Página 1 de 2

Autárquicas 2017

Enviado: sexta-feira, 01 setembro 2017 12:33
por banjix
Deixo aqui o link do debate de ontem (31 Agosto 2017) das autárquicas 2017 relativo a Coimbra.
https://www.rtp.pt/play/p3801/autarquicas-2017

Re: Autárquicas 2017

Enviado: sábado, 02 setembro 2017 12:50
por Pedro
Mais um ano em que o Manuel Machado vai ganhar por falta de concorrência... e mais quatro anos de atraso para Coimbra.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: segunda-feira, 04 setembro 2017 10:14
por Pedro
Autárquicas: Machado aposta na construção de aeroporto em Coimbra

O candidato do PS à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, disse, ontem, que a sua prioridade se for reeleito para o cargo será a construção de um aeroporto internacional no concelho.

“Liderarei no próximo mandato autárquico a transformação do aeródromo de Coimbra, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache, num aeroporto civil comercial”, afirmou, na apresentação oficial da sua recandidatura, no Convento de São Francisco, na presença do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa.

“No essencial, a pista já está preparada para receber aviões de grande porte: ainda em Julho o Presidente da República lá aterrou a bordo do maior avião que, neste momento, está ao serviço da Força Aérea Portuguesa”, enfatizou.

Para Manuel Machado, “a falta que um aeroporto faz às dinâmicas que Coimbra está a criar e a liderar é, por sinal, proporcional às limitações de oferta dos aeroportos que o país tem neste momento” a funcionar.

“Portugal tem falta de capacidade aeroportuária e a Região Centro não tem nenhum aeroporto a funcionar no território dos seus concelhos”, afirmou.

Segundo o candidato à Câmara de Coimbra, “falta ampliar a pista e adaptá-la às condições de circulação da aviação comercial” e falta projectar e construir “instalações de apoio técnico, logístico e de segurança”.

“As ligações, quer à autoestrada A1, quer ao IC2 [a antiga Estrada Nacional 1], quer à autoestrada do Interior, a A13, quer ao IP3, que liga a Figueira da Foz a Viseu, quer às vias de acesso ao centro de Coimbra, estão no essencial construídas. Falta completar essas ligações rodoviárias”, adiantou.

Com este novo aeroporto, “vocacionado para voos ‘low cost’ e sobretudo tendo como destino Coimbra e Fátima para voos ‘charter’”, Coimbra resolverá “uma parte do seu problema de distância dos grandes aeroportos de Lisboa e Porto”, segundo Manuel Machado.

“Resolverá idêntico problema aos concelhos seus vizinhos e ajudará o país a ultrapassar os actuais constrangimentos de oferta aeroportuária”, considerou.

Também para os próximos quatro ano, o recandidato socialista à Câmara disse querer “lançar Coimbra como uma cidade de investimento e de negócios”, referindo que as prioridades estão orientadas para “as tecnologias de informação, o grande e promissor ‘cluster’ da Saúde e a fileira de actividades que cruzam a produção cultural e o turismo, numa cidade património da UNESCO, e para as indústrias criativas”.

Fonte: Campeao das Províncias
Fica a ideia que ele está demasiado optimista quanto aos custos da transformação...

Re: Autárquicas 2017

Enviado: terça-feira, 05 setembro 2017 18:58
por nunorfa
Por muito que pense que um mini aeroporto na zona centro seria benéfico para toda a região, e por o aeródromo de cernache estar relativamente bem situado das vias principais A1 e IC2, há uma grande falha do meu ponto de vista, o tamanho da pista, que tem apenas 920m. Para voos low cost acho que uma pista mínima seria de 1700m o que tendo em conta a orografia do local, me parece muito dispendioso! Parece-me mais um devaneio do Machado.

https://lh3.googleusercontent.com/HPVwY ... 60-h604-no

Re: Autárquicas 2017

Enviado: sexta-feira, 08 setembro 2017 22:31
por bluestrattos
nunorfa Escreveu:Por muito que pense que um mini aeroporto na zona centro seria benéfico para toda a região, e por o aeródromo de cernache estar relativamente bem situado das vias principais A1 e IC2, há uma grande falha do meu ponto de vista, o tamanho da pista, que tem apenas 920m. Para voos low cost acho que uma pista mínima seria de 1700m o que tendo em conta a orografia do local, me parece muito dispendioso! Parece-me mais um devaneio do Machado.

https://lh3.googleusercontent.com/HPVwY ... 60-h604-no
Para companhias aéreas low-cost com os típicos boeing 737-800 ou Airbus A320, precisam de 2k de pista no mínimo, ou seja, transformar o Aerodromo de Coimbra era preciso um saco sem fundo de dinheiro. A ideia de um aeroporto mais central entre Coimbrra/Fátima/Leiria ficaria muito mais em conta.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: segunda-feira, 18 setembro 2017 20:06
por pauloms
Vocês não percebem nada do assunto! No final da actual pista de 920 metros constrói-se uma rotunda e assim já o tráfego aéreo circula melhor!

