Aeródromo Municipal Bissaya Barreto

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra

Há espaço para Coimbra no mercado aeronáutico europeu?

Sim
17
77%
Não
3
14%
Talvez
2
9%
 
Total de votos: 22

abranxus
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 15:43
Localização: Coimbra

Mensagem por abranxus »

caro Lino e uma excelente meia maratona que, como outras coisas já viveu melhores tempos mas, que "teima" em continuar.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois, eu conheço o caso da Feira porque é costume lá ir todos ou quase todos os anos, mas este ano estava mais pequena...
Mas Coimbra realmente deveria avançar com o aeroporto regional pois iria beneficiar quer o turismo quer quem vem para cá estudar como o pessoal das Ilhas e os Erasmus... mas já sei que enquanto a cidade tiver pessoas com mentalidade fechada como o director do Turismo não saímos da cepta torta. Ele dizia que "Coimbra se vê em dois dias" o que está bem aquém da verdade e prejudica a cidade... é necessária uma nova visão do turismo, mais dinamizado e que aproveite melhor os recursos da cidade e concelho...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Viseu já passou Coimbra... tem ensino superior, tem qualidade de vida e tem espaços verdes preservados, as imensas rotundas não é só calhau, lá têm esculturas, jardins e árvores, tem comércio e está perto de Espanha...
ImagemCoimbra tb tem isso tudo, só não está perto de Espanha Imagem

Viseu ainda não passou Coimbra pois apesar de ser uma cidade mais dinâmica é uma cidade mais pequena (em população e area) e menos "poderosa" a nivel administrativo.. mas o ritmo de crescimento está bem acima do de coimbra :(

hmad
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: sexta-feira, 20 outubro 2006 3:47

As 1000 maiores

Mensagem por hmad »

Na revista do Público "1000 maiores" que revela as maiores empresas encontramos, no primeiro lugar o distrito de Lisboa, depois Porto, Aveiro, Braga, Leiria, Setúbal e depois Coimbra. Por curiosidade, a seguir Santarém e em nono, Viseu; Ponta Delgada fecha o top ten. Aveiro tem 94 empresas nas "1000 maiores" do país, com cerca de 4 mil milhões de vendas em 2005, Coimbra apenas 29, com um pouco menos de metade das vendas acumuladas.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

:( nos ultimos 15 anos Coimbra perdeu 2/3 do seu tecido industrial..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Estaco, Triunfo, Central das Cervejas, as fábricas na Estrada de Eiras...
Ok Viseu pode não ter passado Coimbra, mas está muito mais atenta aos cidadãos do que Coimbra.
E lá que se constroém mais espaços verdes lá do que cá, é verdade... olhem só as rotundas de lá! Sâo jardins autênticos.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E Coimbra não tem um portal destes com informações aos cidadãos, só este fórum:
http://www.portalviseu.com/
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

ves alguem a jogar a bola ou a passear o cão nas rotundas lá? Imagem

já eperimentaste teclar portal coimbra.com ? http://www.portalcoimbra.com/
depois tens este: http://www.regiaocentro.net/lugares/coimbra/default.asp

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não, mas ao menos têm mais vegetação que ajuda a produzir mais oxigénio...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

ok.. :D
não leves a nal, apenas achei piada a "olhem só as rotundas de lá! Sâo jardins autênticos" é claro que isso valoriza uma cidade, mas alem disso nao tem efeitos praticos ;)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tem sim, além de o verde ser um auxílio à melhor respiração, ajudando a limpar o ar e tornando a qualidade de vida melhor, é uma mais valia para a valorização da cidade.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

hmad
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: sexta-feira, 20 outubro 2006 3:47

Esteticamente

Mensagem por hmad »

