Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

userN Escreveu:concordo, coimbra B está uma VERGONHA...
se é lá que vai ser a gare do TGV quero me rir se não fizerem obras substanciais...
O que ouvi, de elementos ligados à REFER, é que para Coimbra B está prevista uma revolução enorme, do nível da que será feita na Gare do Oriente. Existiu já um projecto de remodelação da estação de Coimbra B(esteve até a concurso), mas depois com a história do TGV nunca avançou. Parece que será agora que se fará a remodelação conjunta de modo a servir a REFER e a RAV.

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

anaallo Escreveu:Sim aquilo é no mínimo impressionante, belo cartão de visita para quem entra em Coimbra de comboio!
Sim, de facto deixa má impressão a quem entra em Coimbra. Sinceramente foi o meu pensamento quando entrei em Coimbra de comboio pela primeira vez (2006).

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

userN Escreveu:concordo, coimbra B está uma VERGONHA...
se é lá que vai ser a gare do TGV quero me rir se não fizerem obras substanciais...
Parece-me lógico que, com as obras do TGV, a estação seja alvo de uma remodelação. A manutenção da estação tal como se encontra será um completo absurdo e estou em crer que a passagem do TGV vá fazer com que se construa uma estação digna e que Coimbra já merece há muito tempo.

Mas já agora, não é pelo facto da estação estar como está que eu deixe de andar de comboio. Sempre que preciso de andar de comboio é lá que vou e não é o aspecto da estação que me faça escolher o meu carro em detrimento do comboio quando tenho de ir, por exemplo, a Lisboa, sozinho!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Segundo a REFER a estação Coimbra-B ainda não sofreu nenhuma intervenção porque se está à espera da decisão final do traçado do TGV para que se construa de raiz uma nova estação intermodal (comboio+TGV+metro+rodoviária+paragem SMTUC+praça de taxis). Segundo um projecto que vi hà uns tempos a nova estação iria ser mesmo fantástica, inglobada ainda num complexo com shopping, arena de espectáculos e hotel..

Imagem

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

daniel322 Escreveu:Segundo a REFER a estação Coimbra-B ainda não sofreu nenhuma intervenção porque se está à espera da decisão final do traçado do TGV para que se construa de raiz uma nova estação intermodal (comboio+TGV+metro+rodoviária+paragem SMTUC+praça de taxis). Segundo um projecto que vi hà uns tempos a nova estação iria ser mesmo fantástica, inglobada ainda num complexo com shopping, arena de espectáculos e hotel..

Imagem
Onde vai ser esta estação :?: Onde está a estação Coimbra-B :?:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

a principio sim

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

A ir para a frente, trata-se de um mega projecto!
Mas sinceramente, a acreditar nisto, só daqui a uns bons anos...!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

dif88 Escreveu:a intenção do Governo, assumida há dois anos, de realizar obras no Ramal da Lousã para acolher no futuro um metro do tipo «tram-train» mas mantendo as actuais composições a diesel, com rodados adaptados, a circular mais alguns anos.
ou seja.. é isto que o governo pretende que seja prática diária em Coimbra: http://www.youtube.com/watch?v=Vgx7goJZ ... re=related

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tão leeeenta... e depois a confusão ao longo da linha... venha a remodelação e a nova Coimbra-B. Se for esse projecto fica excelente, Coimbra precisa urgentemente.
Mas acho que a estrada para a Figueira não deveria continuar em túnel, mas sim em viaduto. Só se o túnel não tiver mesmo nada a ver com o cochicho actual...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Acho que o projecto está lindo e espero que se realize, mas...
não vai se encontrarem pedaços de coimbra enterrados... tipo ruinas e assim...
aí é já não há obra nenhuma.... :lol: :lol:
Love hurts

daniel_ma
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quarta-feira, 05 março 2008 1:10

Mensagem por daniel_ma »

Vejam o artigo da Wikipedia sobre o projecto, o artigo tem um aspecto profissional, a informacao esta apresentada de uma forma muito completa, citando a historia, as varias intervencoes nos media.

http://de.wikipedia.org/wiki/Metro_Mondego



Curiosamente so existe em alemao, nem em portugues nem em ingles, o que certamente esta relacionado com o aproximar do lancamento dos concursos, o sistema e muito utilizado em cidades alemas.

Ate Coimbra-parque parece mesmo que vai avancar. O resto esta tudo dependente das decisoes sobre o TGV. O atraso nestas decisoes esta a ter custos grandes para Coimbra, em toda a zona a norte da Cidade e nao so, pois o novo PDM nao pode sair enquanto nao resolverem o assunto do TGV.

No artigo esta um mapa da MM com o terminal da RAVE em Taveiro, mas nos ultimos meses as noticias dizem Coimbra-B, esta indecisao nao deve estar a facilitar nada.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Mapa

Interessante esta imagem!!
Tem o projecto actual e as ligaçoes futuras a outros pontos da cidade e até outros concelhos, como já tinha sido aqui falado no forum.
Taveiro, Mealhada, Condeixa, Polo II e Polo III.

E aquelas linhas a tracejado, seram tambem futuras ligaçaoes?
O significa planungs-varinten??

E segundo o mapa o terminal do TGV ficará em Taveiro.

Interessante!! :roll:

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

espero bem que o TGV não vá para taveiro.
prefiro sem dúvida e é muito mais racional para mim que vá para coimbraB.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A ir para Montemor deveria ter uma estação mesmo na vila, pois a actual estação é muito longe da vila... são uns 5km e sem transportes de ligação... quem planeou isso não é nada esperto...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu: Interessante esta imagem!!
Tem o projecto actual e as ligaçoes futuras a outros pontos da cidade e até outros concelhos, como já tinha sido aqui falado no forum.
Taveiro, Mealhada, Condeixa, Polo II e Polo III.
Tou a ver que o pessoal aqui do Forum tem muitas ilusões, tem tem! :roll:

Responder