Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Lino Escreveu:Já está a azedar um bocado... :(
Não cheguemos a tanto. Acho que todos podem exprimir a sua opinião de forma correcta e com veemência, se é nisso que acreditam.
Se alguma vez me excedi na defesa da minha opinião, peço desde já desculpa, mas sinceramente não me lembro de ter sido incorrecto com ninguém.
Já ouvir coisas como "a tua opinião já se provou mais de mil vezes estar errada", "velho do restelo" ou comparações com lideres partidários é capaz de ser um bocadinho demais e ultrapassar as regras da sã convivencia que julgo se pretende manter neste espaço.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

O facto de existirem opiniões divergentes é saudável para a discussão de qualquer assunto, neste caso o Metro Mondego. A diferença que pode haver entre um investimento público ou privado é ténue. Talvez a maior diferença esteja no facto de que um investimento público tenha como principal objectivo disponibilizar um "serviço público", tendo em conta, como é óbvio, da sustentabilidade do investimento, enquanto um investimento privado terá como principal objectivo um lucro, tendo em conta, como é óbvio, a prestação de um serviço público.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Aprovada integração do Metro na Portagem

15 de Julho

Foi aprovada ontem por unanimidade, na reunião do executivo camarário, a integração funcional do troço compreendido entre a estação de Coimbra - Parque e a Estação Nova.

Este troço inclui a passagem na Portagem e a futura estação do metro com o mesmo nome.

Para conhecer em detalhe o projecto aprovado para este local clique sobre a imagem seguinte:

http://www.metromondego.pt/_MetroMondeg ... rtagem.pdf

by MM
Muita coisa vai mudar na portagem.
Reparem na saida da ponte.
E no perfil do metro para a avenida emidio navarro. Será que vão cortar as arvores centrais da avenida??

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

É essa a ideia com que se fica. Pelos cortes que eles têm no projecto, o metro vai passar onde estão agora as árvores.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

DaniFR Escreveu:E no perfil do metro para a avenida emidio navarro. Será que vão cortar as arvores centrais da avenida??
Dá ideia que sim, o que é pena. A Av. Emídio Navarro é das poucas avenidas com árvores decentes a fazer sombra e a dar um ar mais "saudável" à avenida.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Variante da Solum vai “exigir sacrifício durante um ano”

«Para cada troço da variante vamos ter que fazer um sacrifício durante um ano, para depois termos um benefício durante 30», afirmou ontem Álvaro Maia Seco, presidente da sociedade Metro Mondego, comentando o estudo de impacte ambiental da Variante da Solum, disponível desde ontem para consulta pública.

O documento revela que o tempo total para a fase de construção da obra será de 21 meses e conclui que «os impactes negativos do projecto ocorrem durante a fase de construção, assumindo um carácter temporário». Os consequências negativas estão associadas à obstrução temporária de vias, que podem causar «dificuldades e alteração de segurança nos acessos rodoviários e pedonais» e «aumentar os níveis de incomodidade».

Os impactes negativos são considerados «reduzidos» do ponto de vista da geologia, dos recursos hídricos, da qualidade do ar e do ordenamento do território. Já as consequências relacionadas com o ambiente sonoro e paisagístico são consideradas «moderadas e pontualmente elevadas». A nível paisagístico, a implantação da variante criará mesmo «um desconforto visual significativo».

A construção do trajecto levará à afectação de serviços como electricidade, gás, abastecimento de água ou saneamento. Mas Álvaro Maia Seco recorda que «não é possível fazer obras de construção civil sem ter alguns impactes negativos». «Para fazer omeletas temos que partir alguns ovos», concluiu.

O traçado proposto pela Metro Mondego para a zona da Solum tem sido alvo de forte contestação por parte dos moradores daquela zona da cidade, existindo mesmo um manifesto de protesto na internet, que já recolheu mais de trezentas assinaturas. Os moradores lamentam que o trajecto passe em frente às entradas principais de um jardim-escola, de um infantário e de uma escola primária, destruindo «zonas nobres de utilização pedonal e colocando graves problemas relacionados com a poluição sonora».

No entanto, o estudo de impacte ambiental avisa que as consequências negativas para a população podem ser «muito minimizadas», por a zona da Solum se tratar de uma área «nova», com «amplos espaços nas vias de implementação que permitem na maioria dos casos alternativas adequadas» durante o período de construção do trajecto ferroviário. Também por isso a construção da variante será faseada, com quatro troços.

