Corsario-Negro Escreveu:Eu quando penso em metros penso em Nova Iorque, Lisboa, Londres. Comboios "rápidos" que normalmente andam debaixo da terra ou em viadutos e que levem as pessoas rapidamente entre estações.
Metro de superficie são basicamente electricos modernos e acho que deveria haver um desses a percorrer a cidade assim como estações subterraneas no centro da cidade para metros/comboios que depois andassem também servissem o ramal da Lousã (já à superficie claro).
Mt caro? Poupe-se em luxos (tais como foram fazer as rotundas com aquela pedra).
Metro Mondego
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O que se deveria utilizar em Coimbra é o que normalmente se chama de Tram, como se vê no Porto. Práticos, limpos, espaçosos, de velocidade qb para o centro urbano e não enchem como os comboios...
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o link nao funcionaDracula Escreveu:Será um presente envenenado?
LOUSÃ - METRO MONDEGO - Solução compatível apresentada dia 7
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Fica aqui a versão do Diário de Coimbra, o As Beiras parece estar com o site em baixo. Vamos lá ver se não se trata de uma solução criada só para ser recusada, para depois tentarem passar as culpas para o Encarnação...Ministro vem a Coimbra dia 7 apresentar novo projecto do metro
Será dia 7, e em Coimbra, que se conhecerá (finalmente) o projecto do Governo para o Metropolitano Ligeiro do Mondego. O presidente da Câmara da Lousã esteve ontem em Lisboa, conheceu a solução e confessa que «vai de encontro às expectativas». Pormenores serão conhecidos terça-feira, mas para já ficou a saber-se que, em vez de eléctricos rápidos, teremos “tram-trains” a circular no Ramal da Lousã… até Serpins
O novo projecto do Metropolitano Ligeiro do Mondego (MLM) é apresentado publicamente dia 7 (na próxima terça-feira), em Coimbra, por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações.
A confirmação foi dada ao Diário de Coimbra por Fernando Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã, que ontem esteve reunido com a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em Lisboa, precisamente para conhecer “em primeira mão” a solução encontrada pelo Governo para o sistema.
«Foi-me dado a conhecer o que será apresentado», confirmou, no final do encontro, congratulando-se por «em termos do concelho da Lousã» o novo projecto ir «de encontro» às expectativas. Significa isto que, com toda a certeza, qualquer que seja a solução que Mário Lino tenha para apresentar para a semana em Coimbra, esta incluirá o troço entre Serpins e Lousã.
«É uma solução que nada tem a ver com o que foi a concurso no ano passado», confirmou, garantindo que as reivindicações da Lousã, no que respeita à inclusão da ligação a Serpins no sistema, «estão contidas na solução». «Estou satisfeito», desabafou Fernando Carvalho, embora confesse que só ficará «realmente satisfeito quando a obra chegar ao fim».
O autarca escusou-se a tecer grandes comentários sobre o que será tornado publico no próximo dia 7, «por uma questão de respeito pelo senhor ministro». Mas lá foi adiantando que «haverá uma unidade em todo o Ramal da Lousã» e que o «sistema tecnológico» escolhido para esta linha será o “tram-train”. Uma solução que Fernando Carvalho considera «a mesma coisa que um eléctrico rápido», mas que embora mais ligeira do que o comboio é mais pesada do que o metro.
Os pormenores sobre o novo projecto do MLM só serão conhecidos na terça-feira. No entanto, traçam-se já dois cenários possíveis: ou a solução encontrada pela Governo passa pela circulação, em troço urbano, até à Estação de Coimbra B de veículos mais pesados que os eléctricos rápidos (que Carlos Encarnação já garantiu que não aceitará) ou o novo projecto já prevê a realização de transbordos para quem circula no Ramal da Lousã e pretende entrar no eléctrico rápido para o percurso urbano.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que já conhece a nova solução a ser apresentada pelo Governo (tal como Fernando Carvalho, também Encarnação esteve reunido com a secretária de Estado dos Transportes, em Lisboa, na passada segunda-feira), fez saber por várias vezes que só se pronunciará sobre o assunto quando conhecer, por escrito, todos os seus pormenores e quando o projecto for dado a conhecer a todo o executivo municipal, altura em que a Câmara de Coimbra decidirá se aceita ou não a proposta do Governo.
