Condução em Coimbra

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moealmas
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Mensagem por moealmas »

Pedro Escreveu:Já estão a funcionar os semáforos na Guarda Inglesa. A uma primeira vista, até parece uma solução razoável. Existe alguma perturbação no trânsito normal, mas é reduzida (é certamente bastante inferior à que notei à mesma hora quando havia a versão "passagem para uma fila"). Facilita a entrada de quem vem da esquerda sem causar demasiados problemas a quem vem do Forum. Vamos ver se a opinião se mantém com mais passagens por lá.
Concordo com a existências destes semaforos, mas verifico um problema.
A estrada tem duas faixas, mas o semáforo está localizado a meio da faixa direita. Ora muitos artolas que circulam na faixa esquerda, com o semaforo vermelho, ignoram e passam, tipo "esse sinal vermelho é só para a faixa direita".

siman
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Mensagem por siman »

moealmas Escreveu:A estrada tem duas faixas, mas o semáforo está localizado a meio da faixa direita.
Se assim é só se aplica a essa via.
Os "artolas" afinal têm razão. Artolas serão os responsáveis pela sinalização/trânsito de Coimbra, com verdadeiras pérolas em soluções de trânsito, quer seja no que toca ao aumento da fluidez de tânsito quer seja de segurança.

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toze
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Mensagem por toze »

isso nao tem logica nenhuma, se la esta o semaforo é para as duas faixas, qd tirei o codigo nunca me falaram em ser so para meia via, geralmente o stop esta do lado direito ou seja seguindop essa teoria se a estrada tiver duas vias os do lado esquerdo nao param.

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nunorfa
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Mensagem por nunorfa »

toze Escreveu:isso nao tem logica nenhuma, se la esta o semaforo é para as duas faixas, qd tirei o codigo nunca me falaram em ser so para meia via, geralmente o stop esta do lado direito ou seja seguindop essa teoria se a estrada tiver duas vias os do lado esquerdo nao param.
Quando tens duas faixas e existe um stop tem que estar dos dois lados para servir para as duas vias,
em relacao ao semaforo, se a parte superior estivessse no centro entre as duas vias funcionava para os dois lados,
nao sendo assim so funciona pra a via da direita nese caso, seria ou sera necessario um outro semaforo do lado esquerdo,
Ate pk no caso de estar um camiao parado na via da direita tu nao tens visibilidade pra o semafro...
Na minha opiniao quem passa pela esquerda e nao para nesse sinal vermelho nao comete nenhuma contraordenacao.
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Pedro
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Mensagem por Pedro »

Eu aqui concordo plenamente com o toze: o semáforo é para as duas vias. Caso fosse apenas vertical, como acontece em vários locais, também seria para as duas vias. O que provavelmente leva os condutores a não parar é o facto de se tratar de um semáforo de controlo de velocidade... infelizmente há quem ache que estes semáforos não são "a sério" e não vale a pena obedecer à ordem de paragem (como se vê muitas vezes nos semáforos junto ao parque).

siman
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Mensagem por siman »

toze Escreveu:isso nao tem logica nenhuma, se la esta o semaforo é para as duas faixas, qd tirei o codigo nunca me falaram em ser so para meia via, geralmente o stop esta do lado direito ou seja seguindop essa teoria se a estrada tiver duas vias os do lado esquerdo nao param.
Meu caro, o que dizes é que não tem lógica, pois muitas das vias com duas ou mais filas de trânsito no mesmo sentido têm trânsito diferenciado e mesmo não tendo quem circula nas filas mais à esquerda (2ª, 3ª ou 4ª fila) provavelmente não terá visibilidade da sinalização "apenas à direita".

Como tal, numa via de transito com duas ou mais filas no mesmo sentido a sinalização terá de ser apresentada a cada fila, independentemente de ser igual ou diferente, ou no centro de cada duas (situação a evitar). Se assim não for as vias "sem sinalização" não são afectadas.

Dois exemplos:
Com sinalização igual por fila: cruzamento hotel ibis na avenida paralela ao parque sentido portagem-parque verde.
Com sinalização diferente por fila: acessos largo portagem.

Os sinais apenas à direita afectam apenas a fila mais à direita.
Nalguns IPs/ICs nas aproximações a algumas saídas, aparecem limites de velocidade que afectam apenas a fila da direita.
Nas AEs, apesar de não ser necessário pois tal limite está estipulado no código da estrada, após cada entrada encontram-se colocados limites (120) em ambos os lados da via.

