Forum Coimbra (Centro Comercial)

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Por muito chato que estas visitinhas possam parecer, e apesar de todas as críticas que tenho ouvido acho que elas são necessárias. Aliás basta olhar para os estabelecimentos que fecham e ver as razão que levam a isso. Por um lado vai acabando com esses estabelecimentos de má qualidade, por outro lado vai criar algum receio nos outros que ainda não foram visitados e que assim se vêem "obrigados" a manter a higiene e as questões burocráticas actualizadas.
Claro que pelo meio é triste ver fechar alguns tascos que nos eram "queridos" como já foi também falado. Aí é talvez falta de boa vontade (embora as regras devam ser para todos, claro), porque quem vai a esses tascos sabe à partida que condições esperar (higiene e serviço), e se vai é porque as aceita.
Desde que as inspecções cumpram também as regras e abranjam toda a gente (grandes e pequenos), apoio e espero que no futuro possamos ir comer a qualquer restaurante descansados sem pensar no que se possa estar a passar na cozinha :)

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

winger Escreveu:Por muito chato que estas visitinhas possam parecer, e apesar de todas as críticas que tenho ouvido acho que elas são necessárias. Aliás basta olhar para os estabelecimentos que fecham e ver as razão que levam a isso. Por um lado vai acabando com esses estabelecimentos de má qualidade, por outro lado vai criar algum receio nos outros que ainda não foram visitados e que assim se vêem "obrigados" a manter a higiene e as questões burocráticas actualizadas.
Claro que pelo meio é triste ver fechar alguns tascos que nos eram "queridos" como já foi também falado. Aí é talvez falta de boa vontade (embora as regras devam ser para todos, claro), porque quem vai a esses tascos sabe à partida que condições esperar (higiene e serviço), e se vai é porque as aceita.
Desde que as inspecções cumpram também as regras e abranjam toda a gente (grandes e pequenos), apoio e espero que no futuro possamos ir comer a qualquer restaurante descansados sem pensar no que se possa estar a passar na cozinha :)
utopia

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

utopia porquê? eu sou 100% a favor destas fiscalizações e só tenho pena que não tenham começado é à mais tempo.. o problema é que os tugas não gostam de cumprir regras e por isso é que a asae tem a fama que tem..

Avatar do Utilizador
guga_13
Regular
Regular
Mensagens: 196
Registado: terça-feira, 12 setembro 2006 12:52
Localização: Coimbra

Mensagem por guga_13 »

daniel322 Escreveu:utopia porquê? eu sou 100% a favor destas fiscalizações e só tenho pena que não tenham começado é à mais tempo.. o problema é que os tugas não gostam de cumprir regras e por isso é que a asae tem a fama que tem..
x2

Os tugas têm pavor a fiscalizações, por isso é que alguns donos dão dinheiro aos fiscais.. mas eles não vão nisso :D

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

guga_13 Escreveu:
daniel322 Escreveu:utopia porquê? eu sou 100% a favor destas fiscalizações e só tenho pena que não tenham começado é à mais tempo.. o problema é que os tugas não gostam de cumprir regras e por isso é que a asae tem a fama que tem..
x2

Os tugas têm pavor a fiscalizações, por isso é que alguns donos dão dinheiro aos fiscais.. mas eles não vão nisso :D
utopia pelo simples facto de haver sempre aquela fuga mesquinhas e a tentação de enganar as entidades fiscalizadoras, apenas isso.
ou acham que enquanto consumidor não prezo pela minha segurança alimentar e não só?
concordo com a actuação da ASAE, claro que às vezes exageram um pouco, mas regra geral é para o nosso bem enquanto consumidores.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

userN Escreveu:concordo com a actuação da ASAE, claro que às vezes exageram um pouco
eles não exageram, simplesmente cumprem rigorosamente as leis. não têm culpa das leis serem mal feitas ou inadequadas :wink:

..mas isto já é outro tópico.. :p

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

daniel322 Escreveu:
userN Escreveu:concordo com a actuação da ASAE, claro que às vezes exageram um pouco
eles não exageram, simplesmente cumprem rigorosamente as leis. não têm culpa das leis serem mal feitas ou inadequadas :wink:

..mas isto já é outro tópico.. :p
de acordo.

