Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Mas as obras são feitas para "inglês ver" ou para conimbricense e visitante usufruir?

Há muita coisa por fazer? Há. Agora não se esqueçam, por exemplo, do Parque Verde do Mondego, quanto a mim algo que deveria ser extendido, onde possível, até à Portela. No entanto como está já é muito bom. Não aparece em revistas internacionais mas melhorou a qualidade de vida das pessoas, que ganharam um novo espaço de lazer e socialização.

Temos também o crescimento na área das novas tecnologias, com algumas empresas a fixarem-se na cidade, outras no distrito.
Porque é que Coimbra apoia a activação de um aeroporto regional em Monte Real, lá não sei onde, em vez de alertar para a necessidade de um na zona de Coimbra que é um pólo cultural, académico, histórico e científico crescente?
São apenas 60km até lá... O que se tem que querer também são boas acessibilidades, de preferência ferroviárias. De comboio não demorarias nem 1 hora (e isto a contar que parasse em quase todas as estações). Desta forma ganhas com o aeroporto com menos barulho e poluição, para além de aproveitares infraestruturas já existentes (e possivelmente com maior capacidade que o aeródromo de Cernache).
Porque é que Cantanhede consegue construir primeiro que Coimbra um pólo tecnológico, para onde vão cientistas da Universidade de Coimbra?
É no distrito de Coimbra. Por exemplo, as principais empresas de tecnologia mundiais não têm os seus pólos de desenvolvimento em São Francisco, mas no Vale de Santa Clara e perto de cidades como Palo Alto, Monterey, etc (a chamada Bay Area). Não obstante, a maioria de nós, quando se refere à zona fala em São Francisco (ou Silicon Valley). Isto para dizer que basta estar perto para se beneficiar e não é preciso estarem a uns 5 km da cidade, ou dentro dela.



Com isto não estou a dizer que não concordo com muito do que dizem, apenas acho que não podemos ver apenas a parte negativa, temos que reconhecer o bom trabalho que tem sido feito, mesmo que saiba a "pouco" ou que sem dúvida que se podia fazer mais, sem necessitar de gastar muito dinheiro.
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Mas Monte Real fica num extremo da região quando um aeroporto mais no coração da região beneficiaria tanto o litoral como o interior...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

pois, mas Monte Real é a solução mais viável.. com 10 milhões de euros faz-se ali um aeroporto (o de Beja custou 33 milhões de euros).. e em Coimbra o aeródromo não tem hipótese.. imagina então os custos de construir um de raíz..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

http://www.pelicano.com.pt/z_coimbra2.jpg
Dava para aumentar a pista e fazer um pequeno terminal, não seriam precisos tantos milhões para um pavimento e uma ampliação de um edifício... faça-se um extreme makeover dele... :p
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

não leves a mal.. mas acho que não tens noção das coisas..

Aeroporto de Beja
2 pistas: 3450m e outra com 2951m

Aeroporto de Monte Real
1 pista de 2400m (expansível até 8km)

Aeródromo de Cernache
1 pista de 920m (expansível até 1220m)

queres fazer um aeroporto em Coimbra para receber avionetas?..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Então noutro sítio... mais pequena que Beja... uma coisa do tamanho do das mais pequenas ilhas chegava... acho que Coimbra deveria lutar, pela sua importância, por ter um aeródromo comercial mais perto de si...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Digam-me que ainda não percebi...
este topico é do metro ou do aeroporto?
é q ta um bocado confuso sabem... -_-'
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tem a ver com acessos na região, mas pronto. Está tudo relacionado...
De resto esperemos que o metro avance, pois já está a ser necessário, sobretudo com o preço da gasolina a subir.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Hoje foi lançado, na Lousã, o concurso para aquisição das carruagens para o Metro. Não tenho mais pormenores porque não pude lá ir, mas certamente que irá ser noticiado.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Serão compradas 20 carruagens. As obras começam para o ano e os primeiros trams começarão a circular em 2011. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

em relação a pistas e aparelhos com asas não tenho nada a dizer..
do metro também não há muito a dizer..
com tanta notícia.. tanta alteração..
tanto diz-que-disse-desdiz-e-volta-a-dizer...
que confesso que fico muito confuso e deixo de acreditar seja no que for...
mas a ser verdade a alteração que surge numa imagem de panfletos informativos do Metro Mondego...
eu gosto do pormenor do papa ir segurar os arcos!
gosto mesmo, que posso fazer...

:roll:

JAlmeida
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: quarta-feira, 07 novembro 2007 2:16

Mensagem por JAlmeida »

Eu estou de acordo com qualquer alteração que venha inovar e trazer melhorias para com a cidade de Coimbra, logo por aí sou de acordo com o Sistema de Mobilidade do Mondego.Acho que devemos apoiar o projecto pois só assim acontecerá.

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

O papa fica muito bem debaixo dos arcos do jardim, assim o sol não lhe vai torrar a careca!

Na prisão deviam vender aquilo para fazer um condominio fechado de luxo, isso é que dava dinheiro para fazer o prisão nova nos arrebaldes de graça! E as pessoas ficavam bem proteginas, não consta que alguém alguma vez tenha invadido a prisão! Já o contrário não é tão verdade! :lol:
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Deitem os muros abaixo e faça-se o centro cultural e um estacionamento subterrâneo de vários pisos para se tirar o trânsito da Alta.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

palmas à ideia do estacionamento subterrâneo!
bela ideia e seria uma óptima solução para os inúmeros veículos espalhados por ali... tinha que ser uma espécie de Ecovia ou até gratuito (deixem-me sonhar) senão não valeria a pena
prefiro a ideia de centro cultural, com teatros e vários espaços preparados para diversos espectáculos, que tanta falta faz nesta cidade...
o edifício é muito atractivo em termos arquitectónicos. tem um perfil muito próprio. o problema será o estado do mesmo... mas isso recupera-se não?
em relação ao metro que mude mais. que mude outros "papas" para debaixo de outros "arcos" pala cidade. mudanças dessas não são demais

Responder