Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

Interfaces:

Ceira


http://i152.photobucket.com/albums/s164 ... ceira2.jpg

conhecendo esta zona como ela está presentemente não consigo mesmo imaginá-la assim como aparece nesta imagem, mas seria um espectáculo que se consiga concretizar :!:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

um dia que tenhas tempo podias era tirar uma foto à zona actualmente (+- do mesmo ângulo dessa imagem) para nós compararmos :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

sim, daniel, isto fica nem a 1 km de minha casa
posso lá dar uma saltada

do mesmo ângulo torna-se um bocadinho dificil, mas eu vou tentar
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

daniel322 Escreveu:um dia que tenhas tempo podias era tirar uma foto à zona actualmente (+- do mesmo ângulo dessa imagem) para nós compararmos :mrgreen:
pronto, podes comparar à vontade, isto foi o melhor que eu consegui fazer

Imagem
Imagem

espero que consigas comparar :!:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

já vi.. tiraste as fotos do lado oposto :mrgreen: mas dá para perceber bem, não me parece assim tão dificil de concretizar :)

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

daniel322 Escreveu:já vi.. tiraste as fotos do lado oposto :mrgreen: mas dá para perceber bem, não me parece assim tão dificil de concretizar :)
ena pá, falhou-me esse pormenor

eu cheguei á estação já sem me lembrar bem da imagem e por isso é que deu buraco
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

mas dá para perceber bem, obrigado pelo trabalho B)

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

eu volto lá, não te preocupes :D
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Demolições concluídas com um ano de atraso
Com mais de um ano de atraso, só em finais de Maio deverá estar concluída a primeira fase das demolições/desconstruções para a criação do canal do metro na Baixa da cidade. Uma providência cautelar interposta por um antigo proprietário atrasou o processo

As demolições na Baixa de Coimbra para abertura do canal do metro deverão estar concluídas em finais de Maio. Paradas há mais de meio ano, as intervenções prevêem a estabilização das fachadas e demolição do interior de dois prédios na Rua Direita e um na Rua Nova, pertencentes à Metro Mondego, explicou ao Diário de Coimbra Serra Constantino, director da Protecção Civil Municipal.
A primeira fase da intervenção para criar o corredor do traçado urbano do metropolitano começou em Março de 2006, no Bota-Abaixo, seguindo-se, depois, apenas em Janeiro de 2007. Recorde-se, que, após uma vistoria de técnicos da Divisão de Licenciamentos Diversos e Fiscalização da Câmara Municipal de Coimbra, a Metro Mondego foi notificada a, num prazo de dois meses, proceder à demolição/desconstrução de oito prédios, que já não ofereciam condições de habitabilidade e ameaçavam ruir.
Dado o perigo de colapso e de acidentes graves, Carlos Encarnação, presidente da autarquia, declararia a situação de alerta para a área de intervenção e zona circundante e dava um prazo de 48 horas a moradores para abandonarem as suas casas, o que na altura motivou alguns protestos.
Conforme explicou ao Diário de Coimbra Serra Constantino, o atraso ficou a dever-se a uma providência cautelar interposta pelo antigo proprietário de uma das parcelas, que, após algum período de negociações, acabou por chegar a acordo com a Metro Mondego, que passou a ser a dona do edifício.
Terminado este processo, proceder-se-á à abertura a peões e trânsito automóvel da Rua Direita, enquanto se aguardam os trâmites legais para avançar com a segunda fase de demolições e desconstruções, que está dependente da aprovação de projectos.
O Diário de Coimbra tentou obter esclarecimentos de Álvaro Maia Seco, presidente da Sociedade Metro Mondego, mas sem sucesso.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

É o que dá as ideias megalomanas! Se tratassem primeiro da reconversão, electrificação e modernização do ramal da Lousã, esse sim prioritário, em vez de andarem com chinocadas de troços urbanos na Solum e para o Hospital, que alem de carissimos duvido que venham a ser rentavesi, se calhar este processo não estava tão encalhado!
Se estes iluminados andassem como eu andei, mais de 10 anos a viajar diáriamente nas automotoras do tempo da outra senhora, se calhar pensariam doutra maneira.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

tá-me a parecer que tens uma visão "à passageiro da linha da lousã".. a ligação coimbra-lousã não é a prioridade da região nem sequer é o que tornaria o projecto sustentável

A solução para a linha da Lousã era, não a transformação em tram-train mas sim o prolongamento da linha até Arganil ou mesmo Oliveira do hospital, isso sim seria prioritário para a zona interior do distrito ;)

megalomano era fazer um "metro" para ligar Coimbra à Lousã.. mais valia então a remodelação do perfil da EN17 (que já devia estar feito)

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Desculpa mas eu não falei em fazer um metro até à Lousã, e sim modernizar a linha, o que é bem diferente.
E se achas que é o tal famigerado troço urbano que vai rentabilizar o metro pensa outra vez. Quem precisa de um transporte de acesso rápido à cidade são as pessoas de fora, pois as que moram cá dentro tem os SMTUC.
Sinceramente não estou a ver um individuo da Solum ou do Vale das Flores trocar os autocarros directos para Celas, Universidade, Hospital etc. por um metro urbano que vai dar uma volta enorme ao Arnado, com milhentas paragens pelo caminho

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Para ir à Solum prefiro o Metro ao autocarro...
Sobre as demolições, algumas são necessárias, mas abrir a Rua Direita ao trânsito automóvel? Ou seja, a Baixa já é caótica e ainda querem piorar a situação?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Lino Escreveu:Para ir à Solum prefiro o Metro ao autocarro...
Sobre as demolições, algumas são necessárias, mas abrir a Rua Direita ao trânsito automóvel? Ou seja, a Baixa já é caótica e ainda querem piorar a situação?
Se calhar até vai ficar mais caotica, mas faz sentido.
Pois uma pessoa que venha da portagem e pertenda ir por exemplo para a praça da republica já evitava continuar na fernao magalhaes (que é bastante caotica), passar pelo arnado e rua da sofia, bastando apenas passar pela rua direita, indo logo directo para a avenida sá da bandeira.

:wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Desculpa mas eu não falei em fazer um metro até à Lousã, e sim modernizar a linha, o que é bem diferente.
..então estamos de acordo..
Ruizito Escreveu:E se achas que é o tal famigerado troço urbano que vai rentabilizar o metro pensa outra vez.
um metro não existe para dar lucro mas sim para prestar um serviço.. ou achas que o metropolitano de Lisboa dá lucro?
Ruizito Escreveu:Quem precisa de um transporte de acesso rápido à cidade são as pessoas de fora, pois as que moram cá dentro tem os SMTUC.
O metro dentro da cidade liberta os SMTUC para zonas mais periféricas.. ou queres que Coimbra seja "inovadora" e, ao contrário do resto do mundo inteiro, coloque metro para as aldeias e mantenha os autocarros poluentes no centro histórico?
Ruizito Escreveu:Sinceramente não estou a ver um individuo da Solum ou do Vale das Flores trocar os autocarros directos para Celas, Universidade, Hospital etc. por um metro urbano que vai dar uma volta enorme ao Arnado, com milhentas paragens pelo caminho
eu tb não estou a ver, pelo menos enquanto não existir metro.. depois.. logo se vê.. :wink:
Última edição por daniel322 em segunda-feira, 31 março 2008 21:21, editado 1 vez no total.

Responder