Metro Mondego
- Lino
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O que está em causa é o metro na sua integralidade, quer o traçado urbano quer o regional. Queremos mais e melhores transportes para a cidade e uma alternativa à automotora poluente da Linha da Lousã, além de ligação a outras cidades e vilas desta área. Se houver um metro limpo, económico e eficiente será mais um argumento para não se usar carro na cidade, que entope com todo o tráfego aqui existente. Acidente na zona norte = fila desde a Casa do Sal ou Fernão de Magalhães até à Pedrulha ou Adémia. Acidente no Açude Ponte ou via rápida de Taveiro = fila enorme no açude, Santa Clara... trânsito na zona sul = filas na saída sul... defendo mais e melhores transportes.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Sim, eu nao quis dizer que o metro fora da cidade mesmo nao tinha logica, apenas quis realçar que a linha dentro tem bastante lógica.Lino Escreveu:Sim, Celas é um caos para estacionar, e tem vários autocarros. Então imagina quem mora mais longe da cidade ou do concelho com os parcos meios de transporte que há... se não fosse o Moisés, Transdev, etc. as pessoas estavam lixadas.
Em Quioto o preço de uma viagem de autocarro é exactamente o mesmo que em Coimbra (metade do preço para crianças) e os únicos bilhetes especiais que há são passes de um dia, que só compensam a partir da 3ª viagem. Depois também há uns bilhetes de um dia para autocarro e metro, mas esses são de turismo e só compensam para cima de 3 ou 4 viagens. Por isso acho que os preços aqui em Coimbra não estão muito maus.Lino Escreveu:É incrível saber que em Coimbra o preço de uma viagem com uma senha seja mais de 80 cêntimos e que quem não tenha senhas tenha de pagar 1.50€ ou mais pelo bilhete de motorista...
Na Alemanha, na área onde estive, um bilhete de grupo de 5 pessoas, para 24h, custa menos de 20€ (para os vários transportes da rede regional, que abrange localidades de três estados). Cá não há bilhete de grupo e isso seria bom.
Agora, para sair de Coimbra, esses sim são caros. O equivalente de uma viagem até Aveiro no Japão custa no máximo metade do preço. Espero que, como disse o Banjix, no metro não caiam no mesmo erro que o pessoal da CP. Se querem que as pessoas passem a usar os transportes públicos, então que os façam desejáveis de um ponto de vista económico. Caso contrário vão ter uma base de utilizadores muito reduzida e depois começam a queixar-se que ninguém os usa.
- Lino
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Não é ter quase de graça, mas é tê-lo a preço justo que faça ser mais barato andar de metro que de carro.
É incrível o comboio regional para Aveiro ser 4.90€ e o intercidades para o Porto ser 10€. O bilhete para Aveiro, pelo serviço que é, é caro!
Na minha opinião, os preços de Coimbra são caros só por ter autocarro, agora se fosse autocarro e metro...
É incrível o comboio regional para Aveiro ser 4.90€ e o intercidades para o Porto ser 10€. O bilhete para Aveiro, pelo serviço que é, é caro!
Na minha opinião, os preços de Coimbra são caros só por ter autocarro, agora se fosse autocarro e metro...
Coimbra tem mais encanto... terá?
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www.metrodoporto.pt.2500 veículos terão já deixado de estacionar, diariamente, no centro da cidade do Porto, por causa da circulação das composições do metro, de acordo com os cálculos apresentados no estudo elaborado pela empresa TIS.
11 mil milhões de partículas poluentes não terão sido lançadas para o ar, por causa da circulação do metro e consequente conquista de passageiros aos transportes rodoviários colectivos e individuais, indica o estudo.
Período do estudo
Os benefícios que o metro já acarretou dizem respeito ao período entre o início da operação comercial (Janeiro de 2003) e o final do primeiro semestre de 2005. O estudo indica, também, uma previsão para os mesmos números, tendo em conta o ano de 2030 (após 27 anos de operação comercial)
Vantagens crescentes
O estudo prevê que os benefícios sociais e ambientais do metro do Porto serão crescentes. E a um ritmo considerável. Se no primeiro ano de operação, as vantagens financeiras eram de seis milhões de euros, em 2030 o montante será de quase 185 milhões.
Transportes
O estudo afiança que, em 2030, os benefícios relativos aos ganhos de tempo nas deslocações totalizarão 768 milhões de euros. Um número que resulta da soma das parcelas relativas à conquista de passageiros ao transporte colectivo (282,6 milhões) e ao transporte individual (485,4 milhões).
..pensava que os velhos do Restelo eram de Lisboa..
Então compara os preços dos autocarros! São uma fortuna. Leiria-> São 7,20 com cartão jovem (8 euros preço normal). Ah, e os 4,90 é preço com desconto de cartão jovem ou então com a compra de 2 bilhetes (coimbra-> Oiã Oiã-> Aveiro)Lino Escreveu:Não é ter quase de graça, mas é tê-lo a preço justo que faça ser mais barato andar de metro que de carro.
É incrível o comboio regional para Aveiro ser 4.90€ e o intercidades para o Porto ser 10€. O bilhete para Aveiro, pelo serviço que é, é caro!
Na minha opinião, os preços de Coimbra são caros só por ter autocarro, agora se fosse autocarro e metro...
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É um debate democrático, mas nós estamos a apresentar argumentos a favor... a população não é o único argumento que se pode ter contra.Ruizito Escreveu:...e eu pensava que este era um forum democrático onde cada um podia exprimir a sua opinião, mesmo que ela seja contrária à da maioria, sem ter de gramar com apartes despropositados...