Re: Autárquicas 2017

Enviado: quarta-feira, 27 setembro 2017 9:32
por Pedro
Autárquicas: CNE intima Machado por causa de “slogan”

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) acaba de intimar Manuel Machado devido à utilização do mesmo «slogan» (“Valorizar Coimbra”) por parte da candidatura dele e da Câmara Municipal.

O autarca, que pode recorrer para o Tribunal Constitucional, foi intimado a ordenar a “remoção de todos os «outdoors» que configurem publicidade institucional”, sob pena de cometimento de crime de desobediência.

“A utilização do mesmo «slogan» pela Câmara Municipal de Coimbra e pela candidatura do PS gera confundibilidade nos eleitores e, como tal, deve ser evitada”, deliberou a CNE, na sequência de uma participação ao organismo.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra foi notificado para se pronunciar sobre o teor da participação e não apresentou qualquer resposta.

O assunto tinha sido objecto de artigo de opinião, da autoria do director-adjunto do “Campeão”, com que Rui Avelar alertou para “espezinhamento da ética republicana”.

Para a Comissão Nacional de Eleições, “as entidades públicas estão sujeitas, em todas as fases do processo eleitoral, a especiais deveres de neutralidade e de imparcialidade”.

Nestes termos, diz a CNE, a lei eleitoral determina que “os órgãos (…) das autarquias locais, bem como, nessa qualidade, os respectivos titulares, não podem intervir, directa ou indirectamente, na campanha, nem praticar actos que, de algum modo, favoreçam ou prejudiquem uma candidatura ou uma entidade proponente em detrimento ou vantagem de outra”.

Fonte: Campeão das Províncias
E já é sorte não termos a Câmara a dizer "vota Machado"...

Re: Autárquicas 2017

Enviado: domingo, 01 outubro 2017 21:00
por Alexrd
Fãs de rotundas e de despesa pública, conimbricenses reelegem Manuel Machado...

Re: Autárquicas 2017

Enviado: domingo, 01 outubro 2017 21:17
por Pedro
Infelizmente, é um resultado que não surpreende. Acho que diz tudo sobre os adversários dele, principalmente se a vitória for com a margem que se prevê.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: domingo, 01 outubro 2017 22:23
por Alexrd
Pouco de mal (ou nada mesmo) tenho a dizer dos dois maiores adversários.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: segunda-feira, 02 outubro 2017 10:28
por Pedro
Comparativo entre os resultados de 2017 e de 2013:
Imagem

Quase não houve alterações. O PSD perdeu um dos mandatos, que foi parar a um movimento independente.

Para mais informações, o site das Autárquicas 2017 tem a lista detalhada dos resultados.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: segunda-feira, 02 outubro 2017 11:30
por Alexrd
E os do PCP foram para o PS. Basicamente está tudo na mesma, mas segundo a comunicação social vamos fingir que Portugal é Lisboa e que isto foi um Costa vs Passos Coelho.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: terça-feira, 03 outubro 2017 23:03
por micromys
Os cidadãos recebem as propostas dos programas de governação, meditam e votam no candidato cuja proposta responde às suas necessidades.

(Há, no entanto, cidadãos, que votariam num determinado partido, mesmo que que Satanás tivesse encarnado o candidato desse partido e prometesse queimar e levar para o inferno todos os aficionados desse partido).

Na minha modesta opinião, um candidato que prometesse mundos e fundos, que prometesse aquilo que NÃO SABE SE PODE CUMPRIR e não cumpra, deveria ser demitido do cargo por deixar de ter condições de representar os eleitores que acreditaram nas promessas, e processado criminalmente por defraudar os eleitores.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: quarta-feira, 04 outubro 2017 9:56
por Alexrd
micromys Escreveu:Na minha modesta opinião, um candidato que prometesse mundos e fundos, que prometesse aquilo que NÃO SABE SE PODE CUMPRIR e não cumpra, deveria ser demitido do cargo por deixar de ter condições de representar os eleitores que acreditaram nas promessas, e processado criminalmente por defraudar os eleitores.
O eleitorado tem o poder de punir através do voto. Não só escolhem não o fazer como fazem precisamente o oposto. O nosso país vive muito do socialismo, do estado, do dinheiro dos outros. E prefere ouvir o conto de fadas do que a realidade nua a crua.

Re: Autárquicas 2017

Enviado: sexta-feira, 27 outubro 2017 11:58
por Pedro
Projecto do aeroporto é para “iniciar de imediato”

Manuel Machado garantiu, ontem, que vai «iniciar de imediato» o processo para a transformação do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto em aeroporto civil comercial, «partindo dos estudos» encomendados pela autarquia «noutros períodos aos quais nunca foi dada sequência». Na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos e da Assembleia Municipal, o presidente reeleito destacou que o aeroporto, com capacidade para receber tráfego internacional charter e low cost, é encarado como «uma peça crítica neste novo ciclo económico». A obra é para avançar o quanto antes, até porque, continuou, actualmente, verifica-se uma «relação virtuosa entre custos previsíveis e o potencial económico e também turístico», que a requalificação da infra-estrutura representa para Coimbra, para o concelho e para a região Centro, sustentou.

Fonte: Diário de Coimbra
Isto ainda dura...?