Avatar do Utilizador
guga_13
Regular
Regular
Mensagens: 196
Registado: terça-feira, 12 setembro 2006 12:52
Localização: Coimbra

Mensagem por guga_13 »

Eu apoio a ASAE quando eles vão a zonas da restauração, se vou comer fora quero que esteja tudo dentro do prazo de validade

[Fui hoje ao Forúm e os que estão fechados são apenas 4 (Só Peso; Dr. Bacalhau; As Nossas Sopas; Mille Paste)]

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pessoalmente não sou contra a ASAE, mas estou contra a forma como eles actuam. Devem ser visitas com carácter pedagógico, para dizer "é necessário isto, isto e aquilo" se for necessário. Depois se os proprietários tiverem dinheiro, que façam eles as obras, caso não tenham, deve haver um fundo de apoio (de micro-crédito, por exemplo) para os pequenos proprietários fazerem as obras, de forma a que mantenham os seus negócios mas em condições. Agora fechar por fechar e pronto nem pensar.
E as actuações não devem ter componente de espectáculo público, devem-se portar como a Polícia Judicária ou assistentes sociais.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cbr
Novato
Novato
Mensagens: 30
Registado: terça-feira, 18 setembro 2007 23:50

...

Mensagem por cbr »

O que mais estranho nesta situação é caso se deva o encerramento , de facto, a "problemas burocráticos e afins" com se ouve dizer (mais concretamente a licenças) como é que a gestão dum centro comercial deixa abrir as portas a um estabelecimento que não cumpre "as regras"... imaginemos por suposição que em vez do que se consta (os tais problemas burocráticos) se começava a constar (meramente exemplo) que em cada um dos estabelecimentos tinha sido encontrados p.explo 50 ratos... isso não poria em risco o funcionamento de toda a área de restauração? quem quereria ir a um centro comercial onde são encontrados ratos?....portanto acho muito estranho como é que uma administração dum centro comercial deixa funcionar espaços sem licenças...
"ah tal e coiso eles só se interessam pelo lucro...e pela renda ao final do mês"...creio que nestas situações esse argumento não se aplica, pois do outro lado da balança está o bom nome do centro comercial e comparativamente tem um peso enormmmme em relação a umas "míseras rendas".

Quanto à actuação da ASAE ainda bem que existe e cada caso que aparece só demonstra o facilitismo que se viveu (e vive) nesta país.

Acho que não devem agir na calada da noite, nem "escondidos". Existem leis que são para serem cumpridas, os funcionários deste organismo só estão a exercer um direito que os assiste e qualquer proprietário só está a "exercer" um dever. Acho que o resultado de qualquer inspecção deveria ser "afixado" de forma pública para o consumidor ....

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Eu apoio a acção da ASAE. Nestas situações, como em muitas outras, o grande problema da sociedade portuguesa é haver leis a mais e cumprimento das mesmas a menos. Qualquer entidade que se esforce por ordenar sectores completamente desregrados é bem vinda. Claro que acho um exagero o aparato que por vezes acompanha a ASAE, mas no essencial a sua acção é benéfica. E também muitos dos excessos que são atribuidos aos inspectores da ASAE são falsos, nunca aconteceram e servem apenas para tentar que a opinião pública tenha uma ideia errada do que se passa.

Aocc
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 12 fevereiro 2008 13:00

Mensagem por Aocc »

Um comerciante precisa de fazer uma pequena obra na sua loja, e pede autorização à câmara. Como não pode esperar as eternidades que a câmara demora a processar o pedido, decide avançar com obra para melhorar a qualidade do seu serviço, enquanto aguarda que a papelada chegue. Passam-se meses, a obra já concluída há imenso tempo e papeis da câmara nem vê-los. Um lindo dia passa a ASAE e fecha-lhe o estabelecimento por não ter a documentação regularizada. Esta é uma de muitas histórias verídicas que muitos comerciantes, incluindo do fórum coimbra, infelizmente têm para contar.