SilverBullet
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Mensagem por SilverBullet »

O quê?! O semáforo é s´o para a via da direita?! Isso está errado, obviamente que o semáforo é para as duas vias. Não tinha cabimento nenhum se assim não fosse, qual é a diferença entre a via da direita e a da esquerda que justificasse o semaforo só para os da direita?!

é obvio que o semáforo é para todos, se não andava a tudo a mudar para a faixa mais à esquerda.

Passem no vermelho passem, pode ser que fiquem sem carta durante uns tempos.

siman
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Mensagem por siman »

SilverBullet Escreveu:O quê?! O semáforo é s´o para a via da direita?! Isso está errado, obviamente que o semáforo é para as duas vias. Não tinha cabimento nenhum se assim não fosse, qual é a diferença entre a via da direita e a da esquerda que justificasse o semaforo só para os da direita?!

é obvio que o semáforo é para todos, se não andava a tudo a mudar para a faixa mais à esquerda.

Passem no vermelho passem, pode ser que fiquem sem carta durante uns tempos.
Pelo teu modo de ver, podiam ter poupado uns valentes euros nos cruzamentos junto ao Dolce Vita, por exemplo. Todas as três faixas de rodagem ordenadas apenas por um semáforo à direita... chegava perfeitamente, já que os 3 semáforos (um por cada fila), colocados em cada entrada de ambos os cruzamento funcionam simultaneamente (todos verdes/todos amarelos/todos vermelhos).

Porque será?! Uma questão legal, talvez...

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nunorfa
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Mensagem por nunorfa »

siman Escreveu:
SilverBullet Escreveu:O quê?! O semáforo é s´o para a via da direita?! Isso está errado, obviamente que o semáforo é para as duas vias. Não tinha cabimento nenhum se assim não fosse, qual é a diferença entre a via da direita e a da esquerda que justificasse o semaforo só para os da direita?!

é obvio que o semáforo é para todos, se não andava a tudo a mudar para a faixa mais à esquerda.

Passem no vermelho passem, pode ser que fiquem sem carta durante uns tempos.
Pelo teu modo de ver, podiam ter poupado uns valentes euros nos cruzamentos junto ao Dolce Vita, por exemplo. Todas as três faixas de rodagem ordenadas apenas por um semáforo à direita... chegava perfeitamente, já que os 3 semáforos (um por cada fila), colocados em cada entrada de ambos os cruzamento funcionam simultaneamente (todos verdes/todos amarelos/todos vermelhos).

Porque será?! Uma questão legal, talvez...
siman eu até concordava ctg, mas após ter consultado o codigo da estrada
no qual diz que o semaforo a direita se refere a todas as vias de transito,
podendo este ser complementado com um do lado esquerdo o qual nao é obrigatorio.
Portanto o semafroro em questao serve para as duas vias
ps: Isto foi tambem confirmado por um instrutor de condução.
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siman
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Mensagem por siman »

nunorfa Escreveu:siman eu até concordava ctg, mas após ter consultado o codigo da estrada
no qual diz que o semaforo a direita se refere a todas as vias de transito,
podendo este ser complementado com um do lado esquerdo o qual nao é obrigatorio.
Portanto o semafroro em questao serve para as duas vias
ps: Isto foi tambem confirmado por um instrutor de condução.
Não conheço a situação exacta na Guarda Inglesa (ainda lá não passei), não sei por isso qual o tipo de sinalização presente no local que se complementará. (vertical/horizontal/selecção)

No entanto, tal como está referido na referida regulamentação do código da estrada,
(...)
Art. 14º
Repetição da sinalização

1- Sempre que exista mais de uma via de trânsito no mesmo sentido e ainda quando as condições da via o justifiquem, os sinais de perigo e de regulamentação devem ser repetidos no lado esquerdo.
(...)
Artigo 75.º

Colocação

1- Os sinais luminosos devem estar colocados de forma que sejam facilmente visíveis pelos condutores ou peões a que se destinam.

2- Os sinais luminosos destinados a regular o trânsito de veículos devem ser colocados do lado direito da via, no sentido do trânsito a que respeitam.

3- Quando as condições do local não permitirem que os sinais luminosos colocados do lado direito da via possam ser apercebidos à distância conveniente, devem ser repetidos do lado esquerdo ou por cima da faixa de rodagem.
(...)

