda.
As Beiras - 24 Janeiro 2012
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"
CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!
CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!
-
- Lendário
- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
- Localização: Antanhol, Coimbra
Re: Condução em Coimbra
Interrupção de trânsito
Viaduto do Calhabé
Está previsto para os próximos dias 26 e 27 de janeiro, devido à obra “Plano de tapetes betuminosos 2010 – pavimentações diversas”, o início de trabalhos complementares no Viaduto do Calhabé.
A intervenção provocará a interrupção total de trânsito no troço em causa, enquanto durarem os trabalhos. O local será sinalizado.
http://www.cm-coimbra.pt/images/stories ... iaduto.png
fonte: CMC
Viaduto do Calhabé
Está previsto para os próximos dias 26 e 27 de janeiro, devido à obra “Plano de tapetes betuminosos 2010 – pavimentações diversas”, o início de trabalhos complementares no Viaduto do Calhabé.
A intervenção provocará a interrupção total de trânsito no troço em causa, enquanto durarem os trabalhos. O local será sinalizado.
http://www.cm-coimbra.pt/images/stories ... iaduto.png
fonte: CMC
Re: Condução em Coimbra
banjix Escreveu:As turbo-rotundas permitem que dês a volta à rotunda. A diferença entre estas e as rotundas normais é que, para dares voltas à turbo-rotunda tens de o fazer na faixa de dentro como, aliás, deve ser feito. Só deves ir para a faixa exterior imediatamente antes de saires da rotunda. Portanto, as turbo-rotundas são excelentes para evitar que pessoas que não sabem (ou não querem saber) andar nas rotundas causem acidentes. Pena é isto não ser implementado em mais rotundas.JPMATRIX Escreveu:O que vai acontecer é que de cada vez que sejamos confrontados com uma rotunda do género numa zona que não conhecemos ou somos forçados a sair na 1ª ou nas outras, acabou-se aquilo que já toda a gente fez de entrar mais a direita e contornar a rotunda toda por fora porque não sabe onde sair.
Exacto, permitem que dês uma volta à rotunta e não mais, ou seja ou conheces bem a zona e sabes onde sair e onde entrar previamente ou estás tramado, és forçado a voltar para trás. ou sair onde não querias, já que te obriga sempre a sair por algum lado.
Eu até acho porreira a ideia, mas só funciona se o condutor conhecer a zona, imaginem-se a entrar numa cidade que não conhecem nada cheia destas rotundas.
Quem nunca fez uma rotunda toda por fora atire a 1ª pedra.
Re: Condução em Coimbra
Eu até atirava, mas onde está o smilley de atirar pedras?JPMATRIX Escreveu:banjix Escreveu:As turbo-rotundas permitem que dês a volta à rotunda. A diferença entre estas e as rotundas normais é que, para dares voltas à turbo-rotunda tens de o fazer na faixa de dentro como, aliás, deve ser feito. Só deves ir para a faixa exterior imediatamente antes de saires da rotunda. Portanto, as turbo-rotundas são excelentes para evitar que pessoas que não sabem (ou não querem saber) andar nas rotundas causem acidentes. Pena é isto não ser implementado em mais rotundas.JPMATRIX Escreveu:O que vai acontecer é que de cada vez que sejamos confrontados com uma rotunda do género numa zona que não conhecemos ou somos forçados a sair na 1ª ou nas outras, acabou-se aquilo que já toda a gente fez de entrar mais a direita e contornar a rotunda toda por fora porque não sabe onde sair.
Exacto, permitem que dês uma volta à rotunta e não mais, ou seja ou conheces bem a zona e sabes onde sair e onde entrar previamente ou estás tramado, és forçado a voltar para trás. ou sair onde não querias, já que te obriga sempre a sair por algum lado.
Eu até acho porreira a ideia, mas só funciona se o condutor conhecer a zona, imaginem-se a entrar numa cidade que não conhecem nada cheia destas rotundas.
Quem nunca fez uma rotunda toda por fora atire a 1ª pedra.