Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Além disso o Porto até é uma boa comparação, pois o concelho tem apenas mais uns 100.000 habitantes que nós. Pode ser muita coisa mas é uma boa comparação. Além disso temos, como o Porto, população em toda a região envolvente, visto que muitos de cá vão viver para fora e têm que viajar para cá para estudar e trabalhar.

Além disso, há uma coisa essencial em Coimbra: transportes nocturnos. Deve haver transportes nocturnos, pelo menos de hora a hora. É que só haver táxi não dá jeito nenhum, e dou o exemplo das filas enormes em noites de Queima e Latada que fazem com que os táxis da cidade que fazem circuito nocturno só estejam por conta daquilo. Chego a ir à Polícia e fico que tempos à espera... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

ohhh transportes nocturnos...
Até à 1h da manhã era lindo...
Love hurts

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

uma solução que a Coimbra, segundo alguns, aparentemente "não serve", é desejada por outros:
«Afinal, as cidades de Braga e Guimarães poderão vir a ser ligadas através de metro de superfície.

A novidade foi, hoje, apresentada pelo presidente de câmara de Braga no final da última reunião do executivo camarário antes das férias.
fonte
e ainda: Plano (não-oficial) para uma hipotética rede em Braga


acho que as pessoas de Coimbra ainda não perceberam a sorte que este concelho tem em ser privilegiado com um investimento desta envergadura, que irá permitir um desenvolvimento mais sustentado do seu território e com os custos suportados em grande parte pelo governo. Durante anos queixámo-nos da falta de investimento no concelho de Coimbra, e com razão.. mas quando um investimento aparece afinal já ninguém quer.. :roll:

uma coisa é certa, se Coimbra não quiser o metro já vários concelhos deste país fazem fila para o ter.. e novamente iríamos perder uma oportunidade de ouro de voltarmos a estar entre as cidades mais importantes do país.. e não apenas mais uma..

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Eu antes era contra...mas depois da dificuldade de transportes que passo à noite e para são martinho...passei a aceitar a ideia.
Love hurts

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

e voltando um pouco atrás
Ruizito Escreveu:E quem é que o sustenta?
Estrutura accionista da Sociedade Metro Mondego:

O capital social da Metro-Mondego, S.A. (1.075.000 €) está, desde Junho de 2001, distribuído pelos accionistas da seguinte forma:

Estado 53%
Município de Coimbra 14%
Município da Lousã 14%
Município de Miranda do Corvo 14%
REFER 2.5%
CP 2.5%

ou seja, 58% são capitais estatais, o principal accionista do projecto.. é que, caso não saibas, és tu que pagas com os teus impostos o Metropolitano de Lisboa..
Sociedade Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L. - Relatório Contas 2006

O “Esforço Financeiro do Estado”, atingiu o montante global de m€ 26.948

Capital Ativo Imobilizado Financiado pelo Estado: 2.711.595.891 -> 79,8% do total
fonte
a pagar por pagar, que seja algo que usufruas, não?
Última edição por daniel322 em quinta-feira, 10 abril 2008 1:47, editado 3 vezes no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

{mineirinha} Escreveu:Eu antes era contra...mas depois da dificuldade de transportes que passo à noite e para são martinho...passei a aceitar a ideia.
o problema, no teu caso, é que numa primeira fase o metro não vai para São Martinho.. :(

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

e voltando ainda mais atrás
Ruizito Escreveu:- Não sei se sabem mas só o valor previsto para o metro representa mais do que a totalidade do valor do QREN a que a região de Coimbra poderia ter direito, o que seignifica que se este projecto avançar, durante anos não se fará mais nenhuma obra minimamente significativa no concelho. É isto que querem? Pois eu não!
eu vejo de uma perspectiva diferente: Coimbra está agora a ser recompensada pelos anos (décadas) sem investimento:
Os factos são:

* Coimbra é o distrito com a terceira menor taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional, só negativamente superada por Bragança e Guarda.

No ranking nacional do desenvolvimento do PRN, apenas 3 distritos apresentam uma taxa de execução abaixo dos 45%.
Em Coimbra é de 41%.
fonte

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu acho os transportes de coimbra maus a nivel de horarios. Um bom exemplo disso é ver a fila que se cria na fernao de magalhaes para os taxi! Já cheguei a estar mais de 30 minutos na fila (nao há autocarros para celas as 9)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

e eu sei,mas pelo menos para a baixa ja ia existir e isso ja ajudava mt
Love hurts

