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Metro Mondego

Enviado: quarta-feira, 15 dezembro 2004 1:48
por Pedro
Concurso público em “stand-by”

O episódio de Serpins e as limitações próprias de um um Governo demissionário lançam mais “paus para a engrenagem” do Metro Mondego.

O secretário de Estado dos Transportes e Comunicações desejaria ser ele próprio a “aprovar o lançamento do concurso público internacional” do Metro Mondego, mas não sabe se as limitações juridico–constitucionais do actual “governo de gestão” lhe vão permitir participar nessa decisão.

Jorge Borrego afirma que é “engenheiro, não é jurista” e por isso reconhece que não tem informação suficiente sobre as suas próprias competências para este efeito.

De resto, afirma que “não pode haver dúvidas sobre a vontade política demonstrada por este Governo”, acrescentando que “pegámos neste dossiê em finais de Agosto e tem sido um batalhar constante para definir as decisões finais”. Em condições normais de governação o concurso público poderia ser lançado imediatamente após o parecer positivo da Comissão de Acompanhamento constituída para o efeito, que deverá estar por dias.

Fonte: As Beiras
E o concurso foi mais uma vez colocado em espera... a este ritmo nunca mais temos metro... :roll:

Enviado: quarta-feira, 15 dezembro 2004 14:42
por Oka_Game
Mais uns anitos de espera...

Enviado: quarta-feira, 15 dezembro 2004 16:35
por ShichiAkaAkuma
Por que é que a Estação de São José fica mais perto do Bairro Norton de Matos do que a Estação Norton de Matos?

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 2:58
por pedrotuga
Sim senhor! Ainda bem que se lembraram deste topico.
Mas que alguem me explique, porque é k se vai passar a chamar "metro" à linha da lousã. Nao estara coimbra com o mesmosintoma que o porto de querer ter um metro para nao ser menos do que terceiros??? Eu diria que sim, que a cidade está com uma necessidade de afirmacao descomunal. Isto só la vai con iniciativas de jeito. Com accoes e nao com ilusoes. No ultimo ano fomos o centro das tencoes por causa dos stones, no passado foi por causa da universidade, no presente...como estamos? precisamos de nos iludir com pseudo-metros???

Se ha cidade que precisa de alternativas de transporte essa cidade é coimbra, estar a chamar metro a uma linha de comboio antiga n me parece sensato de todo. Para alem do mais estao a construir predios em frente ao parque verde do mondego. Nao seria esse espaco reservado ao metro mondego?

Nao sei para onde querem ir mas penso que poucos se iludem ao ouvirem a palavra METRO.

Ainda há tempo para evitar grandes burrices.

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 3:07
por Pedro
Não é propriamente igual a um comboio. O "metro de superfície" é um veículo eléctrico relativamente diferente, mais adaptado a uma circulação citadina do que um comboio. O objectivo desta rede é, principalmente, ligar a própria cidade, fornecendo uma alternativa viável aos autocarros e incluindo também um percurso suburbano. Hoje em dia, comboio em Coimbra só de Coimbra-B a Coimbra-A... o metro irá mudar isso.

Podes ver mais informação sobre o traçado em http://www.metromondego.pt/

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 16:25
por metralha761
Não podemos dizer que temos maus transporte publicos, pelo contrario, até teem havido grandes esforços na remodelação da frota.

Metro? Isso não é akela coisa electrica k anda em carris debaixo da terra? Se for á superficie é comboio, então ja temos metro :P

Sim o projecto k existem em meter o metro dentro de coimbra, acho bonito. Atenção k antigamente tinhamos tinhamos electricos, agora temos os troleis.

Não sera melhor o trolei? Pelo menos não fica tao fixo como o metro/comboio, é amigo do ambiente, basta só passar cabos pela cidade.

Em vez de andarem com historia, bastava electreficar a linha da lousã e aumentarem os troleis. Tal como o pantofinhas a passar pela zona historica é uma excelente ideia.

Com um pouco esforço poderia ser k começa-se-mos a ter a fama da cidade verde :P

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 16:36
por Pedro
Esquecendo as questões do nome (ok, não é um metro porque anda à superfície, mas também não é um comboio... por isso uso o nome "oficial" :P)... acho que é útil. Repara que o sistema de paragens é diferente do dos autocarros e não tem de enfrentar possíveis problemas de trânsito. É uma alternativa aos autocarros, não é algo para os substituír. Vai haver muitas pessoas a quem dá mais jeito um sistema deste género, enquanto outras vão continuar a preferir o autocarro.

Repara também que estamos a falar de veículos preparados para levar 190 a 250 passageiros, de forma mais confortável e rápida que um autocarro. Torna-se bastante difícil de comparar as duas coisas.

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 17:37
por metralha761
Pedro Escreveu:Esquecendo as questões do nome (ok, não é um metro porque anda à superfície, mas também não é um comboio... por isso uso o nome "oficial" :P)... acho que é útil. Repara que o sistema de paragens é diferente do dos autocarros e não tem de enfrentar possíveis problemas de trânsito. É uma alternativa aos autocarros, não é algo para os substituír. Vai haver muitas pessoas a quem dá mais jeito um sistema deste género, enquanto outras vão continuar a preferir o autocarro.

