Metro Mondego

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Lino
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Mensagem por Lino »

Porque na Avenida está mais acessível aos cidadãos que vão ali tratar dos seus assuntos pessoais e aos que vão trabalhar. Na Beira Rio a linha só contribui para afastar a cidade da margem. Deve-se fazer uma linha integrada no meio urbano, para um veículo mais eficiente e discreto que a automotora, e não uma lá num canto degradado a servir umas automotoras barulhentas e enormes, além de desconfortáveis.
Coimbra tem mais encanto... terá?
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userN
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Mensagem por userN »

Lino Escreveu:Porque na Avenida está mais acessível aos cidadãos que vão ali tratar dos seus assuntos pessoais e aos que vão trabalhar. Na Beira Rio a linha só contribui para afastar a cidade da margem. Deve-se fazer uma linha integrada no meio urbano, para um veículo mais eficiente e discreto que a automotora, e não uma lá num canto degradado a servir umas automotoras barulhentas e enormes, além de desconfortáveis.
quem sabe se essa zona não iria ficar reabilitada com a passagem do metro?
a lógica é reabilitar e não esquecer. já a agora a linha é logo atrás da seg. social etc, no máximo as pessoas andariam 50mts, só faz bem.
a solução fernão magalhães serve, mas para mim não é a melhor, vai criar ainda mais confusão numa artéria já hoje confusa...

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

Lino Escreveu:Porque na Avenida está mais acessível aos cidadãos que vão ali tratar dos seus assuntos pessoais e aos que vão trabalhar. Na Beira Rio a linha só contribui para afastar a cidade da margem. Deve-se fazer uma linha integrada no meio urbano, para um veículo mais eficiente e discreto que a automotora, e não uma lá num canto degradado a servir umas automotoras barulhentas e enormes, além de desconfortáveis.
Não sei bem qual é a tua visão do metro, mas eu acho que ele não é propriamente um "carro-vassoura" que vai recolhendo as pessoas pelo caminho. Parece-me que ele parará apenas em dois pontos (inicio e auto-industrial) logo todas as pessoas do espaço intermédio terão de se deslocar até às estações. Assim sendo qual é a diferença de se deslocarem para estaçoes feitas no local da linha actual? Qual a necessidade de meter aquele impecilho no meio da confusão geral?

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

sinceramente não concordo com a passagem pela Av Fernão Magalhães.. Logo a 20 metros (ou nem isso) e com a requalificação prevista para a Av Marginal tudo se resolveria.. é que o potencial de passageiros que existe na F.Mag é exactamente o mesmo que poderá existir uns metros ao lado.. e com a vantagem de acelerar a requalificação da zona..

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Metro apresentado em Paris

O Salão Europeu da Mobilidade de Paris apresentou, esta semana, uma solução para o futuro metropolitano ligeiro de superfície do Mondego: uma máquina que tanto pode operar numa rede de eléctricos como numa linha férrea regional.

Lembre-se que o velho projecto do metropolitano de Coimbra, reivindicado há quase duas décadas, tem-se revelado um pouco mais complexo, entre outros, devido ao facto de no seu percurso ter uma área de linha ferroviária, nos concelhos de Miranda do Corvo e Lousã, que terá de "casar" com o circuito urbano, a construir de raiz por entre velhos e degradados edifícios (alguns históricos) da Baixa da cidade Coimbra.

O Citadis Dualis, um tram-train de nova geração, que vai começar a circular em 2009 (o primeiro lote de 31 irá para Nantes e Lyon), foi a atracção da feira internacional de transportes públicos que decorreu em França precisamente por causa dessa sua dupla função: tanto circula pelo campo como pela cidade e é híbrido (funciona a a electricidade e a diesel).
A maqueta que a Alstom - empresa líder no mercado ferroviário - apresentou em Paris, entre os dias 10 e 12 de Junho, foi visitada e elogiada pelos maiores especialistas internacionais de mobilidade, que sublinharam o facto de a composição de "terrenos mistos" apresentar boas performances em matéria de velocidade e suavidade do centro da cidade para a periferia e vice-versa. Ao JN, Fernando Sunyer, da Alstom, esclareceu que "a composição que poderá vir a circular em Coimbra pode estabelecer um elo de ligação entre dois mundos - o urbano e o suburbano - suavemente e sem necessidade de transbordo porque pode operar tão à vontade numa rede de eléctricos como numa via férrea regional graças à sua alimentação multi-tensão compatível com a catenária das linhas regionais e a das redes urbanas".