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Acho que há aqui uma grande confusão em relação a tudo o que escrevi, mas já agora vou tentar ser mais esclarecedor:
- Nunca me mostrei contra o investimento na linha da Lousã, com a sua modernização, algo que acho urgente e justificável. Por isso o argumento dos carros que vêm de fora etc não tem nada a ver com aquilo que eu tenho defendido;
- O que eu sou manifestamente contra é com o troço urbano para o hospital, sem falar nos ridiculos desvios propostos para a Solum;
- Não tenho dúvidas que o metro é uma mais valia para a cidade, a questão não é essa, é saber se o investimento a que obriga é ou não justificável. Não tenho dúvidas que se Miranda do Corvo construísse um estádio de futebol para 30 000 pessoas, ficava valorizada, mas haverá alguém que ache que isso é uma boa opção?
- O suposto serviço que o metro urbano irá prestar já é assegurado pelos SMTUC (com prejuizos), tentou-se com a Ecovia (com prejuizos) e agora acham que o metro milagroso vai ser um sucesso económico;
- É verdade que são os meus impostos que financiam o metro de Lisboa, mas isso não justifica que se façam metros em todo o lado, só para que os contribuintes se sintam mais satisfeitos;
- Coimbra está atrasada no Plano Rodóviario? Pois é uma pena que assim seja, mas se se fizer o metro ainda mais atrasada vai ficar porque na próxima década nem mais um km de estrada será feito;
- Alguém aqui disse que o Porto só tem mais 100 000 habitantes que Coimbra, mas o metro do Porto não passa só pela cidade como sabem, não percebo como podem achar que há qualquer tipo de comparação entre um universo de mais de 1 milhão de pessoas e 150 000;

- E para finalizar Daniel322 fica sabendo que o primeiro comentário agressivo não foi o meu a chamar-te iluminado, foi o teu quando respondeste ao meu comentário sobre a Ecovia com um "só compara o metro à Ecovia quem não sabe o que diz". Se achas que isso é ser simpático, então estamos conversados.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Olá, bom dia
Ruizito Escreveu: - O que eu sou manifestamente contra é com o troço urbano para o hospital, sem falar nos ridiculos desvios propostos para a Solum;
A Solum (e arredores) é uma zona com elevada densidade populacional e (ainda) em franco crescimento. O metro faz sentido no local onde há pessoas para servir e neste sentido não vejo como ridículo um traçado que contemple a passagem por essa zona.
No meu caso particular, que aí habito, se tiver a oferta desse serviço utilizá-lo-ei. Passarei a utilizar ainda menos o carro para deslocações dentro da cidade. Os SMTUC são uma fraca alternativa pois são muito limitados nos horários e encravam frequentemente no trânsito o que torna as viagens um pouco demoradas.

Cumps

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:Alguém aqui disse que o Porto só tem mais 100 000 habitantes que Coimbra, mas o metro do Porto não passa só pela cidade como sabem, não percebo como podem achar que há qualquer tipo de comparação entre um universo de mais de 1 milhão de pessoas e 150 000;
Nem o metro de coimbra vai passar so pela cidade. Como já deves saber o metro vai passar noutros concelhos (lousa e miranda).
E ainda é so a primeira fase, pois futuramente pode ser alargado a outros concelhos como condeixa.
Esses numeros foram mal apresentados.
1 milhao de pessoas na area metropolitana do porto
150 mil pessoas na cidade de coimbra
455 356 pessoas na area metropolitana de coimbra.
Mas estes numeros nao interessam muito pois a nem o metro do porto nem o metro de coimbra abrangem a totalidade da GAM
Ruizito Escreveu:Coimbra está atrasada no Plano Rodóviario? Pois é uma pena que assim seja, mas se se fizer o metro ainda mais atrasada vai ficar porque na próxima década nem mais um km de estrada será feito;
Tambem nao se pode só pensar em estradas. Á que pensar em alternativas ao uso do carro. E o metro irá melhorar a situaçao de excesso de carros na cidade.
Estradas: AE coimbra - viseu
Variante sul da circular externa de coimbra
Ruizito Escreveu:O suposto serviço que o metro urbano irá prestar já é assegurado pelos SMTUC (com prejuizos), tentou-se com a Ecovia (com prejuizos) e agora acham que o metro milagroso vai ser um sucesso económico
SMTUC com prejuizo??? :?
Os smtuc nao tendo apoio do estado ainda se conseguem sustentar.
E o metro para os HUC faz todo o sentido. Os autocarros para lá vao sempre cheios.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:
{mineirinha} Escreveu:Eu antes era contra...mas depois da dificuldade de transportes que passo à noite e para são martinho...passei a aceitar a ideia.
o problema, no teu caso, é que numa primeira fase o metro não vai para São Martinho.. :(
Deveria ir, pelo menos, até Taveiro, pois tem o estádio, a zona industrial, o retail park... e daí seguir para, pelo menos, a Granja do Ulmeiro, ligando-se a uma linha a norte do rio que serviria S. João do Campo, S. Silvestre e etc. que têm muita população. E Montemor é prejudicada pela distância da estação ferroviária...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:- O que eu sou manifestamente contra é com o troço urbano para o hospital
esse é precisamente o troço que eu acho fundamental, mais ainda que o troço Serpins-Parque

