iParque

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

DaniFR Escreveu:Como é que é possivel que a camara de coimbra só tenha adquirido 17 hectares em 25 anos para a instalaçao de empresas :?:
Era o plano do Machado.. tornar Coimbra numa cidade de serviços. (agora com o governo a descentralizar tudo de cá para outras cidades arriscamo-nos a ficar sem nada) :roll:

Avatar do Utilizador
loirituh
Experiente
Experiente
Mensagens: 336
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

eu acho que coimbra deveria consolidar o espaço urbano actual e aí sim expandir-se para os arredores... estamos a ficar uma manta de retalhos :roll:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

E pq não consolidar o espaço urbano actual ao mesmo tempo que se expande? Não é dificil, basta um pouco de planeamento. Existem tantos engenheiros e geografos na CMC, ponham-nos a trabalhar..

O problema da manta de retalhos não é só de Coimbra, infelizmente é problema nacional (ora vê o exemplo de Braga) e se pararmos o crescimento da cidade para consolidar o que já existe fazemos a mesma asneira que o Machado fez, que só tinha olhos para a Solum e Vale das Flores..

Avatar do Utilizador
loirituh
Experiente
Experiente
Mensagens: 336
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

mas assim ves a cidade dispersa por todos os lados...não há uma lógica no crescimento... quanto a mim Braga tem um nucleo urbano bem consolidado... é verdade que também tem muitos arredores :roll:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

loirituh Escreveu:eu acho que coimbra deveria consolidar o espaço urbano actual e aí sim expandir-se para os arredores... estamos a ficar uma manta de retalhos :roll:
O ritmo de urbanizaçao (desordenada) que estamos a assistir vai fazer com que essa manta daqui a alguns anos se una.

Avatar do Utilizador
loirituh
Experiente
Experiente
Mensagens: 336
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

ruelas duma aldeia no meio duma cidade... isso nunca será um verdadeiro espaço urbano :roll:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

loirituh Escreveu:ruelas duma aldeia no meio duma cidade... isso nunca será um verdadeiro espaço urbano :roll:
Depende da zona, por exemplo, onde eu vivo as ruas sao largas e têm passeios, e passadeiras como na cidade. :wink:

Avatar do Utilizador
loirituh
Experiente
Experiente
Mensagens: 336
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

ribeira de frades por exemplo está pegada à cidade mas tem ruas tortuosas e tal :roll: se calhar onde moras já é considerado um bairro de coimbra e nem sabes. :lol: Há muita gente que pensa que Eiras é independente e é considerado um bairro da cidade contando a sua população para o total da cidade... :roll:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Nao, a zona onde vivo nao pertence ao nucleo da cidade, mas devia pertencer pois fica relativamente perto.
Ribeira de Frades de ser a freguesia da cidade onde as estradas estao em pior estado e com ruas muito estreitas onde muitas vezes têm de se cruzar dois autocarros. E nao acho logica nenhuma a ribeira já pertencer ao nucleo urbano da cidade, aquilo é uma autentica aldeola!

Avatar do Utilizador
loirituh
Experiente
Experiente
Mensagens: 336
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

visto da A1 até parece tudo cornubado, e é, mas tem caracteristicas urbanas misturadas com rurais... enfim :roll: já agora onde é que moras?

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Moro no Valongo, freguesia de Antanhol. O autocarro que vem para aqui passa por aquela estrada da ribeira ao lado da variante de taveiro, por isso conheco bem o estado daquilo. O autocarro ve se lixado pra passar por causa do carros que estao sempre lá estacionados.

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Mas desde quando é que Ribeira de Frades é freguesia integrante da Cidade? Que eu saiba, as freguesias que compõem a cidade são:

As históricas: S. Bartolomeu, St. Cruz, Sé Nova, Almedina, St. Clara e St. António dos Olivais.
As recentes: S. Martinho do Bispo, Eiras, S. Paulo de Frades, Trouxemil, Torres do Mondego, Ceira, Castelo Viegas e Assafarge.

Acho que não me esqueci de nenhuma...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Subbuteiro Escreveu:Mas desde quando é que Ribeira de Frades é freguesia integrante da Cidade?
Freguesias do Concelho de Coimbra:
Almalaguês
Almedina (Coimbra)
Ameal
Antanhol (Coimbra)
Antuzede
Arzila
Assafarge
Botão
Brasfemes
Castelo Viegas
Ceira
Cernache
Eiras (Coimbra)
Lamarosa
Ribeira de Frades (Coimbra)
Santa Clara (Coimbra)
Santa Cruz (Coimbra)
Santo António dos Olivais (Coimbra)
São Bartolomeu (Coimbra)
São João do Campo
São Martinho de Árvore
São Martinho do Bispo (Coimbra)
São Paulo de Frades (Coimbra)
São Silvestre
Sé Nova (Coimbra)
Souselas
Taveiro
Torre de Vilela
Torres do Mondego
Trouxemil
Vil de Matos
fonte

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

daniel322 Escreveu:
Subbuteiro Escreveu:Mas desde quando é que Ribeira de Frades é freguesia integrante da Cidade?
Freguesias do Concelho de Coimbra:
Almalaguês
Almedina (Coimbra)
Ameal
Antanhol (Coimbra)
Antuzede
Arzila
Assafarge
Botão
Brasfemes
Castelo Viegas
Ceira
Cernache
Eiras (Coimbra)
Lamarosa
Ribeira de Frades (Coimbra)
Santa Clara (Coimbra)
Santa Cruz (Coimbra)
Santo António dos Olivais (Coimbra)
São Bartolomeu (Coimbra)
São João do Campo
São Martinho de Árvore
São Martinho do Bispo (Coimbra)
São Paulo de Frades (Coimbra)
São Silvestre
Sé Nova (Coimbra)
Souselas
Taveiro
Torre de Vilela
Torres do Mondego
Trouxemil
Vil de Matos
fonte
Nesta lista, as freguesias que têm (coimbra) aseguir ao nome são freguesias que fazem parte integrante da cidade.
E pelos vistos Antanhol já faz parte da cidade :D (ainda nao sabia), deve ter sido muito recente pois á algum tempo vi essa lista e Antanhol ainda nao fazia parte.

Avatar do Utilizador
loirituh
Experiente
Experiente
Mensagens: 336
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

Para mim as freguesias que formam a cidade são:
Almedina
Sao Bartolomeu
Santa Cruz
Sé Nova
Santo António dos Olivais
Eiras
S. Martinho do Bispo
Mesmo assim ainda há zonas das freguesias de Eiras e S. Martinho do Bispo que nem sequer estão integradas.

Torres do Mondego? Ceira? Castelo Viegas? Essas freguesias são (para não dizer rurais) periurbanas... nem sequer estão pegadas à cidade e não têm mesmo nada de urbano :roll:

Responder