É além do mais, uma questão de bom senso, acautelada por regulamento, por tudo o que já expliquei.

Imagina se as construtoras de vias e Câmaras Municipais se dedicavam a poupar €€€ sinalizando apenas "à direita".

Duvido muito que alguém saia condenado caso não cumpra o semáforo numa situação dessas... e nem deve precisar de um Grande advogado de defesa.


Lembro ainda que quando no Código da Estrada aparece "Deve-se..." é o mesmo que dizer "É obrigatório...", salvo se se provar a execpcionalidade.
Exemplo, retirado aleatoriamente do CE:
Sem prejuízo do disposto no n.o 1, os condutores
de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas
devem transitar durante o dia com as luzes de
cruzamento acesas.
(...)
5—Salvo o disposto no número seguinte e se sanção
mais grave não for aplicável por força de disposição
especial, quem infringir o disposto nos números anteriores
é sancionado com coima de E 30 a E 150.(...)
No entanto, considero ausente do Código da Estrada um artigo muito importante:
Bom senso e cordialidade de todos os utentes da via.

Acautelem a vossa segurança bem como a dos restantes utentes da via.

Da minha parte, fico-me por aqui.

Cumps.

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Pedro
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Mensagem por Pedro »

O artigo 75 que referiste torna a colocação de sinais da Guarda Inglesa correctos. Repara que apenas é indicado que estes devem ser colocados no lado direito da via, no sentido (sentido e não faixa) a que respeitam (esta condição é cumprida, dado ambas as faixas terem o mesmo sentido e pertencerem à mesma via). Outras colocações apenas são importantes quando as condições no local não permitam que possam ser apercebidos à distância conveniente, o que não é o caso.

siman
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Mensagem por siman »

Pedro Escreveu:O artigo 75 que referiste torna a colocação de sinais da Guarda Inglesa correctos. Repara que apenas é indicado que estes devem ser colocados no lado direito da via, no sentido (sentido e não faixa) a que respeitam (esta condição é cumprida, dado ambas as faixas terem o mesmo sentido e pertencerem à mesma via). Outras colocações apenas são importantes quando as condições no local não permitam que possam ser apercebidos à distância conveniente, o que não é o caso.
Se o que dizes chega ao Sr. Presidenta da Câmara, isso é que vai ser poupar em semáforos...
Assim fica com mais verba para novas rotundas... lol

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toze
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Mensagem por toze »

entao e pondo a seguinte hipotese, a entrada para uma rotunda temos o sinal de aproximação de prioridade do lado direito,o que quer dizer que o da faixa esquerda tem prioridade???leiam o codigo atentamente que é por essas razoes que hexistem tantos acidentes na estrada, cada um faz a maneira que interpreta o que está errado.

siman
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Mensagem por siman »

toze Escreveu:entao e pondo a seguinte hipotese, a entrada para uma rotunda temos o sinal de aproximação de prioridade do lado direito,o que quer dizer que o da faixa esquerda tem prioridade???leiam o codigo atentamente que é por essas razoes que hexistem tantos acidentes na estrada, cada um faz a maneira que interpreta o que está errado.
À entrada de uma rotunda não necessitas de nenhum sinal de cedência de passagem. Por definição, quem acede a uma rotunda deve ceder passagem a quem já se encontra a circular.
No entanto, para maior segurança, é "norma" sinalizar-se o dever de cedência de passagem.
E aí:
Art. 14º
Repetição da sinalização

1- Sempre que exista mais de uma via de trânsito no mesmo sentido e ainda quando as condições da via o justifiquem, os sinais de perigo e de regulamentação devem ser repetidos no lado esquerdo.
(...)

A obrigação de quem coloca os sinais é certificar-se que eles zelam pela segurança de todos utentes da via. Foi para isso que eles foram inventados.

Regra geral, os sinais de cedência de passagem à entrada de rotundas com mais que uma fila de trânsito de acesso, têm sinalização horizontal correspondente em cada fila. (Triângulo invertido desenhado no pavimento)

Se não aplicam a legislação, paciência.

Cada um cumpre o "seu" código da estrada.

Cumprimentos

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Chong Li
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Mensagem por Chong Li »

Que se passou hoje no IC2 pelas 18h que estava um engarrafamento brutal e vi umas 3 ambulâncias a dirigirem-se para lá?
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

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