Coimbra-B

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

por acaso já tinha reparado hà algum tempo e na altura até tirei foto mas foi de telemovel..

http://s42.photobucket.com/albums/e326/ ... to0007.jpg

acho que tristeza darem tanto dinheiro para uns, nada para outros e os de lx r pt ainda se andarem sempre a queixar

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É só para verem as prioridades do governo... :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu não critico o dinheiro dado nem a Lisboa nem ao Porto... E até acredito que seja insuficiente e por isso tentem até obter mais algum.

O que critico e que deve ser criticado é o desprezo que é dado aos transportes de coimbra.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Estação do descontentamento


João , Silva, Militante , do PS

Nunca será de mais lamentar e contestar o aspecto e as condições da dita Estação Velha, um desqualificado apeadeiro, que é a principal interface ferroviária de Coimbra e, como tal, simbólica primeira imagem e primeira impressão.

Sabe-se que em 2001 foi ali apresentado, na presença do então primeiro-ministro António Guterres, um projecto de modernização e transformação daquela estação, integrado no Projecto global "Estações com Vida".

Era um projecto ambicioso que envolvia a margem direita do Mondego, no centro da cidade, com o duplo objectivo de aproximar a cidade do rio e de requalificar este espaço urbano. No fundo era a continuidade do Polis que se desenvolvia a montante, fazendo, neste caso, o aproveitamento de terrenos e infraestruras ferroviárias que estão constituídas num muro de separação da cidade do rio.

Também se sabe que com a chegada de Durão Barroso ao Governo e de Carlos Encarnação à Câmara este projecto foi rapidamente eliminado e que o Polis só não foi igualmente anulado porque havia obras que já se tinham iniciado. Mas e é bom lembrá-lo - face ao chocante despudor político da maioria na Câmara e em particular do seu presidente ao tentar capitalizar os méritos desta obra - que o Polis foi por eles atrasado em mais de dois anos e só foi retomado porque o PS voltou ao Governo.

Temos, assim, que, em 2002 com novo Governo e nova Câmara, passámos da renovação e transformação profunda duma área central da cidade e do seu principal acesso ferroviário, previstos no referido projecto "Estações com Vida", para mais oito anos duma estação morta.

Oito anos, porque é hoje óbvio que o presidente Carlos Encarnação vai acabar este seu segundo mandato a apanhar o comboio na mesma estação desqualificada e terceiro-mundista que serve Coimbra, com o único mérito de ter contribuído, com a sua retórica demagógica e sem conteúdo, para a destruição dum projecto requalificador da cidade que encontrou quando chegou à Câmara.

Vivendo de algumas obras pelas quais não tem qualquer mérito político - aliás a grande obra da sua exclusiva responsabilidade é a da construção em 2003 do Estádio de Futebol de Taveiro, feito com custos que não sabe quantificar, sem qualquer planeamento urbano e com base num protocolo com particulares que não foi ainda cumprido, passados que são quatro anos - temos de lhe assacar a responsabilidade pela continuação do espectáculo deprimente que é a chegada de Comboio a Coimbra.

Há em todas as cidades uma cidade oculta, que só com muito tempo e presença se vai descobrindo, mas há uma cidade visível e concreta com que se tropeça desde o primeiro momento que aí se chega e que contribui decisivamente para a sua imagem - a "Estação Velha" é disso um exemplo.

Claro que o estado actual da Estação Velha, que decerto se irá manter até 2009, também ilustra a capacidade de quem governa a cidade e reflecte as suas incapacidades e opções políticas que passaram, durante anos, em realizar efémeros concursos de fogo de artifício, que andamos todos a pagar, em detrimento de projectos e obras de interesse colectivo.

João Silva escreve no JN, semanalmente, à quarta-feira
É uma vergonha a estaçao velha ainda continuar na mesma!! Sendo a principal interface ferroviaria de coimbra já merecia uma estaçao nova.
É o pais que temos...os governos e os partidos mudam e os projectos ,que poderiam trazer mais e melhor para a cidade, acabam por ficar equecidos. :(
É triste ver que eles pensam mais em fazer frente a outros partidos em vez de pensarem em melhorar a cidade que governam!!
Devem pensar que isto é um jogo!!! :roll:


Jornal de Noticias

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

É verdade que, desde que Carlos Encarnação tomou posse, Coimbra não tem evoluído como merecia ter evoluído. Não sei quais são os verdadeiros motivos para que isto tivesse acontecido, mas certamente que um deles é a grande passividade com que Encarnação encara os problemas de Coimbra. No fundo, a impressão que se tem da sua governação é a de simples gestão (muitas vezes questionável) daquilo que já existia ou que, à data da sua posse, estava a ser construído.