Alguém falava de utopia, concordo perfeitamente. Uma ASAE justa, só no dia em tudo o resto que há neste país funcionasse bem = utopia.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Deixe-se de fechar os olhos a actos corruptos e às ofertas para "acelerar os processos" (e por conseguinte atrasar outros que deviam estar a ser processados) e talvez as coisas corram com celeridade e correctamente.

O problema está na sociedade, não nas entidades fiscalizadoras.
Imagem

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

Forum Coimbra comemora Dia do Livro
Amanhã é “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”. Neste sentido, o Forum Coimbra concebeu um conjunto de actividades que procura incentivar à leitura. “Horas do Conto” e visita guiada à Fnac são algumas propostas para um dia composto por muitas letras e animação

No sentido de comemorar o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o Forum Coimbra desenvolve, amanhã, todo um conjunto de iniciativas que, tendo como público-alvo escolas, professores, crianças e pais, procura incutir e promover hábitos de leitura. Se, por um lado, se pretende que os mais novos desenvolvam o gosto pelo livro, por outro, promove-se o enriquecimento cultural, assim como o desenvolvimento da região.
Das 10h00 às 16h00, são várias as actividades previstas. No Espaço Infantil e na Praça Água, terão lugar, durante a manhã, quatro sessões de “Hora do Conto”, assim como uma visita guiada à Fnac, que permitirá às crianças aprender sobre técnicas de pesquisa e de arquivo. Segue-se o almoço e, durante a tarde, uma sessão de cinema infantil.
“Conto de Natal” será o desafio lançado pelo Forum Coimbra a todas as crianças do concelho de Coimbra, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Trata-se de uma prova de escrita que se poderá concretizar em termos individuais ou em grupo, até ao dia 30 de Junho. Os 30 melhores contos serão, numa fase posterior, ilustrados e publicados num livro a editar pelo Forum Coimbra.
«Aprende-se a escrever, escrevendo. E tu podes vir a ser um grande escritor. Que tal começares já?» é o desafio lançado pelo Forum Coimbra, em comunicado de imprensa. Para mais detalhes acerca do passatempo, o regulamento encontrar-se-á disponível no balcão de informações do estabelecimento comercial.
A comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma de muitas actividades que o centro comercial dinamizará no decorrer do ano 2008. Procura, deste modo, uma aproximação com a comunidade, ao mesmo tempo que se contribui «para uma maior qualidade de vida dos conimbricenses e para o progresso social e cultural da cidade», pode ler-se em comunidade de imprensa. Assim sendo, como próximas iniciativas refira-se o dia da Higiene Oral, da Criança, da Música e da Ciência.
Um centro comercial que, gerido pela Multi Mall Management, associa às suas características comerciais e lúdicas, uma lógica também cultural e educativa.
http://www.diariocoimbra.pt/18331.htm
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Mensagem por Lopes »

Aocc Escreveu:Um comerciante precisa de fazer uma pequena obra na sua loja, e pede autorização à câmara. Como não pode esperar as eternidades que a câmara demora a processar o pedido, decide avançar com obra para melhorar a qualidade do seu serviço, enquanto aguarda que a papelada chegue. Passam-se meses, a obra já concluída há imenso tempo e papeis da câmara nem vê-los. Um lindo dia passa a ASAE e fecha-lhe o estabelecimento por não ter a documentação regularizada. Esta é uma de muitas histórias verídicas que muitos comerciantes, incluindo do fórum coimbra, infelizmente têm para contar.

Alguém falava de utopia, concordo perfeitamente. Uma ASAE justa, só no dia em tudo o resto que há neste país funcionasse bem = utopia.
De acordo ... mas como é possivel no Forum, alguns estabelecimentos fecharem por falta de documentos e outros não. Não será certamente por motivos de obras. O forum faz agora dois anos!!!
E não têm documentos/licenças?? Então, não as têm há dois anos??
Estranho!!!

Responder