Claro que esteticamente tem impacto, uma zona com relva tratada, jardins, estátuas, arranjos, etc. acaba por ser mais atraente que uma rotunda barrenta ou com calhaus.
As rotundas por acaso acabam por ser zonas de grande exposição pública e de orientação e se a pessoa não sabe por onde quer ir até acaba por reparar em muitos pormenores dela...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E além a zona central de Viseu, perto da Sé, tem muita vida, enquanto que cá os bares na Alta estão a fechar e nem há muita escolha...
Bem, de volta ao tema inicial, Coimbra necessita de um aeroporto em condições...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

caja
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 20 março 2006 22:36
Contacto:

Mensagem por caja »

o metro mondego recebeu um orçamento ridiculo para 2007 np PIDDAC.. deve ser para pagar ordenados aos "manda-chuvas"... o que me leva a concluir que este ano tb não vai avançar nada.
As verbas para esta fase do Metro Mondego agora apelidado pomposamente de Sistema de Mobilidade do Mondego, serão afectas à Refer, que é a entidade estatal que irá alterar a bitola á linha e à CP para a mudança da bitola às autotoras que lá circulam.
Quem acompanhe este problema reparará que a pressa é tanta em passar os terrenos dourados de Coimbra Cidade para as mãos dos promotores imobiliários, que vão manter as mesmas automotoras série 450, mas com a bitola alterada.
Já Coimbra B deve estar parada porque a nova estação de Alta Velocidade vai ficar um pouco mais a Norte nos terrenos que a Metro Mondego tinha destinados para as suas oficinas e parqueamento do material circulante, conforme anúncio de ontem.
Coimtra não tem população para ter um Metro como lhe chamam, mas que na realidade é uma rede de eléctricos, Se não fossem os valiosos terrenos da Refer dentro da cidade e os projectos imobiliários associados que vão nascer na Baixinha de Coimbra, esta cidade nunca teria Metro, melhor dizendo uma rede de eléctricos.
Já se deram conta que o que se já pagou às sucessivas administrações da MM além das indemnizações por mudança deo partido no Governo já chegava para fazer o túnel, que esteve em Piddac para ser feito, e talvez também para electrificar todo o ramal da Lousã até Serpins a 25 Kv.

caja
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 20 março 2006 22:36
Contacto:

Mensagem por caja »

Numa notícia do jornal "As Beiras" do início deste mês indicava que a nova direcção do Aero Clube de Coimbra tinha tomado posse e uma das bandeiras de luta era a ampliação da pista para os 1200 m. Fica com o mesmo tamanho de Tires, o Aeródromo Municipal de Cascais, onde aterram muitos jactos particulares.
Li já à muito tempo, ainda tendo como Vice-Presidente o Engº Pina Prata que iam ser feitas obras no Aeroporto de Cernache e a ampliação da pista e tanto quanto me tento recordar era para mais de 1200 metros. É o trabalho de procuar nas actas da CM.
Alerto no entanto que o AFSC já tem neste momento 5 rotas activas da Ryanair, faltando 10 dias para se iniciar a sexta para o terminal 2 exclusivamente para low-cost (sem as mordomias dos terminais normais) de Marselha, 24 dias para a de Madrid e a 1 de Março inicia-se a de Barcelona. Para o ano as novas rotas serão para Itália, eventualmente Milão e Roma. Ainda em 2007 ou em 2008 o Porto poderá ser uma base e aí ficarão estacionados dois a três aviões. Nessa altura a Ryanair pretende voar para os dois aeroportos do Continente e todos os das ilhas. serão 14 ou mais rotas a acrescentar às que existirem na à época.
Defendo para o Aérodronomo de Cernache voos como os que a Aerocondor faz de Bragança para França.
alerto igualmente que já existe muita gente a ir de Comboio de Lisboa para o Porto para voar pela Ryanair, pagando mais de comboio que de voo mais taxas.
Presentemente no AFSC a Ryanair tem segundo os meus cálculos uma média de 160 passageiro por voo. A capacidade é de 189. A média total de passageiros é 1 600 dia. O acordo entre a empresa e a ANA é de em 2012 ter 2 milhões de passageiros ano.

Responder