Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Sabes que é que isso quer dizer bru_nex? Que afinal não estava assim tudo tão sólido, garantido e estudado como foi dado a entender pelos promotores do metro.
E não te esqueças que é o próprio governo que diz "uma eventual sobrecarga das responsabilidades das Câmaras relativamente aos custos de operação". Ou seja neste caso o governo está preocupado não só com os custos para si próprio, mas também com os custos para as câmaras no futuro, que já estão completamente estranguladas.
Já não é novidade que eu sempre levantei aqui estas questões, mas não passo de um anónimo cidadão. Agora ouvir o presidente da MM falar constantemente nos custos e o próprio governo a levantar estas dúvidas sobre as questões financeiras, se calhar devia levar as pessoas a reflectir bem sobre aquilo que estão a fazer.
Apesar de todas as criticas que aqui recebi por defender a posição que defendo, verifico que afinal existem algumas pessoas responsáveis que têm as mesmas dúvidas que eu, o que demonstra que tudo o que afirmei não é um mero chorrilho de disparates como pretenderam dar a entender.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Acho que nunca disse que a questão financeira do metro era um mero chorrilho de disparates. Aliás, muitos dos que são pró-metro, como eu, partilharam contigo dúvidas em relação à questão financeira.

No entanto parece-me que é prematuro ter este discurso. Eu prefiro esperar para ver o que vai acontecer na próxima segunda-feira.

Vai ser apresentado o projecto da nova baixa no Espaço Metro e vai estar presente também o novo secretário de Estado dos transportes que vai consignar as empreitas entre Serpins e o Alto de S. João. Parece-me que vai ser a altura de esclarecer o assunto, com SMM e Governo lado-a-lado. Além do mais, não sei até que ponto isto será bem assim, num altura em que a oposição critica o Governo por causa das metas de Quioto e, ainda há dias, referiu o caso do Metro Mondego que ainda não está a funcionar. Há ainda que acrescentar a vontade do nosso PM em fazer obras. Esperemos que Coimbra possa beneficiar dessa vontade.

A preocupação com a questão financeira tem importância. É óbvio que tem. Eu acho estranho que ainda ninguém tenha pensado na questão das sobrecargas das Câmaras em relação aos prejuízos do metro. Mas, admitindo que ninguém pensou nisso, vamos pensar agora e vamos encontrar maneira de resolver o problema. Acho que há muitas coisas estranhas em torno desta notícia.
E, claro.... todos estamos conscientes que este projecto está sujeito a diversos atrasos porque há várias forças que se encontram aqui. Se não houver concertação de forças, o processo vai ser mais moroso. Eu adorava que o metro estivesse por cá em 2013, mas tenho noção que vai ser muito difícil porque as várias instituições não estão unidas em torno dele. E sabes porquê? Porque Lisboa está pouco importada com Coimbra! Eu admito que haja atraso. E até posso admitir que o Governo queira avançar com a construção da Linha do Hospital um tempo depois, dado que estamos num cenário de crise social, com falta de emprego e tudo o mais... Agora, se for para adiar um ano ou o que seja, exige-se que seja feito um calendário rigoroso que seja respeitado. Para termos a certeza que daqui para a frente fica tudo feito na data prevista.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

O que é grave nisto tudo é que a linha já está a ser desmantelada. Todos os entraves que foram surgindo ao longo dos anos impediram o projecto de avançar, mas do mal o menos já que a linha estava em funcionamento. Agora corre-se o risco de ficar anos e anos sem metro e sem comboio, num péssimo serviço para todos os que utilizam diariamente o mesmo.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:O que é grave nisto tudo é que a linha já está a ser desmantelada. Todos os entraves que foram surgindo ao longo dos anos impediram o projecto de avançar, mas do mal o menos já que a linha estava em funcionamento. Agora corre-se o risco de ficar anos e anos sem metro e sem comboio, num péssimo serviço para todos os que utilizam diariamente o mesmo.
Porque é que dizes que é um péssimo serviço? Conheço pessoas que se deslocavam no comboio e agora vêm de autocarro e estão satisfeitas.
Analisando o hórario dos transportes alternativos, parece-me que está muito bom. Por exemplo, em Miranda do Corvo, de manhã na hora de ponta, têm autocarro de 5 em 5 minutos e à tarde têm autocarro de 10 em 10 minutos, com a opção de irem num autocarro directo. Isto na minha opinião é muito bom.
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Não vamos baralhar as coisas!

Estamos a falar em adiar a linha do hospital e em reorganizar a forma como os custos vão ser suportados. A linha da Lousã vai continuar a ser arranjada e o metro entrará lá em funcionamento. Acho que estás a ser muito pessimistas.
As pessoas queixavam-se do comboio. Agora vão ter metro e queixam-se do autocarro. Quando tiverem metro vão arranjar outra queixa qualquer...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu:
Ruizito Escreveu:O que é grave nisto tudo é que a linha já está a ser desmantelada. Todos os entraves que foram surgindo ao longo dos anos impediram o projecto de avançar, mas do mal o menos já que a linha estava em funcionamento. Agora corre-se o risco de ficar anos e anos sem metro e sem comboio, num péssimo serviço para todos os que utilizam diariamente o mesmo.
Porque é que dizes que é um péssimo serviço? Conheço pessoas que se deslocavam no comboio e agora vêm de autocarro e estão satisfeitas.
Analisando o hórario dos transportes alternativos, parece-me que está muito bom. Por exemplo, em Miranda do Corvo, de manhã na hora de ponta, têm autocarro de 5 em 5 minutos e à tarde têm autocarro de 10 em 10 minutos, com a opção de irem num autocarro directo. Isto na minha opinião é muito bom.
É o feedback que tenho tido. É verdade que há mais horários mas vir da Lousã de autocarro não é o mesmo do que vir de comboio. Para alem de que terão obviamente que existir mais autocarros pois não esqueças que o comboio em cada viagem transportava muito mais gente. Então nas horas de ponta eram três carrugens cheias de gente em pé. Isso equivale a vários autocarros.
Conheço casos de pessoas que chegaram ao fim da viagem a vomitar. E seja como for se o serviço fosse assim tão bom, então não era preciso o metro, bastava ficarem os autocarros em definitivo.
Actualmente não utilizo o serviço, espero que esteja bem melhor, mas há uns bons anos atrás, quando fizeram obras na linha e também houve autocarros, o serviço era péssimo.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: A linha da Lousã vai continuar a ser arranjada e o metro entrará lá em funcionamento. Acho que estás a ser muito pessimista.
Como é que podes ter certeza disso? A noticia não fala só da linha do hospital. Parece-me que as questões ainda em aberto se referem ao projecto global. Não te esqueças que a variante da Solum por exemplo é carissima e sem ela o metro não funcionará tal como projectado.
Eu espero estar a ser péssimista, era bom para todos. Oxalá não esteja é a ser mas é "realista".

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Posso dizer isto porque o Secretário de Estado vai consignar a obra entre Serpins e o Alto de S. João na próxima segunda-feira em Coimbra. Como é óbvio, o homenzinho não vai consignar uma obra e depois mandar parar tudo a meio, não é? Se há todas estas dúvidas numa altura em que ainda pouco está feito, se há uma altura para parar é agora. E se mesmo assim o Secretário de Estado vem consignar a obra, então é porque não vai mesmo parar e é mesmo para fazer.
Portanto, na pior das hipóteses, o metro começa a funcionar entre o Alto de S. João e Serpins na primeira fase. Essa deve ser a prioridade para retirar os autocarros de funcionamento o mais rapidamente possível.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Metro Mondego:
CONVITE - APRESENTAÇÃO DO PROJECTO DA NOVA BAIXA DE COIMBRA NO TROÇO ENTRE A BEIRA RIO E A CÂMARA 13-01-2010

A Administração da Metro Mondego tem o prazer de convidar V. Exa. para a apresentação do projecto de Implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego no troço ente a Beira Rio e a Câmara, no próximo dia 18 de Janeiro de 2010, pelas 16:00h, no Espaço Metro, em Coimbra.

A apresentação do projecto será efectuada pelo Arq. Gonçalo Byrne, que coordenou todos os trabalhos.

Convite
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Como é óbvio, o homenzinho não vai consignar uma obra e depois mandar parar tudo a meio, não é?.
Pois posso-te afirmar que isso já aconteceu noutros casos e até por várias vezes, pelos motivos mais diversos. É que consignar uma obra não é garantia de que a mesma termine, e muito menos nos prazos estabelecidos no inicio.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Uma coisa é consignar e mais tarde perceber os problemas. Outra coisa é perceber os problemas agora e mesmo assim consignar, que é o caso. Por isso, acho que não há perigo.

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Alguém sabe ou tem ideia de quando podem abrir vagas para admissão de funcionários para emprego no Metro Mondego?

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Encontrei um vídeo no youtube sobre os benefícios/custos do metro mondego.

http://www.youtube.com/watch?v=h8MiWmem_ZY&NR=1

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Pessoal, estou neste momento a escrever-vos do Espaço Metro através do telemóvel. Vou pondo o pessoal a par do que acontecer aqui. Vai ser apresentado o projecto da nova Baixa de Coimbra. Vai estar ca o arquitecto Goncalo Byrne.
A sala esta cheia de gente. Muitos jornalistas, sobretudo. Quando aqui cheguei (fui o primeiro) o pessoal do Espaco Metro ficou a olhar para mim como se fosse um ET. Sim... Eu asseguro-vos que não sou um ET. Lol.

Até já, pessoal.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

O presidente da SMM, Alvaro Maia Seco diz que daqui a 2 ou 3 meses estarão concluídos todos os estudos e deve ser possível, espera ele, retomar o processo de demolições no canal Beira Rio - Camara.

Responder