Esforço inicial vai ser recompensado

Após 21 meses de «sacrifício» a obra estará pronta e tem início a fase de exploração do projecto, onde o estudo de impacte ambiental revela consequências «muito positivas» do ponto de vista sócio-económico e a nível de «ordenamento do tráfego, estacionamento, qualidade ambiental, requalificação e dinamização urbana». Por isso, a avaliação global da Variante da Solum é positiva. Esta proposta «serve assim muito melhor os objectivos de qualidade urbana e de vida que a anterior solução de manutenção do traçado no Ramal da Lousã», lê-se no documento.
O estudo de impacte ambiental pode ser consultado até 26 de Setembro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro ou na Câmara Municipal de Coimbra. O resumo não técnico pode ser consultado na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais ou através da Internet, em http:// www.apambiente.pt. A entidade responsável pela elaboração dos estudos técnicos é a Metro Mondego. A Agripro Ambiente Consultores, contratada pela Rede Ferroviária Nacional – REFER – realizou o estudo de impacte ambiental.

Fonte: Diário de Coimbra
E preparem-se para inferno no trânsito da Solum durante uns tempos (ainda mais que o normal, anyway :p). Vamos ver se só demora os 21 meses previstos... considerando o resto das obras do Metro Mondengo, já vai ser bom se não demorar 21 anos.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Isto é escandaloso!
1 - Contra o chumbo da CMC e a opinião dos moradores, insistem em avançar com esta variante;
2 - As melhorias de que falam para a zona gostava de ver quais são. Os passeios vão ser menores, pois será necessário abrir espaço para implantar as vias e a linha. Aquele espaço entre o Dolce Vita e o João de Deus, onde hoje se pode circular calmamente a pé, passará a ser atravessado constantemente por carruagens, o transito ficará muito pior, interrompido constantemente pela circulação do metro nos cruzamentos, até já se fala em desnivelar a rua do Brasil etc.
3 - Desde quando um metro, que se pretende rápido e eficaz, anda às voltas e voltinhas pelo meio da cidade? Se hoje as pessoas que vêm de Miranda e Lousã demoram muito tempo a chegar ao centro da cidade, então com este traçado e paragens de 200 em 200 m vão demorar ainda mais.
4 - Nem vale a pena falar dos custos desta ideia peregrina, quando existe o corredor actual que pode perfeitamente servir a zona com custos incomparavelmente inferiores. Os moradores da Solum, se de facto quiserem utilizar o metro, não é por ele estar 100 m pais perto ou mais longe que deixarão de o fazer.
5 - E há boa maneira portuguesa os 21 meses serão no mínimo 42. 3 anos de inferno, para tão pouco proveito!

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Estou inteiramente de acordo com o Ruizito. Julgo que esta variante não faz grande sentido, se o Ramal da Lousã já passa ali perto! Provavelmente, com o dinheiro a mais que se vai gastar naquele troço, daria para fazer um túnel na zona da portagem (bem mais necessário) para evitar a confusão que ali vai haver.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Na portagem nao vai haver confusão, pois o transito vai ser alterado.

Portagem:
Imagem Imagem

T- Arnado:
Imagem Imagem

Fernao de Magalhães:

Imagem Imagem

Uma das grandes vantagens que o metro vai trazer, é que vai permitir reordenar muitos locais, por exemplo na actual linha da lousa até s.jose vai ser construida a avenida da arregaça, que vai ajudar a libertar o transito da rua do brasil.

Linha Hospitais

Linha Serpins serviço urbano

Linha Serpins serviço suburbano

Clicando nas varias estações da para ver o projecto de cada uma delas.

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

DaniFR onde está mais informação disponível, nomeadamente a nível de fotos e traçados?
Acho esquisita essa foto do largo da portagem e da estação...
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

As imagens acima, foram retitadas do site do metro mondego.
Apenas a portagem, t-arnado e fernao magalhes têm render.
As outras imagens do site só têm o repectivo projecto do traçado.

Nestes link, que já tinha colocado acima, ao clicar nas estaçoes podes ver podes ver o respectivo projecto do traçado.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Por falar nisso, é impressão minha, ou a estação em Ceira está quase concluída? :D

Ledah
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:45

Mensagem por Ledah »

Desde que destruiram aquela bonita praça dos herois do ultramar mais o parque de campismo para fazer um centro comercial no meio da cidade que eu sabia que a solum agora só vai piorar e piorar. Ainda bem que saí de lá, vão ser uns 21 meses muito maus para as pessoas da zona (assumindo que sãp mesmo 21...). Alguem sabe a data exacta do inicio das obras?

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Hal9000 Escreveu:Por falar nisso, é impressão minha, ou a estação em Ceira está quase concluída? :D
Os arruamentos e estacionamento envolventes sim, agora a estação propriamente...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu:Na portagem nao vai haver confusão, pois o transito vai ser alterado.
Atenção que apesar da alteração do trânsito, continuarão a existir zonas onde a linha cruza de nível com as ruas, logo é prematuro dizer se haverá confusão ou não. De qualquer maneira este troço é inevitável e apesar dos transtornos que possa provocar, não me parece que haja alternativa. Já a ideia peregrina da variante da Solum é que tem muito que se lhe diga.

Responder