O responsável da Alstom na Península Ibérica lembra que o Citadis Dualis "tem sinalizações e rodas adaptadas para dois tipos de linhas, uma altura de plataforma baixa e incorpora algumas das inovações tecnológicas desenvolvidas para o tram-train Regio Citadis, nomeadamente o engate retráctil que proporciona um melhor amortecimento dos impactos ocorridos nas estações e uma estrutura reforçada para protecção contra colisões em conformidade com as mais recentes normas de segurança". Fernando Sunyer, que conhece bem a cidade de Coimbra, garante que este modelo, pensado para cidades com 100 a 500 mil habitantes, apesar de moderno, "não interfere negativamente no casco urbano histórico local. Antes pelo contrário". "Coimbra é uma cidade monumental, histórica, única. Este veículo não 'fere' o património", assegura.
fonte
e aqui uma imagem do modelo proposto para Coimbra.. bem bonito :)

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Al Capone
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Mensagem por Al Capone »

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DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

daniel322 Escreveu:aqui uma imagem do modelo proposto para Coimbra.. bem bonito :)
Interessante, esse modelo.
Nao faz sentido ficar debaixo dos arcos. Podiam arranjar outro sitio para meter o homem. :lol:

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Lino
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Mensagem por Lino »

Para mim o metro deveria subir à universidade, beneficiando estudantes, funcionários e turistas, e a linha deveria contornar a rotunda... não tem sentido o Papa ficar à sombra do aqueduto...
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duffy
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Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Para mim o metro deveria subir à universidade, beneficiando estudantes, funcionários e turistas, e a linha deveria contornar a rotunda... não tem sentido o Papa ficar à sombra do aqueduto...
Pois.. a estátua pode constispar-se por estar à sombra nos dia mais frescos :P :lol:

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Lino
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Mensagem por Lino »

É uma questão de destaque... hoje vi nas notícias que a nova prisão de Coimbra será feita dentro dos próximos 5 anos, logo se os muros da prisão forem abaixo, os Arcos do Jardim só ficam melhor... e se o Papa ali está poderia ser um destaque importante tal como o Mata-Frades na Portagem...
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Robick
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Mensagem por Robick »

Olá não tenho postado por aqui, por falta de tempo para tudo, só tem dado, para uma leituras rápidas do que se vai escrevendo.

Tenho muitas dúvidas que os dirigentes de Coimbra consigam levar a bom porto o metro urbano/sub-urbanos!!! num horizonte próximo, pelo menos com a qualidade que a cidade necessita e merece.

De ambos os lados da barricada, só vejam dirigentes mais preocupados com os interesses do partido do que com os interesses da cidade.


Em relação à Prisão, fico sempre com medo do futuro. Algum de vocês recorda-se nos últimos 20 de projecto de qualidade que projecte a cidade no exterior, para além de outro edifício do polo 2 visto isoladamente.
A capacidade de decidir bem tem andado arrredada da cidade.
Gostaria que, pelo menos uma parcela pequena da muralha fosse preservada para memória futura.

Não há nada pior que uma cidade sem memória e Coimbra padece muito desse mal.


Quanto ao papa, os católicos que me perdoem, mas com tanta gente ao longo dos séculos que fez tanto por Coimbra, nunca consegui perceber, o que fez este papa por Coimbra que mereça mais do que uma placa alusiva num parede qualquer.

Uma estátua a Camões tendo em conta a importância que ele devia ter para a cidade, teria certamente, numa relação com a dimensão da estátua do papa, mais de 100 metros de altura. :twisted:
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Lino
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Mensagem por Lino »

Já temos um monumento ao Camões.
Do Papa ele visitou a cidade, dando-lhe projecção, sobretudo pelo processo de Fátima e da Irmã Lúcia, de que ele era amigo.

Sobre obras de projecção internacional temos a Ponte Raínha Santa Isabel, Ponte Pedro e Inês, a obra do parque verde, o Estádio C. de Coimbra por causa do Euro, Dolce Vita e Fórum, considerados melhores shoppings do mundo recentemente...

Esperamos a nova Intermodal e o centro cultural falado para a prisão.
E as obras de melhoria do centro histórico.
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Robick
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Mensagem por Robick »

Lino

Gosto da veia optimisma, mas a minha apreciação exclusivamente pessoal é muito pessimista..

Quando olho para aquele monumento ao Camões penso sempre, mas será que o homem só merece isto :?:
Houve uma altura que até parecia mais um monumento da juve leo.
Esta câmara mudando-o de lugar, deu-lhe mais alguma dignidade.

Mas já li que o metro mondego poderá passar por ali, obrigando a nova mudança (não se falou já disso por aqui?).

