Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:mas abrir a Rua Direita ao trânsito automóvel? Ou seja, a Baixa já é caótica e ainda querem piorar a situação?
mas quem é que vai abir a Rua Direita ao tráfego.. vocês deviam ir ler o projecto ao site da metromondego antes de falar.. o tráfego vai ser apenas pela Avenida Central e desta forma pretende-se inclusive que a Rua da Sofia seja pedonal :wink:

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

As Beiras Escreveu:Coimbra
“Tram-train” vai parar em Taveiro
Era a reviravolta no projecto que ninguém esperava. Na última reunião do executivo, a maioria, presidida por Carlos Encarnação, agendou à última hora uma proposta de novo traçado para o metro de superfície. Para obviar o problema surgido com o chumbo do traçado na Solum, a Sociedade Metro Mondego decidiu apostar numa linha que abrange a margem esquerda do Mondego. A proposta, ontem conhecida do executivo, prevê a instalação do “tram-train” até Ceira, sofrendo na zona da Ponte da Portela um desvio junto à nova circular de ligação à zona da Boavista. Aqui chegadas, as carruagens serão colocadas no piso inferior (vulgo passadiço) da Ponte Rainha Santa em direcção a Santa Clara. Para que tal seja possível, a sociedade, maioritariamente constituída por capitais públicos, prevê reforçar a actual estrutura com algumas toneladas de betão.
A linha proposta pela sociedade prevê a passagem junto ao futuro Centro de Congressos (actual Convento de S. Francisco), subida em direcção ao centro da freguesia e passagem posterior à porta do Centro Hospitalar de Coimbra (Hospital dos Covões), das escola superiores de Tecnologias da Saúde e de Enfermagem, antiga fábrica Bayer e Escola Superior Agrária de Coimbra. A passagem do metro nesta zona vai obrigar a demolir parte das residências do Instituto Politécnico de Coimbra.
As carruagens seguem depois para a actual Linha do Norte, através de uma passagem subterrânea. A actual paragem de Bencanta será remodelada para vir a acolher, quer o tram-train quer as actuais carruagens da CP. Ao mesmo tempo, será criada uma linha de ligação à futura estação de Coimbra-B.
Nesta bifurcação, está prevista a possibilidade dos tram-train irem até Pereira, aproveitando como acontece no caso da Lousã e Miranda do Corvo o grande número de pessoas que ali já habitam. De Bencanta até Pereira, estão previstas as estações de Taveiro, Ameal, Arzila e Pereira.
No caso de Taveiro, é o projecto que está mais adiantado. No projecto apresentado na reunião do executivo, foi dito que a estação ficará situada junto ao futuro Teatro, pertença do Grupo Amador de Teatro de Taveiro (GATT).
A proposta, dada a conhecer pelo presidente Álvaro Maia Seco, foi reconhecida por todos os vereadores como tendo “pernas para andar”. E, como tal, mandataram o vice-presidente João Rebelo para conduzir as negociações com o Metro Mondego de forma a que o processo de expropriações para a sua instalação comece ainda este ano. Segundo as contas reveladas na reunião, o projecto agora apresentado custará cerca de 120 milhões de euros e já terá obtido luz verde da Secretaria de Estado dos Transportes e do próprio Primeiro-Ministro. O acordo, segundo foi revelado, foi conseguido no passadp sábado em Mortágua, após a apresentação da concessão da Auto-Estrada Coimbra-Viseu.
É tão óbvio que é a mentira do dia :lol: Podiam ter inventado algo mais credível :roll:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

devia ser verdade, devia :) :lol:

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Ainda cheguei a iludir-me quando li a notícia logo de manhã. Mas depois lembrei-me: "Que diabo! Hoje é dia 1 de Abril..."
É triste verificar que em Portugal as boas ideias sirvam de brincadeira para o dia das mentiras! Sic transit gloria mundi...
Ricardo Nuno

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

até estava a correr bem, mas aqui estragaram tudo:
Aqui chegadas, as carruagens serão colocadas no piso inferior (vulgo passadiço) da Ponte Rainha Santa em direcção a Santa Clara.
já lá passei algumas vezes a pé e julgo que não tem sequer altura para lá caber uma composição

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

:lol: O tabuleiro inferior da ponte se tiver 1,90m ja é muito! Mas por acaso até que não era má ideia.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:
Ruizito Escreveu:E se achas que é o tal famigerado troço urbano que vai rentabilizar o metro pensa outra vez.
um metro não existe para dar lucro mas sim para prestar um serviço.. ou achas que o metropolitano de Lisboa dá lucro?