A Estação Velha é só um de entre vários projectos que ficaram na gaveta. Aliás, em Coimbra e arredores, no que aos comboios diz respeito, não é só a Estação Velha que carece de atenção. Também a Estação Nova e todas as estações do Ramal da Lousã estão votadas a um estado que só não é de completo abandono, porque ainda vai havendo passageiros. Claro que existem desculpas para isto. A situação do Ramal da Lousã tem a desculpa de que não tem tido intervenções de fundo porque se espera pela concretização do projecto Metro Mondego; As estações nova e velha, porque se espera pela decisão quanto ao comboio de alta velocidade. Com isto, o tempo vai passando e nada é feito. Continuamos a usufruir de infraestruturas obsoletas, completamente desadequadas das necessidades actuais.

Para a História, ficam obras como o Estádio Cidade de Coimbra, Ponte Rainha Santa Isabel, Ponte Pedro e Inês e toda a área circundante e Fórum Coimbra, entre outras. Tudo obras feitas durante a governação de Carlos Encarnação mas que não foram por sua iniciativa. Eu não tenho voto nesta matéria, já que não resido em Coimbra, mas os eleitores vão ter que aguentar, já que em 2005 quiseram que Carlos Encarnação continuasse à frente da Câmara Municipal de Coimbra.

Como é evidente, nem tudo o que se tem feito em Coimbra é mau. Mal de nós se assim fosse. A questão é se aquilo que é bem feito compensa o que é mal feito.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

JAlmeida
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: quarta-feira, 07 novembro 2007 2:16

Mensagem por JAlmeida »

O projecto da estação Coimbra B é aquele "tal" projecto que colocaria Coimbra na rota das grandes cidades, uma vez que iria dar condições dignas à cidade de Coimbra. Vejamos que Coimbra foi a primeira cidade onde foi apresentado o projecto "Estações com vida", a verdade é que passados 7 anos, vemos todas as cidades a terem as estações com vida e a nossa morre de dia para dia. A primeira a abrir foi a de Viana do Castelo. Coimbra merece um Interface com condições e sofisticação...não nos podemos esquecer que somos os continuamente adiados no que diz respeito aos transportes....os SMTUC não recebem nada do governo, os MM não anda, as vias circulantes (ligação IC2 - Circular externa e Variante do IC2 Bencanta - Cruz de Morouços) tardam em aparecer, as ligações externas não existem e nem a construção da A14 isso veio ajudar, uma vez que fizeram a auto estrada mais barata a óbvia que se poderia fazer para Coimbra...e em Comboios, além de não termos as ligações necessárias...temos duas estações que de condições nada têm e que, graças às incertezas dos projectos, empancam uma área enorme que poderia tar muito melhor aproveitada, para não falar que é uma das principais entradas da cidade.
Em relação ao Carlos Encarnação, o que posso dizer é que o Estádio Municipal o deixou sem projectos realizáveis...e vamos lá ver se a treta do I Parque avança, pois poderá ser a salvação de 8 anos de mandato....vejam o parque empresarial de Eiras...a miséria! Projectos? Muitos. Conclusões? Quase nenhuma....onde está o centro de convenções? A remodelação da Baixa e Alta? A avenida João das Regras? Os quatro novos pavilhões desportivos? O centro de desenvolvimento social do Ingote? O metro? A remodelação dos autocarros (tem havido, mas com autocarros novos que na verdade são de 1991)? A cidade vive numa tremenda depressãp, não por ter um mau presidente, mas sim porque veio o Estádio estragar tudo....

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

eu acho que o carlos encarnação não é tao mau quanto o pintam...

no tempo do mario machado eu sempre vi coimbra quietinha... o encarnaçao trouxe alguma coisa...

fala-se em crise .... :\

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

JAlmeida Escreveu:Vejamos que Coimbra foi a primeira cidade onde foi apresentado o projecto "Estações com vida", a verdade é que passados 7 anos, vemos todas as cidades a terem as estações com vida e a nossa morre de dia para dia.
Costuma dizer-se que o primeiro milho é para os pardais...
JAlmeida Escreveu:Em relação ao Carlos Encarnação, o que posso dizer é que o Estádio Municipal o deixou sem projectos realizáveis...e vamos lá ver se a treta do I Parque avança, pois poderá ser a salvação de 8 anos de mandato...
Teoricamente, o estádio não devia interferir nos outros projectos, já que o financiamento não foi comparticipado a 100% pela autarquia (longe disso, aliás). Grande parte do investimento(?) foi feito através de verbas do Estado e da UE.

