Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
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Lino
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Mensagem por Lino »

Os senhores ricos da direita, da laia do pessoal que se manifesta a favor de levar o carrinho bom para a porta da escola do filho, votam contra... :roll:

Até Mirandela teve metro antes de nós... é preciso ter vergonha...
Coimbra tem mais encanto... terá?
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mustiness
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Mensagem por mustiness »

Mais autocarros e estacionamentos fora da cidade e não precisam do metro para nada. Até lhes fica mais barato com alguma sorte.

E não tenho vergonha nenhuma nisto, pelo contrário.
Ah...e também não tenho filhos nas escolas.
Hakuna Matata

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Ricky147
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Mensagem por Ricky147 »

Enquanto a questão do MM servir de arma de arremesso político, o projecto nunca irá sair do papel.
É triste ver estes politqueiros de trazer por casa a colocar os interesses do partido ou seja la de quem à frente dos interesses da cidade e da região e respectivas populações.
Este Portugal com políticos deste calibre será sempre pequenino, bacoco, provinciado.
Qualquer cidade de média dimensão dum qualquer país do norte da Europa, tem sistemas de transportes públicos de fazer inveja. Aqui fala-se das cidades entupidas de automóveis; de que os cidadãos não utilizam o transporte público, mas criar-se condições para inverter a situação, tá quieto!!
Enfim, poder-se-ia aproveitar este projecto para fazer um verdadeiro sistema de mobilidade verdadeiramente metropolitano, com as linhas a desenhar uma cruz (Lousã-Figueira/Mealhada-Condeixa), mas andam mais interessados em fazer politik!!
Ricardo Nuno

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banjix
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Mensagem por banjix »

Para mim, o maior problema deste traçado a passar pela Solum é mesmo a "invasão" de uma zona altamente densa (trânsito e construção), o que faz com se torne ainda mais complicada a vida nesta zona da cidade. Se calhar, fazer este troço desnivelado (subterrâneo ou aéreo) não seria má ideia, embora leve a um aumento substancial nos custos mas, pelo menos, não iria atafulhar ainda mais esta parte da cidade.

Depois, não sei até que ponto esta alteração ao traçado capte mais utentes para o metro, uma vez que o actual traçado (apeadeiro de S. José) não está muito longe da Solum. Admito que até possa trazer, mas não sei até que ponto isso seja uma vantagem, ou seja, se o aumento de utentes será ou não significativo. É um aspecto discutível a ter em conta e que, para o qual, terão que ser feitos estudos (se já não estiverem feitos).

Finalmente, o aumento no tempo de viagem (até Coimbra-Parque) que esta alteração ao traçado irá trazer. Neste momento, uma viagem Lousã-Coimbra Parque demora cerca de 50 minutos (demasiado tempo, na minha opinião). Este aspecto será um dos que mais pesa para que menos utentes utilizem o comboio para se deslocarem da Lousã para Coimbra (isto para não falar dos 2€ que custa cada viagem - 4€ ida e volta). Ora, estar a aumentar o traçado em cerca de 1 Km e adicionar 3 ou 4 estações (só na zona da Solum - excluindo todo o restante traçado) poderá fazer com que o tempo de viagem seja igual ou superior ao actual, mesmo tendo em conta que o tram-train é mais rápido que as automotoras.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

A actual estaçao de s. josé nem fica assim tao longe da solum para que seja necessario colocar o metro a passar por dentro da solum e a congestionar as vias rodoviárias.

com tantos avanços e recuos o metro está cada vez mais atrasado e por este andar o projecto acaba por ir por agua a baixo.
Ricky147 Escreveu: Enfim, poder-se-ia aproveitar este projecto para fazer um verdadeiro sistema de mobilidade verdadeiramente metropolitano, com as linhas a desenhar uma cruz (Lousã-Figueira/Mealhada-Condeixa)
isso sim seria um exelente traçado.
nao faz sentido o metro ir passar no meio da cidade até aos HUC.
bastava usar a actual linha da lousa - figueira e intregrar o sistema de metro com os autocarros.

mario
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Mensagem por mario »

É uma pena que o processo do MM tenha tido este revés por parte da própria cidade. Estou de acordo com o presidente da MM quando afirma que Coimbra ou quer ou não quer. Os argumentos utilizados por alguns utentes do jardim escola João de Deus são muito primitivos, é surpreendente como obtiveram eco no presidente da câmara.

Enfim, mais um folhetim...

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bluestrattos
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Mensagem por bluestrattos »

Esta polémica só se resolve quando aparecer alguém que não ceda, e diga que isto se faz assim, doa a quem doer, caso contrário nem os meus bisnetos conseguirão usufruir deste meio de transporte

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Lino
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Mensagem por Lino »

Implementem melhores transportes para as pessoas. Um problema de Coimbra é a fraca rede de transportes públicos em algumas zonas da cidade e do concelho.
Coimbra tem mais encanto... terá?
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daniel322
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Mensagem por daniel322 »