Sobre o papa, o homem esteve meia dúzia de horas, falou-se de Coimbra, é certo, mas lembras-te de 2 cidades onde o papa esteve noutros países? O Miguel Torga viveu cá uma vida inteira, onde está a estátua dele. :?:

Quanto às obras, há cidades em Espanha que com um décimo do dinheiro gasto na ponte RS Isabel, têm pontes do Calatrava que aparecem em revistas internacionais.
Salva-se a ponte pedonal, eu amo aquela ponte. :wink:

Falas do estádio, compara com o Braga. Goste ou não se goste dele, também já é um referência internacional, o nosso é apenas mais um estádio.´

O parque verde está bom sim senhor, mas apetece-me dizer a amostra está boa a agora vão fazendo o resto. Temos quantos km de margens a atravessar o concelho :?: , vê como está abandonado o Choupal, está exactamente igual ou pior ao aspecto que tinha à 20 anos atrás quando cheguei à cidade, é uma tristeza....

Falas dos nosso cc, o Fórum do ponto de vista de qualidade arquitectónica é pavoroso, há pouco tempo andava num concurso de aberrações do nosso urbanismo (português) recente e garanto-te que tinha muitos votos.

A qualidade que falas dos cc, penso que se referia a espaços interiores. Comparando com as cidades próximas, vê os cc de Aveiro com excelentes acessibilidades, ou o Palácio do Gelo, feito com capitais próprios de um grupo económico de Viseu.

Por nunca ter tido um grande presidente da Câmara, pelo menos depois do 25 de Abril, por não ter empresas dinâmicas em quantidade e dimensão, por a Universidade e a Câmara não conseguirem ter objectivos comuns, a cidade há muito foi ultrapassada por Braga e cada vez se vê menos a diferença em relação a Aveiro, Viseu ou mesmo Leiria.

Por tudo isto, tenho sempre uma grande desconfiança dos projectos que ouço para Coimbra.

Vê há quanto anos se anda a falar no que se vai fazer do Convento de São Francisco?
Pergunto porque é que Espinho consegui enterrar a linha e nós não? Porque é que Aveiro e Braga conseguiram obras importantes nas Estações da CP e Coimbra B parece quase igual ao tempo do filme capas negras?
Porque é que se deixou fazer aquela aberração do Bota Abaixo para que o Manuel Machado tive pelos menos, uma obra para inaugurar nas eleições (O mercado, muito menos ambicioso do que inicialmente se tinha falado), por que ajudou na precipitação, ao descalabro que foi a construção da RS Isabel?
Porque é que Cantanhede consegue construir primeiro que Coimbra um pólo tecnológico, para onde vão cientistas da Universidade de Coimbra?

Nota: Eu amo Coimbra, não consigo é ser cego a esta lenta decadência. :?
Última edição por Robick em domingo, 29 junho 2008 12:23, editado 1 vez no total.
Robick

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Lino
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Mensagem por Lino »

Eu gostei da tua ideia, a Coimbra falta um presidente conciliador e que chame a atenção como o Ramos de Poiares, o de Cantanhede ou o Fernando Ruas de Viseu que muito tem feito pela cidade, só faltando a via férrea...
Concordo contigo no que respeita ao fórum, o DV está num buraco e tem imensa luz exterior, algo que o fórum não aproveita nadinha, especialmente naquele local... e aquela torre inútil... deitava-a abaixo... essa e a da igreja parada em Montes Claros...
Depois temos a ACIC que nada faz, uma feira comercial e industrial que já teve os seus dias de glória, a câmara é dominada por interesses imobiliários e de poder, o edil não dialoga com o concelho, está tudo de costas uns para os outros, os concelhos não dialogam, depois temos vereadores que não fazem um chavelho, veja-se o da cultura... só pensa na OCC, tendo alguma razão, mas falta diversidade de eventos, grandes bandas a cá vir como já vieram os Stones e GMichael... não há animação de rua, aliás só se dificulta a vida a quem quiser fazer algo, falta um turismo interessante que não tenha um director a afirmar publicamente que Coimbra se vê em 2 horas... :roll:
Porque é que Coimbra apoia a activação de um aeroporto regional em Monte Real, lá não sei onde, em vez de alertar para a necessidade de um na zona de Coimbra que é um pólo cultural, académico, histórico e científico crescente?

E pronto, reina o chico-espertismo... :(

Falta alguém com visão, sonhos... tipo isto... ;)
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userN
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Mensagem por userN »

concordo com o que o lino e o robick a 100% , fico triste ao ver a minha cidade desvanecer... e ser "papada" por outras cidades...
ainda ontem fui a acic e foi uma tristeza, vi a feira em 20min, a expofacic passa-lhe a perna assim...

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