Relativamente ao I Parque... Sim, poderá ser a tábua de salvação de Carlos Encarnação. Mas com tudo o que se tem passado, a malta já olha para isso com alguma desconfiança. Será que o projecto vai ser mesmo concretizado? Ou é apenas mais um com o destino dos outros todos? É esperar para ver...
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Eu classifico o carlos encarnaçao como pouco activo, é verdade que tem feito algumas coisas por coimbra, por exemplo o programa polis, que fez um parque verde na margem direita, uma ponte pedonal, arranjo da zona contigua á praça da cançao, jardim do convento, fazendo assim ligaçao da margem esquerda em area verde.
Mas á projectos de igual ou maior importancia como é o caso deste da estaçao intermodal.
Quanto ao Iparque, por agora parece ter pernas para andar, e espero muito bem que vá em frente pois seria uma mais valia para coimbra e a salvaçao do encarnaçao. So quando eu ver a obra concluida é que aplaudo e deito os foguetes!!! :wink:
Mas já nao sei o que dizer, o metro tambem tinha perna para andar, mas agora e como já é habitual está parado.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O Encarnação, desde que veio, tem feito mais por Coimbra do que o Machado...
Apesar de alguns problemas verifica-se algum avanço da cidade.
Mas Coimbra-B é um degredo, neste fim de semana fui ao Algarve e vim de comboio e vi estações melhores em terras mais pequenas, em que, por exemplo, não é necessário passar a linha de comboio à frente do dito cujo arriscando a nossa vida. Uma ponte metálica seria um bom remendo. Melhor bilheteira, salas de espera, melhores condições na gare, já que os acessos são um caos.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

DaniFR Escreveu:Eu classifico o carlos encarnaçao como pouco activo, é verdade que tem feito algumas coisas por coimbra, por exemplo o programa polis, que fez um parque verde na margem direita, uma ponte pedonal, arranjo da zona contigua á praça da cançao, jardim do convento, fazendo assim ligaçao da margem esquerda em area verde.
Mas á projectos de igual ou maior importancia como é o caso deste da estaçao intermodal.
Quanto ao Iparque, por agora parece ter pernas para andar, e espero muito bem que vá em frente pois seria uma mais valia para coimbra e a salvaçao do encarnaçao. So quando eu ver a obra concluida é que aplaudo e deito os foguetes!!! :wink:
Mas já nao sei o que dizer, o metro tambem tinha perna para andar, mas agora e como já é habitual está parado.
~

Isso não tem nada a ver com o Encarnação...se alguem tem mérito será o socrates que lançou o POLIS quando era ministro...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

O encarnação nada tem a ver com a estação Coimbra-B.. pois segundo sei (e posso estar errado) é que a Refer ainda não avançou com o projecto devido à indecisão do traçado do TGV e a isso juntar a indefinição do local da nova estação intermodal

Não se pode dizer que tenha sido uma presidência exemplar por parte do encarnação mas tendo em conta o estado das finanças da CMC pouco mais pode fazer..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sobre isso das finanças é incrível como desperdiçam fundos com obras como a da Av. do Hospital. Plantaram um belo jardim por ali acima, depois tiraram, demoraram séculos a meter calhau e agora está com calhau nuns sítios, relva noutros e uns canteiros em altura... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

daniel322 Escreveu:O encarnação nada tem a ver com a estação Coimbra-B.. pois segundo sei (e posso estar errado) é que a Refer ainda não avançou com o projecto devido à indecisão do traçado do TGV e a isso juntar a indefinição do local da nova estação intermodal.
Encarnação pode não ter nada a ver com o caso, mas será que ele faz alguma pressão sobre a Refer, para que o projecto avance? É que perante a passividade não se pode esperar que as coisas avancem sozinhas!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

banjix Escreveu:
daniel322 Escreveu:O encarnação nada tem a ver com a estação Coimbra-B.. pois segundo sei (e posso estar errado) é que a Refer ainda não avançou com o projecto devido à indecisão do traçado do TGV e a isso juntar a indefinição do local da nova estação intermodal.
Encarnação pode não ter nada a ver com o caso, mas será que ele faz alguma pressão sobre a Refer, para que o projecto avance? É que perante a passividade não se pode esperar que as coisas avancem sozinhas!
Pois eu tambem sou da mesma opiniao!!
É verdade que tem feito algumas coisas por coimbra, mas á coisas mais importantes e que estao a dar uma má imagem da cidade, como é o caso da estaçao que está num estado miseravel, sem condiçoes de acolher o passagueiros.
E outros projectos como o centro de congressos e um teatro tambem já faziam falta.

Sem nao se fizer nada nao saimos da cepa torta!! Coimbra tem de avançar e modernizar-se.

Responder