Repara também que estamos a falar de veículos preparados para levar 190 a 250 passageiros, de forma mais confortável e rápida que um autocarro. Torna-se bastante difícil de comparar as duas coisas.
O metro/comboio nao tem transito? Se criares uma via pa BUS tb não tem transito.

O metro leva 190 a 250 pessoas? Na cidade de coimbra sera k compensa? Até pode compensar.

Mas imagina k cortam por completo o transito dentro da cidade, criam o bilhete do dia ou mais tempo. Bastava +50% dos transportes actuais e terias autocarro de 5 em 5 min, podendo teres em menos tempo com alternativas. Nas chamadas hora de ponta metiam dakeles autocarros e trolei maiores, mas mesmo sem estes veiculos, demoravas mt menos tempo k demoras hoje emdia.
Claro que isto seria o ideal, mas pode perfeitamente ser real :D

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 17:45
por Pedro
Mesmo com via Bus, tens paragens. Lembra-te dos semáforos... lembra-te das passadeiras... lembra-te que as vias Bus também podem ser usadas por táxis... criar mais não é solução.

Quanto a compensar ou não... já estive em autocarros que só não levavam mais pessoas porque a porta o impedia. Além de que é muito mais confortável viajar sentado no metro que em pé no autocarro (principalmente para passageiros mais idosos, que nem sempre conseguem lugar).

Quanto a cortar o trânsito por completo na cidade, discordo inteiramente. É preferível criar um sistema de transportes públicos eficaz que seja visto como uma óptima alternativa ao carro (e aí entra o metro) do que forçar as pessoas a deixar o carro em casa.

Continuo a dizer que o metro não se compara a um autocarro. É mais rápido, mais confortável, tem uma capacidade muito superior...

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 18:00
por metralha761
Mas neste caso tamos a falar de um metro de superficie, vai ocupar espaço com carris e estações, é verdade os comboios/metros tb teem estações.

Taxis, policia, bombeiros, ambulancias, autocarros, vão beneficiar desta via. Metro de superficie .. só anda o metro.

Atenção k estou a falar dentro da cidade, não do ramal da lousã.

Quanto ao corte do trânsito. Completo é impossivel, é preciso fazer cargas e descargas e esses veiculos circulam.

Agora imagina, nos arredores ou pontos estratégicos das cidades tens gargens, sim garagens, onde deixas os carros, o teu carro estaria seguro e ao mesmo tempo tinhas um local protegido pa meter o carro.

É uma questão de habito, de inicio faz mt confusão, mas logo ficavas habituado ao mesmo.

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 18:06
por Pedro
Continuo a dizer que não podes comparar o metro de superfície ao autocarro :P. O objectivo do metro não é substituír o autocarro, mas sim criar um sistema de transporte alternativo, mais confortável, com maior capacidade, muito mais rápido e com menos paragens. A juntar a isto, também permite uma ligação entre percursos urbanos e suburbanos sem ser necessário efectuar uma troca de meio de transporte (pensa na quantidade de pessoas que vêm de comboio e depois têm de ir para a paragem de autocarro mais próxima apanhar uma seca brutal até que o autocarro apareça).

Quanto ao corte... nem toda a gente tem garagem. Não há muitos parques que sejam gratuitos. E não há um sistema de transportes que funcione perfeitamente em Coimbra. Por exemplo, de casa ao meu departamento em autocarros eu demoro uma hora, porque tenho de apanhar dois autocarros diferentes (e isso é quando há os autocarros seguidos, o que é raro). De carro demoro 10 minutos. É que não é uma questão só de hábito... é uma questão de haver alternativas. Além de que, se já assim há autocarros cheios, então se tornássemos "obrigatório" recorrer aos autocarros... ninguém lá conseguia entrar. Daí estar a ser criado um método alternativo de elevada capacidade em vez de tornar obrigatório recorrer a um que está longe de funcionar na perfeição.

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 19:51
por ShichiAkaAkuma
Só vou exigir uma coisa para a porta da CMC: ESTAÇÃO NO POLO II!!!

Enviado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 20:03
por Pedro
Por acaso bem que podiam ter colocado lá uma... acho que a mais próxima é a da Quinta das Flores.

Enviado: terça-feira, 21 dezembro 2004 11:18
por metralha761
Pedro nao tas a perceber, eu tou a sitar um ideal.

Resumo:
- Mais 50% dos transportes publicos actuais
- Utilização de mais transporte verdes, electricos por exemplo
- Corte do transito, os transportes publicos não paravam no transito e estavam sempre andar
- Garagens publicas, tipo os pasques de estacionamente na vertical, onde as pessoas poderiam meter os seu veiculos

Neste ideal em 10 minutos estarias no polo com a mesma distância actual.

Quinta das flores nao tem estação :P as mais proximas sao parque, São José e a da Portela. Ou existem mais estações?

Enviado: terça-feira, 21 dezembro 2004 11:23
por Pedro
Acrescenta a isso um metro a sério (subterrâneo) e transforma os transportes públicos em transportes gratuitos e talvez resultasse ;).

Quanto à estação, acho que me enganei... no site está Vale das Flores... mas eu só reparei no "das Flores" e associei a Quinta das Flores. :oops: