Aeródromo Municipal Bissaya Barreto
Aeródromo de Cernache
Se a pista fosse ampliada para os 1200m já seria muito bom; pelo menos já permitia a operação por jactos privados/ executivos; claro que, para operação de "low cost", os 2000m seria o ideal; para além da pista, o aeródromo necessita de outras infraestruturas: fuel Jet A1, abastecimento / tratamento de água das aeronaves bem como serviço de bombeiros, imprescindível para a aviação comercial; da última vez que visitei a torre do aeródromo constatei que dali não se consegue ver a cabeceira da pista 16 devido a um pinhal existente à direita da torre o qual não pode ser cortado pois não há permissão da proprietária ;
trabalho numa companhia de jactos executivos, e já fomos sondados mais que uma vez por empresários estrangeiros ( sobretudo espanhóis) acerca da possibilidade de voar para Coimbra; como o aeródromo não tem condições, somos forçados a levar os passageiros para o aeródromo mais próximo , que é o Porto, pois a força aérea não autoriza a operação em Monte Real ou S. Jacinto; sem dúvida que Coimbra beneficiaria muito, não só através do turismo como da área empresarial, com a ampliação desta infraestrutura
trabalho numa companhia de jactos executivos, e já fomos sondados mais que uma vez por empresários estrangeiros ( sobretudo espanhóis) acerca da possibilidade de voar para Coimbra; como o aeródromo não tem condições, somos forçados a levar os passageiros para o aeródromo mais próximo , que é o Porto, pois a força aérea não autoriza a operação em Monte Real ou S. Jacinto; sem dúvida que Coimbra beneficiaria muito, não só através do turismo como da área empresarial, com a ampliação desta infraestrutura
-
- Lendário
- Mensagens: 1052
- Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
- Localização: 11.º A
Mas que há interesse, há. Disso ninguém duvida. Falta talvez aquele empurrãozinho inicial. Acredito que haverá empresas extremamente interessadas em desenvolver a pista de Cernache.
Não sei qual a legislação em relação a serviços aeroportuários, mas será possível uma empresa portuguesa ou estrangeira, a título particular, ser responsável pela empreitada e administração de um aeroporto?
Quando olho para a ANA e para os aeroportos que controla, fico na dúvida se tem exclusividade de serviços...
Não sei qual a legislação em relação a serviços aeroportuários, mas será possível uma empresa portuguesa ou estrangeira, a título particular, ser responsável pela empreitada e administração de um aeroporto?
Quando olho para a ANA e para os aeroportos que controla, fico na dúvida se tem exclusividade de serviços...
- Lino
- Mítico
- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
- Localização: Coimbra
- Contacto:
A Ryan Air já remodelou diversos aeroportos na Europa para os utilizar com serviço low cost...SilentNoise Escreveu:Mas que há interesse, há. Disso ninguém duvida. Falta talvez aquele empurrãozinho inicial. Acredito que haverá empresas extremamente interessadas em desenvolver a pista de Cernache.
Não sei qual a legislação em relação a serviços aeroportuários, mas será possível uma empresa portuguesa ou estrangeira, a título particular, ser responsável pela empreitada e administração de um aeroporto?
Quando olho para a ANA e para os aeroportos que controla, fico na dúvida se tem exclusividade de serviços...
Coimbra tem mais encanto... terá?
-
- Lendário
- Mensagens: 1052
- Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
- Localização: 11.º A
Ainda me lembro da chegada da Ryanair ao Porto. Abriram logo as hostilidades com bilhetes a €20 (taxas incluidas) para Stansted. Esgotaram logo que foi lançada a promoção: 1 ano antes do começo da ligação...
Realmente voar está tão banalizado que até tira aquele gosto especial de ter andado no meio das nuvens, mas ainda bem. Significa que o futuro está a chegar e bem depressa.
Só não anda de avião quem quer, e isso é excelente para quem gosta de ter as capitais europeias a um par de horas.
E tão bom que era ganhar o hábito de agarrar na máquina fotográfica e passar uma tarde a captar aqueles "passarões" a levantar voo nas "nossas" 16 e 34...
Realmente voar está tão banalizado que até tira aquele gosto especial de ter andado no meio das nuvens, mas ainda bem. Significa que o futuro está a chegar e bem depressa.
Só não anda de avião quem quer, e isso é excelente para quem gosta de ter as capitais europeias a um par de horas.
E tão bom que era ganhar o hábito de agarrar na máquina fotográfica e passar uma tarde a captar aqueles "passarões" a levantar voo nas "nossas" 16 e 34...
O investimento
A Câmara é a gestora do espaço, cabe-lhe a ela incentivar esse e outros projectos. Não se pede que faça tudo sozinha, pode encontrar parceiros privados para fazer voar do papel o projecto. As «engenharias» da Universidade também gostariam da inovação. As empresas locais teriam mais um nicho de investimento e mais uma oportunidade de terem matérias-primas, consumíveis e outros produtos transportados mais rapidamente. E os turistas, quantos turistas e amigos de estudantes e viajantes não passariam a ter em Coimbra um novo destino. E o emprego directo e indirecto que podia gerar. Cabe à Câmara negociar incentivos fiscais (e tudo o mais que for preciso) para fomentar o investimento e o crescimento. Sempre com qualidade. Não basta ter uma zona industrial e esperar que surja uma geração espontânea.
-
- Lendário
- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
- Localização: Coimbra
Re: Aeródromo de Cernache
"A direcção do Aeródromo Gonçalves Lobato, em parceria com o Aeroclube de Viseu, vai iniciar contactos com operadores de voos low-cost (baixo custo) e charters para que operem a partir daquela aerogare para países...."dcarvalho Escreveu: trabalho numa companhia de jactos executivos, e já fomos sondados mais que uma vez por empresários estrangeiros ( sobretudo espanhóis) acerca da possibilidade de voar para Coimbra; como o aeródromo não tem condições, somos forçados a levar os passageiros para o aeródromo mais próximo , que é o Porto, pois a força aérea não autoriza a operação em Monte Real ou S. Jacinto; sem dúvida que Coimbra beneficiaria muito, não só através do turismo como da área empresarial, com a ampliação desta infraestrutura
noticia completa em: http://jn.sapo.pt/2006/10/27/centro/aer ... _atra.html
Só Coimbra é que não se mexe
- Lino
- Mítico
- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Viseu já passou Coimbra... tem ensino superior, tem qualidade de vida e tem espaços verdes preservados, as imensas rotundas não é só calhau, lá têm esculturas, jardins e árvores, tem comércio e está perto de Espanha...
Já teve linha férrea, mas os fdp do governo tiraram-na... quando era puto e ia lá mais vezes lembro-me que ia com os meus primos para a estação, e lembro-me do miúdo a fazer xixi... depois fizeram a rotunda imensa e agora um túnel... vá lá mantém-se o café para onde o meu avô ia tomar o café e onde nos dava pastilhas gorila a todos! Grandes memórias! Isso além da Feira de S. Mateus que põe a CIC num canto, apesar de bem diferente agora...
Já teve linha férrea, mas os fdp do governo tiraram-na... quando era puto e ia lá mais vezes lembro-me que ia com os meus primos para a estação, e lembro-me do miúdo a fazer xixi... depois fizeram a rotunda imensa e agora um túnel... vá lá mantém-se o café para onde o meu avô ia tomar o café e onde nos dava pastilhas gorila a todos! Grandes memórias! Isso além da Feira de S. Mateus que põe a CIC num canto, apesar de bem diferente agora...
Coimbra tem mais encanto... terá?