Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O que se deveria utilizar em Coimbra é o que normalmente se chama de Tram, como se vê no Porto. Práticos, limpos, espaçosos, de velocidade qb para o centro urbano e não enchem como os comboios...
Corsario-Negro Escreveu:Eu quando penso em metros penso em Nova Iorque, Lisboa, Londres. Comboios "rápidos" que normalmente andam debaixo da terra ou em viadutos e que levem as pessoas rapidamente entre estações.

Metro de superficie são basicamente electricos modernos :D e acho que deveria haver um desses a percorrer a cidade assim como estações subterraneas no centro da cidade para metros/comboios que depois andassem também servissem o ramal da Lousã (já à superficie claro).




Mt caro? Poupe-se em luxos (tais como foram fazer as rotundas com aquela pedra).

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17

Mensagem por Dracula »


Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29

Mensagem por Infernalord »

Dracula Escreveu:Será um presente envenenado?

LOUSÃ - METRO MONDEGO - Solução compatível apresentada dia 7
o link nao funciona :?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Ministro vem a Coimbra dia 7 apresentar novo projecto do metro

Será dia 7, e em Coimbra, que se conhecerá (finalmente) o projecto do Governo para o Metropolitano Ligeiro do Mondego. O presidente da Câmara da Lousã esteve ontem em Lisboa, conheceu a solução e confessa que «vai de encontro às expectativas». Pormenores serão conhecidos terça-feira, mas para já ficou a saber-se que, em vez de eléctricos rápidos, teremos “tram-trains” a circular no Ramal da Lousã… até Serpins

O novo projecto do Metropolitano Ligeiro do Mondego (MLM) é apresentado publicamente dia 7 (na próxima terça-feira), em Coimbra, por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações.

A confirmação foi dada ao Diário de Coimbra por Fernando Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã, que ontem esteve reunido com a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em Lisboa, precisamente para conhecer “em primeira mão” a solução encontrada pelo Governo para o sistema.

«Foi-me dado a conhecer o que será apresentado», confirmou, no final do encontro, congratulando-se por «em termos do concelho da Lousã» o novo projecto ir «de encontro» às expectativas. Significa isto que, com toda a certeza, qualquer que seja a solução que Mário Lino tenha para apresentar para a semana em Coimbra, esta incluirá o troço entre Serpins e Lousã.

«É uma solução que nada tem a ver com o que foi a concurso no ano passado», confirmou, garantindo que as reivindicações da Lousã, no que respeita à inclusão da ligação a Serpins no sistema, «estão contidas na solução». «Estou satisfeito», desabafou Fernando Carvalho, embora confesse que só ficará «realmente satisfeito quando a obra chegar ao fim».

O autarca escusou-se a tecer grandes comentários sobre o que será tornado publico no próximo dia 7, «por uma questão de respeito pelo senhor ministro». Mas lá foi adiantando que «haverá uma unidade em todo o Ramal da Lousã» e que o «sistema tecnológico» escolhido para esta linha será o “tram-train”. Uma solução que Fernando Carvalho considera «a mesma coisa que um eléctrico rápido», mas que embora mais ligeira do que o comboio é mais pesada do que o metro.

Os pormenores sobre o novo projecto do MLM só serão conhecidos na terça-feira. No entanto, traçam-se já dois cenários possíveis: ou a solução encontrada pela Governo passa pela circulação, em troço urbano, até à Estação de Coimbra B de veículos mais pesados que os eléctricos rápidos (que Carlos Encarnação já garantiu que não aceitará) ou o novo projecto já prevê a realização de transbordos para quem circula no Ramal da Lousã e pretende entrar no eléctrico rápido para o percurso urbano.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que já conhece a nova solução a ser apresentada pelo Governo (tal como Fernando Carvalho, também Encarnação esteve reunido com a secretária de Estado dos Transportes, em Lisboa, na passada segunda-feira), fez saber por várias vezes que só se pronunciará sobre o assunto quando conhecer, por escrito, todos os seus pormenores e quando o projecto for dado a conhecer a todo o executivo municipal, altura em que a Câmara de Coimbra decidirá se aceita ou não a proposta do Governo.