Para prestar o "serviço" temos os SMTUC, um "buraco financeiro" pago com os nossos impostos. Não precisamos de mais nenhum sorvedouro de dinheiro...
Ruizito Escreveu:Quem precisa de um transporte de acesso rápido à cidade são as pessoas de fora, pois as que moram cá dentro tem os SMTUC.
O metro dentro da cidade liberta os SMTUC para zonas mais periféricas.. ou queres que Coimbra seja "inovadora" e, ao contrário do resto do mundo inteiro, coloque metro para as aldeias e mantenha os autocarros poluentes no centro histórico?

Não era essa a filsofia da Ecovia? Com os resultados que se sabem...
:?:

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

A propósito: já alguém leu a versão impressa das Beiras de hoje? É que na edição online, não há qualquer referência ao facto da notícia ser ou não mentira.
Ricardo Nuno

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Para prestar o "serviço" temos os SMTUC, um "buraco financeiro" pago com os nossos impostos. Não precisamos de mais nenhum sorvedouro de dinheiro...
mais vale então acabar com os SMTUC.. passa a andar tudo de táxi.. :roll:
Ruizito Escreveu:Não era essa a filsofia da Ecovia? Com os resultados que se sabem...
:?:
A Ecovia foi das melhores ideias que tiveram em Coimbra nos ultimos anos, e foi muito elogiada no estrangeiro, tendo sido até copiada

o problema é que os SMTUC não souberam cativar os utilizadores, talvez devido à pequena cobertura dos shuttles (quem quer ir pata zonas onde a Ecovia não ia tinha de comprar bilhetes adicionais) ou ainda por causa dos limitados horários (7h00 às 20h00, e quem trabalha após esse horário?)
E principalmente, nunca houve um parque na margem de Santa Clara, a principal porta de entrada na cidade..

Mas o facto de um sistema não funcionar não inviabiliza outros e só compara o metro à ecovia quem não sabe o que diz.. basta olhares aqui para o lado, para o Porto :wink:

o problema é que esta cidade não quer mudar.. prefere ficar sempre na pasmaceira e olhar apenas para o seu "glorioso" passado..

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Neste último post, o daniel322 disse algumas verdades. De facto, a Ecovia foi uma excelente, hipotecada pela má implementação. A fraca adesão pode ser explicada pelo facto da Ecovia não responder às necessidades das pessoas.

A inércia que existe em relação à mudança é muito grande. É por isso que projectos que até podiam ser altamente vantajosos cairam em desgraça, como foi com a Ecovia e como parece estar a ser com o Metro.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

alvarovaz
Regular
Regular
Mensagens: 174
Registado: domingo, 20 janeiro 2008 12:01
Localização: Coimbra

Mensagem por alvarovaz »

eu penso que vocês tão a confundir as coisas. Os SMTUC são uma coisa a ECOVIA é outra, ambos não pertencem á mesma empresa. Peço desculpa se estou enganado, mas penso que é assim. Corrigam-me se tiver enganado
Alvaro Vaz

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Estás enganado. A Ecovia era um serviço prestado pelos SMTUC.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Ricky147 Escreveu:A propósito: já alguém leu a versão impressa das Beiras de hoje? É que na edição online, não há qualquer referência ao facto da notícia ser ou não mentira.
Se vires bem a edição online (e ampliares a foto da página principal) está lá referido que era a peta do dia :wink:

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

:lol: Não tinha visto a capa. Limitei-me a ler os textos.
Ricardo Nuno

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

alvarovaz Escreveu:eu penso que vocês tão a confundir as coisas. Os SMTUC são uma coisa a ECOVIA é outra, ambos não pertencem á mesma empresa. Peço desculpa se estou enganado, mas penso que é assim. Corrigam-me se tiver enganado
http://www.smtuc.pt/ecovia/index.php :wink:

Responder