Aeródromo Municipal Bissaya Barreto

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra

Há espaço para Coimbra no mercado aeronáutico europeu?

Sim
17
77%
Não
3
14%
Talvez
2
9%
 
Total de votos: 22

dcarvalho
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
Localização: Coimbra

Aeródromo de Cernache

Mensagem por dcarvalho »

Se a pista fosse ampliada para os 1200m já seria muito bom; pelo menos já permitia a operação por jactos privados/ executivos; claro que, para operação de "low cost", os 2000m seria o ideal; para além da pista, o aeródromo necessita de outras infraestruturas: fuel Jet A1, abastecimento / tratamento de água das aeronaves bem como serviço de bombeiros, imprescindível para a aviação comercial; da última vez que visitei a torre do aeródromo constatei que dali não se consegue ver a cabeceira da pista 16 devido a um pinhal existente à direita da torre o qual não pode ser cortado pois não há permissão da proprietária :shock:;

trabalho numa companhia de jactos executivos, e já fomos sondados mais que uma vez por empresários estrangeiros ( sobretudo espanhóis) acerca da possibilidade de voar para Coimbra; como o aeródromo não tem condições, somos forçados a levar os passageiros para o aeródromo mais próximo , que é o Porto, pois a força aérea não autoriza a operação em Monte Real ou S. Jacinto; sem dúvida que Coimbra beneficiaria muito, não só através do turismo como da área empresarial, com a ampliação desta infraestrutura :wink:

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Este ultimo post devia ser enviado pra Câmara Municipal de Coimbra, proprietária do aerodromo! Afinal, parece que existe interesse em voar pra Coimbra!!!!
Ricardo Nuno

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Mas que há interesse, há. Disso ninguém duvida. Falta talvez aquele empurrãozinho inicial. Acredito que haverá empresas extremamente interessadas em desenvolver a pista de Cernache.
Não sei qual a legislação em relação a serviços aeroportuários, mas será possível uma empresa portuguesa ou estrangeira, a título particular, ser responsável pela empreitada e administração de um aeroporto?
Quando olho para a ANA e para os aeroportos que controla, fico na dúvida se tem exclusividade de serviços...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Não tenho a certeza, mas tenho para mim que o Aeroporto do Funchal não é administrado pela ANA.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

SilentNoise Escreveu:Mas que há interesse, há. Disso ninguém duvida. Falta talvez aquele empurrãozinho inicial. Acredito que haverá empresas extremamente interessadas em desenvolver a pista de Cernache.
Não sei qual a legislação em relação a serviços aeroportuários, mas será possível uma empresa portuguesa ou estrangeira, a título particular, ser responsável pela empreitada e administração de um aeroporto?
Quando olho para a ANA e para os aeroportos que controla, fico na dúvida se tem exclusividade de serviços...
A Ryan Air já remodelou diversos aeroportos na Europa para os utilizar com serviço low cost...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

acho q a Ryan Air é aquela que agora vai começar a operar no Porto..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Já começou há uns tempos. Vôos para Londres, Girona (norte de Barcelona), Paris, Frankfurt-Hahn, Liverpool (Aeroporto John Lennon :P ), Dublin, Marselha e Madrid...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Ainda me lembro da chegada da Ryanair ao Porto. Abriram logo as hostilidades com bilhetes a €20 (taxas incluidas) para Stansted. Esgotaram logo que foi lançada a promoção: 1 ano antes do começo da ligação... :lol:
Realmente voar está tão banalizado que até tira aquele gosto especial de ter andado no meio das nuvens, mas ainda bem. Significa que o futuro está a chegar e bem depressa.
Só não anda de avião quem quer, e isso é excelente para quem gosta de ter as capitais europeias a um par de horas.

E tão bom que era ganhar o hábito de agarrar na máquina fotográfica e passar uma tarde a captar aqueles "passarões" a levantar voo nas "nossas" 16 e 34... :wink:
Hear this noisy silence...
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

SilentNoise Escreveu: E tão bom que era ganhar o hábito de agarrar na máquina fotográfica e passar uma tarde a captar aqueles "passarões" a levantar voo nas "nossas" 16 e 34... :wink:
isso é q era!... B)

hmad
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: sexta-feira, 20 outubro 2006 3:47

O investimento

Mensagem por hmad »

A Câmara é a gestora do espaço, cabe-lhe a ela incentivar esse e outros projectos. Não se pede que faça tudo sozinha, pode encontrar parceiros privados para fazer voar do papel o projecto. As «engenharias» da Universidade também gostariam da inovação. As empresas locais teriam mais um nicho de investimento e mais uma oportunidade de terem matérias-primas, consumíveis e outros produtos transportados mais rapidamente. E os turistas, quantos turistas e amigos de estudantes e viajantes não passariam a ter em Coimbra um novo destino. E o emprego directo e indirecto que podia gerar. Cabe à Câmara negociar incentivos fiscais (e tudo o mais que for preciso) para fomentar o investimento e o crescimento. Sempre com qualidade. Não basta ter uma zona industrial e esperar que surja uma geração espontânea.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Se houvesse lá aviões era bom, depois poderia haver um tópico dedicado a fotos de aviões (tenho algumas de outros aeroportos). :P
Realmente o exemplo dado acima mostra como realmente funciona este país, com a falta de formação que reina por aí...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Re: Aeródromo de Cernache

Mensagem por daniel322 »

dcarvalho Escreveu: trabalho numa companhia de jactos executivos, e já fomos sondados mais que uma vez por empresários estrangeiros ( sobretudo espanhóis) acerca da possibilidade de voar para Coimbra; como o aeródromo não tem condições, somos forçados a levar os passageiros para o aeródromo mais próximo , que é o Porto, pois a força aérea não autoriza a operação em Monte Real ou S. Jacinto; sem dúvida que Coimbra beneficiaria muito, não só através do turismo como da área empresarial, com a ampliação desta infraestrutura :wink:
"A direcção do Aeródromo Gonçalves Lobato, em parceria com o Aeroclube de Viseu, vai iniciar contactos com operadores de voos low-cost (baixo custo) e charters para que operem a partir daquela aerogare para países...."
noticia completa em: http://jn.sapo.pt/2006/10/27/centro/aer ... _atra.html

Só Coimbra é que não se mexe Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tenho notado que Viseu se interessa pela sua requalificação e modernização, ao contrário que Coimbra continua à sombra da universidade... Coimbra dos doutores, dos amores e da universidade e o resto é paisagem... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Viseu tem crescido mt! apesar de não estar mt bem localizado geograficamente e de não ter as benesses de um porto de mar e linha ferrea, se continua neste ritmo apanha coimbra daqui a poucos anos

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Viseu já passou Coimbra... tem ensino superior, tem qualidade de vida e tem espaços verdes preservados, as imensas rotundas não é só calhau, lá têm esculturas, jardins e árvores, tem comércio e está perto de Espanha...
Já teve linha férrea, mas os fdp do governo tiraram-na... quando era puto e ia lá mais vezes lembro-me que ia com os meus primos para a estação, e lembro-me do miúdo a fazer xixi... depois fizeram a rotunda imensa e agora um túnel... vá lá mantém-se o café para onde o meu avô ia tomar o café e onde nos dava pastilhas gorila a todos! :) Grandes memórias! Isso além da Feira de S. Mateus que põe a CIC num canto, apesar de bem diferente agora...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder