Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Gostava de ver o que é que aconteceria em lisboa ou no porto se parassem as obras do metro a meio. :roll:

Vou ficar atento ás notícias sobre as expansões do ML. Tenho quase a certeza que essas não vai ser adiada nem suspensas. :twisted:

Todo sabemos que o que vai ser poupado nas obras do MM vai ser gasto nunca obra qualquer da grande capital.
Enfim... é a m*rd* de país que temos.
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ando a ver, no SSC, o ppl de Lisboa todo pimpão com obras nas estações deles da linha de Sintra e fico piúrça por ver estações ali a serem feitas do 0 e a nossa a cair aos pedaços, onde temos que passar à frente do comboio...
O ML, daqui a 6 meses, vai ao aeroporto (isso apoio, já lá deveria estar), mas irrita-me comentários da malta de fora de Cbr vir dizer que não é preciso e tal...
Enfim... gente que só conhece pelos números... irritante ver que Coimbra não vai para a frente e que a ACIC nem o presidente da CMC fazem nada. E já nem falo do palonço do governador civil que é a verdadeira marioneta do governo...
A Regionalização é urgente.

Pessoal, e uma petição pela regionalização tal como a que o Bruno lançou pelo MM?
Posso fazer o texto e tudo.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Lino Escreveu: Pessoal, e uma petição pela regionalização tal como a que o Bruno lançou pelo MM?
Posso fazer o texto e tudo.
Para esse peditório já demos. Foi chumbado em referendo!
E a regionalização serviria para quê? Não havendo dinheiro para distribuir qual seria a diferença, haver ou não regiões? Eu digo-te quais eram: mais uns tachos para os governos regionais e seu staff, a distribuição continuaria desigual e ficava tudo na mesma.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O referendo não foi conclusivo porque, tal como o 1º do aborto, teve demasiada abstenção. Tudo decorrente de um debate mal feito, de mapas nada favoráveis a cada uma das regiões, falta de informação... enfim, típico de um país em que os candidatos ainda ofereciam micro-ondas para terem votos.
Com a reforma da Constituição, já o Marques Mendes falou de retirar a obrigatoriedade de referendo a um assunto tão importante.
Apoio a regionalização como uma forma de cada região decidir o seu futuro, de se financiar melhor, de ter um desenvolvimento mais integrado. De não esperar por Lisboa para fazer uma obra em Vidago ou na Amareleja.
Vejamos o caso dos Açores e da Madeira.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Para esse peditório já demos. Foi chumbado em referendo!
E a regionalização serviria para quê? Não havendo dinheiro para distribuir qual seria a diferença, haver ou não regiões? Eu digo-te quais eram: mais uns tachos para os governos regionais e seu staff, a distribuição continuaria desigual e ficava tudo na mesma.
Não necessariamente, a criação de regiões implicaria a adequação/supressão do Governo Civil e CCDRC, não a simples criação de novos cargos..

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Lino Escreveu:Apoio a regionalização como uma forma de cada região decidir o seu futuro, de se financiar melhor, de ter um desenvolvimento mais integrado. De não esperar por Lisboa para fazer uma obra em Vidago ou na Amareleja.
Vejamos o caso dos Açores e da Madeira.
Num país pequeno como o nosso, isto não devia ser necessário. Mas como já disseram, criar as regiões, por si só, não resolve nada.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Os actuais governos civis são marionetas do governo central, não governam nada. Têm uma estrutura enorme e cara e são 18 num mapa absurdo.
Todos os processos têm que ir a Lisboa, todas as decisões passam por lá, por deputados que são eleitos por um distrito mas que não o representam de facto, pois muitas vezes nem o conhecem e às suas potencialidades, interesses e problemas.
Em Lisboa têm obras, têm metro, têm estações ferroviárias novinhas em folha, têm investimento. Fora daí há obras adiadas e cortes orçamentais.
Portugal é pequeno, mas a Suíça ainda é muito mais e tem cantões autónomos, e já nem falo da Bélgica.
Criar as regiões pode não resolver, tem é que se partilhar o poder e não só meter um ministério aqui e uma secretaria ali como fez o palonço do Santana.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Não é que eu seja contra a regionalização, mas temos de perceber o país em que vivemos. Criar regiões, além de ir criar rivalidades artificiais, não resolvia os nossos problemas.
Obviamente que uma região do tipo Lisboa e Vale do Tejo, continuaria a levar a fatia de leão. Não me parece que com regiões criadas, assim de repente passasse a haver mais dinheiro disponível para investir em Bragança.
É verdade que os Governos Civis não servem para nada, mas são o espelho do que seriam os governos regionais se fossem criados.
Açores e Madeira não são comparáveis, têm especificidades próprias e na verdade se não fossem as constantes transferências de capital do Governo Central, não sei que seria delas.
Exemplos que foram aqui dados da Suíça, Bélgica etc., são casos completamente diferentes de regiões com especificidades próprias, cultura, lingua, tradições diferentes. No caso da Bélgica por exemplo, se não existissem as duas regiões com autonomia, decerto que o país já se tinha desmembrado (e mesmo assim não sei se tal não acontecerá no futuro).

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

É confusão minha ou a Metro Mondego está na lista das instituições públicas destinadas a ser extintas, ou melhor integradas noutars? E o Presidente demitiu-se, certo?
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

z00p
Regular
Regular
Mensagens: 146
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 3:55

Mensagem por z00p »

Certo.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A Bélgica, que já nem quis especificar, tem 2 realidades culturais diferentes, o que em Portugal não acontece. Não seriam rivalidades artificiais, seria uma forma de cada região se preocupar consigo própria e deixar o Estado com a defesa, a representação externa, coordenação do funcionamento do país...
Para Portugal dou mais o caso suíço em que os cantões se governam a si próprios, não pondo a soberania nacional e etc. em causa. Isso de dividir o país e das rivalidades foi uma treta dos centralistas inventada aquando do referendo para levar a sua avante...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Lino Escreveu: Não seriam rivalidades artificiais, seria uma forma de cada região se preocupar consigo própria e deixar o Estado com a defesa, a representação externa, coordenação do funcionamento do país...
Para Portugal dou mais o caso suíço em que os cantões se governam a si próprios, não pondo a soberania nacional e etc. em causa.
Lino, eu não ponho em causa que na teoria isso tudo é verdade. Mas por acaso já reparaste bem no país onde vivemos? Achas mesmo que se se criassem regiões, isto passava a ser como a Suíça? Para isso era preciso termos mentalidade suíça e se a tivéssemos, não era preciso regionalização para nada.
Nem é preciso ir mais longe, quando se falou na possível criação das regiões, no caso concreto da Região Centro, em vez de discussões concretas sobre o positivo ou não da criação da região, o que se viu foi uma discussão estéril de qual seria a futura capital da região, como se fosse esse o tema principal a discutir. Só por aqui se vê o modo como esta temática é conduzida, sempre a reboque de lobbys e pressões sedentos de poder, cujo principal objectivo é garantir o seu tacho.
Até digo mais, se extinguissem algumas das autarquias existentes não se perdia nada, quanto mais criar novos órgãos, para dar poleiro a mais uns quantos!

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Ruizito Escreveu:
Lino Escreveu: Até digo mais, se extinguissem algumas das autarquias existentes não se perdia nada, quanto mais criar novos órgãos, para dar poleiro a mais uns quantos!
Apoiado!!!
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

T3.coimbra
Regular
Regular
Mensagens: 120
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

E depois admiram-se por que querem acabar com estas empresas:

"Despesa com carros disparam custos da Metro Mondego

Jipe BMW para o presidente do Conselho de Administração, o demissionário Álvaro Maia Seco, e dois outros BMW (série 5) para os vogais executivos Carlos Picado e João Rebelo, são uma parte dos custos que a Sociedade Metro Mondego (MM) está a suportar em “regalias e compensações” atribuídas aos seus dirigentes.

Só estas três viaturas custam cerca de 40 mil euros por ano ao erário público em prestações pagas à instituição financeira, combustíveis, seguro e reparações. ..."

daqui: http://www.asbeiras.pt/2010/11/despesa- ... o-mondego/

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Estas são daquelas coisas.. é necessário existirem veículos numa empresa que gere empreitadas ao longo de 30 kms, parece-me óbvio.. mas não é necessário que sejam topo de gama e destinados somente aos dirigentes, ainda para mais tendo estes direito a despesas de representação...

Só duas notas, a primeira positiva para o prof Álvaro Seco, que sempre que o vi, utilizava o veículo pessoal, a segunda tem a ver com João Rebelo, que não percebo o que faz na MM e porque tem direito a carro..

Responder