mustiness Escreveu:Mais autocarros e estacionamentos fora da cidade e não precisam do metro para nada. Até lhes fica mais barato com alguma sorte.
Isso já nem interessa.. Deveria ter sido discutido antes de se iniciar o projecto, agora que já arrancaram as obras esse tipo de comentários já vem tarde :wink:
Ricky147 Escreveu:Qualquer cidade de média dimensão dum qualquer país do norte da Europa, tem sistemas de transportes públicos de fazer inveja. Aqui fala-se das cidades entupidas de automóveis; de que os cidadãos não utilizam o transporte público, mas criar-se condições para inverter a situação, tá quieto!!
Gostava de saber quantas criancinhas e turistas terão sido já atropelados no Porto pelo "monstro silencioso" :roll:
banjix Escreveu:Se calhar, fazer este troço desnivelado (subterrâneo ou aéreo) não seria má ideia, embora leve a um aumento substancial nos custos mas, pelo menos, não iria atafulhar ainda mais esta parte da cidade.
Seria a solução ideal.. mas a relação benefício-custo talvez já não compensasse.. e temos de ter em conta que a Solum é uma zona densa, com prédios de altura relativamente alta e não sei até que ponto andar a escavar um túnel junto às fundações (já antigas) não será problemático.
DaniFR Escreveu:
Ricky147 Escreveu: Enfim, poder-se-ia aproveitar este projecto para fazer um verdadeiro sistema de mobilidade verdadeiramente metropolitano, com as linhas a desenhar uma cruz (Lousã-Figueira/Mealhada-Condeixa)
isso sim seria um exelente traçado.
nao faz sentido o metro ir passar no meio da cidade até aos HUC.
bastava usar a actual linha da lousa - figueira e intregrar o sistema de metro com os autocarros.
Não concordo.. pelo menos a curto prazo.. o sistema deveria ser principalmente urbano de modo a alargar a rede rodoviária dos SMTUC a uma área mais abrangente na periferia.. é que o metro não é um meio de transporte regional, para isso tens os comboios urbanos da CP ;)
bluestrattos Escreveu:Esta polémica só se resolve quando aparecer alguém que não ceda, e diga que isto se faz assim, doa a quem doer
nem mais.. se esse traçado incomoda os moradores da solum, tb o atravessamento da Baixa incomodou os moradores de lá.. e o traçado para os HUC, vai ser tb rejeitado por incomodar os moradores de Celas?

Esta cidade tem uma inércia incrível ao desenvolvimento, nunca vi tal coisa :roll: mais uma vez estamos a perder uma grande oportunidade que iria impulsionar a economia da região, tal como já perdemos várias, mas as pessoas gostam.. querem é morar na pequena aldeia de Coimbra onde podem ir deixar os meninos à escola e parar o carro à porta sem que ninguém os chateie..

Enquanto isso outras cidades nos vão ultrapassando:
s cidades de Braga e Guimarães poderão vir a ser ligadas através de metro de superfície. A novidade foi, hoje, apresentada pelo presidente de câmara de Braga no final da última reunião do executivo camarário

fonte

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Lino
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Mensagem por Lino »

Além do fumo a poluir aquela artéria na hora de levar e buscar as crianças que ali andam, o tráfego automóvel é muito grave. Há ainda pessoas que se aproveitam da abertura da rua para ali passar e ir ao DV, até.
Deveria ser uma rua apenas para os comerciantes e os serviços passarem, como fornecedores das lojas daquele lado e da escola. Por causa dos pais, só não foi atropelado ninguém porque não calhou...
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daniel322
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Mensagem por daniel322 »

..eu já lá ia sendo atropelado..

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

Mas o projecto actual do metro nao é assim tao urbano. Se fores a ver o metro vai para outros concelhos fora da área urbana de coimbra. deste modo tambem faria sentido que o metro fosse para condeixa que nao é servida por comboios regionais.

Sendo o tram-train capaz de circular nas linhas regionais poderia perfeitamente circular até á figueira, substituindo os velhinhos comboios, e assim até reduziria o tempo de viagem.

:wink:

usaralho
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Mensagem por usaralho »

Ui, caredo, essa dos pais passarem por ai com os carros não cabe na cabeça de ninguém! As criançinhas não podem andar uns metros a pé... espera... se calhar são mesmo os pais.. é que é fixe mostrar o mercedes à frente do DV :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

DaniFR Escreveu:Mas o projecto actual do metro nao é assim tao urbano. Se fores a ver o metro vai para outros concelhos fora da área urbana de coimbra. deste modo tambem faria sentido que o metro fosse para condeixa que nao é servida por comboios regionais.
não é urbano pq o ramal da Lousã foi a desculpa usada para introduzir o conceito de tram-train na cidade.. o metro deveria numa primeira fase ser essencialmente urbano e depois então estender-se para fora da cidade. até concordo com a ligação a Condeixa caso fosse feita via São-Martinho/Taveiro
DaniFR Escreveu:Sendo o tram-train capaz de circular nas linhas regionais poderia perfeitamente circular até á figueira, substituindo os velhinhos comboios, e assim até reduziria o tempo de viagem.

:wink:
o tram train utiliza o canal dos comboios convencionais, mas tens de trocar a bitola ;)


daquilo que percebi, o traçado na solum não foi chumbado, apenas houve uma suspensão até que o governo assumisse o compromisso por escrito em como comparticipará a electrificação da linha.. até pq o traçado na solum já tinha sido aprovado numa outra reunião da câmara..

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Lino
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Mensagem por Lino »

DaniFR Escreveu:Mas o projecto actual do metro nao é assim tao urbano. Se fores a ver o metro vai para outros concelhos fora da área urbana de coimbra. deste modo tambem faria sentido que o metro fosse para condeixa que nao é servida por comboios regionais.

Sendo o tram-train capaz de circular nas linhas regionais poderia perfeitamente circular até á figueira, substituindo os velhinhos comboios, e assim até reduziria o tempo de viagem.

:wink:
Pela Europa fora vês exemplos de metros de superfície inter-concelhios. É importante o conjunto das câmaras impor a sua vontade perante o poder central.
Se nem os SMTUC recebem fundos, quanto mais o metro...
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