Estacionamento pago na beira-rio

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Estacionamento pago na beira-rio

Mensagem por Pedro »

Estacionamento pago na beira-rio

A Câmara de Coimbra vai criar estacionamento pago na avenida de Conímbriga (margem esquerda do rio Mondego) à razão de 80 cêntimos à hora.

A cobrança deverá começar por ocasião da abertura do parque da praça das Cortes (adjacente ao Estádio Universitário), cujo tarifário, segundo fonte camarária, é bastante menos exigente para as bolsas dos automobilistas.

A entrada em funcionamento chegou a estar encarada para 06 de Abril, constando que poderá ocorrer a 25.

Munícipes auscultados pelo “Campeão” consideram exorbitante a tarifa de 80 cêntimos, tendo presente que se trata de estacionamento numa zona citadina relativamente periférica.

Orçadas em cerca de 420 000 euros, as obras de requalificação da praça das Cortes dotam o local de capacidade para estacionamento de 175 viaturas (quatro deles destinados a automobilistas com mobilidade reduzida).

A renovação do espaço, com relevância histórica para a cidade e para o país (por ali se terem reunido as Cortes, em 1385) abrange a plantação de meia centena de árvores.

Fonte: Campeão das Províncias
80 cêntimos à hora... deve ser para ficar vazio.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Estacionamento pago na beira-rio

Mensagem por Pedro »

Praça das Cortes: Atendimento dos condutores feito em local improvável

Foto

Não bastavam os danos infligidos por novo parque de estacionamento, aberto, ontem, pela Câmara de Coimbra, pois o “Campeão” constatou que o atendimento dos condutores é feito na via pública.

Embora a estrutura para atendimento, adjacente ao Estádio Universitário, possua quatro lados, por estranho que pareça, quem a ela se dirija efectua a operação no local menos recomendável, com os pés numa das faixas de circulação.

A praça das Cortes, inacabada durante mais de 50 anos, possui motivos de sobra para continuar a garantir presença no anedotário conimbricense: alberga uma «coisa» a que o líder do Município, Manuel Machado, teve a ousadia de chamar “o museu mais pequeno do mundo”, arrelia os automobilistas e põe em xeque a segurança deles.

Razões de sobra para, a meio da manhã de hoje, o parque de estacionamento, com capacidade para 175 viaturas, se limitar a acolher 10 (dez)!

O estacionamento na avenida de Conímbriga, para cujo tarifário a Câmara Municipal chegou a acenar com o montante de 80 cêntimos à hora, ainda não é pago, figurando nos parquímetros a indicação de que se encontram “fora de serviço”.

Fonte: Campeão das Províncias
Novo parque com passeios “afiados”

Foto

Cerca de uma dezena de viaturas ficaram com os seus pneus rebentados no novo parque de estacionamento junto ao Estádio Universitário. Inaugurado ao final da manhã (ver página 8), começou depois de almoço a receber os primeiros clientes, mas as arestas dos lancis parecem lâminas. A expressão é de um leitor do Diário de Coimbra que nos fez chegar a fotografia do pneu do seu automóvel danificado. «Quando lá cheguei fui o quinto e logo a seguir foram mais dois», relatou-nos, acrescentando que a Polícia de Segurança Pública foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência. Só nessas cerca de duas horas em que aquele condutor ali esteve (à espera do reboque) foram sete carros estragados, mas já antes havia relatos das redes sociais de mais vítimas.

Fonte: Diário de Coimbra
Começa bem...

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Estacionamento pago na beira-rio

Mensagem por micromys »

Eu nem sou contra o estacionamento ser pago, o problema é mesmo o preço. Não creio que haja justificação para terem chegado ao valor de 80 cêntimos. Acho que o estacionamento pago pode ser um meio de revitalizar a baixa pelo facto de promover a rotatividade de veículos. Eu sou fã do parque do Mercado D. Pedro V. Permite-me andar pela baixa por um bom bocado sem ter de me preocupar com o valor a pagar. Não sei se ainda é assim, mas creio que a primeira fracção era gratuita. Cheguei a ir fazer uma rápida compra e sair sem ter de pagar. Já o estacionamento do Arnado e da Bragaparques tem preços terroristas. As pessoas que são contra os estacionamentos pagos devem fazer uma reflexão, porque, se continuasse tudo gratuito, todos os lugares seriam ocupados por quem lá trabalha, seja comércio, sejam serviços. Seria como no CHUC, em que o pessoal chega entre as 7 e as 8, e os doentes, vindo mais tarde, não têm onde estacionar. Já estacionei várias vezes no Pediátrico, que é pago, e sempre arranjei lugar, e acho o preço justo. Acho que, no fundo, as pessoas queixam-se muito porque em Coimbra não há centros comerciais com estacionamento pago. Em Aveiro paga-se no Forum, no Via Catarina, no Porto, paga-se, em toda a baixa do Porto paga-se...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Estacionamento pago na beira-rio

Mensagem por Pedro »

Aveiro não é um bom exemplo para organização de estacionamento. :p Acho que é um dos principais problemas da cidade... é quase tudo pago. Depois tens situações de zonas com imensos lugares livres, e uma enorme concentração de carros mal estacionados em zonas onde não são pagas. Acaba por ser um desperdício de espaço.

No caso dos centros comerciais, penso que têm mais a ganhar que a perder ao disponibilizar estacionamento grátis. A ausência de estacionamento grátis no Forum Aveiro, por exemplo, foi uma das coisas que deve ter levado ao afastamento do Pingo Doce. Em conversa com um dos funcionários de lá na altura em que iam encerrar, ele queixava-se que as pessoas olhavam para aquilo mais como uma loja de conveniência, e não para as compras da semana. Aliás, neste momento, não há nenhum supermercado naquele centro comercial - mas também é um centro comercial que se safa bem com o tráfego pedestre, porque fica mesmo no centro da cidade.

Em Coimbra, isso tem sido evitado. O Dolce Vita ia ser pago, e manteve-se grátis. O Pingo Doce da Rua do Brasil também já foi pago, mas entretanto passou a grátis (da última vez que lá fui, pelo menos). Não estou a ver nenhum que tenha um hipermercado ou supermercado e que seja pago.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Estacionamento pago na beira-rio

Mensagem por micromys »

Pois, mas no caso da baixa, se o estacionamento fosse maioritariamente grátis, os lugares iriam ser completamente ocupados por quem lá trabalha de uma forma ininterrupta, de manhã até à noite. E as pessoas continuariam a queixar-se da falta de estacionamento.

Responder