mas já agora, explica porquê que és contra.. é que falas, falas.. mas não justificas nada..
Ruizito Escreveu:- O suposto serviço que o metro urbano irá prestar já é assegurado pelos SMTUC (com prejuizos), tentou-se com a Ecovia (com prejuizos) e agora acham que o metro milagroso vai ser um sucesso económico;
ruizito.. os SMTUC são um serviço.. tal como os Hospitais.. ou sugeres que os Hospitais devam passar a dar lucro ou então fecham-se todos? O que existe é uma dualidade de critérios pois as redes de Lisboa e Porto são financiadas pelo Governo (sim, tb dão prejuízo e não é pela falta de passageiros)
Ruizito Escreveu:- É verdade que são os meus impostos que financiam o metro de Lisboa, mas isso não justifica que se façam metros em todo o lado, só para que os contribuintes se sintam mais satisfeitos;
pois não, por isso é que temos a sorte de ter sido escolhidos. Mas não tenhas duvidas que se Coimbra não quiser Braga chega-se à frente. E tu pagas na mesma..
Ruizito Escreveu:- Coimbra está atrasada no Plano Rodóviario? Pois é uma pena que assim seja, mas se se fizer o metro ainda mais atrasada vai ficar porque na próxima década nem mais um km de estrada será feito;
Caramba rapaz.. mas pq é que tu não lês antes de falar?
Requalificação do IP3
Auto Estrada Coimbra-Viseu
IC3 Coimbra-Tomar
IC12
IC1 - Marinha Grande-Mira
IC6
e ainda a requalificação da EN342

mas se tu dizes que nem um km mais será feito, quem sou eu (e o governo) para te contrariar?
Ruizito Escreveu:- Alguém aqui disse que o Porto só tem mais 100 000 habitantes que Coimbra, mas o metro do Porto não passa só pela cidade como sabem, não percebo como podem achar que há qualquer tipo de comparação entre um universo de mais de 1 milhão de pessoas e 150 000;
foi o Lino, e com razão na comparação que fez. É que tu dizes que o importante é a requalificação da linha da Lousã e o traçado urbano (HUC) que é absurdo, mas depois falas na população de Coimbra e "esqueces-te" da população de Lousã, Miranda Corvo e Serpins.. engraçado, não?

e nuns posts acima está a previsão para a área de influência do Metro, caso te dês ao trabalho de voltar atrás para ler, fala lá em cerca de 300 mil habitantes
Ruizito Escreveu:- E para finalizar Daniel322 fica sabendo que o primeiro comentário agressivo não foi o meu a chamar-te iluminado, foi o teu quando respondeste ao meu comentário sobre a Ecovia com um "só compara o metro à Ecovia quem não sabe o que diz". Se achas que isso é ser simpático, então estamos conversados.
volto a dizer.. "se a carapuça serviu".. e aliás, o mesmo comentário posso voltar a fazer em relação a esta frase, mas esta observação já é direccionada a ti e não a quem servir a carapuça:
Ruizito Escreveu:Não tenho dúvidas que se Miranda do Corvo construísse um estádio de futebol para 30 000 pessoas, ficava valorizada, mas haverá alguém que ache que isso é uma boa opção?
desculpa, mas comparar estádios de futebol a sistema de mobilidade urbana é do outro mundo :roll:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Olha o Daniel322 é a última vez que vou responder a um comentário teu porque francamente já estou farto de discussões estéreis.
Quando alguem me apresentar um estudo económico credível em que fique demonstrado a sustentabilidade do metro, que diga com toda a clareza que o investimento nas obras e os custos de exploração/manutenção quando o serviço entrar em funcionamento, vão ser compensados com as receitas criadas, então eu estarei na primeira fila a aplaudir o metro, mas até lá...

E já agora dizes que falo, falo mas não demonstro nada, diz-me lá tu o que é que já demonstraste quanto à viabilidade financeira desta obra.

Os estudos falam em 300 000 habitantes? Até podiam falar em 500 000, atirar números para o ar é fácil. A realidade é que se somarmos os 60 000 ou 70 000 do concelho das zonas onde passa o metro (retirando toda a Margem Esquerda e Zona Norte do Concelho) com os 30 000 de Miranda e Lousã mal chega aos 100 000, pelo menos são esses os dados dos Censos do INE, a não ser que haja outros mais credíveis.

A comparação com o estadio em Miranda foi apenas como é óbvio uma analogia, mas parece que algumas pessoas só percebem o que querem, por isso passo a explicar: Não estamos num país assim tão rico que se possa avançar com todo o tipo de obras só porque se acha que são mais valias, é necessário saber se de facto são prioridades ou não, e se temos dinheiro para as sustentar. Aliás comparar mobilidade com estádios é ridiculo, mas comparar com hospitais a dar lucro e coisas do género já deve ser muito acertado!

Eu pelo menos em minha casa, nunca compro nada que não tenha dinneiro para pagar, se todos fizessem assim se calhar nem as câmaras municipais nem as familias portuguesas estavam na situação de endividamento que estão. A câmara de Coimbra já é das mais endividadas do país, quando tiver mais uma factura enorme a pagar por causa do metro, estou para ver onde vai desenterrar o dinheiro. Ainda virá o tempo em que as câmaras criarão impostos especiais para pagar obras especiais e aí veremos o que vão dizer as pessoas quando a factura lhes bater à porta. A titulo de exemplo, só hà poucos anos é que a população de Montreal no Canadá deixou de pagar um imposto especial criado para custear os Jogos Olimpicos de 1976.
Se é isso que querem para o futuro da cidade, pois eu não.

Responder