Aqui debatemos ideias e apresentamos dados que as justificam...
Por exemplo, há quem defenda a torre do Arnado e eu sou contra a dita cuja.
Coimbra tem mais encanto... terá?
O Metro (ou lá o que venha a ser) é urgentissimo para a cidade e região de Coimbra, não só pela revitalização da linha da Lousã, que bem necessita, mas também pela evolução. Se pretendemos apanhar as grandes cidades, temos de ter mais valias, tendo nós grandes dificuldades de mobilidade, o metro passa a ser um peso pesado na argumentação do porquê de vivermos numa boa cidade. Quantos carros vêm da Lousã para Coimbra? Onde estacionam? E o pânico que se vive para estacionar nos HUC? E até falo no futuro, Pereira do Campo, Taveiro, Eiras, Mealhada, Condeixa, zonas que a médio prazo necessitam de uma ligação tão urgente como a linha da Lousã. A sua rentabilização e sustentabilidade, advém depois da relação que se cria com a população, se pago 3€ de estacionamento diários mais a gasolina, não me compensará ir para o centro da cidade num meio de transporte que foge ao trânsito e que ficará por um preço um pouco abaixo dos 3€ que pago só de estacionamento?
É a evolução...eu até vos diria, vamos meter trolleys pela região fora, mas a fazê-lo, temos de criar caminhos abertos onde apenas estes possam passar, e terão de ser viaturas novas, com piso rebaixado, comodidade e uma simples marcha atrás....:)
Seria uma evolução...
É a evolução...eu até vos diria, vamos meter trolleys pela região fora, mas a fazê-lo, temos de criar caminhos abertos onde apenas estes possam passar, e terão de ser viaturas novas, com piso rebaixado, comodidade e uma simples marcha atrás....:)
Seria uma evolução...
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vê lá tu, ruizito, que este fórum é tão democrático, que sendo tu o único user contra o metro nenhum dos teus posts foi ignorado.. aliás, foste o único que respondeu "agressivamente", chamando-me de iluminado
eu sei que essa tua boca foi para mim, mas depois de extensos posts a explicar as vantagens do sistema de mobilidade aqui discutido e tu sempre do contra gostava que em vez de reclamares mostrasses tb argumentos a justificar a tua posição, ou seja, porque é que achas que o metro vai ser mau para Coimbra e qual a alternativa que propões.
ou a tua alternativa é ficar tudo na mesma?
ps: esse post não foi um aparte, uma vez que te baseaste no metro do Porto para dares uma tua opinião, eu coloquei dados reais existentes no site do metro do Porto para demonstrar as vantagens que a cidade de Porto está a ter com o sistema, sendo que esta cidade é o melhor exemplo pelo qual Coimbra se pode guiar (a nivel nacional, claro)
eu sei que essa tua boca foi para mim, mas depois de extensos posts a explicar as vantagens do sistema de mobilidade aqui discutido e tu sempre do contra gostava que em vez de reclamares mostrasses tb argumentos a justificar a tua posição, ou seja, porque é que achas que o metro vai ser mau para Coimbra e qual a alternativa que propões.
ou a tua alternativa é ficar tudo na mesma?
ps: esse post não foi um aparte, uma vez que te baseaste no metro do Porto para dares uma tua opinião, eu coloquei dados reais existentes no site do metro do Porto para demonstrar as vantagens que a cidade de Porto está a ter com o sistema, sendo que esta cidade é o melhor exemplo pelo qual Coimbra se pode guiar (a nivel nacional, claro)
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concordo com tudo.. e não esquecer que o preço da gasolina/gasóleo está a aumentar dia após dia.. e com o metro vamos substituir tanto as locomotivas diesel da linha da lousã como os velhos autocarros por um sistema eléctrico.. ou seja, a médio/longo prazo os custos de manutenção serão ainda menores (comparativamente)JAlmeida Escreveu:O Metro (ou lá o que venha a ser) é urgentissimo para a cidade e região de Coimbra, não só pela revitalização da linha da Lousã, que bem necessita, mas também pela evolução. Se pretendemos apanhar as grandes cidades, temos de ter mais valias, tendo nós grandes dificuldades de mobilidade, o metro passa a ser um peso pesado na argumentação do porquê de vivermos numa boa cidade. Quantos carros vêm da Lousã para Coimbra? Onde estacionam? E o pânico que se vive para estacionar nos HUC? E até falo no futuro, Pereira do Campo, Taveiro, Eiras, Mealhada, Condeixa, zonas que a médio prazo necessitam de uma ligação tão urgente como a linha da Lousã. A sua rentabilização e sustentabilidade, advém depois da relação que se cria com a população, se pago 3€ de estacionamento diários mais a gasolina, não me compensará ir para o centro da cidade num meio de transporte que foge ao trânsito e que ficará por um preço um pouco abaixo dos 3€ que pago só de estacionamento?
É a evolução...eu até vos diria, vamos meter trolleys pela região fora, mas a fazê-lo, temos de criar caminhos abertos onde apenas estes possam passar, e terão de ser viaturas novas, com piso rebaixado, comodidade e uma simples marcha atrás....
Seria uma evolução...
toda a gente sabe que Coimbra é uma cidade sem alternativas de escoamento de trânsito, basta um acidente no IC2, Fernão Magalhães ou Guarda Inglesa e a cidade pára.
O que se esquecem é que os SMTUC tb param.. o metro não pára, pois tem um canal próprio