Coimbra-B

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Coimbra-B

Mensagem por Pedro »

Nova Estação Velha é apresentada terça-feira

A futura “Estação Velha” vai ser conhecida na próxima terça–feira. Uma obra da Refer que Coimbra tanto deseja e que deverá arrancar no primeiro trimestre deste ano.

O plano de reconversão da Estação Velha e de toda a zona ribeirinha até à Estação Nova vai ser apresentado no próximo dia 11 de Janeiro. O projecto, assinado pelo arquitecto Busquet - o catalão de fez o grande redesenho de Barcelona - vai ser apresentado numa sessão pública agendada para as 10H30, na Câmara Municipal de Coimbra.

Em jogo, vai estar um investimento que tem como valor base, 13 milhões de euros. O projecto inclui a demolição de tudo o que existe actualmente. Uma fase que obriga, necessariamente, a Refer a construir um espaço provisório para funcionamento de uma estação, o que deverá acontecer junto ao parque de estacionamento, ali mesmo ao lado.

O projecto inclui, entre outras coisas, a renovação das linhas, a construção de uma ligação pedonal inferior com a instalação de elevadores para cada um dos cais de passageiros; as protecções das linhas e um túnel rodoviário.

“Tínhamos imagens virtuais do que seria a futura entrada norte em Coimbra e de toda a zona de intervenção da Estação Velha, mas foi preciso fazer um trabalho pormenorizado de planeamento com a Refer e a Inversfer”, admitiu o presidente da Câmara ao DIÁRIO AS BEIRAS, adiantando que esse trabalho foi de tal forma positivo que a Refer decidiu convidar o arquitecto Busquet - o catalão que fez o grande redesenho de Barcelona - para fazer toda a intervenção na entrada norte de Coimbra e na zona da Refer/Inversfer junto ao rio, até à Estação Nova”.

Esse trabalho final vai ser apresentado no próximo dia 11. Depois, reconhece o autarca, estará tudo a postos para o lançamento do concurso. “Vai ser uma obra fundamental porque o projecto prevê a alteração de tudo o que existe naquele espaço e que dava uma imagem terrível a quem entrava em Coimbra”, adiantou Carlos Encarnação, reconhecendo que no lugar da velha estação vai nascer um complexo muito interessante do melhor que há no país e na Europa. E se tudo correr dentro do previsto, a obra terá início no primeiro trimestre deste ano. A empresa responsável pela concretização do projecto terá aproximadamente dois anos para pôr em pé uma das obras mais desejadas pela cidade de Coimbra... e por todos quantos usam o caminho de ferro.

Fonte: As Beiras
Já era tempo de renovarem a estação... quem chega à cidade por comboio fica logo com uma péssima imagem. Resta saber como vai ficar o projecto final. :)

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Finalmente, vamos ver com que aspecto ela vai ficar...
Imagem

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Oka_Game Escreveu:Finalmente, vamos ver com que aspecto ela vai ficar...
O projecto estava na página da refer, mas acho que já o tiraram. :roll: Estava na secção "Estações com Vida"!

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

A nova Velha.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

finalmente! isto sim, é uma boa noticia! alguém tem imagens da estação de barcelona desenhada pelo mesmo arquitecto? =D
I just want something I can never have

Oby_Wan_Kanabys
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 16:30

desperdicio

Mensagem por Oby_Wan_Kanabys »

sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Restaurar? Porquê? Deve ser das piores estações que há... :roll:

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Este dinheiro vai ser mais bem gasto que outros dinheiros que por aí andam...
Imagem

Avatar do Utilizador
Dementor
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: terça-feira, 28 dezembro 2004 11:27
Localização: Vila Nova de Famalicão/Lisboa

Mensagem por Dementor »

A Estação de Coimbra B é grande, acho que tem 9 linhas ou lá perto. Passam por lá muitos comboios de mercadorias sem paragem e a alta velocidade, fazem-se muitos transbordos dos comboios da linha do Norte para a estação Velha.

Por isso acho que para além desta estação ter um aspecto muito sujo e degradado, não tem segurança absolutamente nenhuma. As pessoas passam, muitas vezes a correr e carregadas de malas, pelas próprias linhas, pois não há uma única passagem subterrânea ou superior para peões.

