Mudança de oleo

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mudança de oleo

Mensagem por usaralho »

Qual o sitio mais barato sem ser em casa? Preciso de mudar em Coimbra e nunca o fiz, só nas oficinas da aldeia e tenho medo de ser enganado por aqui :?
A renault minute é cara?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Da última vez que precisei de mudar o óleo (há umas duas semanas), aproveitei o facto de estar em Lisboa e fui ao StationMarché de Santa Iria... mudança de óleo, mudança de filtro de óleo e mudança de filtro de gasolina ficou em 43 euros. Nesta zona, penso que o mais perto é o da Figueira... pelo menos segundo a lista que têm no site.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Não se icomo é o teu carro, mas no do meu pai mudar o óleo é bastante simples:

- por um recipiente (de preferencia forrado com um saco do lixo impermeável) debaixo do depósito do oleo
- desapertar o bujão com cuidado para não cair no recipiente (sim... sujas as mãos de óleo)
- deixar o oleo escorrer
- tirar o recipiente de baixo do carro e voltar a apertar o bujão
- por oleo recomendado no depósito (leiam antes o manual do carro para saberem a quantidade)
- por o carro a trabalhar, desligar e verificar o nivel do oleo e por mais se necessário



Só tens que pagar o oleo e poupas na mão de obra e evitas que te ponham oleo rasco :)
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E depois o óleo vai para o lixo ou pela sanita abaixo (ou rua abaixo, como um vizinho que tenho costuma fazer)? :? As oficinas possuem (por lei) sistemas que lhes permitem verem-se livres do óleo de uma forma que minimiza o impacto ecológico. Se toda a gente decidisse fazer isso em casa e mandar o óleo para o lixo sem mais nem menos... :?

O custo de mão de obra de uma mudança de óleo também é algo irrisório... no meu caso (e fui ver à factura), apenas a mudança de óleo ficou em €26.90 (Castrol GTX 3).

Outra alternativa para serviços similares é a Precision - perto de Coimbra-B - e penso que também há algo do género ao lado do Modelo... mas nunca usei esses.

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Já mudei na Galp ao pé do Continente e paguei cerca de 30€ por óleo + filtro.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Pedro Escreveu:E depois o óleo vai para o lixo ou pela sanita abaixo (ou rua abaixo, como um vizinho que tenho costuma fazer)? :? As oficinas possuem (por lei) sistemas que lhes permitem verem-se livres do óleo de uma forma que minimiza o impacto ecológico. Se toda a gente decidisse fazer isso em casa e mandar o óleo para o lixo sem mais nem menos... :?

O custo de mão de obra de uma mudança de óleo também é algo irrisório... no meu caso (e fui ver à factura), apenas a mudança de óleo ficou em €26.90 (Castrol GTX 3).

Outra alternativa para serviços similares é a Precision - perto de Coimbra-B - e penso que também há algo do género ao lado do Modelo... mas nunca usei esses.
Alguém disse que se mandava o óleo para o lixo ou para a sanita? Se fosse para isso nem tinha falado no saco do lixo impermeável... por alguma razão falei: facilitar o transporte para um local de recolha próprio :roll:

Entre pagar 27 euros e pagar mt menos e ainda não se estar dependente da disponibilidade da oficina, acho que prefiro poupar. Não custa nada e se não fores como o teu vizinho podes muito bem mudar o óleo na boa.

O mesmo se aplica às pastilhas dos travões (requer algum conhecimento mecânico do carro), filtro do óleo, velas (carros a gasolina), filtro do ar, etc...
Imagem

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Pedro Escreveu:E depois o óleo vai para o lixo ou pela sanita abaixo (ou rua abaixo, como um vizinho que tenho costuma fazer)? :? As oficinas possuem (por lei) sistemas que lhes permitem verem-se livres do óleo de uma forma que minimiza o impacto ecológico. Se toda a gente decidisse fazer isso em casa e mandar o óleo para o lixo sem mais nem menos... :?
Esse teu vizinho devia ser banhado em óleo e depois um fósforozinho nele :twisted: :twisted:

eu costumo mudar o meu óleo e o filtro de óleo. E não custa nada. Depois entrego o óleo usado numa oficina.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Corsario-Negro Escreveu:Entre pagar 27 euros e pagar mt menos e ainda não se estar dependente da disponibilidade da oficina, acho que prefiro poupar. Não custa nada e se não fores como o teu vizinho podes muito bem mudar o óleo na boa.
Até parece que a diferença de preço é brutal. :? Se não me engano, o custo do serviço é €5.95 ou €7.95, o resto é o preço do óleo que ele escolher. E a disponibilidade, pelo menos no caso deste género de oficinas, é imediata... é chegar lá e trocar o óleo (pode ter de esperar caso esteja alguém à frente, mas geralmente é pouco tempo). Quando se tem bons conhecimentos de mecânica (ou se gosta de fazer tudo no carro), há situações em que compensa tratar das coisas em casa... mas como ele só quer mudar o óleo, acho que não vale a pena estar a inventar (lembrem-se ainda que ele pode não ter garagem em Coimbra e estar a mudar o óleo no meio da rua...). Não recomendo é a ida a uma oficina normal, que aí a conta fica logo maior (geralmente vai para o dobro).

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por JeTBoy »

Eu costumo mudar eu mesmo o óleo e filtro aos meus carros. Além de poupar alguma coisa em mão de obra, sempre sei que o que estou a meter é de qualidade, e fica bem feito. :lol:

Quanto ao mandar o óleo fora, isso seria um disparate ecológico :shock: As oficinas são por lei obrigadas a receber óleo usado, mesmo de particulares... por isso já sabem, NUNCA mandem óleo fora, entreguem-no de forma segura numa oficina que eles tratam do resto sem poluir o meio-ambiente!

Quanto a oficinas baratas e rápidas, para quem o queira mandar fazer, têm a Precision (perto do túnel da estação velha), a Imperio Auto-Center (em Eiras) e o StationMarché da Fig. da Foz.
Jota P.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Bem, fui à tal precision e tinha que esperar, fui embora e parei numa oficina qualquer que se não me engano foi a auto progresso de coimbra. Nem foi caro nem foi barato: 28€ ... na minha aldeia tinha sido mais barato :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

JeTBoy Escreveu:Quanto a oficinas baratas e rápidas, para quem o queira mandar fazer, têm a Precision
Bom, uma vez nessa Precision paguei mais de 20€ para me substituírem uma lâmpada.... não me parece que seja tão barato quanto isso...
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por JeTBoy »

Pois... eu também nunca lá fui :oops: mas é o que ouço dizer por (quase) toda a gente.. :?
Jota P.

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Chong Li Escreveu:
JeTBoy Escreveu:Quanto a oficinas baratas e rápidas, para quem o queira mandar fazer, têm a Precision
Bom, uma vez nessa Precision paguei mais de 20€ para me substituírem uma lâmpada.... não me parece que seja tão barato quanto isso...
20€ só a mão de obra ou tudo?

E que lâmpada foi? É que há lâmpadas quase a custarem isso!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Dracula Escreveu: 20€ só a mão de obra ou tudo?
Mão de obra incluída. Já agora digo quanto tempo demorou a trocar a lâmpada: 30 segundos (inclui o tempo do funcionário se ter deslocado ao sítio onde se encontravam as lâmpadas).
Dracula Escreveu: E que lâmpada foi? É que há lâmpadas quase a custarem isso!
Isso é que já não sei precisar. Um mínimo, penso eu. Mas posso dizer que o preço dela com IVA foi de 11,78€.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

Pelo menos foi ultra-rápido :) heheh

Responder