Seja como for, e em entrevista ao Diário de Coimbra, o autarca foi adiantando que «a modernização da linha só se justifica se significar a criação de condições para um eléctrico rápido de superfície nela circular», recordando que Coimbra aderiu a um projecto de eléctrico rápido de superfície «e não a outro» (como é o caso do “tram-train”). «Estamos a falar de uma coisa que não é o projecto do eléctrico rápido de superfície», sublinhou Encarnação, na altura.
Fonte: Diário de Coimbra
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Coimbra não tem uma geografia que lhe permita ter esses trams que nós vemos por esse mundo fora. Isso geralmente funciona bem em cidades planas e com ruas largas e sem curvas e contra curvas, como vemos em Coimbra. Construir um tram implicaria deitar metade da cidade abaixo, pelo menos a meu ver. Metro seria também um disparate, convem notar. Que façam os comboios e trams e tudo isso para ligar Coimbra às diversas localidades, optimo.
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Ena, concordo contigo! Ao menos alguma vez...mustiness Escreveu:Coimbra não tem uma geografia que lhe permita ter esses trams que nós vemos por esse mundo fora. Isso geralmente funciona bem em cidades planas e com ruas largas e sem curvas e contra curvas, como vemos em Coimbra. Construir um tram implicaria deitar metade da cidade abaixo, pelo menos a meu ver. Metro seria também um disparate, convem notar. Que façam os comboios e trams e tudo isso para ligar Coimbra às diversas localidades, optimo.
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Tendo Coimbra um relevo acidentado, o sistema do Metro teria que estar beem coordenado com os autocarros, de modo a poder ir para a Baixa, por exemplo de Metro a partir de outra localidade ou da periferia da cidade e depois apanhar o autocarro até outro local da cidade. Eu, por exemplo, como morador da zona norte da cidade e estudante na zona sul, iria frequentar a linha que iria de Coimbra B à Solum...
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Epa.... a morfologia acidentada só é critica no centrinho.
porque é que não pode haver metro para sitios como:
vale das flores
Santa clara
Celas
Solum
Bairro norton
polo2
etc etc
?
Qual era o problema? lá porque é complicado fazer uma estação ali na alta universitaria não quer dizer que não haja muito a fazer. O pantufas, por exemplo é um exemplo a seguir... apesar de andar cheio de velhadas. Podiam ser adoptadas mais soluções desse tipo para os sitios onde não houvesse metro.
Eu detesto este tipo de discurso auto-mutilante, mas estamos na presença de uma situção típica da nossa tão portuguesa inoperância de estimação.
Epa... que p.... de confusão por causa do metro... chama-se metropolitano mas vai para o meio da serra... que confusão... porque é que não há um plano em condições e bem definido sem estes esquemas marados de "um projecto para 3 concelhos"?
porque é que não pode haver metro para sitios como:
vale das flores
Santa clara
Celas
Solum
Bairro norton
polo2
etc etc
?
Qual era o problema? lá porque é complicado fazer uma estação ali na alta universitaria não quer dizer que não haja muito a fazer. O pantufas, por exemplo é um exemplo a seguir... apesar de andar cheio de velhadas. Podiam ser adoptadas mais soluções desse tipo para os sitios onde não houvesse metro.
Eu detesto este tipo de discurso auto-mutilante, mas estamos na presença de uma situção típica da nossa tão portuguesa inoperância de estimação.
Epa... que p.... de confusão por causa do metro... chama-se metropolitano mas vai para o meio da serra... que confusão... porque é que não há um plano em condições e bem definido sem estes esquemas marados de "um projecto para 3 concelhos"?
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Que ideia mais descabida. Nem sequer há transportes de jeito para esses sitios ainda. Ha ainda muita a fazer no dominio dos transportes para alem do metro.Lino Escreveu:E porque não prolongá-lo até à Figueira, Montemor, Soure, Cantanhede, etc no futuro? Até seria bom para irem mais pessoas a esses concelhos!
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Bem, Coimbra vai ter trams até 2011. Acho bem, vai ser bom para a cidade e para a região. Espero que a rede se alrgue no futuro. E sobre a insuficiência de transportes para essas localidades, o Metro só iria cobrir um lapso que se verifica actualmente! Olhem no Porto já há Metro (com os trams) desde a Póvoa do Varzim até Gaia!!
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