Seja como for, e em entrevista ao Diário de Coimbra, o autarca foi adiantando que «a modernização da linha só se justifica se significar a criação de condições para um eléctrico rápido de superfície nela circular», recordando que Coimbra aderiu a um projecto de eléctrico rápido de superfície «e não a outro» (como é o caso do “tram-train”). «Estamos a falar de uma coisa que não é o projecto do eléctrico rápido de superfície», sublinhou Encarnação, na altura.

Fonte: Diário de Coimbra
Fica aqui a versão do Diário de Coimbra, o As Beiras parece estar com o site em baixo. Vamos lá ver se não se trata de uma solução criada só para ser recusada, para depois tentarem passar as culpas para o Encarnação...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

A meu ver parece-me que esta solução se pode adaptar bem ao circuito urbano! Esperemos para ver...

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29

Mensagem por Infernalord »

vamos ver o que sai dai ...
tram trains? wtf?
so falam pros lados da lousa
e dentro da cidade?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Espero que sejam trams na cidad também. Na Alemanha também têm tram trains entre cidades em redes regionais...

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Coimbra não tem uma geografia que lhe permita ter esses trams que nós vemos por esse mundo fora. Isso geralmente funciona bem em cidades planas e com ruas largas e sem curvas e contra curvas, como vemos em Coimbra. Construir um tram implicaria deitar metade da cidade abaixo, pelo menos a meu ver. Metro seria também um disparate, convem notar. Que façam os comboios e trams e tudo isso para ligar Coimbra às diversas localidades, optimo.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

mustiness Escreveu:Coimbra não tem uma geografia que lhe permita ter esses trams que nós vemos por esse mundo fora. Isso geralmente funciona bem em cidades planas e com ruas largas e sem curvas e contra curvas, como vemos em Coimbra. Construir um tram implicaria deitar metade da cidade abaixo, pelo menos a meu ver. Metro seria também um disparate, convem notar. Que façam os comboios e trams e tudo isso para ligar Coimbra às diversas localidades, optimo.
Ena, concordo contigo! Ao menos alguma vez...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Tendo Coimbra um relevo acidentado, o sistema do Metro teria que estar beem coordenado com os autocarros, de modo a poder ir para a Baixa, por exemplo de Metro a partir de outra localidade ou da periferia da cidade e depois apanhar o autocarro até outro local da cidade. Eu, por exemplo, como morador da zona norte da cidade e estudante na zona sul, iria frequentar a linha que iria de Coimbra B à Solum...

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Epa.... a morfologia acidentada só é critica no centrinho.

porque é que não pode haver metro para sitios como:

vale das flores
Santa clara
Celas
Solum
Bairro norton
polo2
etc etc
?

Qual era o problema? lá porque é complicado fazer uma estação ali na alta universitaria não quer dizer que não haja muito a fazer. O pantufas, por exemplo é um exemplo a seguir... apesar de andar cheio de velhadas. Podiam ser adoptadas mais soluções desse tipo para os sitios onde não houvesse metro.

Eu detesto este tipo de discurso auto-mutilante, mas estamos na presença de uma situção típica da nossa tão portuguesa inoperância de estimação.
Epa... que p.... de confusão por causa do metro... chama-se metropolitano mas vai para o meio da serra... que confusão... porque é que não há um plano em condições e bem definido sem estes esquemas marados de "um projecto para 3 concelhos"?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E porque não prolongá-lo até à Figueira, Montemor, Soure, Cantanhede, etc no futuro? Até seria bom para irem mais pessoas a esses concelhos!

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Lino Escreveu:E porque não prolongá-lo até à Figueira, Montemor, Soure, Cantanhede, etc no futuro? Até seria bom para irem mais pessoas a esses concelhos!
Que ideia mais descabida. Nem sequer há transportes de jeito para esses sitios ainda. Ha ainda muita a fazer no dominio dos transportes para alem do metro.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Bem, Coimbra vai ter trams até 2011. Acho bem, vai ser bom para a cidade e para a região. Espero que a rede se alrgue no futuro. E sobre a insuficiência de transportes para essas localidades, o Metro só iria cobrir um lapso que se verifica actualmente! Olhem no Porto já há Metro (com os trams) desde a Póvoa do Varzim até Gaia!!

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17

Mensagem por Dracula »

Yaps...E espero que se alargue para a zona sul (condeixa) :D

A ver vamos...