Olhem só para a Estação de Campanhã, por exemplo. É preciso uma grande ginástica para passar pelas linhas, é muito mais fácil, rápido, e claro, seguro, utilizar a passagem subterrânea.

Restaurar a estação? Também era uma ideia... a Estação de Campanhã foi restaurada há relativamente pouco tempo, está toda mudada, e nem por isso houve grandes transtornos de circulação durante o período de obras.
"A Geografia não é o saber enciclopédico de nomes e lugares."

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Dementor Escreveu:A Estação de Coimbra B é grande, acho que tem 9 linhas ou lá perto. Passam por lá muitos comboios de mercadorias sem paragem e a alta velocidade, fazem-se muitos transbordos dos comboios da linha do Norte para a estação Velha.

Por isso acho que para além desta estação ter um aspecto muito sujo e degradado, não tem segurança absolutamente nenhuma. As pessoas passam, muitas vezes a correr e carregadas de malas, pelas próprias linhas, pois não há uma única passagem subterrânea ou superior para peões.
Esta deveria ser uma das maiores preocupações...
Imagem

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Re: desperdicio

Mensagem por Sys7eM »

Oby_Wan_Kanabys Escreveu:sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....
A minha opinião é esta, não acho desperdício nenhum, porque esta estação não tem jeito nenhum, além de velha é feia todos os dias! :twisted: Se estivesse lá alguma obra de arte, aí era em absoluto contra a sua demolição e apostava na restauração, mas não é.

Além disso, não podemos ser "velhos do restelo" em tudo cá em Coimbra. Fez-se uma "gare do Oriente" em Lisboa que ficou espectacular e todos admiramos, mas para Coimbra já é "desperdicio" de dinheiro fazer algo um bocadinho mais ousado? Eu acho que não. É uma obra para o futuro e muito importante para a cidade e para a região. Mas é só a minha opinião. :wink:

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Re: desperdicio

Mensagem por Oka_Game »

Sys7eM Escreveu:
Oby_Wan_Kanabys Escreveu:sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....
A minha opinião é esta, não acho desperdício nenhum, porque esta estação não tem jeito nenhum, além de velha é feia todos os dias! :twisted: Se estivesse lá alguma obra de arte, aí era em absoluto contra a sua demolição e apostava na restauração, mas não é.

Além disso, não podemos ser "velhos do restelo" em tudo cá em Coimbra. Fez-se uma "gare do Oriente" em Lisboa que ficou espectacular e todos admiramos, mas para Coimbra já é "desperdicio" de dinheiro fazer algo um bocadinho mais ousado? Eu acho que não. É uma obra para o futuro e muito importante para a cidade e para a região. Mas é só a minha opinião. :wink:
É a tua e a minha... :wink:
Imagem

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Re: desperdicio

Mensagem por Lion »

Oka_Game Escreveu:
Sys7eM Escreveu:
Oby_Wan_Kanabys Escreveu:sinceramente é um desperdicio gastar tanto $$ com uma coisa k valia apena restaurar e não destruir k é o k vao fazer.....
A minha opinião é esta, não acho desperdício nenhum, porque esta estação não tem jeito nenhum, além de velha é feia todos os dias! :twisted: Se estivesse lá alguma obra de arte, aí era em absoluto contra a sua demolição e apostava na restauração, mas não é.

Além disso, não podemos ser "velhos do restelo" em tudo cá em Coimbra. Fez-se uma "gare do Oriente" em Lisboa que ficou espectacular e todos admiramos, mas para Coimbra já é "desperdicio" de dinheiro fazer algo um bocadinho mais ousado? Eu acho que não. É uma obra para o futuro e muito importante para a cidade e para a região. Mas é só a minha opinião. :wink:
É a tua e a minha... :wink:
Já somos 3 com a mesma opinião :D :D :D

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

e já somos 4.
I just want something I can never have

Oby_Wan_Kanabys
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 16:30

Mensagem por Oby_Wan_Kanabys »

Oh se mudam sempre tudo. Daqui a uns anos Coimbra já não é a mesma coisa... dass kerem gastar $$ gastem nos sitios pra onde a cidade ta a crescer...jah udaram o estadio, lixaram a solum toda... epah mas ate compreendo s calhar muitos k teem essa opiniao nem sao d coimbra.... :P

Responder